Autor Tópico: Usando tubos de extensão...  (Lida 8512 vezes)

RBaena

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
  • Segue adiante
Online: 20 de Agosto de 2016, 16:06:20
Tentando me convencer que os tubos de extensão servem para alguma coisa, por mais difícil que seja conseguir um resultado razoável através deles! :P

Para tanto foram usados: uma Sony a6000 com speedbooster (Zhongyi Lens Turbo II) + 2 tubos de extensão Canon FD (um 20 e outro 25) e lente Canon FD 28-85mm (macro) f/4 em 85mm e abertura entre 16 e 22 - ISO 400 -velocidades entre 1/6 e 1/10 + tripé.

Trying to get some macros out of little flowers... (through a Sony a6000 + speedbooster + 2 Canon FD extension tubes (20+25) + Canon FD 28-85mm f/4 at 85mm and f/22 - ISO 400 by Ricardo Baena, no Flickr


Trying to get some macros out of little flowers... (through a Sony a6000 + speedbooster + 2 Canon FD extension tubes (20+25) + Canon FD 28-85mm f/4 at 85mm and f/22 - ISO 400 by Ricardo Baena, no Flickr


Trying to get some macros out of little flowers... (through a Sony a6000 + speedbooster + 2 Canon FD extension tubes (20+25) + Canon FD 28-85mm f/4 at 85mm and f/22 - ISO 400 by Ricardo Baena, no Flickr

essa última recebeu um leve balanceamento...

Trying to get some macros out of little flowers... (through a Sony a6000 + speedbooster + 2 Canon FD extension tubes (20+25) + Canon FD 28-85mm f/4 at 85mm and f/22 - ISO 400 by Ricardo Baena, no Flickr
« Última modificação: 20 de Agosto de 2016, 16:08:29 por RBaena »
Abs!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2016, 16:40:53
Não parecem mesmo bons, ainda bem que não gastei dinheiro com eles.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


RBaena

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
  • Segue adiante
Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2016, 18:48:51
Nem eu!!  :hysterical:
Abs!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2016, 18:57:31
A culpa não é dos tubos de extrensão...

O speedbooster deteriora a imagem, e a lente não é das melhores.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2016, 18:58:37 por AFShalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2016, 18:59:02
Tem razão, esses tubos de extensão devem ter uma ótica muito ruim...


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2016, 18:59:53
EU GASTEI... :doh: :doh:

Tem razão, esses tubos de extensão devem ter uma ótica muito ruim...

Mas não tem ótica, são só tubos ocos, pelo menos os meus.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2016, 19:02:41 por Gustavo Fernandes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2016, 19:30:18
Tem razão, esses tubos de extensão devem ter uma ótica muito ruim...

Tubo de extensão não tem ótica


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2016, 19:53:55
Vocês estão zueira achando que eu falei isso com seriedade. Estava ironizando o fato do autor do tópico ter reclamado do resultado do uso deles.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 20 de Agosto de 2016, 20:08:15
Vocês estão zueira achando que eu falei isso com seriedade. Estava ironizando o fato do autor do tópico ter reclamado do resultado do uso deles.

Sei lá ué !  :D


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2016, 17:55:40
Rapaz, já estava preocupado e procurando algum defeito nas fotos... rsrs

Gostei muito das cores e da definição.
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


RBaena

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
  • Segue adiante
Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2016, 20:54:22
Valeu, Quevedo (e demais)!

Quanto aos tubos, eles reduzem a entrada de luz e diminuem bastante a profundidade de campo, então não adianta compensar com uma lente clara porque, se usar na abertura máxima, a profundidade de campo será absurdamente pequena. Usei com essa 28-85 pois é a única FD macro que tenho. Uma hora dessas vou testar (de novo) nas outras FD pra ver qual será o impacto na nitidez...

Quanto ao speedbooster deteriorar a imagem, não creio que seja tão severo assim, mas não duvido que possa implicar numa certa distorção ou outra "anomalia" qualquer.

Então Gustavo, você que comprou um tubo desses, já usou? Teve dificuldades?? Mostre aí sua "experiência" usando o tubo! Sem medo de ser feliz! Rsrss

Abs!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2016, 21:26:52
Usando tubo de extensao voce tem que obrigatoriamente usar um ring flash ou outra fonte de luz em cima do assunto fotografado. Eh preciso trabalhar com f/22 ou outra abertura ainda menor, e sem condicao de fazer isso com luz natural. Quando comprei meus tubos de extensao eu comprei junto um ring flash barato, pois ter um sem o outro eh meio inutil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2016, 21:41:56
Usando tubo de extensao voce tem que obrigatoriamente usar um ring flash ou outra fonte de luz em cima do assunto fotografado. Eh preciso trabalhar com f/22 ou outra abertura ainda menor, e sem condicao de fazer isso com luz natural. Quando comprei meus tubos de extensao eu comprei junto um ring flash barato, pois ter um sem o outro eh meio inutil.

Não acho que um ring flash seja indispensável. Dá para usar luz contínua, dois flashes a 45 graus, etc.
Ring é legal para quando você tem que ter a menor sombra possível com uma única fonte.

Eu achei as fotos bem razoáveis, só um pouco escuras.


RBaena

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
  • Segue adiante
Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2016, 22:57:57
Tenho um ring flash da Canon aqui... Mas ainda não tive coragem de usá-lo na a6000. Tenho que pesquisar sobre a voltagem dele pra não fazer besteira.

No geral, para fazer as fotos com os tubos eu aproveito a luz do sol em cima do assunto.Cheguei a usar lanterna também.

Essas últimas foram com tripé (pra usar uma exposição mais longa, já que a abertura era a menor possível e o ISO médio-baixo, para não perder muita nitidez com a granulação), até porque ontem o dia estava bem nublado por aqui.

Mas é isso aí.

Já que esses tubos estão por aqui, de "mão beijada", vou tentando extrair alguma coisa deles, né!?

Valeu e uma boa noite a todos!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2016, 22:59:37 por RBaena »
Abs!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2016, 23:19:15
Quanto ao ring flash, tem uma solução bem simples, com risco zero. É só usar um disparador operado pela luz do flash embutido da câmera. É um interruptor com um sensor que dispara o flash se um outro flash ilumina-lo.


« Última modificação: 21 de Agosto de 2016, 23:21:38 por AFShalders »