Autor Tópico: Fazendo revelação em casa  (Lida 6260 vezes)

ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 22 de Agosto de 2016, 12:45:47
Estou fazendo umas experiencias com revelação de filme e passo aqui minha experiencia.

dados adicionais: laboratorio fotografico no banheiro, luz vermelha (de segurança) feita com uma bexiga envolvendo uma lampada de LED de 6W.

fiz as fotos com uma Agfa Isolette e filme 120 Fomapan iso 100. Revelei usando D76 (vencido) diluido em 1+3. a revelação durou 17 minutos agitando no primeiro minuto e depois 10 segundos a cada minuto. No fim, pelo menos apareceu o que fotografei. o revelador ficou verde depois do processo e descartei (uso um deposito que depois entrego para reciclagem).

A copia eu fiz por contato em "sanduiche" papel fotossensivel - negativo - placa de vidro. A exposição fiz acendendo a lampada do banheiro por bem pouco tempo so uma piscada (a primeira tentativa expus por 2" e ficou super exposta, saiu tudo preto). o papel usei o mesmo revelador D76 diluido 1:1, banho interruptor com vinagre e agua (5%) e o fixador o mesmo do negativo.

Não estou conseguindo postar as fotos mas jajá mostro aqui o resultado.

Joaquim


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2016, 20:09:35
Legal Joaquim, somente agora que vi esse post.

Bacana que esteja fazendo suas experiências, em que cidade vc está??? Pretende fazer ampliações, em papel fotográfico tbm??? Gostaria de fazer cursos sobre revelação/ampliação??? Pretende uma pegada mais artística com as experimentações ou gostaria de dominar as técnicas de revelação/ampliação e tal???

Qual o seu objetivo???
Conhecimento importa mais que equipamento.


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2016, 21:54:08
Meu objetivo é somente hobby. Já fotografei muito nos anos 1990-2000, fiz revelação P&B e ampliados também. Aí veio o digital. Depois de 10 anos no digital senti que faltava "algo mais". Cá estou de volta às origens, agora com uma gama ampla de conhecimento disponível na Internet

Meu objetivo primário sempre foi foto de natureza.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2016, 00:04:06
Pela maneira que vc descreve, faz a entender para quem nao sabe do assunto, que vc tambem precisa da luz vermelha e quarto escuro para revelar o negativo, quando na verdade o quarto escuro e luz vermelha eh so para a impressao, ja que a luz vermelha queimaria a pelicula.


Cara, 2segundos ja eh muito pouco tempo. Se saiu superexposto e vc teve que diminuir o tempo, a sua lampada eh demasiadamente forte para isso.


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2016, 11:16:22
Pela maneira que vc descreve, faz a entender para quem nao sabe do assunto, que vc tambem precisa da luz vermelha e quarto escuro para revelar o negativo, quando na verdade o quarto escuro e luz vermelha eh so para a impressao, ja que a luz vermelha queimaria a pelicula.


Cara, 2segundos ja eh muito pouco tempo. Se saiu superexposto e vc teve que diminuir o tempo, a sua lampada eh demasiadamente forte para isso.

Realmente, a luz vermelha eu uso para impressão no papel mas alguns filmes como o FOMAPAN que estou usando não reage ao extremo vermelho do espectro (acima de 700nm) mas eu não estou seguro quanto ao comprimento de onda que a lampada emite, na duvida manipulo o filme em escuridão total. mas depois que ele ta no pote de revelação não tem mais problema. o Papel é o de contraste variável da Ilford que eu não atentei para esse detalhe e estou usando como papel comum já que não tenho ampliador ainda faço a exposição por contato. talvez a lampada direta não sofra a atenuação que a lente do ampliador proporciona mas eu ainda achei que os 1/10 de segundo (uma piscada rápida) ainda foi muita luz.

Outro problema é que o banheiro fechado começa a esquentar e o suor quando pinga no papel adeus! o suor acido impede a ação do revelador assim como algum respindo de agua ou de fixador e interruptor. e Banheiros por serem lugares apertados fatalmente um descuido pode acontecer e até se desenvolver a pratica muitos papeis se perderam.

Abraços, Joaquim

Esse papel eu recebi pelo correio vindo da inglaterra mas chegou aberto. com a crise, alguém pelo caminho achou que vinha algo de valor dentro do envelope (que tem proteção contra o Raio X) e abriu o pacote, qual eu recebi sem o lacre. por sorte não velou o papel, pelo menos até onde eu testei.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 25 de Agosto de 2016, 14:36:22
Realmente, a luz vermelha eu uso para impressão no papel mas alguns filmes como o FOMAPAN que estou usando não reage ao extremo vermelho do espectro (acima de 700nm) mas eu não estou seguro quanto ao comprimento de onda que a lampada emite, na duvida manipulo o filme em escuridão total. mas depois que ele ta no pote de revelação não tem mais problema. o Papel é o de contraste variável da Ilford que eu não atentei para esse detalhe e estou usando como papel comum já que não tenho ampliador ainda faço a exposição por contato. talvez a lampada direta não sofra a atenuação que a lente do ampliador proporciona mas eu ainda achei que os 1/10 de segundo (uma piscada rápida) ainda foi muita luz.

Outro problema é que o banheiro fechado começa a esquentar e o suor quando pinga no papel adeus! o suor acido impede a ação do revelador assim como algum respindo de agua ou de fixador e interruptor. e Banheiros por serem lugares apertados fatalmente um descuido pode acontecer e até se desenvolver a pratica muitos papeis se perderam.

Abraços, Joaquim

Esse papel eu recebi pelo correio vindo da inglaterra mas chegou aberto. com a crise, alguém pelo caminho achou que vinha algo de valor dentro do envelope (que tem proteção contra o Raio X) e abriu o pacote, qual eu recebi sem o lacre. por sorte não velou o papel, pelo menos até onde eu testei.

Seria o Fomapan 400 que vem com uma leve camada de filtro vermelho?

A questao da lampada eh so trocar por uma mais fraca. Muito provavelmente vc tem paredes blancas em que a luz reflete.

Eu uso ampliador mas a grande maioria das minhas fotos sao a contato, ao qual aprecio mais do que imagens ampliadas. As fotos da minha assinatura sao todas impressao a contato. Eu ate ja escrevi sobre essa preferencia no meu blog se estiver interessado: http://www.marciofaustino.com/news/small-photo-prints-vs-big-photo-prints

Se quiser bater um papo e trocar experiencias me manda uma MP.  :ok:


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2016, 17:25:00
usando o FOMAPAN 100 mas ja já vou iniciar no 400.

tirei a informação por esses graficos:





C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2016, 18:03:06
usando o FOMAPAN 100 mas ja já vou iniciar no 400.

tirei a informação por esses graficos:




Eu nao tenho certeza que seja possivel ler esses graficos no sentido que a partir de seu limite de sensibilidade o filme nao sera afetado mais pela luz de forma alguma, alem de ser uma onda muito baixa de luz para se trabalhar eu suponho.

Eu posso estar enganado, mas eu nunca conheci alguem dizer que usa luz de seguranca para revelar filme, mas sim o fazem completamente no escuro.

Imagino que talvez seria o caso de filmes ISO 25 ou 10. Papeis fotograficos, apesar de usar outra medida de sensibilidade a luz, traduzindo para ISO tem algo en torno de ISO3 a ISO10. E a luz de seguranca para revelar papel ja eh bem opaca.

Mas estou falando besteira em comparar papel com pelicula, pq papel sao altamente sensiveis a luz violeta e quase sem sensibilidade a luz vermelha. O que nao eh o caso das peliculas que sao sensiveis a luz vermelha mesmo em ISO bem baixo.


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2016, 21:30:18
Esse papel ilgord diz na bula que tem ISO 100! Eu usei um pedaço dele como um "negativo de papel" e tudo na cena que era vermelho ou laranja saiu um cima bem claro enquanto os tons azuis saíram bem escuros. Fiz uma exposição de uns 5 segundos na luz da sala a noite.

Também concordo que filme deva ser manipulado no escuro


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2016, 01:23:51
Realmente, a luz vermelha eu uso para impressão no papel mas alguns filmes como o FOMAPAN que estou usando não reage ao extremo vermelho do espectro (acima de 700nm) mas eu não estou seguro quanto ao comprimento de onda que a lampada emite



não conheço esse filme FOMAPAN, mas se não é sensível ao espectro vermelho, então deve ser filme ortocromático, igual ao kodalith..........
filmes que são sensíveis a todo espectro da luz, são Pancromáticos


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2016, 01:51:50
Esse papel ilgord diz na bula que tem ISO 100! Eu usei um pedaço dele como um "negativo de papel" e tudo na cena que era vermelho ou laranja saiu um cima bem claro enquanto os tons azuis saíram bem escuros. Fiz uma exposição de uns 5 segundos na luz da sala a noite.

Também concordo que filme deva ser manipulado no escuro

Mas nesse caso vc muito provavelmente se refere a papel positivo, feito para usar na camera e nao para impressao com negativo.

Eu me referia a papel comum para impressao.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2016, 02:20:00

não conheço esse filme FOMAPAN, mas se não é sensível ao espectro vermelho, então deve ser filme ortocromático, igual ao kodalith..........
filmes que são sensíveis a todo espectro da luz, são Pancromáticos
filmes constumam indicar quando sao ortocromaticos no em seu titulo como Adox Ortho e Ilford Ortho.

O pan do Fomapan acredito indicar que seja pancromatico. Apesar de ser o nome da marca e nao o nome indicativo do tipo de produto. Como standard filmes sao feito pancromaticos. Filmes ortocromaticos sao feitos hoje em dia mais para utilizacao de reproducao grafica do que para imagens.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2016, 03:01:30
De toda forma, os filmes que mais uso sao da Fomapan e posso garantir que todos eles sao sensiveis a luz vermelha.

A confusao talvez aconteca pq o ISO indicado na caixa nao eh realmente o ISO indicado para serem fotografados, e por isso ao fotografar Foma 400 em Iso 400, Foma200 em Iso 200 e Foma 100 @ 100 a tendencia eh que a maioria das pessoas tenham resultados mais contrastosos e com menos informacao nas sombras. Principalmente Fomapan 400 que ja vem um uma leve camada de filtro vermelho.

Em geral o dito eh que o iso do Foma400 eh 200. O do Foma200 eh 100 e o do Foma100 eh 50. Mas tudo depende do seu modo de revelacao tambem.

Assim como o Iso do Delta 3200 eh na verdade 1600. O Iso indicado na caixa eh mais uma forma de dizer que a latitude do filme permite usar um estop de iso sem muita perca de qualidade.

Na verdade, vc pode fotografar Foma400 tanto com Iso 200 e Iso400 sem mudar em nada o metodo de revelacao. Eu mesmo uso o mesmo rolo e fotografo as vezes em iso 200 e as vezes em 400 dependendo da cena.


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2016, 09:38:18
Mas nesse caso vc muito provavelmente se refere a papel positivo, feito para usar na camera e nao para impressao com negativo.

Eu me referia a papel comum para impressao.

usei papel comum sim, a imagem veio em Negativo, esse "negativo de papel" é escaneado e invertido as cores. uma pena que não estou conseguindo dar um up nas fotos.


ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2016, 09:48:15
De toda forma, os filmes que mais uso sao da Fomapan e posso garantir que todos eles sao sensiveis a luz vermelha.

A confusao talvez aconteca pq o ISO indicado na caixa nao eh realmente o ISO indicado para serem fotografados, e por isso ao fotografar Foma 400 em Iso 400, Foma200 em Iso 200 e Foma 100 @ 100 a tendencia eh que a maioria das pessoas tenham resultados mais contrastosos e com menos informacao nas sombras. Principalmente Fomapan 400 que ja vem um uma leve camada de filtro vermelho.

Em geral o dito eh que o iso do Foma400 eh 200. O do Foma200 eh 100 e o do Foma100 eh 50. Mas tudo depende do seu modo de revelacao tambem.

Assim como o Iso do Delta 3200 eh na verdade 1600. O Iso indicado na caixa eh mais uma forma de dizer que a latitude do filme permite usar um estop de iso sem muita perca de qualidade.

Na verdade, vc pode fotografar Foma400 tanto com Iso 200 e Iso400 sem mudar em nada o metodo de revelacao. Eu mesmo uso o mesmo rolo e fotografo as vezes em iso 200 e as vezes em 400 dependendo da cena.

por coisas desse tipo que tenho que estudar mais e fazer mais experimentos com filme. Até então o que eu sabia sobre revelação foi o que aprendi na disciplina de fotojornalismo na UFRN com o prof. Carlos Giovanni. Não sou Jornalista, sou geólogo e no meu trabalho uma boa foto de afloramento de rochas é mais representativo que as mil palavras.

Joaquim