Autor Tópico: AJUDA para escolher Kit Canon EOS Rebel T5i para filmagem ?  (Lida 4086 vezes)

juliocunhajr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 23 de Agosto de 2016, 11:26:16
Pessoal, gostaria de comprar uma cannon T5i para fazer filmagens para um canal no youtube e gostaria e dicas para a compra, pois ainda tenho muitas duvidas em relação a lentes.

Os vídeos serão próximos de uma pessoa falando e alguns bem próximos tipo de historinhas utilizando bonecas ou mostrando brinquedos e minha filha manipulando massinhas e brinquedos.

Vi uns kits na amazon e gostaria de uma ajuda já que não entendo muito do assunto.

KIT1 - https://www.amazon.com/Rebel-T5i-Camera-Telephoto-Accessory/dp/B00COSHR20/ref=sr_1_7?ie=UTF8&qid=1471961392&sr=8-7&keywords=cannon+t5i+EF-S+55-250
Canon EOS Rebel T5i 18.0 MP CMOS Digital Camera with EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM Zoom Lens and EF-S 55-250mm f/4.0-5.6 IS Telephoto Zoom Lens plus 32GB Deluxe Accessory Bundle

KIT2 - https://www.amazon.com/T5i-Digital-75-300mm-Telephoto-Accessory/dp/B00COR4Q2K/ref=sr_1_6?s=photo&ie=UTF8&qid=1471959785&sr=1-6&keywords=cannon+t5i
Canon EOS Rebel T5i Digital SLR with 18-55mm STM + 75-300mm EF III Lens + 2.2x Pro Telephoto Lens + 0.43x Wide Angle Lens + Slave Flash + 32GB SDHC Deluxe Accessory Kit

KIT3 - Comprar a camera e uma outra lente indicada por voces

Gostaria de saber tambem se para esta minha finalidade o microfone dela é suficiente ou precisa de algum item como o abaixo:
MICROFONE - https://www.amazon.com/EOS-Rebel-External-Microphone-microphone/dp/B00H4I5574/ref=sr_1_sc_1?s=photo&ie=UTF8&qid=1471960681&sr=1-1-spell&keywords=cannon+t5i+microfone

Li alguns artigos comentando que a T5i não é boa para autofoco. No meu caso então não seria esta a adequada ?
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, 11:47:11 por juliocunhajr »


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:10:16
Olha, também sou iniciante mas vou tentar te ajudar:
Cuidado ao comprar na Amazon por conta da taxação na alfândega, eles estão bem chatos nos últimos tempos e não estão deixando passar nada. Com o dólar ainda alto, não vale muito à pena importar... Pode acabar saindo bem mais caro do que comprar no Mercado Livre.

Esses kits da Amazon e Ebay têm muita coisa "inútil", quero dizer, itens de pouca qualidade e que só estão lá para fazer volume.

Se vc pretende captar o áudio, é interessante sim comprar um microfone externo, o pessoal recomenda bastante os RODE, como este:

https://www.amazon.com/Rode-VMGO-Lightweight-Microphone-Super-Cardio/dp/B00GQDORA4/ref=sr_1_3?s=photo&ie=UTF8&qid=1471978799&sr=1-3&keywords=rode+videomic

O microfone que vc postou o link eu não conheço e não posso opinar.

Por último, sobre a T5i, eu tenho uma e digo que ela é muito boa para filmagens, porém, não conte com o autofoco dela. Filmagem com ela sempre em foco manual, caso contrário vc vai perder a filmagem toda, o autofoco é horrível e vai comprometer (e muito) o vídeo. Caso queira usar o autofoco, seria interessante dar uma olhada na 70D, que é ótima nesse sentido (e bem mais câmera que a T5i).

Sobre lentes, a do kit provavelmente deve servir bem, pelo menos de início, mas uma boa pedida é também pegar a 50mm f/1.8 STM, que é barata e além de ser clara (o que vai te ajudar em ambientes com pouca luz) vai te proporcionar um "desfoque" maior, o que às vezes deixa a filmagem mais bonita, desde que se tenha o devido cuidado.

Tudo vai depender do seu orçamento, se uma 70D (que pode ser usada mesmo) ficar muito pesada, dá pra pegar uma T5i + lente do kit + 50mm tranquilamente e fazer ótimos trabalhos com ela. Mas sempre tendo em mente que o autofoco não serve.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


juliocunhajr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2016, 16:28:18
Olha, também sou iniciante mas vou tentar te ajudar:
Cuidado ao comprar na Amazon por conta da taxação na alfândega, eles estão bem chatos nos últimos tempos e não estão deixando passar nada. Com o dólar ainda alto, não vale muito à pena importar... Pode acabar saindo bem mais caro do que comprar no Mercado Livre.

Esses kits da Amazon e Ebay têm muita coisa "inútil", quero dizer, itens de pouca qualidade e que só estão lá para fazer volume.

Se vc pretende captar o áudio, é interessante sim comprar um microfone externo, o pessoal recomenda bastante os RODE, como este:

https://www.amazon.com/Rode-VMGO-Lightweight-Microphone-Super-Cardio/dp/B00GQDORA4/ref=sr_1_3?s=photo&ie=UTF8&qid=1471978799&sr=1-3&keywords=rode+videomic

O microfone que vc postou o link eu não conheço e não posso opinar.

Por último, sobre a T5i, eu tenho uma e digo que ela é muito boa para filmagens, porém, não conte com o autofoco dela. Filmagem com ela sempre em foco manual, caso contrário vc vai perder a filmagem toda, o autofoco é horrível e vai comprometer (e muito) o vídeo. Caso queira usar o autofoco, seria interessante dar uma olhada na 70D, que é ótima nesse sentido (e bem mais câmera que a T5i).

Sobre lentes, a do kit provavelmente deve servir bem, pelo menos de início, mas uma boa pedida é também pegar a 50mm f/1.8 STM, que é barata e além de ser clara (o que vai te ajudar em ambientes com pouca luz) vai te proporcionar um "desfoque" maior, o que às vezes deixa a filmagem mais bonita, desde que se tenha o devido cuidado.

Tudo vai depender do seu orçamento, se uma 70D (que pode ser usada mesmo) ficar muito pesada, dá pra pegar uma T5i + lente do kit + 50mm tranquilamente e fazer ótimos trabalhos com ela. Mas sempre tendo em mente que o autofoco não serve.



Obrigado Rafaeldsr,

Na verdade uma amiga esta indo para EUA e dai queria tentar pegar uma câmera .. mas a grana ta curta .. então to tentando ver um custo beneficio bom .. por isso pensei em pegar a T5i.

Agora to preocupado pois todos estão falando que o autofoco é muito ruim ... agora to com medo ... pois to confuso em como seria fazer filmagem sem autofoco .. isso significa que qualquer coisa que fique mais perto ou longe terei que focar manualmente ? Ou ela só não vai mudar o foco sozinha ... tipo .. só filmando minha filha a certa distancia .. ai ele resolve mostrar uma coisa mais de perto .. no detalhe .. o foco não ira pegar bem este item bem próximo ?

Desculpa por colocar perguntas de iniciantes, mas como a viagem apareceu de ultima hora .. nem tive tempo direito de aprofundar no assunto.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2016, 17:02:06
Olá juliocunhajr.
Eu acho que está faltando uma GA mais aberta no seu set.
Uma 10-22, por exemplo.
Eu não faço filmagem, mas acredito que dependendo do ambiente, a lente do kit é escura e com o range muito alto pra usar..
Se você está preocupado com o AF na gravação, parte para 70D, brother... O AF dela é muuuito legal.
Não sei a T5i, mas a minha T3i é impossível de usar AF pra filmar.



juliocunhajr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2016, 17:51:08
Olá juliocunhajr.
Eu acho que está faltando uma GA mais aberta no seu set.
Uma 10-22, por exemplo.
Eu não faço filmagem, mas acredito que dependendo do ambiente, a lente do kit é escura e com o range muito alto pra usar..
Se você está preocupado com o AF na gravação, parte para 70D, brother... O AF dela é muuuito legal.
Não sei a T5i, mas a minha T3i é impossível de usar AF pra filmar.


Pois é nandoespinosa, ate queria uma 70D, mas dai a grana ja fica apertada ..rs
Vou ver se acho alguns videos no youtube pra comparar umas câmeras ... pois to com pouco tempo para decidir .

To bem na duvida se pego a T5i com uma 50mm F/1.8 Stm ou se pego uma Nikon D3300 .. pois meu foco inicialmente é filmagens de perto .. e algumas bem perto para mostrar detalhes de brinquedos ou atividades com minha filha


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2016, 21:15:11


Obrigado Rafaeldsr,

Na verdade uma amiga esta indo para EUA e dai queria tentar pegar uma câmera .. mas a grana ta curta .. então to tentando ver um custo beneficio bom .. por isso pensei em pegar a T5i.

Agora to preocupado pois todos estão falando que o autofoco é muito ruim ... agora to com medo ... pois to confuso em como seria fazer filmagem sem autofoco .. isso significa que qualquer coisa que fique mais perto ou longe terei que focar manualmente ? Ou ela só não vai mudar o foco sozinha ... tipo .. só filmando minha filha a certa distancia .. ai ele resolve mostrar uma coisa mais de perto .. no detalhe .. o foco não ira pegar bem este item bem próximo ?

Desculpa por colocar perguntas de iniciantes, mas como a viagem apareceu de ultima hora .. nem tive tempo direito de aprofundar no assunto.

Então, foco manual funciona da seguinte maneira:
Vc vai ter que definir onde a câmera vai focar sem nenhuma ajuda. No caso da sua filha brincando, por exemplo, ela apareceria no LCD, vc ajustaria o foco e ele não mudaria, se ela não mudar muito de posição, vai ficar sempre em foco. Mas se ela chegar mais perto, vc teria que mudar manualmente, sim. É pouco prático.

Para saber o quanto ela poderia se mexer até sair de foco, dá pra vc usar essa calculadora de profundidade de campo:
http://dofsimulator.net/en/

Lembre de selecionar o sensor APS-C.
Caso ainda não esteja familiarizado com profundidade de campo, abertura do diafragma e distância focal, aconselho dar uma pesquisada sobre isso, está tudo relacionado à "área de foco" e é muito importante em filmagens com foco manual.

DIZEM que a Canon se comporta melhor em filmagens do que a Nikon. Além disso a T5i é um modelo superior à Nikon D3300.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2016, 10:06:30
Como disse, não tenho experiência de filmagem com a T5i.. E tenho pouca experiência em filmagens em geral.
Mas acho que será bem complicado usar foco manual para uma criança.. Mesmo com aberturas menores, para filmagens de perto limita muito o dof.
O AF vem bem a calhar nesse caso.. Investe numa 70D, brother... Nem que compre ela usada.. A B&H vende usadas com revisão. Vai pagar um pouco mais, mas vai ter uma câmera pra muito tempo.. E a lente cinquentinha se presta muito bem, mas no sensor cropado ela te faz ter que se afastar um pouco do assunto.. Talvez uma 24mm ou 40mm.. Não sei.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 10:06:56 por nandoespinosa »


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2016, 21:04:23
Como disse, não tenho experiência de filmagem com a T5i.. E tenho pouca experiência em filmagens em geral.
Mas acho que será bem complicado usar foco manual para uma criança.. Mesmo com aberturas menores, para filmagens de perto limita muito o dof.
O AF vem bem a calhar nesse caso.. Investe numa 70D, brother... Nem que compre ela usada.. A B&H vende usadas com revisão. Vai pagar um pouco mais, mas vai ter uma câmera pra muito tempo.. E a lente cinquentinha se presta muito bem, mas no sensor cropado ela te faz ter que se afastar um pouco do assunto.. Talvez uma 24mm ou 40mm.. Não sei.

Eu também iria de 70D, mesmo que seja com uma 18-55 mesmo. Uma opção é a Yongnuo 35mm f/2, que é barata, funciona como uma 50mm em fullframe e clara.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2016, 21:04:39 por Rafaeldsr »
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.