Enquete

Indicação de câmera e configurações de vídeo?

Qual câmera?
0 (0%)
Qual configuração?
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Indicação de câmera e configurações de vídeo  (Lida 2020 vezes)

Victor Ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 23 de Agosto de 2016, 18:41:14
Olá pessoal!
Bem, sou novo aqui no fórum e há algum tempo venho acompanhando vários tópicos e aprendendo um pouco sobre tudo.
Hoje, finalmente, chegou minha vez. Consegui juntar um dinheiro para investir numa DSLR e numa lenta bacana.
Posso gastar até R$ 3.000,00, estourando R$ 3.500,00.
O problema é que estou começando e não entendo nada desse universo ainda. Por isso gostaria da ajuda de vcs.

Bom, eu sou músico e depois de já ter investido em equipamentos de som, hoje quero investir em câmera, lente, iluminação e tudo o mais.
A minha ideia é começar um canal no youtube para divulgar músicas covers, músicas próprias etc.
O objetivo é fazer algo parecido com o canal do Boyce Avenue (que deve ter um equipamento que vale um carro):



Estou há algumas semanas pesquisando sobre câmeras e me interessei bastante pela Nikon D5300, vi alguns vídeos com as lentes do kit e também com lentes de 35mm e gostei bastante.
Porém ouvi algumas pessoas dizendo que para vídeos a Canon é melhor. Pesquisei e vi que a Canon t5i está na mesma faixa de preço que a D5300.

Separei 2 vídeos no estilo de imagem que eu quero produzir pra mim, essas cores, fundo meio desfocado etc. E esses 2 vídeos foram gravados com uma D5300:





Além disso, gostaria de adquirir também um par de softbox, pois só tenho tempo de gravar os vídeos à noite e minha ideia é manter o ambiente meio escuro e desfocado e eu mais "iluminado" e focado. Vcs acham que compensa uma softbox?

Qual câmera vcs indicam para eu começar? A D5300, a t5i ou alguma outra sugestão?
E quanto a lente? A de 35mm dá conta do recado?

E em relação à configuração? Vcs saberiam me dizer como chegar em algo parecido com esses vídeos? ISO, abertura, foco, fps etc? Não entendo nada disso rsrs

Bom, é isso pessoal.
Desculpem pelo tópico imenso, mas é por uma boa causa rsrs

Abraços



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.537
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2016, 21:19:28
Oi amigo, então vc perguntou muita coisa junto, tudo ao mesmo tempo... vou tentar dar uma pincelada mas sem me aprofundar nos assuntos.

Quanto ao equipamento tanto faz a marca, porem uma lente zoom estabilizada com boa abertura é melhor do que uma fixa. E já que vc tem o orçamento controlado, procure o melhor negocio para o seu dinheiro no mercado mesmo, veja as oportunidades no lojistas e sites que vc tem acesso.

Não conheço bem esses modelos de câmeras em filmagens, mas acho que a D5300 tem o ISO um pouco melhor que a T5i. Porem vc tbm pode considerar uma Canon 5D2 usada em bom estado com uma grana parecida, ai a questão do ISO fica melhor resolvida, mesmo porque tem o Magic Lantern que junto de uma Canon fazem um trabalho excepcional. Não sei se ja pesquisou, mas tem tbm as câmeras mirrorless Sony e Panasonics que são bacanas mesmo pra filmagens.

Quanto aos detalhes técnicos de filmagem tudo depende da iluminação do local, chega lá vc escolhe uma abertura/velocidade e varia o ISO. Certifique que com essas câmeras vc consegue variar o ISO enquanto esta filmando. Essa questão de gravar 24 ou 30 quadros vc encontra uma porção de vídeos por ai explicando as diferenças que são basicamente estéticas.

A iluminação do ambiente é um caso a parte, e simplesmente com um softbox vc não vai resolver bem todas as situações, mas já é um começo.

Se vc pretende gravar vídeos de musica/som então a captação do som é algo bastante importante. Para isso existem os gravadores portáteis do Tipo Zoom H4N ou Tascam D100 que fazem um trabalho excepcional, além disso tem os acessórios, como microfones, varas de boom fones de monitoramento, cabos, etc... mas precisa ver o que o seu dinheiro vai conseguir comprar.

Abs
Conhecimento importa mais que equipamento.