Autor Tópico: Primeiro job com a T5i  (Lida 6957 vezes)

PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Agosto de 2016, 21:00:43
Pessoal,

boa noite.

Venho aqui compartilhar algumas experiências do meu primeiro job (sendo remunerado) com a Canon T5i. Peço desculpas se aqui não é a área certa para esse tipo de post, mas aviso aos moderadores que esse não é simplesmente um relato de trato com clientes, locações, técnicas etc, mas sim um relato sobre como o equipamento se comportou, o que pode ser útil para quem tem ou deseja adquirir essa câmera e/ou a lente 50mm 1.8 STM.

Fotografo mais eventos que ocorrem na igreja onde sou membro, e já fiz algumas fotos externas mas em pleno dia. Mas ou era de presente (pra não falar de graça. Valorize-se!) ou por puro hobby. Sonho sim em ganhar dinheiro com fotografia, mas sei das minhas limitações. Já havia feito um ensaio externo com uma gestante, utilizando a lente do kit e a 50mm 1.8 STM (primeiro job da vida, porém sem remuneração) e o posterior chá de bebê dela (que foi em uma casa, com teto baixo - portanto, iluminação aceitável pra não usar flash). Mas esse trampo foi diferente pq além de externas, a cliente foi uma garotinha de 3 anos de idade e haveria festa à noite para cobrir (em salão de festas).

As externas eu tirei de letra. E olha que no dia levei somente a lente do kit. Acredite colegas, é possível sim fazer ensaio externo só com ela rsrs (ótimo vídeo do Dupla Exposição, que mostra a prática disso com uma T4i e a lente do kit: https://www.youtube.com/watch?v=ek3ZgqMiSbI)

AVISO: a lente 50mm 1.8 STM em sensor crop se comporta de uma maneira bem diferente de quando encaixada em um sensor full frame. Tanto para externas quanto para ambientes fechados (principalmente em ambientes fechados). Dependendo da cidade que vc estiver, vc precisa ficar na placa de Bem-Vindo e deixar o modelo na placa de Volte Sempre  :hysterical: Acredite, quando seu cérebro vê aqueles vídeos legais no youtube e pensa em 50mm, na verdade ele deseja a 28mm ou a 35mm lol

Mas eis que chega a festa à noite. O local era até bem iluminado, um quiosque retangular com um teto de uns 4 a 5 metros de altura (cabia umas 6 mesas de largura, por umas 3 ou 4 mesas de comprimento). E lá vai eu, todo feliz, com um chip 16GB class 10 (aqueles com velocidade de leitura de 30mb, e escrita menos ainda rsrs), a cinquentinha e a lente do kit (mas Peterson, cadê o flash??? Então, esse post explica porque já planejo a compra de um flash e um cartão de memória melhor kkk).

Vou ser direto e reto ao ponto: quase caguei nas calças quando dei o primeiro click. A facilidade das fotos em plena luz do dia sumiram! Tudo que eu via eram fotos borradas de crianças elétricas feito um Pikachu (desculpem pela comparação, é Pokemon Go entrando na minha mente) se mexendo! Pensei: to ferrado  :o

Tentei utilizar o flash pop up (sem difusor e sem nada, pois nunca curti muito flash - AKA fotos com cara estourada. Sim, sei que preciso estudar o que é um bom flash e seu bom uso). Mas nada adiantava.

Tentei colocar a cinquentinha, mas o local era fechado e eu tinha que varar do outro lado do salão para conseguir ângulo mais aberto (e mesmo assim ficava com aquela cara de tele).

Coloquei a coragem na cara, a máquina em RAW, a lente do kit, fiz pose de profissional e fui pra guerra. Ciente de que as fotos não seriam impressas, e se fossem não passariam de 15x21, passei a ficar mais tranquilo com a exposição pois no LR e Photoshop consigo recuperar e eliminar sombras no rosto (trabalho há 8 anos com edição, ao contrário de fotografia em si que comecei agora nesse ano). E pensei: amanhã compro um flash dedicado, tomo vergonha na cara e vou ver a tonelada de cursos do EDUK que paguei e nunca vi rsrs

Aí veio outro desafio: tirar fotos sequenciais (burst) da criança. Sim, pois criança não é igual beijo de casamento que vc pode ser louco o suficiente para tentar pegar de primeira. Aprendi na marra que fotografar criança sem burst é loucura, e justamente aí descubro que um cartão com boas taxas de escrita fazem sim toda diferença. A câmera dava 4 ou 5 disparos e aí o próximo demorava quase 2 segundos pra sair. E pior: quando tirava o dedo do disparador, o cartão ficava lendo, lendo, lendo e custava a permitir clicar de novo.

Pra não falar que não teve mais nenhum susto: o cartão encheu rápido pq era RAW e ele só tinha uns 12 GB disponível (pq era do meu celular kkk). Precisei retirar o card, retirar do adaptador, "descarregar" na memória interna do celular e continuar (perdi uns 10 minutos com isso e meu celular lotou a ponto de quase ficar inoperante).

Mas ainda assim consegui fazer mais de 400 fotos. Deu pra salvar o trampo, mas foi um aperto que não quero passar novamente.

O fator mais complicado no meu caso é que conheço muitas pessoas com bebês ou que estão grávidas. Ou seja: meu nicho está sendo crianças e festinhas. Não tem jeito, terei que enfiar a mão no bolso e fazer uns upgrades.

Claro que uma lente 24-70 2.8 é um sonho de consumo, ou uma mochila com 28, 35, 50, 85 e 105mm tudo em 1.8 ou 2.8... Mas aí estamos falando de milhares de reais. O fato é que um Yongnuo bonzudo eu pego por menos de 600 reais, uns dois cartões decentes de 16 ou 32 ficam em uns 200 temers. Ainda torraria mais uns 100 em um difusor esférico e voilá: menos de 1000 reais e a história teria sido outra.

Enfim, tem mais mães querendo que eu fotografe por dinheiro  :D, e uma amiga querendo saber se topo fotografar a festa de formatura de 3º ano (uns 60 alunos) por uns 5 mil reais (nao sei se tenho coragem de pegar a formatura)

O que eu vou fazer? Vou ali pegar meu cartão de crédito na gaveta, e começar a fazer um pouco de pesquisa huahuahuauhahua

Espero que esse relato te ajude de alguma forma, e aguardo comentários com suas experiências!
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, 21:27:09 por PetersonAbelha »
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


Nadiask Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
    • Instagram
Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2016, 21:09:13
Boa sorte nos próximos trabalhos. Muito bom seu relato :D

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Canon EOS Rebel T3i


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2016, 22:01:57
Compre um ou até dois flashes da Yongnuo + cartões classe 10 reserva e já irá reduzir o medo...rs

Sinceramente, se vai entrar mesmo na fotografia profissional (remunerado), aconselho que compre um corpo extra para deixar de reserva, principalmente pelo fato de vc trabalhar com eventos. Pode ser uma usada. 


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2016, 22:18:25
Boa sorte nos próximos trabalhos. Muito bom seu relato :D

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
Obrigado!

Compre um ou até dois flashes da Yongnuo + cartões classe 10 reserva e já irá reduzir o medo...rs

Sinceramente, se vai entrar mesmo na fotografia profissional (remunerado), aconselho que compre um corpo extra para deixar de reserva, principalmente pelo fato de vc trabalhar com eventos. Pode ser uma usada. 

Então Rick, primeiro quero ter corpo+flash+difusor+cartões bons (digo no plural, pq prefiro comprar 2 de 16 do que um só de 32. Uso SD há anos e nunca deu nada. Foi comprar a T5i e queimou um de 32GB kkkk Verdade seja dita: já tinha uns 3 anos, e o problema foi aquela pecinha que bloqueia o chip contra gravação. Quebrou e não conseguia mais voltá-lo. Mas consegui lê-lo de novo - todo aberto - e salvar o conteúdo).

Claro que pretendo ter um segundo corpo, e seria algo usado. Já vi nego com 5DmkII q tinha uma T1i de reserva  :hysterical:

Por isso o medo em pegar a formatura. O salão que ela será realizada é um dos maiores, mais antigos, mais luxuosos e tradicionais salões da cidade. O teto é altíssimo, e a claridade super complicada (sabe aqueles prédios que usam madeira escura tipo peroba ou mogno nas colunas e chão? Entao...). Sei que se for lá, vou usar flash igual loko, e clicar mais ainda. Cago de medo de queimar flash, ou super aquecer, ou as pilhas darem pau, ou os cartões, ou eu surtar e sair pelado gritando colocando fogo em tudo uhahuahuah No momento meu único backup de camera é a SX50HS (que já levo no carro) :no: Ela bate fotos em RAW e tem sapata para flash mas o sensor não chega nem perto de um crop dslr...

Capacidade para fazer boas fotos eu tenho pois além de estudar muito, lido com fotógrafos e fotos há anos. Meu medo é faltar equip e deixar o pessoal na mão (e ser até processado e talz)
« Última modificação: 23 de Agosto de 2016, 22:22:36 por PetersonAbelha »
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2016, 13:50:11
a pressa muitas vezes complica..mas se você deixar passar a oportunidade,pode demorar a acontecer!Boa sorte
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2016, 16:57:45
Capacidade para fazer boas fotos eu tenho pois além de estudar muito, lido com fotógrafos e fotos há anos. Meu medo é faltar equip e deixar o pessoal na mão (e ser até processado e talz)
Então, brother.. Ter um equipamento backup é fundamental para quem quer trabalhar com fotografia. Mas seu backup é só pra te salvar no aperto, então pode ser sim uma T1i, T3i usadinhas mesmo..
Quanto ao cartão... No meu ponto de vista, mais vale um bom cartão do que vários médios.
Invista num cartão maior, que não precise sequer sair da câmera.. Um cartão bom - sandisk ultra 64gb - não vai te deixar na mão e é mais difícil de perder. Estatisticamente falando é mais fácil perder um cartão com as fotos do que o cartão (bom) dar defeito.
Quanto ao set de lentes.. Não vejo necessidade de comprares tantas lentes assim. Uma zoom, uma ou duas fixas e era isso.. Até por que você não pode ficar trocando toda a hora de lente, pois perde clicks.  :ok:


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2016, 11:29:27
Rapaz... Que coisa!  :D

A dica que posso dar são os cartões SD que o Submarino colocou na promoção. 32GB Ultra SanDisk 48MB/s Classe 10 por R$40,95 e de 16GB de mesma especificação por R$ 19,80.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2016, 11:35:27
Ah! E como dizem por aí, flash é vida...

Tem que aprender a usar, senão "dá ruim" do mesmo jeito. Acho que qualquer coisa acima do YN560III já resolve muito bem. Mas como você vai trabalhar com eventos sociais, o TTL pode ser uma ferramenta aprazível. Depois que pegar a manha de ajustar a compensação do flash, mesmo os "vacilos" que o TTL pode dar, você conseguirá corrigir com um ou dois clicks no botão de ajuste no flash. Depois de ganhar alguma grana com seus trabalhos, pense na compra de um rádio com TTL.

Boa sorte!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2016, 12:32:25
Aceite o conselho e coloque outro corpo como prioridade numero 01.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2016, 18:58:31
Quanto ao set de lentes.. Não vejo necessidade de comprares tantas lentes assim. :ok:

Apenas citei essas lentes pq elas são o sonho de muita gente, e muitos acham que tendo elas o trabalho sairá perfeito. Olha o que postei logo abaixo:

O fato é que um Yongnuo bonzudo eu pego por menos de 600 reais, uns dois cartões decentes de 16 ou 32 ficam em uns 200 temers. Ainda torraria mais uns 100 em um difusor esférico e voilá: menos de 1000 reais e a história teria sido outra.

Tenho uma filha vindo no final do ano, nem se quisesse eu compraria todas aquelas lentes uaauhuhauhahu

Ah! E como dizem por aí, flash é vida...

Tem que aprender a usar, senão "dá ruim" do mesmo jeito. Acho que qualquer coisa acima do YN560III já resolve muito bem...

Então, estou olhando o YN568EXII. Achei ele em uma loja que me parece confiável por R$574. Infelizmente não posso adquiri 2. Camera eu tenho menos medo de dar pau, mas flash é uma coisa que me faz tremer todo. De qualquer forma, quero ter os dois de backup.

Alguém conhece a loja Disk Digitais?

PS: olhei com o Nakamura e ele não tem esse flash. Nenhum da YN pelo que parece no momento.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2016, 18:59:36 por PetersonAbelha »
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2016, 19:15:00
Apenas citei essas lentes pq elas são o sonho de muita gente, e muitos acham que tendo elas o trabalho sairá perfeito. Olha o que postei logo abaixo:

O fato é que um Yongnuo bonzudo eu pego por menos de 600 reais, uns dois cartões decentes de 16 ou 32 ficam em uns 200 temers. Ainda torraria mais uns 100 em um difusor esférico e voilá: menos de 1000 reais e a história teria sido outra.

Tenho uma filha vindo no final do ano, nem se quisesse eu compraria todas aquelas lentes uaauhuhauhahu

Então, estou olhando o YN568EXII. Achei ele em uma loja que me parece confiável por R$574. Infelizmente não posso adquiri 2. Camera eu tenho menos medo de dar pau, mas flash é uma coisa que me faz tremer todo. De qualquer forma, quero ter os dois de backup.

Alguém conhece a loja Disk Digitais?

PS: olhei com o Nakamura e ele não tem esse flash. Nenhum da YN pelo que parece no momento.

Vou te dizer. PRa quem usa profissionalmente, o flash quebra muito menos que a camera, sabia?
E outra, se o flash pifar, vc faz as fotos com o flashezinho popup. Vai ficar tosco, mas vai ter foto.

Se o corpo pifar, não tem jeito.

Se tá vendo o 568 por 574, dá uma olhada no 600ex. Tá em média 650,00


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2016, 19:47:36
Eu quero comprar com 12 meses de garantia rsrs

Essa loja Disk Digitais tem 52 reclamações no ReclameAqui. As 52 foram respondidas e resolvidas, a maioria pq os clientes não leram os prazos de entrega (confundiram prazo de postagem com tempo de entrega).

Ela diz q oferece 12 meses de garantia para produtos Disk Digitais. Mas nao sei se é para produtos próprios deles (bolsas etc com marca deles) ou para produtos vendidos por eles. Amanha entro no chat e pergunto.

ML só dá 3 meses de garantia. Quando muito, 6 meses.

Meu medo é q nao devo usar muito o flash (nao tenho tantos jobs assim) e por isso pode demorar mais do que com os colegas aqui do forum a aparecer problemas...
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2016, 10:03:45
Edit: Acabo de obter resposta. 6 meses de garantia.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2016, 10:04:05 por PetersonAbelha »
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2016, 10:38:58
Bom eu já encarei festas infantis de amigos no começo apenas com a XTi e a 18-55, passei sufoco também, mas depois que comprei o flash a coisa melhorou um pouco.
Um Kit que me agradou bastante foi quando comprei a Tamron 17-50 2.8, diga-se de passagem o melhor investimento que fiz na época qualquer rebelzinha com um flash e essa lente já faz coisa muito boa. Bkp é sempre bom, mas comece por um corpo e bateria reserva, o resto vem com o tempo e necessidade.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2016, 13:09:06

Se tá vendo o 568 por 574, dá uma olhada no 600ex. Tá em média 650,00

Mike, achei o 600EXRT por essa média mesmo. Mas não encontrei nenhum vendedor dando mais do que 90 dias de garantia.

Ainda tenho q comprar pilhas e recarregador... Acho q vou ficar no 568 mesmo.

Um Kit que me agradou bastante foi quando comprei a Tamron 17-50 2.8, diga-se de passagem o melhor investimento que fiz na época qualquer rebelzinha com um flash e essa lente já faz coisa muito boa. Bkp é sempre bom, mas comece por um corpo e bateria reserva, o resto vem com o tempo e necessidade.

Vi que essa Tamron (tanto com VC quanto sem VC) tem problema de foco em.algins corpos, e a T5i e a 70D entram na dança. Mas q esse range e essa abertura juntos são sonho de consumo, ah se é...

Bateria foi a primeira coisa reserva q comprei  :D
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS -