Pessoal,
boa noite.
Venho aqui compartilhar algumas experiências do meu primeiro job (sendo remunerado) com a Canon T5i. Peço desculpas se aqui não é a área certa para esse tipo de post, mas aviso aos moderadores que esse não é simplesmente um relato de trato com clientes, locações, técnicas etc, mas sim um relato sobre como o equipamento se comportou, o que pode ser útil para quem tem ou deseja adquirir essa câmera e/ou a lente 50mm 1.8 STM.
Fotografo mais eventos que ocorrem na igreja onde sou membro, e já fiz algumas fotos externas mas em pleno dia. Mas ou era de presente (pra não falar de graça. Valorize-se!) ou por puro hobby. Sonho sim em ganhar dinheiro com fotografia, mas sei das minhas limitações. Já havia feito um ensaio externo com uma gestante, utilizando a lente do kit e a 50mm 1.8 STM (primeiro job da vida, porém sem remuneração) e o posterior chá de bebê dela (que foi em uma casa, com teto baixo - portanto, iluminação aceitável pra não usar flash). Mas esse trampo foi diferente pq além de externas, a cliente foi uma garotinha de 3 anos de idade e haveria festa à noite para cobrir (em salão de festas).
As externas eu tirei de letra. E olha que no dia levei somente a lente do kit. Acredite colegas, é possível sim fazer ensaio externo só com ela rsrs (ótimo vídeo do Dupla Exposição, que mostra a prática disso com uma T4i e a lente do kit:
https://www.youtube.com/watch?v=ek3ZgqMiSbI)
AVISO: a lente 50mm 1.8 STM em sensor crop se comporta de uma maneira bem diferente de quando encaixada em um sensor full frame. Tanto para externas quanto para ambientes fechados (principalmente em ambientes fechados). Dependendo da cidade que vc estiver, vc precisa ficar na placa de Bem-Vindo e deixar o modelo na placa de Volte Sempre Acredite, quando seu cérebro vê aqueles vídeos legais no youtube e pensa em 50mm, na verdade ele deseja a 28mm ou a 35mm lolMas eis que chega a festa à noite. O local era até bem iluminado, um quiosque retangular com um teto de uns 4 a 5 metros de altura (cabia umas 6 mesas de largura, por umas 3 ou 4 mesas de comprimento). E lá vai eu, todo feliz, com um chip 16GB class 10 (aqueles com velocidade de leitura de 30mb, e escrita menos ainda rsrs), a cinquentinha e a lente do kit (mas Peterson, cadê o flash??? Então, esse post explica porque já planejo a compra de um flash e um cartão de memória melhor kkk).
Vou ser direto e reto ao ponto: quase caguei nas calças quando dei o primeiro click. A facilidade das fotos em plena luz do dia sumiram! Tudo que eu via eram fotos borradas de crianças elétricas feito um Pikachu (desculpem pela comparação, é Pokemon Go entrando na minha mente) se mexendo! Pensei: to ferrado
Tentei utilizar o flash pop up (sem difusor e sem nada, pois nunca curti muito flash - AKA fotos com cara estourada. Sim, sei que preciso estudar o que é um bom flash e seu bom uso). Mas nada adiantava.
Tentei colocar a cinquentinha, mas o local era fechado e eu tinha que varar do outro lado do salão para conseguir ângulo mais aberto (e mesmo assim ficava com aquela cara de tele).
Coloquei a coragem na cara, a máquina em RAW, a lente do kit, fiz pose de profissional e fui pra guerra. Ciente de que as fotos não seriam impressas, e se fossem não passariam de 15x21, passei a ficar mais tranquilo com a exposição pois no LR e Photoshop consigo recuperar e eliminar sombras no rosto (trabalho há 8 anos com edição, ao contrário de fotografia em si que comecei agora nesse ano). E pensei: amanhã compro um flash dedicado, tomo vergonha na cara e vou ver a tonelada de cursos do EDUK que paguei e nunca vi rsrs
Aí veio outro desafio: tirar fotos sequenciais (burst) da criança. Sim, pois criança não é igual beijo de casamento que vc pode ser louco o suficiente para tentar pegar de primeira. Aprendi na marra que fotografar criança sem burst é loucura, e justamente aí descubro que um cartão com boas taxas de escrita fazem sim toda diferença. A câmera dava 4 ou 5 disparos e aí o próximo demorava quase 2 segundos pra sair. E pior: quando tirava o dedo do disparador, o cartão ficava lendo, lendo, lendo e custava a permitir clicar de novo.
Pra não falar que não teve mais nenhum susto: o cartão encheu rápido pq era RAW e ele só tinha uns 12 GB disponível (pq era do meu celular kkk). Precisei retirar o card, retirar do adaptador, "descarregar" na memória interna do celular e continuar (perdi uns 10 minutos com isso e meu celular lotou a ponto de quase ficar inoperante).
Mas ainda assim consegui fazer mais de 400 fotos. Deu pra salvar o trampo, mas foi um aperto que não quero passar novamente.
O fator mais complicado no meu caso é que conheço muitas pessoas com bebês ou que estão grávidas. Ou seja: meu nicho está sendo crianças e festinhas. Não tem jeito, terei que enfiar a mão no bolso e fazer uns upgrades.
Claro que uma lente 24-70 2.8 é um sonho de consumo, ou uma mochila com 28, 35, 50, 85 e 105mm tudo em 1.8 ou 2.8... Mas aí estamos falando de milhares de reais. O fato é que um Yongnuo bonzudo eu pego por menos de 600 reais, uns dois cartões decentes de 16 ou 32 ficam em uns 200 temers. Ainda torraria mais uns 100 em um difusor esférico e
voilá: menos de 1000 reais e a história teria sido outra.
Enfim, tem mais mães querendo que eu fotografe por dinheiro
, e uma amiga querendo saber se topo fotografar a festa de formatura de 3º ano (uns 60 alunos) por uns 5 mil reais (nao sei se tenho coragem de pegar a formatura)
O que eu vou fazer? Vou ali pegar meu cartão de crédito na gaveta, e começar a fazer um pouco de pesquisa huahuahuauhahua
Espero que esse relato te ajude de alguma forma, e aguardo comentários com suas experiências!