Autor Tópico: importação de cameras (1/2 off topic)  (Lida 1077 vezes)

ps7jn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 60
Online: 25 de Agosto de 2016, 11:02:38
Bom dia,

Gostaria de externar minha indignação com fatos que tem frequentemente ocorridos comigo. Recentemente resolvi aumentar minha coleção de câmeras, trazendo câmeras de fora, principalmente da Inglaterra, Alemanha e Russia. Essas câmeras saem relativamente baratas. O problema é quando ela chega no Brasil e cai nas garras da Receita Federal. Recentemente comprei duas cameras, uma Zeiss Ikonta e uma Mamiya que foram reavaliadas resultando numa tarifa extra de uns 130 e 180 reais (Pela lei deveriam ser isentas). Resolvi pagar e não questionar o imposto, porque da ultima vez que fiz isso - uma lente de rosca M42 que custou U$25 e foi taxada em mais de R$500. Resultado, recorri do imposto e até hoje estou esperando o despacho.

Quanto a filmes até agora não tive problemas mas pra completar ainda existe leis proibindo importação de produtos usados para que - pasmem - o pais não seja inundado por tecnologia obsoleta! Nossas cameras de  valor histórico ou de coleção poderão ser destruídas em nome da "soberania tecnológica nacional"

No fim só nos resta o direito de reclamar e compartilhar com os amigos essas tristes experiencias.

Joaquim


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2016, 12:24:14
Resolvi pagar e não questionar o imposto, porque da ultima vez que fiz isso - uma lente de rosca M42 que custou U$25 e foi taxada em mais de R$500. Resultado, recorri do imposto e até hoje estou esperando o despacho.

Comigo aconteceu o mesmo, uma objetiva de U$23 e uma taxação de R$650! Até hoje estou esperando o resultado do recurso...
« Última modificação: 25 de Agosto de 2016, 12:24:32 por Bretas »