Autor Tópico: Fotografia de Produto 200 Produtos - Quanto você cobraria?  (Lida 14093 vezes)

pablodelrio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 25 de Agosto de 2016, 16:56:16
Olá, já vi vários tópicos sobre fotos de produto. Sou fotografo de Ensaio e Eventos e recebi uma proposta de fazer 200 produtos, e cada produto precisaria de 5 fotos. Então seria 1000 fotos. Com certeza é um trabalho imenso!

Gostaria de saber, de você que trabalha na área quanto cobraria pra fazer esse serviço e quanto tempo levaria? E como fez esse calculo?

E que lente seria melhor pra fazer este serviço?

Agradeço desde já a colaboração de todos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2016, 09:28:41
Amigo, já vi varias pessoas em grupos de facebook comentando sobre orçamentos parecidos.
Pela quantidade grande de produtos, geralmente são revendedores pequenos que nunca fizeram trabalhos com fotógrafos antes.

Se você cobrar 10 reais por foto, que é pouco, daria 10 mil reais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2016, 09:35:13
Não acho que a conta seja tão simples. Que produtos seriam? Anéis ou tratores? Se forem roupas, vai querer com modelos, com manequim "invisível" ou simplesmente estiradas?

Quanto mais diversificado os produtos mais trabalho com a iluminação será necessário, não existe essa luz única para os 200 produtos, ao menos não uma que atenda da melhor forma a representação de suas peculiaridades. Iluminar uma bolsa de couro não é o mesmo que iluminar um relógio metálico.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:16:54
Ou seja, só faz aumentar mais ainda o valor por foto que citei.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:18:50
Exatamente.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:32:23
Eu fiz um Job com 1.000 jóias uma vez.  :assobi:
Pensa no trabalho que dá, pois não é somente montar o studio still, posicionar cada peça.
Para colares tem toda uma técnica.
Geralmente umas 2 fotos por peça e uma com modelo.
Como usei minha mulher de modelo diminui um pouco o custo pra fechar o job.
Já que como citado a cima, não era uma super empresa de jóias, por mais q estavam em um ótimo shopping e anos ali, só faziam fotos caseiras e colocavam em redes sociais.
Então resolveram fazer um ecommerce  e me chamaram.
Eu fechei em 15 reais por foto para fechar contrato com eles.
Foi lucrativo? Foi!
Faria novamente? Sim!
Mas não faria nunca mais por um valor reduzido assim.
É trampo! Sem contar na pós, que jóias requerer todo um tratamento minucioso.
Eu pegava 100 peças por semana e entregava toda segunda e pegava mais um lote de 100.
Depois disso peguei outros jobs de Still menores e valorizando mais.

Abs!
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 11:33:21 por Rodrigo Pereira »


pablodelrio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:50:33
Não acho que a conta seja tão simples. Que produtos seriam? Anéis ou tratores? Se forem roupas, vai querer com modelos, com manequim "invisível" ou simplesmente estiradas?

Quanto mais diversificado os produtos mais trabalho com a iluminação será necessário, não existe essa luz única para os 200 produtos, ao menos não uma que atenda da melhor forma a representação de suas peculiaridades. Iluminar uma bolsa de couro não é o mesmo que iluminar um relógio metálico.
É realmente, o produto tem que se avaliar mesmo, nesse caso seria banco de motos, creio que de couro, mas de vários tamanhos, então possivelmente terá uma variação na luz.
Eu calculei 10 minutos por banco, então serão 2000 minutos, não contando o trabalho de montar a luz, talvez uma pausa para um café ou um imprevisto, então levaria umas 35 horas ou mais só pra fotografar, fora a edição.
Com certeza um trampo danado! kk


pablodelrio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:53:40
Amigo, já vi varias pessoas em grupos de facebook comentando sobre orçamentos parecidos.
Pela quantidade grande de produtos, geralmente são revendedores pequenos que nunca fizeram trabalhos com fotógrafos antes.

Se você cobrar 10 reais por foto, que é pouco, daria 10 mil reais.

Já fotografei produtos no fundo branco, mas poucos itens.
Já vi varias pessoas falando que 10 Reais é um valor barato, acho que pra experiência e inicio nessa área seria um valor bom!
Obrigado!


pablodelrio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2016, 11:59:04
Eu fiz um Job com 1.000 jóias uma vez.  :assobi:
Pensa no trabalho que dá, pois não é somente montar o studio still, posicionar cada peça.
Para colares tem toda uma técnica.
Geralmente umas 2 fotos por peça e uma com modelo.
Como usei minha mulher de modelo diminui um pouco o custo pra fechar o job.
Já que como citado a cima, não era uma super empresa de jóias, por mais q estavam em um ótimo shopping e anos ali, só faziam fotos caseiras e colocavam em redes sociais.
Então resolveram fazer um ecommerce  e me chamaram.
Eu fechei em 15 reais por foto para fechar contrato com eles.
Foi lucrativo? Foi!
Faria novamente? Sim!
Mas não faria nunca mais por um valor reduzido assim.
É trampo! Sem contar na pós, que jóias requerer todo um tratamento minucioso.
Eu pegava 100 peças por semana e entregava toda segunda e pegava mais um lote de 100.
Depois disso peguei outros jobs de Still menores e valorizando mais.

Abs!


Agradeço por contar a experiência, com certeza não foi fácil fotografar todas essas jóias.
Mas com certeza ganhou muita experiência, e nessa área isso que preciso.
Com certeza é muito trampo, vou cobrar um valor que não me deixe no prejuízo, mas também que não seja tão alto.

abç!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2016, 13:39:52
Eu atendo uma revista de bairro e acabo fazendo esse tipo de trabalho com frequência.

Olha só, depende do produto, é claro, mas normalmente o lojista não tem muito dinheiro para investir neste tipo de foto não. Melhor vc pensar em tempo que vai levar para fazer o negocio, calcular como se fosse uma empreitada, e depois reverter o valor total para o custo por produto, tipo assim, vc vai trabalhar uma semana, então calcula ai e depois divide.

Procure fotografar no local para diminuir os custos, leva seu estúdio até o deposito/fabrica/loja do cliente, reserva um espaço com espaço para vc fotografar e faz as coisas ali dentro mesmo, ao lado do cliente/produto. Fotografar no local ajuda, porque vc não precisa ficar transportando os produtos, carregando e descarregando, emitindo nota fiscal de transporte, etc... e além disso, vc vai ter que classificar as fotos, entender os detalhes que são importantes para mostrar de cada produto, as vezes tem algum produto ou embalagem feio/danificada e quanto mais perto do cliente vc estiver mais rápido e fácil para resolver as coisas e esclarecer suas duvidas.

Pensa assim, para trabalhar por uma semana ou duas, mais o custo dos equipamentos, mais a edição, mais refeição deslocamento e tal preciso ganhar R$ xxxx,00 e manda bala, e deixe uma margem de negociação para ser maleável com o seu cliente, afinal ele é um comerciante, e normalmente se trata de um negociador.

Abs
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 14:02:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:35:42
Cobre por hora (mais despesas adicionais, se tiver), é simples... e dependendo da carga horária pode fazer uma média que seja viável pra vc... existem diversas maneiras de se fotografar um produto considerando tb a qualidade que o cliente espera, pode tanto levar um dia para a produção de meia dúzia de fotos de um unico produto quanto fotografar 400 produtos em um dia  :ok:

Se não me engano tem alguns tópicos aqui com informações de como calcular sua hora  :ok:
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 14:39:20 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:05:27
Não vale a pena cobrar um valor fechado.
O cliente que diminua a quantidade de fotos ou de produtos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2016, 01:11:38
Nem sempre é só trocar um produto por outro e fazer a foto. Às vezes tem que refazer a iluminação toda. São 1000 vezes o trabalho todo. Já me arrependi de fazer preço mais em conta pelo "pacote".
A melhor lente vai depender do seu espaço. Eu prefiro usar teleobjetiva pra produtos, pra minimizar distorção. Mas dependendo do objeto e espaço, não é possível.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #13 Online: 19 de Setembro de 2016, 14:26:16
Não acho que a conta seja tão simples. Que produtos seriam? Anéis ou tratores? Se forem roupas, vai querer com modelos, com manequim "invisível" ou simplesmente estiradas?

Quanto mais diversificado os produtos mais trabalho com a iluminação será necessário, não existe essa luz única para os 200 produtos, ao menos não uma que atenda da melhor forma a representação de suas peculiaridades. Iluminar uma bolsa de couro não é o mesmo que iluminar um relógio metálico.

Disse tudo! Cada produto é um produto, alguns com características mais fáceis de serem fotografados, outros mais difíceis. Digamos que estes 1000 fotos sejam de produtos metálicos - como talheres de metal, cheios de ângulos diferentes e reflexos... Você com certeza iria se arrepender arduamente de ter cobrado R$10 por foto, rsrsrs... Vai por mim. Fotografar produtos não é tão simples. Outra coisa que deve ser levada em consideração é a pós produção, como o material será entregue. Se for a foto em fundo branco simples é uma coisa, agora se você tiver o trabalho de recortar o produto e entrega-lo em PSD com fundo recortado, isso encarece e bem a imagem, pois o tratamento fica muito demorado.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia