Autor Tópico: Tamron por Canon - Vale a pena?  (Lida 4335 vezes)

Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Online: 26 de Agosto de 2016, 06:47:13
Pessoal. Alguns meses atrás, seguindo a dica de muitos de vocês, vendi a minha querida lente do kit (18-55 STM) para pegar uma Tamron 17-50 para a minha T5i. No começo achei ela excepcional, até sair para fotografar em um evento (não trabalho com isso, apenas hobby) e ver que ela errava (e MUITO) o foco. Achei estranho, mas depois de constatar que aquela lente tinha um problema de compatibilidade com a T5i, vendi e comprei uma outra Tamron, mais nova e com VC. O problema de compatibilidade pareceu ter ido embora, mas, aparentemente, permanece.

Em vídeos, com o foco manual, a imagem dela é excelente. O problema é que eu perco muitas fotos por conta dela errar o foco tantas vezes e isso me incomoda demais... Pensei primeiro que o problema era na T5i, que o foco dela era muito ruim, mas com a 50mm ou mesmo a 18-55 isso não acontecia... O que me leva a acreditar que é um problema de compatibilidade, afinal foram duas lentes diferentes e um mesmo problema, acho quase impossível as duas estarem com defeito.


Agora, pensei em duas soluções:
Vender a minha Tamron 17-50 VC e a 50mm STM e comprar uma Canon 17-55 f/2.8 USM usada;
Vender a Tamron 17-50 VC e comprar uma Sigma 17-50 f/2.8 HSM nova/usada.

Pretendia fazer um upgrade da T5i para a 70D daqui a alguns meses, por conta do dual pixel, mas depois de ver que a Tamron também tem problemas de compatibilidade com ela, desanimei da Tamron e também do upgrade sem uma troca de lente antes.
Já quando à Sigma, não consegui encontrar nada sobre problemas de compatibilidade. Talvez seja uma opção interessante, mas não sei dizer com certeza.


A questão é:
Vale a pena? Isso resolveria meu problema?
Obrigado!
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2016, 08:25:48
Sim, vale a pena adquirir a Canon EF-s 17-55mm f/2.8. É a melhor objetiva zoom da marca para o sistema APS-C.

A Tamron 17-50mm é ótima, mas já li várias reclamações sobre problemas de compatibilidade com a T5i e 70D. Provavelmente o problema ocorrerá tbm com a T6i/s e 80D.
Com a 60D e T3i funcionava sem problemas.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2016, 10:17:05
Bom, tentando ser bem objetivo:

1) Essa Tamron 17-50 é uma belezinha, extremamente recomendada justamente porque quem compra se surpreende positivamente. Eu tive uma com minha antiga T4i e foi só alegria: aposentei a lente do kit e a antiga 50 f/1.8 II numa só tacada. É uma lente pequena, leve, barata e que entrega ótima qualidade de imagem. Agora, se você está tendo problemas e tem certeza de que a lente é que é o problema, aí não sei o que dizer...

2) Se tiver esgotado as opções com a Tamron, sim, a EF-S 17-55 f/2.8 é excelente e, como o colega acima comentou, é possivelmente a melhor zoom dedicada às "cropadas" para Canon. Acho que vale o investimento. Pode pensar também na Sigma 18-35 f/1.8 ART.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2016, 10:25:19
Bom já ouvi falar de problemas com a Tamron, mas felizmente a minha era uma belezura junto com minha XTi, se estivesse no APS-C ainda ela estaria grudada na câmera.
Se está tendo problema com ela a troca pela 17-55 da canon é mais que recomendada, essa é quase uma L para APS-C.
Só não trocaria pela Sigma 17-50 HSM, ela é menos nítida que a Tamron, fora que mais cara. Agora se tratando da Sigma Art 18-35 1.8, se eu tivesse grana ia sem medo.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2016, 21:32:00
Sim, vale a pena adquirir a Canon EF-s 17-55mm f/2.8. É a melhor objetiva zoom da marca para o sistema APS-C.

A Tamron 17-50mm é ótima, mas já li várias reclamações sobre problemas de compatibilidade com a T5i e 70D. Provavelmente o problema ocorrerá tbm com a T6i/s e 80D.
Com a 60D e T3i funcionava sem problemas.

Interessante. A 60D não me interessa, mas a T3i poderia ser uma opção para "resolver" o problema, já ficaria com um segundo corpo e não teria mais esse problema... Ainda vou pensar. Obrigado pela resposta ^^

Bom, tentando ser bem objetivo:

1) Essa Tamron 17-50 é uma belezinha, extremamente recomendada justamente porque quem compra se surpreende positivamente. Eu tive uma com minha antiga T4i e foi só alegria: aposentei a lente do kit e a antiga 50 f/1.8 II numa só tacada. É uma lente pequena, leve, barata e que entrega ótima qualidade de imagem. Agora, se você está tendo problemas e tem certeza de que a lente é que é o problema, aí não sei o que dizer...

2) Se tiver esgotado as opções com a Tamron, sim, a EF-S 17-55 f/2.8 é excelente e, como o colega acima comentou, é possivelmente a melhor zoom dedicada às "cropadas" para Canon. Acho que vale o investimento. Pode pensar também na Sigma 18-35 f/1.8 ART.

Certeza absoluta eu não tenho, mas acho quase impossível ter tido duas lentes com o mesmo defeito, né? E o mesmo problema não acontece com as lentes da Canon... Então provavelmente é isso mesmo.
Quanto à sugestão da Sigma, sei que ela é bem recomendada, mas eu particularmente prefiro uma lente um pouco mais versátil e com um range maior (tenho preferência estética por fotos em 35-50mm quando possível). Se ela fosse um pouco mais barata, até seria uma boa, mas nesse caso eu prefiro pegar a 17-55 mesmo =p
Obrigado.

Bom já ouvi falar de problemas com a Tamron, mas felizmente a minha era uma belezura junto com minha XTi, se estivesse no APS-C ainda ela estaria grudada na câmera.
Se está tendo problema com ela a troca pela 17-55 da canon é mais que recomendada, essa é quase uma L para APS-C.
Só não trocaria pela Sigma 17-50 HSM, ela é menos nítida que a Tamron, fora que mais cara. Agora se tratando da Sigma Art 18-35 1.8, se eu tivesse grana ia sem medo.

Mas a Sigma 17-50 HSM é menos nítida do que a Tamron VC também? Sei que o modelo sem VC tem maior nitidez, mas entre a Tamron VC e a Sigma, não sei quem ganha. O que escuto é que o foco da Sigma é bem superior, mas, por alguns testes que vi, também não gostei muito.
Por enquanto to mais pela Canon 17-55 mesmo =p
Só vai ser difícil conseguir vender a Tamron, a cinquentinha e arranjar mais um pouco ainda, mas beleza, não tenho tanta pressa.


Aproveitando o tópico, o que acham da Yongnuo 35mm F/2? Ela é uma lente barata, com um range que dá muito mais versatilidade do que a 50mm (que se não fosse pelo fator de corte dificilmente sairia da minha câmera) e clara, o que me faz crer que em 2.8 ela deve ser um pouco mais nítida do que a Tamron talvez.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 21:35:11 por Rafaeldsr »
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Agosto de 2016, 21:41:40
Só vai ser difícil conseguir vender a Tamron, a cinquentinha e arranjar mais um pouco ainda, mas beleza, não tenho tanta pressa.
Capaz, a Tamron vende rápido, a minha vendeu em 3 dias. :D
Aproveitando o tópico, o que acham da Yongnuo 35mm F/2? Ela é uma lente barata, com um range que dá muito mais versatilidade do que a 50mm (que se não fosse pelo fator de corte dificilmente sairia da minha câmera) e clara, o que me faz crer que em 2.8 ela deve ser um pouco mais nítida do que a Tamron talvez.
Olha a YN35 é decente, vai ter a mesma qualidade da Canon 50 1.8 II, só onde ela vai apanhar um pouco é no contraluz, ela não tem um controle de flare tão elaborado quanto lentes melhores, até a 50mm da canonn não é la grandes coisas, mas o flare dela é mais bonito.
Pelo preço dela é uma boa, mas eu daria uma olhada numa 28mm 1.8, uma Sigma 30mm 1.4 (tenho a versão Art é fantástica) a versão não Art é encontrada bem barata, por uns R$1200 e tem uma qualidade boa.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Agosto de 2016, 21:44:33
Ah esqueci...tem a EF-S 24 2.8 STM, custa o mesmo da Yn35 e é fantástica...e mais angulo de visão.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2016, 21:55:10
Já tive essa Tamron e usei em uma T3i e uma 7D, em ambas funciona perfeitamente.
Ótima lente, únicas desvantagens que eu via era barulho excessivo no motor de foco e aparência de frágil.



Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2016, 20:26:16
Ah esqueci...tem a EF-S 24 2.8 STM, custa o mesmo da Yn35 e é fantástica...e mais angulo de visão.
Capaz, a Tamron vende rápido, a minha vendeu em 3 dias. :DOlha a YN35 é decente, vai ter a mesma qualidade da Canon 50 1.8 II, só onde ela vai apanhar um pouco é no contraluz, ela não tem um controle de flare tão elaborado quanto lentes melhores, até a 50mm da canonn não é la grandes coisas, mas o flare dela é mais bonito.
Pelo preço dela é uma boa, mas eu daria uma olhada numa 28mm 1.8, uma Sigma 30mm 1.4 (tenho a versão Art é fantástica) a versão não Art é encontrada bem barata, por uns R$1200 e tem uma qualidade boa.

Bom... A última que eu tinha demorei quase um mês pra vender, isso que tava num preço bom e em ótimas condições :(
Sobre as sugestões, eu tenho bastante vontade de ter algumas dessas, gosto muito das fixas, mas antes prefiro ter uma zoom que atenda aos meus requisitos, pela versatilidade, que no caso a Tamron não está conseguindo hoje.
Agora, a 24mm não me interessa tanto, pode ser besteira, mas eu tenho uma certa preferência por fotos mais "tele", não curto muito grande angular. É sempre bom ter porque em vários casos é necessário, mas não acho que eu usaria muito ela.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2016, 20:52:20
Velho,
Você disse que curte tele, já tem uma 50mm que é meia tele em aps-c.
Porque não vende a tamron e compra uma 85mm?
Ai vc compra uma 18-55 STM para usar quando precisar.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2016, 21:06:41
Eu já tive lente Sigma e Vivitar, mas olhava as imagens achava lindo e quando eu tive eu odiei, Canon é bem melhor tem um colega do fórum que está vendendo acho que uma 24-105mm f/4L
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2016, 05:10:37
Eu trocaria de câmera, mas não me desfazia da Tamron 17-50 . Já tive uma (sem VC) e me desfazer dela foi a pior coisa que já fiz em equipamentos. Tem review meu aqui em algum lugar, ela da uma SURRA da 24-70L L (primeira geração) e na 50 f1.8, é uma zoom melhor que muitas prime já em f2.8. Quando usava na T3 conseguia aproveitar toda a resolução máxima do sensor, o que era extraordinário para quem trabalha na edição. Para quem filma profissionalmente, ou seja, no manual o anel de foco é excelente, construção fantástica. Saudades...


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2016, 17:33:40
Velho,
Você disse que curte tele, já tem uma 50mm que é meia tele em aps-c.
Porque não vende a tamron e compra uma 85mm?
Ai vc compra uma 18-55 STM para usar quando precisar.

Olha, é uma opção mesmo, a 85mm me interessa bastante, e vendendo a Tamron já daria pra pegar a 85 e a 18-55 STM (da qual eu incrivelmente sinto falta, pra vcs verem como a Tamron erra o foco na T5i), mas não sei, um dos motivos de eu comprar a Tamron foi o f/2.8 em todo o range, que ajuda bastante em filmagens na hora do zoom. É pra se pensar ainda =p

Eu já tive lente Sigma e Vivitar, mas olhava as imagens achava lindo e quando eu tive eu odiei, Canon é bem melhor tem um colega do fórum que está vendendo acho que uma 24-105mm f/4L

A Sigma realmente não compensa, então? :/
É, a 24-105 é uma que eu queria ter também, mas como ela é F4 seria bem complicado pra mim, em alguns dos lugares que eu fotografo meio que não posso usar flash e a iluminação é fraca, às vezes eu tenho que subir o ISO a 3200 mesmo a F/2.8, uma F4 nesses casos seria bem inviável, a não ser em full-frame eu acho. Não?



Eu trocaria de câmera, mas não me desfazia da Tamron 17-50 . Já tive uma (sem VC) e me desfazer dela foi a pior coisa que já fiz em equipamentos. Tem review meu aqui em algum lugar, ela da uma SURRA da 24-70L L (primeira geração) e na 50 f1.8, é uma zoom melhor que muitas prime já em f2.8. Quando usava na T3 conseguia aproveitar toda a resolução máxima do sensor, o que era extraordinário para quem trabalha na edição. Para quem filma profissionalmente, ou seja, no manual o anel de foco é excelente, construção fantástica. Saudades...

Hmm... Mas qual corpo vc sugere então? Eu tenho mta vontade de ter uma 80D, mas ainda tô longe, daí pensei em trocar em uma 60D pagando a diferença, o problema seria saber se não teria a mesma incompatibilidade... Porque até onde eu sei ela existe nos modelos mais novos, da 50D pra baixo sei que não tem, da T3i pra baixo também... Então qual corpo eu poderia pegar será?
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2016, 17:44:29
Olha, é uma opção mesmo, a 85mm me interessa bastante, e vendendo a Tamron já daria pra pegar a 85 e a 18-55 STM (da qual eu incrivelmente sinto falta, pra vcs verem como a Tamron erra o foco na T5i), mas não sei, um dos motivos de eu comprar a Tamron foi o f/2.8 em todo o range, que ajuda bastante em filmagens na hora do zoom. É pra se pensar ainda =p

A Sigma realmente não compensa, então? :/
É, a 24-105 é uma que eu queria ter também, mas como ela é F4 seria bem complicado pra mim, em alguns dos lugares que eu fotografo meio que não posso usar flash e a iluminação é fraca, às vezes eu tenho que subir o ISO a 3200 mesmo a F/2.8, uma F4 nesses casos seria bem inviável, a não ser em full-frame eu acho. Não?



Hmm... Mas qual corpo vc sugere então? Eu tenho mta vontade de ter uma 80D, mas ainda tô longe, daí pensei em trocar em uma 60D pagando a diferença, o problema seria saber se não teria a mesma incompatibilidade... Porque até onde eu sei ela existe nos modelos mais novos, da 50D pra baixo sei que não tem, da T3i pra baixo também... Então qual corpo eu poderia pegar será?

E pq vc quer a 80D? Para foto mesmo eu iria de SL1 feliz da vida.


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2016, 18:43:50
E pq vc quer a 80D? Para foto mesmo eu iria de SL1 feliz da vida.

Porque eu também faço vídeo... E não tem como usar AF em vídeo na T5i.
Agora, eu não queria também "retroceder", sei que a qualidade da imagem não faz muita diferença (no meu caso até melhoraria porque provavelmente acabaria o problema de compatibilidade), mas tem alguns recursos que eu não gostaria de perder, como a tela articulada.

Por enquanto to mais pra trocar a Tamron pela Canon 17-55 mesmo...
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.