Autor Tópico: Nova EF 35mm f/1.4 II L vs Sigma Art 35mm f/1.4 alguém já comparou?  (Lida 4137 vezes)

Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Bom dia pessoal!

Tenho a Sigma art 35mm e adoro a qualidade óptica da mesma, porém em todos as avaliações que li, e das imagens que vi, a canon parece ser opticamente um pouco melhor, porém, segundo relatos, tem o AF muito mais consistente.

Gostaria de saber se alguém já usou e principalmente se teve como comparar lado a lado essas duas objetivas.

Fiquei curioso para saber a opinião de alguém que tivesse tido oportunidade de usar uma objetiva que pelas qualidades apregoadas parece ter sido feita com vidro de dragão e pó de chifre de unicórnio...
5D IV e alguns vidros


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2016, 07:41:44
Pelo o que eu li nos reviews a versão II chega muito próximo à Sigma em nitidez. Contudo, no restante, como AC, bokeh, contraste e outros detalhes a Canon II é superior. Contudo, custa muito mais.

Não podemos esquecer que a Canon é L e a sua construção é muito melhor e tem uma ergonomia ímpar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2016, 07:58:31
Pelo o que eu li nos reviews a versão II chega muito próximo à Sigma em nitidez. Contudo, no restante, como AC, bokeh, contraste e outros detalhes a Canon II é superior. Contudo, custa muito mais.

Não podemos esquecer que a Canon é L e a sua construção é muito melhor e tem uma ergonomia ímpar.
Pois é Thales a minha impressão vendo os reviews é que em termo de nitidez elas são para todos os efeitos, iguais, exceto pela borda extrema onde a Canon é pouco melhor e tem menos CA. Nos demais aspectos que você citou a canon seria realmente melhor as custas de ser ainda maior e mais pesada que a sigma. Ontem mesmo fui num revendedor Canon que tem aqui e ele tinha essa lente. Cara essa objetiva pessoalmente é impressionante.

Queria saber de quem já usou era sobre se a consistência e precisão do AF é tudo isso mesmo, pois para quem fotógrafa muito e principalmente em ambiente pouco iluminado é onde deve haver a maior diferença e só por isso já valer o investimento para quem a usa profissionalmente.

Mas já decidi. Coloquei minha sigma, sl1, ef 40 e efs 24 a venda e com a grana vou comprar ou ela ou a 24-70 ii. Tendo mais para prime, mas ainda não descartei completamente a zoom...

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 28 de Agosto de 2016, 08:01:02 por Fabiosantos25 »
5D IV e alguns vidros


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2016, 08:55:32

Não podemos esquecer que a Canon é L e a sua construção é muito melhor e tem uma ergonomia ímpar.

Nunca pensei sobre a ergonomia de uma lente. Seria o que? posição dos botões? do anel de foco?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2016, 10:28:06
Queria saber de quem já usou era sobre se a consistência e precisão do AF é tudo isso mesmo,

As lentes proprietárias sempre serão melhores q as de terceiros. Acho q não existe exceção neste aspecto.

Vlw


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2016, 11:12:10
As lentes proprietárias sempre serão melhores q as de terceiros. Acho q não existe exceção neste aspecto.

Vlw


Pode ter certeza que existe:

- Zeiss Touit, Otus, Milvus
- Sigma 70/2.8 Ex Dc Macro, Sigma 18-35 1.8 "A"
- Tamron 90mm F2.5 Macro SP

e por ai vai...


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2016, 11:15:03

Pode ter certeza que existe:

- Zeiss Touit, Otus, Milvus
- Sigma 70/2.8 Ex Dc Macro, Sigma 18-35 1.8 "A"
- Tamron 90mm F2.5 Macro SP

e por ai vai...
Mas a ottus é um lente de foco manual. A resposta anterior creio que foi a respeito da precisão e consistencia do AF que seria teoricamente a única grande vantagem da nova 35mm da Canon quando comparada com a sigma art 35mm que opticamente é fantástica.

A macro você usaria habitualmente em foco manual também, já a sigma 18-35 não teria nenhum concorrente direto...

Sent from my SM-N910C using Tapatalk
« Última modificação: 28 de Agosto de 2016, 11:17:02 por Fabiosantos25 »
5D IV e alguns vidros


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2016, 12:40:46
Nunca usei as duas lentes, mas o que li em alguns fóruns gringos é que a sigma art, apesar de ter uma nitidez bruta altíssima, peca bastante em microcontraste.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2016, 13:06:47 por LeandroR »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2016, 12:45:51
Nunca usei as duas lentes, mas o que li em alguns fóruns gringos é que a sigma art, apesar de ter uma nitidez bruta altíssima, peça bastante em microcontraste.

Nada a ver. Tenho a 18-35 e é uma pancada em todos os sentidos. E tem mais, a maioria dos problemas, fora os que são defeitos óticos (como astigmatismo, distorção, CA) são muito mais um problema de software do que das lentes. A maioria desses testes são feitos em jpeg ou tratando o raw no LR, o que não dá o potencial real da lente. Quer mais microcontraste do que o que o LR dá ? Use o RawTherapee ou o DxO e a coisa muda de figura na hora.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2016, 12:50:38
Bom dia pessoal!

Tenho a Sigma art 35mm e adoro a qualidade óptica da mesma, porém em todos as avaliações que li, e das imagens que vi, a canon parece ser opticamente um pouco melhor, porém, segundo relatos, tem o AF muito mais consistente.

Quanto ao AF ser mais consistente, acho que depende muito mais do sistema de AF da câmera do que da lente em si. As Sigmas bem antigas tinham problemas mas isso foi resolvido ha anos.

A 18-35 que uso na Pentax crava 100% não erra nunca.
A 70/2.8 macro crava 100% na 5D, na 550D e na 7D

O ideal é ver a combinação câmera + lente para avaliar o AF, assim como o firmware de ambas.


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2016, 13:23:16
Pois tenho uma 5Dmkiii e a única lente na qual precisei usar o micro ajuste de foco foi para a 70-200 2.8ii.

A sigma tem um foco muito bom em ambiente bem iluminado. Com menos luz a taxa de acerto já dá uma caída.  Só vi um review na net (Dustin Abott)  comentando sobre taxa de acerto do AF dessas duas lentes. Usando num desfile, com pontos de foco laterais numa 5dmkiii, taxa de acerto para Canon 98%, sigma 65%. Como nunca fotografei nessas condições não teria como formar uma opinião a respeito. Uma cópia ruim da sigma talvez?

Talvez o pessoal que fotografa casamento em local com iluminação precária pudesse ter uma ideia melhor sobre isso. 

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2016, 20:24:09
Não sei Fabio. Tive muitas câmeras da Canon e um sem número de lentes. A coisa variava muito dependendo da combinação de lente + camera. Muitas vezes basta um ajuste no firmware para resolver um problemão, vide o caso das Fuji X100 e X-E1 que com o firmware original eram um horror no AF e depois ficaram espertissimas.

Depois que a Tamron e a Sigma passaram a usar motores piezoeletricos similares ao USM a coisa melhorou muito.

Não confio muito nos pontos de AF mais externos, geralmente uso os mais próximos do centro e se precisar eu cropo para recompor depois.

Quanto a cópia ruim, sim, pode acontecer. Uma outra coisa que as vezes acontece é sujeira acumulada por tras do espelho. Por tras? Sim, o espelho das EOS é semi transparente e por tras dele tem um defletor que desvia a imagem para o sensor de foco que fica na parte de baixo da caixa do espelho. Uma vez o da minha 5D estava completamente embaçado e o AF passou a errar mais.

pra vc ter uma ideia do que estou falando:



http://www.reikan.co.uk/focalweb/index.php/why/how-autofocus-works/


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2016, 21:28:55
Não costumo trocar as lentes em lugares empoeirados ou com muito vento, mas em 4 anos nunca limpei sensor, nem nada... Acho que vou procurar alguém para dar uma olhada nisso.

E o AF é influenciado por um sem número de variáveis, sei que nunca será 100% mas me preocupa a compatibilidade de toda lente de terceiro ao longo dos anos. Para a Canon fazer pequenos ajustes no firmware para prejudicar o desempenho principalmente dessas objetivas de alta qualidade não custa nada.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 28 de Agosto de 2016, 21:44:53
Não costumo trocar as lentes em lugares empoeirados ou com muito vento, mas em 4 anos nunca limpei sensor, nem nada... Acho que vou procurar alguém para dar uma olhada nisso.

E o AF é influenciado por um sem número de variáveis, sei que nunca será 100% mas me preocupa a compatibilidade de toda lente de terceiro ao longo dos anos. Para a Canon fazer pequenos ajustes no firmware para prejudicar o desempenho principalmente dessas objetivas de alta qualidade não custa nada.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk


As objetivas novas da Sigma, da série Global Vision, podem ser usadas com um acessório que permite o proprio usuário atualizar o firmware delas e tambem fazer qualquer microajuste de foco. Procure por Sigma USB dock.


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 28 de Agosto de 2016, 22:26:56

As objetivas novas da Sigma, da série Global Vision, podem ser usadas com um acessório que permite o proprio usuário atualizar o firmware delas e tambem fazer qualquer microajuste de foco. Procure por Sigma USB dock.
Eu tenho o Dock, usei para atualizar o firmware uma vez e depois não precisei mais.

Sent from my SM-N910C using Tapatalk

5D IV e alguns vidros