Autor Tópico: A estética é transformadora do discurso, não o conteúdo!  (Lida 1196 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Agosto de 2016, 14:33:11
"A estética é transformadora do discurso, não o conteúdo".

Esse pensamento é clássico, e a frase tomei emprestada da ilustre professora Simonetta Persichetti, pra bater um papo com os amigos.

Mas ai a gente passeia pelas fotografias de que exploram o sexo, os retratos femininos, a violência, o jornalismo... e outros... mas então??? O que vcs acham, dessa relação entre estética e conteúdo???

Esse pensamento é correto e absoluto??? O que vale mais a estética ou o conteúdo???

Qual a importância desta questão e o que vcs acham disso???


« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 14:36:43 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:43:33
Eu acho errada essa afirmação..  :assobi:
Mas quem sou eu pra achar, né? :shock:
Se analisarmos as fotos marcantes da história, em sua grande maioria, são momentos especiais que nem sempre foram retratados de forma esteticamente perfeita. Ainda assim foram capazes de suscitar algum tipo de discussão ou revisão de conceitos importantes para evolução da sociedade..
Então, em relação à fotografia, acredito que o click "na hora certa" é mais importante que o click feito "da maneira certa".


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2016, 15:33:56
"A estética é transformadora do discurso, não o conteúdo".

... mas então??? O que vcs acham, dessa relação entre estética e conteúdo???

Esse pensamento é correto e absoluto??? O que vale mais a estética ou o conteúdo???

Qual a importância desta questão e o que vcs acham disso???

Frase mais que certa. A estética transforma o conteúdo, modifica a percepção do expectador, altera a mensagem, passa uma impressão diferênte do que poderia ser em outra forma, estilo.

Quem sabe disso e sabe explorar isso tende a transmitir uma mensagem mais clara.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:59:10
Frase mais que certa. A estética transforma o conteúdo, modifica a percepção do expectador, altera a mensagem, passa uma impressão diferênte do que poderia ser em outra forma, estilo.

Quem sabe disso e sabe explorar isso tende a transmitir uma mensagem mais clara.

Concordo.
Por outro lado, nem todo mundo usa a estetica para transmitir uma mensagem mais clara, mas somente para seduzir a atencao do expectator, independente se o expectator se atentara ao conteudo ou nao. Ou ate mesmo se ha algum conteudo a ser explorado.

Acho que ja postei a foto de uma pagina que fala sobre platao. Quando ele aborda sobre arte ele nunca trata sobre beleza, e quando ele aborda sobre beleza ele nunca aborda sobre artes.

Entao volto a questao da corrupcao dos sentidos que tanto ja citei aqui, e que foi infinitamente debatido desde a grecia atiga ate os dias atuais.

O que importa nao eh a realidade em si, mas sim como percebemos a realidade. E diretamente platao e Cicero se referiam ao conteudo em relacao a estetica. O conteudo eh 1 mas a interpretacao que pode ser dado ao conteudo, de acordo como o conteudo eh apresentado, serao varios.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2016, 03:09:42
Voltando aqui. Eu introduzo o que falarei dizendo que nao sou nenhum professor em uma universidade importante, mas um mero palpiteiro em um forum virtual.


Ao que eu tenho a dizer. Eh dificil comentar uma citacao sem sabem do contexto da cotacao.

A citacao descontextualizada pode dar a entender algo que o autor nao quis dizer.

Em outras palavras, eh preciso saber do discurso de quem disse isso, para que saibemos se o conteudo que estamos abordando aqui eh o mesmo que o ou a altora abordou.

Ou se estamoa tratando de um discurso diferente baseaso na estetica da citacao.