Autor Tópico: Tratamento/Pós produção - Até que ponto é aceitável?  (Lida 9975 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 26 de Agosto de 2016, 19:45:44
Odeio e não tolero:



HDR extremo que faz o seus olhos doerem




Manipulação de imagens. Isso não é fotografia




Filtros de lomografia (cores erradas, balanço de branco incorreto, vinheta, light leaks). Na boa, se você quer que a sua foto saia toda cagada assim, compre uma câmera de filme velha, não converta o seu arquivo digital pra parecer o que não é. Uma coisa é você abraçar a simplicidade de uma câmera ruim e extrair boas imagens dela, outra completamente diferente é você tirar fotos com a sua Nikon D800 + 24-70 que custam um total de 15.000 reais, e depois manipular a foto pra parecer que foi feita por uma câmera de 40 anos de idade que custou 400 reais, tudo direto do conforto da sua poltrona como se você tivesse assumido vários riscos.





Pessoalmente não gosto (ou eu acho cliché, ou já estou de saco cheio porque todo mundo faz igual, ou simplesmente não entendo os motivos):




Baixo contraste e tons sépia pra simular alguns tipos de filme... novamente, compre uma câmera de filme e uns rolos de Kodak Portra se você quer esse estilo de imagem.




Querer remover todo tipo de ruído de uma imagem, até mesmo o ruído que não incomoda. Vejo muitas fotos plastificadas, sem nenhuma textura. Acho que o ruído só deve ser removido se for muito ruim, caso contrário, mantenha. Exemplos de fotos fantásticas que possuem um pouco de ruído:








(imagens do 365nus.com, tiradas com uma Nikon D750)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 26 de Agosto de 2016, 19:53:19
Pois é. Eu ainda não cheguei num padrão pro tratamento de minhas fotos e até fico curioso pra saber como os profissionais fazem porque tiram 2.000 fotos e tratam em lote.

Independente disso, cada foto minha sai com uma identidade distinta, mas eu acho bacana quando suas fotos tem uma identidade própria, isso eu acho bacana!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #47 Online: 26 de Agosto de 2016, 20:01:34
Eu ainda não cheguei num padrão pro tratamento de minhas fotos e até fico curioso pra saber como os profissionais fazem porque tiram 2.000 fotos e tratam em lote.

Eu, pessoalmente, tiro 2.000 fotos mas entrego umas 600 pros noivos... Eu faço um "preset" global para as fotos (o que dá a "minha cara às fotos") e depois vou passando uma a uma para pequenos ajustes.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 26 de Agosto de 2016, 20:02:14
Eu, pessoalmente, tiro 2.000 fotos mas entrego umas 600 pros noivos... Eu faço um "preset" global para as fotos (o que dá a "minha cara às fotos") e depois vou passando uma a uma para pequenos ajustes.

Legal! Sempre tive curiosidade!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #49 Online: 26 de Agosto de 2016, 20:57:32
Legal! Sempre tive curiosidade!

É o jeito que eu faço, né, acredito que cada profissional deva ter seu modo de trabalho...  :ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #50 Online: 26 de Agosto de 2016, 21:10:25
A foto é minha, é mexo como quiser. hahaha. Simples assim.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.892
    • Dilone Fotografia
Resposta #51 Online: 26 de Agosto de 2016, 21:22:50
Já fui encanado com isso mas hoje em dia acredito que edição faz parte do processo e o que realmente conta é o resultado final e nada mais. Caso contrário poderia considerar inválido o uso de câmeras que possuem recursos que as câmeras antigas não possuem? Novamente, para mim o resultado final é o que importa, se agrada ou não.

Assim como o bucephalus, não gosto de nenhum tipo de gênero de foto que ele citou, HDR forçados, manipulação surrealistas  (estas.algumas até tolero) e tratamento imitando filme, porém é meu gosto pessoal, se há público para este tipo de fotografia acho válido que pessoas utilizem deste recurso, mas continuarei não gostando. Afinal gosto é que nem braço  :assobi:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #52 Online: 26 de Agosto de 2016, 22:07:33
:ponder:

Manipulações surrealistas não são invenção da era digital. Já existiam na época do filme... é só pesquisar fotomontagem e dadaísmo, por exemplo.
Se alguém gosta do aspecto da foto como se fosse por filme, qual é o problema? Quem fotografa com filme tem dificuldade em achar um laboratório para revelar decentemente, especialmente se o filme for P&B. Por que não fazer emulação então?
Não existe certo ou errado nesse aspecto. Cada um faz do jeito que gosta e uns vão gostar e outros não. E tudo bem!
Mas falando em coisas que se curte ou não, não acho correto compartilhar fotos / textos ou qq coisa sem colocar os devidos créditos, mesmo que seja para ilustrar algo que se odeia.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #53 Online: 26 de Agosto de 2016, 22:43:48
@Bucephalus

Assino em baixo de tudo que foi citado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #54 Online: 26 de Agosto de 2016, 23:16:37
A foto é minha, é mexo como quiser. hahaha. Simples assim.

O debate não é esse na realidade.

É auto crítica. O que vc pensa sobre seu próprio trabalho. Até onde vc vai.

Vc realmente faz o que quiser com as suas fotos.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #55 Online: 26 de Agosto de 2016, 23:19:12
Aqui usei preset pesado de filme... só não usei granulado artificial mas o Vsco foi muito bem usado  :o



vcs falaram q não gostam de pós produção q simulam filmes. Eu curti esse resultado  :ponder:

outro preset da VSCO. Outro tipo de filme que usei:



« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 23:21:05 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 26 de Agosto de 2016, 23:25:43
Aqui usei preset pesado de filme... só não usei granulado artificial mas o Vsco foi muito bem usado  :o



vcs falaram q não gostam de pós produção q simulam filmes. Eu curti esse resultado  :ponder:

outro preset da VSCO. Outro tipo de filme que usei:



Nunca usei os presets...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #57 Online: 26 de Agosto de 2016, 23:28:56
Nunca usei os presets...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

E? (com todo o respeito. Senti que ficou pela metade pq não consegui interpretar a resposta)
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 26 de Agosto de 2016, 23:31:08
E? (com todo o respeito. Senti que ficou pela metade pq não consegui interpretar a resposta)

Eu apertei aqui sem querer e tava resolvendo uma coisa aqui... Foi mal.

Eu nunca usei os presets do VSCO, acho eles bacanas, mas eu tava querendo descobrir algum ajuste meu, só ainda não consegui isso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #59 Online: 26 de Agosto de 2016, 23:35:13
Eu apertei aqui sem querer e tava resolvendo uma coisa aqui... Foi mal.

Eu nunca usei os presets do VSCO, acho eles bacanas, mas eu tava querendo descobrir algum ajuste meu, só ainda não consegui isso.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

vc pode explorar uma gama de filmes que eles oferecem (Tem centenas e centenas)

Acha um que lhe agrada que ele mostra o que foi mudado nos settings. Ele não tira a pós produção do nada. Ele regula as próprias ferramentas do seu programa então vc vai ver tudo que foi mexido pra chegar num determinado resultado.

Aí vc pode tentar fazer manualmente e dar seus "temperos" pessoais pra ficar mais autêntico. Talvez a ferramenta lhe ajude neste sentido.

Ou pegar uma imagem legal e tentar no chutômetro. Hoje em dia eu consigo fazer isso. Já trilhei pelo caminho "full Manual" do photoshop. Cansei e resolvi terceirizar a parte grossa da brincadeira, tendo que dar só ajustes finos pra finalizar
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 23:35:36 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com