Autor Tópico: Tratamento/Pós produção - Até que ponto é aceitável?  (Lida 9827 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 26 de Agosto de 2016, 14:42:46
Vocês possuem algum limite nessa questão? Qual é a linha que vcs não ultrapassam em um tratamento de imagem? Ou vale tudo?

Obs. Não vamos falar do campo profissional. "Vou fazer o que for possível pra vender" "ta na moda e vende". Vamos deixar esse pequeno detalhe de lado. Não vamos nos limitar na conversa pq vc faz assim e assado no seu trabalho. Vamos discutir o seu gosto pessoal/particular. Não o lado comercial!

A cada ano que passa eu tenho "agredido" cada vez menos as minhas fotografias. Se já nem recortava e colava objetos não existentes originalmente nas imagens, agora nem filtro pesado tenho usado tanto. Ainda acho meu tratamentos um pouco pesados. Um colega meu já me alertou isso anos atrás que tinha mão pesada (Alguns devem conhecer. É o Paulo Varella da Arte|Ref e photoarts). Disse que eu não precisava disso (hoje eu concordo. na época fiquei chateado).

É uma tendência pessoal. Tenho usado apenas o vsco e mesmo com esse plugin eu retiro parte dos efeitos pra ficar mais leve.

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:47:15
Eu ainda não tenho um formato ideal, experimento muito, mas basicamente ajusto defeitos de fotografia nas minhas fotos, pois ainda não fotografo muito bem, sim, eu erro bastante. Muitas vezes pra não perder uma foto por ter errado a fotometria eu ajusto, mas minha meta é conseguir ajustar minha câmera de modo que a foto retirada dalí se pudesse ser apenas em JPEG, seria.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:47:23
Um exemplo meu:

2012



2014
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:52:12
Eu ainda não tenho um formato ideal, experimento muito, mas basicamente ajusto defeitos de fotografia nas minhas fotos, pois ainda não fotografo muito bem, sim, eu erro bastante. Muitas vezes pra não perder uma foto por ter errado a fotometria eu ajusto, mas minha meta é conseguir ajustar minha câmera de modo que a foto retirada dalí se pudesse ser apenas em JPEG, seria.

aí vc ta sendo mais purista. Já bastando uma boa fotometria, vc já fica contente com isso.

É que nem sempre o que a gente vê na câmera consegue captar com fidelidade, não importa o quão boa ela seja. O dynamic range das câmeras atuais ainda são muito limitadas se comparada aos nossos olhos. Fotos em HDR ainda dependem muito da pós produção pra ficarem boas.

Não vejo demérito em usar tratamento. Não preciso nem usar a desculpa de que na época dos filmes era feito em laboratórios e blablabla. Todos estão carecas de saber dessa história hehe

Além do mais, eu gosto de pensar que podemos dar um "empurrãozinho" pra imagem brilhar. O que tenho evitado é mexer demais. A ponto de alterar o aspecto original da foto como mostrei no exemplo
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 14:54:23 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:52:19
Eu particularmente não gosto de tratamentos forçados.. Tenho uma tendência a tentar deixar todas as minhas fotos com aspecto mais natural possível. Sei que pode ser um erro/deficiência minha. Mas eu realmente não curto nada aqueles tratamentos lavados que muito tem se usado em books de casais, por exemplo.
PS. Isso não quer dizer que não trate as fotos. Bem pelo contrário. Trato TODAS as minhas fotos, corto, mudo formato, faço tudo no Lightroom...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 14:54:10 por nandoespinosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:53:49
aí vc ta sendo mais purista. Já bastando uma boa fotometria, vc já fica contente com isso.

É que nem sempre o que a gente vê a câmera consegue captar com fidelidade, não importa o quão boa ela seja. O dynamic range das câmeras atuais ainda são muito limitadas se comparada aos nossos olhos. Fotos em HDR ainda dependem muito da pós produção pra ficarem boas.

Não vejo demérito em usar tratamento. Não preciso nem usar a desculpa de que na época dos filmes era feito em laboratórios e blablabla. Todos estão carecas de saber dessa história hehe


Não é isso. É claro que sempre quero ajustar, mas minha meta é essa, pode ser que as câmeras evoluam até lá, ou não, mas eu quero sempre mexer o mínimo possível numa foto.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:55:09
Muita gente não curtiu essa foto aqui:


Postal do Mirante Dona Marta by Carlos C. Sosa, on Flickr


Mas eu não mexi em nada nela a não ser um pouco de clarity, sharpening e luminance.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 14:55:32 por cfcsosa »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:57:11
Eu particularmente não gosto de tratamentos forçados.. Tenho uma tendência a tentar deixar todas as minhas fotos com aspecto mais natural possível. Sei que pode ser um erro/deficiência minha. Mas eu realmente não curto nada aqueles tratamentos lavados que muito tem se usado em books de casais, por exemplo.
PS. Isso não quer dizer que não trate as fotos. Bem pelo contrário. Trato TODAS as minhas fotos, corto, mudo formato, faço tudo no Lightroom...

É o que falei pro sosa. Não vejo demérito em fazer tratamento. Ela é essencial pra foto brilhar. Sempre tem algo pra mexer/reparar.

Não tem problema nenhum os outros fazerem o que querem com suas imagens. Eu pessoalmente tenho feito menos por me agradar mais. Menos é mais, como diria o Fogaça  :hysterical:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:57:36
Todo tratamento que faço é com o objetivo de deixar a cena o mais parecida com a realidade no momento que foi tirada.
Ajustes básicos como curvas, correção de cores, nitidez, ruido, etc. fazem parte disso.

Evito a todo custo HDR e outros efeitos.


No exemplo do Lee, dificilmente o céu em Belém é verde, e acho que o ajuste de temperatura de cor foi bem correto. Conheço bem o local assim como as suas cores.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 14:59:42 por AFShalders »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:57:46
Muita gente não curtiu essa foto aqui:
É uma boa foto... Mas poderia ser espetacular se tivesse um tratamento especial..
É como o Lee colocou. Não é demérito tratar, tampouco trunfo não fazer.
Acho até meio desleixo postar uma foto e colocar "sem tratamento" ou "direto da câmera". Qual o benefício disso? :ponder:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2016, 14:58:14
Eu virei um cara despudorado, sou a favor de qualquer tipo de tratamento até os ditos mais "pesados", inclusive modifico elementos da cena clonando partes e apagando as distrações, modifico a iluminação ou qualquer outra coisa que eu achar necessário para ficar mais dramático, ou interessante, ou para destacar um assunto, etc e tal...

Penso que vivemos o momento da fotografia de pós-produção, eu aderi à esse conceito.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2016, 15:00:19
É uma boa foto... Mas poderia ser espetacular se tivesse um tratamento especial..
É como o Lee colocou. Não é demérito tratar, tampouco trunfo não fazer.
Acho até meio desleixo postar uma foto e colocar "sem tratamento" ou "direto da câmera". Qual o benefício disso? :ponder:


Eu concordo que se eu tivesse "photoshopado" o céu ou anda colorido muita coisa alí ficaria linda, mas qual a graça disso? o que mais tem na internet são fotografias como esta aqui:


Visual echo by Aleš87, on Flickr


Alguém duvida que não rolou uma puxada pro roxo aí ? Quem já viu paisagens sabe que isso não rola nessa foto aí...


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2016, 15:00:35
Muita gente não curtiu essa foto aqui:


Postal do Mirante Dona Marta by Carlos C. Sosa, on Flickr


Mas eu não mexi em nada nela a não ser um pouco de clarity, sharpening e luminance.

o céu estava realmente lilás? Uma coisa tbm é tirar foto com WB errado e sair com alteração direto da câmera. Aí não adianta dizer que mexeu pouco. Nesse caso, até deveria ter mexido mais pra se assemelhar mais com o que seus olhos viram naquele momento.

Não é so sobre tratamento nesse caso. Eu parti do pressuposto de que a imagem estava "neutra"
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2016, 15:03:25
o céu estava realmente lilás? Uma coisa tbm é tirar foto com WB errado e sair com alteração direto da câmera. Aí não adianta dizer que mexeu pouco. Nesse caso, até deveria ter mexido mais pra se assemelhar mais com o que seus olhos viram naquele momento.

Não é so sobre tratamento nesse caso. Eu parti do pressuposto de que a imagem estava "neutra"


Eu abri essa foto no Control One e fiz apenas os ajustes mencionados. Não está lilás, está azul aqui pra mim...  :ponder:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2016, 15:04:43
Alguém duvida que não rolou uma puxada pro roxo aí ? Quem já viu paisagens sabe que isso não rola nessa foto aí...
Nem 8, nem 80..
O tratamento, como disse antes, pra mim, serve pra tentar tornar "mais natural", não mais espetacular..

PS.: Lá vem o Lee com a serra elétrica na mão...  :fight: :no: :fight: :no: :fight: :no: