Autor Tópico: Fotografia newborn - preços e práticas  (Lida 2381 vezes)

PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Agosto de 2016, 15:32:22
Então,

Meu filho irá nascer em setembro e minha esposa e eu gostaríamos de contratar um serviço de fotografia newborn na minha cidade.

Penso que a fotografia newborn é um momento importante para uma família e que provavelmente não irá se repetir, com isto em conta e com a pouca experiência que tenho na área fui procurar fotógrafos em minha cidade que realizam este tipo de trabalho com o mínimo de qualidade e já aproveitei para orçar as fotos de gestante no serviço.

Em todos estúdios que visitei vejo que a prática de mercado é a mesma, oferecendo pacotes com um fotolivro, algumas fotos avulsas, chaveiros, mini albúns, e outros badulaques que para mim não tem relevância alguma.
percebi que em nenhum pacote oferecido em primeira mão os arquivos RAW são entregues. e fiquei muito $%$#% com isso, expliquei para todos que conversei que é um momento importante e mesmo tendo o fotolivro não há garantia que ele dure para sempre, posso perdê-lo em uma mudança por exemplo, e se for depois de 20 anos nem mesmo quem  tirou a foto terá guardado o arquivo RAW.
parace que os fotógrafos de hoje em dia são vendedores de álbum e só se importam com o produto final e esquecem  que são prestadores de serviço. poxa se eu pago pela foto é meu direito tê-la no arquivo original. é a mesma coisa que ir em um cartório, pagar por um documento e receber apenas um xerox.

comentei este aspecto com os 3 estúdios que visitei, sendo que em um deles a fotógrafa falou que em hipótese alguma me entregaria o raw junto com as impressas, inclusive ela tentou me conversar, falando que " não usa raw pois a iluminação do estúdio é tão controlada e a composição planejada que não precisa pós produção".
dei risada quando sai da loja, e o pior de tudo é que as melhores fotos eram deste estúdio mesmo.

em outro estúdio conversei apenas com a atendente que me mostrou o portfólio e os pacotes apenas, no dia seguinte conversei com o fotógrafo que aceitou me entregar os RAW das fotos que seriam impressas.

no último que visitei também falei apenas com a vendedora e posteriormente a fotógrafa me respondeu que queria R$15,00 adicionais por cada foto entregue em raw.

segue a lista de orçamentos


1° estúdio:

ensaio 01: 1 álbum  20x30 com 20 imagens em 13 laminas com caixa, 6 cartoes 13x18, 2 chaveiro; r$1388

ensaio 02: 1 álbum  25x25 com 25 imagens em 15 laminas em maleta, 1 album de bolsa, 6 cartoes 13x18, 4 impressos 20x25, cd com jpg baixa e marca d'agua, 2 chaveiros  ; r$1688

ensaio 03: 18 impressas 20x30 r$996

sendo que é o estudio mais "conhecido", não faria fotos de gestante , apenas newborn e não entregaria raw.


2° estudio:

 Ensaio Gestante:
impressas 20x25= R$20,00 cada + R$20,00 cada arquivo RAW
impressas 15x21= R$13,00 cada + R$20,00 cada arquivo RAW
acompanhava jpg em baixa e tinha que imprimir no mínimo 25 fotos. se fosse somente o raw sem imprimir sairia 30,00 cada

Ensaio Newborn:
foto livro no tamanho 25x50 (aberto) com 25 imagens em 10 laminas, cd com jpg em baixa e marca d'agua, impresso em 50x75 = R$1950,00, arquivo RAW acrescenta mais R$ 30,00 por fotografia, das já impressas.

3° estúdio

30 imagens impressas de gestante, 30 imagens impressas de newborn, entrega todos raw que forem impressos r$1850.


resumindo, quanto mais conhecido o fotógrafo pior fica de negociar, no pior caso teria um album com fotografias de qualidade e rezar muito para durar a vida inteira, no outro teria que desembolsar 1125 a mais para ter as raw das fotos que eu ja estou pagando e no último caso teria fotos abaixo da minha expectativa de qualidade, porém teria a segurança de ganhar o negativo digital.

a pergunta para quem vive disto aqui no fórum, isto é uma prática comum ou o fim de mundo em que vivo é uma exceção? mais comentários e opiniões são super bem vindos!
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 15:33:25 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:09:50
Até onde eu sei é uma prática EXTREMAMENTE comum.
Tenho contato com alguns fotógrafos de casamento realmente TOPs e nenhum deles entrega RAW (mas vários deles mantém em backup pra sempre, não apagam nunca).

Desse ponto de vista, vc não está contratando apenas um cara pra clicar e te entregar fotos, vc tá contratando ele pelo resultado que ele vai te dar, pela bagagem de conhecimento de mundo e conhecimento técnico que ele vai usar pra te entregar o resultado, e esse resultado é um conjunto de coisas desde a venda, a hora dos cliques, a pós, o álbum e o pós venda. Entregar o RAW pro cliente não faz sentido nesse contexto.

Edit: um outro argumento que um colega meu colocou uma vez, o RAW não é um produto final, e os fotógrafos entregam produtos finais. Por isso não faz sentido entregar o raw.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 16:15:33 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:12:14
Quando contratei fotógrafos eles sempre me entregaram as fotos TRATADAS no fim. Em JPEG obviamente.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 16:12:32 por cfcsosa »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:17:09
A não entrega do arquivo RAW é muito simples de explicar: o trabalho do fotógrafo não é o RAW e sim a imagem pronta.
Se ele te entregar o RAW está assumindo a TUA interferência em seu trabalho.. E não é isso que você contrata.
Já conheci alguns fotógrafos que nem usam o RAW.. E a justificativa é essa mesmo.. A iluminação é tão bem pensada e feita que não precisa do RAW. Faz em jpg mesmo e depois dá uma tratada nos detalhes.

Fazendo uma analogia na minha área: é o mesmo que vender uma vacina. Não é correto. O correto é o veterinário vacinar o cão.. Para garantir que o resultado da vacina será o melhor possível.

Cara.. desencana de pedir o RAW. Se a sua preocupação é com o armazenamento, guarde o JPG e terá as imagens por quanto tempo quiser.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:33:25

Cara.. desencana de pedir o RAW. Se a sua preocupação é com o armazenamento, guarde o JPG e terá as imagens por quanto tempo quiser.

o legal vai ser olhar a foto 800x600 numa tv 4k.

se me entregassem o jpg com resolução original sem marca d'agua até seria aceitavel
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 16:35:00 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:37:18
o legal vai ser olhar a foto 800x600 numa tv 4k

AUhauh aí tbm não, só se o fotógrafo for mto porco  :hysterical:
Eu, por exemplo, entrego as baixas em 1080px e as altas em uns 10 megapixels
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:48:56
eu já até planejei o meu tbm. Vou eu mesmo tirar hehe. Não gosto de aparecer na foto. Só fico confortável por trás da câmera  :assobi:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:50:36
Se não der em RAW pede em TIFF  :assobi:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2016, 16:56:39
Se não der em RAW pede em TIFF  :assobi:

apenas um aceitou entregar em alta resolução independente do formato, os outros só em jpg baixa ou mais 15 por arquivo de alta, fico me imaginando imprimir novamente o fotolivro com estes arquivos....

até da vontade de tirar por conta, mas no meu caso não tenho equipo nem experiência nessa área, e como o prazo é curto...
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2016, 17:34:27
Eu tbm não entregaria RAW. Pelo menos não pra qualquer um se trabalhasse com isso

Ele é tipo um blueprint. Base original. Fora que ta no contrato normalmente q ele não disponibiliza. Não tem muito o que fazer


Mas não entregar alternativas com resolução máxima eu já acho sacanagem. Se a foto tem 21mp eu entrego em 21mp se não tiver cropado na edição.

E não é jpeg fajuto de 2-3mb. É na qualidade máxima. Dá entorno de 12-15mb POR arquivo .jpg numa resolução de 20mp
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 17:35:40 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2016, 17:50:24
Eu tbm não entregaria RAW. Pelo menos não pra qualquer um se trabalhasse com isso

Ele é tipo um blueprint. Base original. Fora que ta no contrato normalmente q ele não disponibiliza. Não tem muito o que fazer


Mas não entregar alternativas com resolução máxima eu já acho sacanagem. Se a foto tem 21mp eu entrego em 21mp se não tiver cropado na edição.

E não é jpeg fajuto de 2-3mb. É na qualidade máxima. Dá entorno de 12-15mb POR arquivo .jpg numa resolução de 20mp

desta forma é totalmente aceitável, visto que minha preocupação é com reimpressão e não edição. se recebesse o arquivo em resolução original conseguiria imprimir em qualquer formato
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2016, 18:43:39
Cara, ninguém entrega RAW.

JPG em alta eu acho bem comum hoje em dia.

Fotografia é um ramo que ainda falta muita ética e respeito ao direito dos consumidores.
Concordo com você que fotógrafos são prestadores de serviço e não vendedores de álbum.
Isso configura venda casada fácil fácil.
Sem contar o lance do arquivamento, muito mai seguro no meio digital, e com certeza nenhum fotografo vai manter backups por 30 anos.
E mesmo que mantenha, um dia ele vai morrer e ai não temos mais garantia nenhuma que os herdeiros vão cuidar desse passivo.

Muitos fazem isso por ignorância, não sabem precificar seu trabalho, e pegam o custo do álbum, multiplicam por um valor X e ai tem o valor do ensaio.
Quando se pede sem álbum ficam perdidos.
Acho muita má fé não entrega os digitais nem quando se compra o álbum.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2016, 21:49:42
Cara, ninguém entrega RAW.

JPG em alta eu acho bem comum hoje em dia.

Fotografia é um ramo que ainda falta muita ética e respeito ao direito dos consumidores.
Concordo com você que fotógrafos são prestadores de serviço e não vendedores de álbum.
Isso configura venda casada fácil fácil.
Sem contar o lance do arquivamento, muito mai seguro no meio digital, e com certeza nenhum fotografo vai manter backups por 30 anos.
E mesmo que mantenha, um dia ele vai morrer e ai não temos mais garantia nenhuma que os herdeiros vão cuidar desse passivo.

Muitos fazem isso por ignorância, não sabem precificar seu trabalho, e pegam o custo do álbum, multiplicam por um valor X e ai tem o valor do ensaio.
Quando se pede sem álbum ficam perdidos.
Acho muita má fé não entrega os digitais nem quando se compra o álbum.

o pior de tudo é que não pedi somente digital, apenas falei que como eu vou pagar pelo álbum, todas fotos que forem impressas nele são minhas e portanto quero o negativo.
imagina se todas pessoas que tem um fusca hoje dependessem da VW para fazer cópias de chave, não tinha nenhum rodando...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2016, 21:52:11 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2016, 21:53:28
O raw não acho correto entregar não... eu não entregaria, pois não é o produto final.. porém o jpg em alta não vejo problema, até acho estranho se negarem a entregar (mesmo pagando mais por isso).


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2016, 20:00:20
Pra falar a verdade nunca vi não oferecerem jpg em alta.
Aqui em SP, o que acontece e que eles te entregam as fotos em baixa com marca d'agua unicamente pra internet. Porem você também recebe as fotos sem marca d'agua e em alta resolução.
Agora a questão dos arquivos em .raw, foi oque os colegas já comentaram, nenhum fotografo entrega..... por diversos motivos.
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D