Autor Tópico: Manipulação/Montagem pode ser considerado fotografia?  (Lida 5993 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2016, 11:47:10
Pegue por exemplo, os famosos quadros que Andy Warhol fez usando imagems de estrelas do cinema americano.

Todos os quadros usam fotografia como materia prima. Mas por outro lado, ninguem chama tais quadros de fotografia pq a tecnica de manipulacao das imagens que ele usou tem outro nome.

Mas se a tecnica que ele usou fosse feita no computador, seria entao fotografia? De minha parte eu chamaria de arte digital e nao fotografia.

Igual colagem, quando vc ve uma feita com imagens recortadas de varias foros e coladas com cola sobre um papel, vcs chamam de foto? Acho que nonguem chamaria de fotografia. Mas se for feito no computador entao eh fotografia? Ou colagem digital?


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2016, 11:47:39
Em fotomontagem você também não transforma uma mídia em outra. São fotografias misturadas virando... uma fotografia! Aliás, não entendi o que quis dizer com isso...
Em ambas as situações, HDR e montagem, pegam-se várias fotos para formar uma final, com objetivos e resultados diferentes, mas o meio é o mesmo.
Acho que é montagem / colagem sim, mas continuo achando que é fotografia e não arte digital.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2016, 14:28:34
Em fotomontagem você também não transforma uma mídia em outra. São fotografias misturadas virando... uma fotografia! Aliás, não entendi o que quis dizer com isso...
Em ambas as situações, HDR e montagem, pegam-se várias fotos para formar uma final, com objetivos e resultados diferentes, mas o meio é o mesmo.
Acho que é montagem / colagem sim, mas continuo achando que é fotografia e não arte digital.

Eu tambem nao considero colagem/montagem arte digital. Para mim sao duas coisas diferentes.

Explicando melhor o que eu disse acima, colagem nao eh uma foto. Ninguem olha para uma colagem e diz "que bela foto", assim como ninguem chama colagem de fotografia. Mas por algum motivo, chamam colagem digital de fotografia.

A diferenca entre colagem e HDR eh que na promeira, se pega elementos de varias fotos diferentes para formar uma imagem nova e distinta das imagens originarias. Ja na segunda, se pega 3 imagens da mesma foto para, nao para criar uma imagem nova, mas para aumentar a escala dinamica da imagem em questao. O mesmo principio da imagem 3d.

Ja dupla exposicao, eh juntar duas imagens em uma, nao elementos distintos de cada foto, mas duas fotos e juntar as duas para se ver em uma unica inagem.

Se bem que o que muitos chamam de dupla explosicao digital esta mais para arte digital do que fotografia, na minha opiniao.

Em resumo, fotografia eh fotografia quando a foto eh o produto final. Mas nao eh fotografia quando a foto eh somente uma materia prima para se criar algo distinto em outra midia.

Colagem nao eh fotografia eu diria.
Colagem sao varios elementos de diferentes fotografias que formam uma colagem. E ao qual considero uma outra arte.

Assim como pegar palavras e fases de diferentes textos, recortar e colar para criar um texto novo, eh uma outra arte distinta da escrita.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 28 de Agosto de 2016, 14:59:44
Alias Pri, a segunda palavra do seu post ja diz "fotomontagem", que significa montagem com fotografia. Sendo a montagem a arte e a fotografia a materia prima.

Quando eu ouco alguem falar que montagem eh fotografia, para mim eh como ouvir que ganco eh pato, que lobo eh cachorro e que tigre eh gato.

Fotografia para mim eh o que se obtem no ato de fotografar (obter ou criar imagem com luz). Obter ou criar imagem com atravez de outra pratica para mim nao eh outro nome.

Por isso que os quadros de Warhol nao sao chamados de fotografia e nem de pintura, por mais que a materia prima tenha sido fotografia.

Mas se Warhol tivesse feito no computador, por algum motivo estariam chamando de fotografia.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 28 de Agosto de 2016, 16:32:22
"Ja na segunda, se pega 3 imagens da mesma foto para, nao para criar uma imagem nova"

Não. No HDR se pegam 3 fotos da mesma imagem/lugar/tema... faz 3, 5, 10 fotografias para depois mesclá-las e nisso é igual a montagem, mas com resultados e propósitos distintos.
Comentei antes que concordo que seja colagem, mas como no exemplo que coloquei antes (fazia união de negativos para fazer a revelação) ainda acho que o resultado final é uma fotografia... posso achar que sejam as 2 coisas?  :ponder:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 28 de Agosto de 2016, 18:46:33
"Ja na segunda, se pega 3 imagens da mesma foto para, nao para criar uma imagem nova"

Não. No HDR se pegam 3 fotos da mesma imagem/lugar/tema... faz 3, 5, 10 fotografias para depois mesclá-las e nisso é igual a montagem, mas com resultados e propósitos distintos.
Comentei antes que concordo que seja colagem, mas como no exemplo que coloquei antes (fazia união de negativos para fazer a revelação) ainda acho que o resultado final é uma fotografia... posso achar que sejam as 2 coisas?  :ponder:

Nao eh montagem.
Da mesma forma que ajustar contraste, claridade, etc nao sao montagens. Eh apenas da a imagem mais escala dinamica, mostrando mais informacoes nas areas escuras e claras da imagem.

Ajuste de contraste tambem altera a escala dinamica.

Com HDR nao esta se criando ou alterando nada que nao faca parte da cena original ou imagem original, e nem implantando nada que seja alheio a cena e imagem original.

Igual quando vc altera o contraste e exposicao do aquivo raw em pos edicao. Ou igual quando se usa filtros de contraste e papeis de diferentes tipos na impressao tradicional.

Por outro lado, tem muita gente que chama o que faz de HDR mas que nao eh. Fazendo photoshop na imagem e nao juntando diferentes versoes de exposicao da imagem para obter maior escala dinamica.

Dupla exposicao a mesma coisa. Por mais que que use duas imagens distintas, esta apenas juntando duas fotos para ser vizualizado como 1 foto.

Eh diferente de pegar elementos de uma foto para subistituir os elementos de outra foto e criar algo alheio a ambas as fotos.

E de novo, tem muita gente que chama de dupla exposicao o que na verdade eh arte digital.


Assim como muita gente chama as fotos em seu computador de foto analogica. Mas na verdade foto analogica eh somente as impresas tradicionalmente a luz. Uma vez digitalizado passa a ser foto digital, por mais que a foto originalmente tenha sido criado analogicamente.

Nao que os termos e nomes precisos facam diferenca no dia a dia e para as pessoas em geral.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2016, 16:55:26
Mais um assunto polêmico, mas com certeza uma discussão que pode agregar, só pela leitura de tão diferentes opiniões.

Montagem: Eu particularmente não gosto, não faço nada que altere a composição da cena, de modo que se vc ver o arquivo RAW de todas as minhas fotos irá perceber que apenas trabalhei tonalidades, luzes, sombras, destaquei elementos que queria que chamassem a atenção, ou trabalhei para que a cena se igualasse ao máximo com o momento testemunhado, como no caso de fotos com a lua, em que sim, as vezes faço uma substituição da mesma trabalhando com BKT .

Acho que os exemplos citados em links são algo bem extremo, de adulteração visivel imediatamente, o que admiro se bem feito, mas não quero para mim.

Se é foto, se é montagem, se é pintura digital, isso eu não sei, só sei que tudo o que envolve a fotografia e o seu "fazer" pode ter um caráter duvidoso mesmo na midia gerada pela camera, e ficar longe da realidade que vemos com os nossos olhos, como longas exposições, light paintigs, duplas exposições, desfoques de fundo ou até o preto e branco.

Em se tratando de digital os limites quase não existem, e ai fica por conta de cada um, e que vc seja feliz.

Em minha santa ignorância, sem querer dizer se é certo, errado, bom ou ruim, gosto de fazer o meu trabalho nos moldes do que se considera aceitável em um concurso, ou seja, que se equipare com o arquivo RAW, apenas com ajustes que não descaracterizem a cena.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2016, 19:31:51
Reanimando a discussão porque eu me deparei com essa notícia bem relevante:


Competição fotográfica australiana "Foi tomada por manipuladores", critica fotógrafo profissional

http://petapixel.com/2016/09/07/australian-photo-contest-hijacked-manipulators-top-photog-says/


O cara reclamou que a maioria das imagens premiadas eram manipulações/montagens, e a "fotografia" do ano foi essa:







A ilustração é bem legal e demonstra muito talento da artista, mas é aquela velha discussão: isso não é fotografia. Acho meio triste como essas montagens estão tomando conta do meio fotográfico e distorcendo a percepção do que é uma foto, provavelmente rebaixando as fotografias reais para um escalão abaixo de qualidade aos olhos de muitos.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2016, 00:37:30
é. Ta bem longe de ser fotografia

isso não quer dizer tbm que é "menos". Tbm não quer dizer que não é arte muito menos que não tenha conteúdo (ou que seja mais fraca). Longe disso. Só não é fotografia. Só isso.

E tem gente que se dói muito por isso
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2016, 08:02:16
é. Ta bem longe de ser fotografia

isso não quer dizer tbm que é "menos". Tbm não quer dizer que não é arte muito menos que não tenha conteúdo (ou que seja mais fraca). Longe disso. Só não é fotografia. Só isso.

E tem gente que se dói muito por isso

Mas tem que se doer oras. Levou o primeiro lugar como "fotografia do ano", sem ser.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2016, 10:18:28
É uma questão de termos e conceitos mal empregados.

Toda foto é uma imagem, mas nem toda imagem é uma foto.

Ver as definições pra imagem (https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem) e foto (https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia)

Outros termos mal empregados são tratamento, edição e manipulação, que se confundem e dão margem pra especulações:
https://estudiofotografico.wordpress.com/2013/03/12/tratamento-edicao-e-manipulacao/

Respondendo, montagem não é uma foto. Montagem é uma imagem.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2016, 10:45:06
E jogando para o ar o questionamento: isso realmente importa? Se o resultado final for interessante, o que importa que nome tem?


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2016, 15:18:36
E jogando para o ar o questionamento: isso realmente importa? Se o resultado final for interessante, o que importa que nome tem?

E porque não importa? Parece um argumento defensivo de uma pessoa que se sente ofendida por não considerarem fotografia o que vc considera como fotografia.

Se não importa, então vc não se importa se não considerarmos a montagem acima uma fotografia, certo?

Se o resultado é interessante, relevante ou importante são outros quinhentos. Vc ta querendo justificar através do valor da obra pra dar rótulos. Não é essa a lógica certa a ser seguida.

É o que falei lá atrás. Não é pq não consideramos como fotografia que ela não pode ser considerada arte. Não é pra levar como ofensa

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #28 Online: 08 de Setembro de 2016, 15:21:08
Mas tem que se doer oras. Levou o primeiro lugar como "fotografia do ano", sem ser.

"se doer" me referi às pessoas que acham que montagem é fotografia e reclamam quando alguém diz que não é
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #29 Online: 08 de Setembro de 2016, 18:12:30
E porque não importa? Parece um argumento defensivo de uma pessoa que se sente ofendida por não considerarem fotografia o que vc considera como fotografia.

Se não importa, então vc não se importa se não considerarmos a montagem acima uma fotografia, certo?

Se o resultado é interessante, relevante ou importante são outros quinhentos. Vc ta querendo justificar através do valor da obra pra dar rótulos. Não é essa a lógica certa a ser seguida.

É o que falei lá atrás. Não é pq não consideramos como fotografia que ela não pode ser considerada arte. Não é pra levar como ofensa

:shock:
Ixi! Parece que quem se sentiu ofendido com meu comentário no seu tópico foi você. Não vou ficar ofendida por não concordarem com algo que coloco, mesmo achando que estão dando muita importância para isso. Sim, é montagem. Sim, estava nas regras do concurso e na categoria própria para isso. Pessoalmente, preferi outras fotos a essa arte, mas o júri achou diferente. E minha opinião não importa, pois não procuro por isso...  :ok: