Autor Tópico: Problemas com radio YN 622C  (Lida 15038 vezes)

Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 03 de Setembro de 2016, 22:30:51
Rapaz... Olha, esses rádios da Yongnuo são bons, honestos, mas são super enjoados.

1 - Baterias sempre muito bem carregadas, por causa disso já experimentei três situações:
 
  O "clássico" não disparar";
  O TTL ficando completamente louco;
  Cortando frame do canal SS, mesmo dentro do período de Sync da câmera.

2 - Como é um produto chinês, e a qualidade de construção não é "o forte", logo os pinos de contato não me parecem ser de um material muito resistente à oxidação, também já tive problemas por conta da falta de contatos da sapata:

  O sistema não passava a operar em Auto FP, a câmera não passava de 1/250 por incrível que pareça, mesmo funcionando corretamente em TTL;
  Inconsistências de WB, normalmente acompanhadas de inconsistências de leitura (a câmera deixa de reconhecer o flash e ajusta o WB apenas para o ambiente - as fotos saem puxando para o rosa), sempre para a superexposição (Isso também acontece nos dedicados SB-800 e SB-900 usados diretamente em cima da sapata)

Bem, para a situação 1 a solução é óbvia: Tenho sempre mais um par de pilhas carregadas para cada rádio que pretendo usar, nem que sejam algumas Duracell (como backup é uma barganha).

Para a situação 2 eu sempre tenho "Limpa contatos" (ATENÇÃO: não é WD, White Lub nem nenhum outro tipo de óleo sob pressão). "Limpa contatos" é um produto à base de álcool isopropílico (evapora e seca rápido) e solventes que limpam áreas metálicas sem precisar de abrasão. Estou sempre aplicando nos contatos dos rádios, na sapata da câmera e para quem está com problema nos controles de abertura e velocidade também dá para dar um "Jatinho" (não é para afogar a câmera) limpa a gordura do uso, das poeiras, dos ambientes com muitos elementos em suspensão, mas não faz milagre em alguns momentos vai precisar da ajuda de um cotonete (nunca bombril).

Bem, voltando aos transceivers, eu gostaria muito de "aprender a utilizá-los" como TX controlando remotamente a compensação do TTL porque nem o 622N-TX nem o Profoto Air remote TTL possuem uma sapata "by pass", o que permitira usar um em cima do outro e empregar dois sistemas diferentes sem grandes complicações nem equipamentos complementares (mais coisas para carregar, mais coisas para esquecer, mais peso para segurar, mais coisas para dar defeito e mais um elemento para eliminar).

e

Mas também não tenho peito de meter a cara, principalmente porque eles não possuem um método para indicar se estou usando 0EV de compensação, -1 ou +3... o manual manda resetar o transceiver para ter certeza de que voltou para "0"... Não dá! Fotografando profissionalmente, não se pode fiar nisso. Nada pior que ficar setando equipamento no meio de um casamento, ou no meio de um ensaio com os noivos ou a/as modelos já posicionadas "broxando" por esperar por você. Na minha opinião, compense no flash ou compre o TX, usar os transceivers para setar configuração de TTL ou mesmo de potência de modo manual sem "ver" o que está usando tem tudo para dar merda!

Então, partindo desse princípio, a solução que eu tenho adotado e que tem sido um porto seguro para mim é um Cabo TTL da Godox com uma sapata bypass em cima e uma extensão no cabo espiralado que eu prendo em um bracket lateral com outra sapata e o outro rádio. Assim consigo dispôr de todas as funções tanto dos Profotos B1 como dos Speedlights Nikon.



O lado negativo é que fica muito grandão, e o que já é pesado fica ainda mais papagaiado com o cabo pendurado balançando para tudo quanto é lado... Nesse aspecto, o sistema do Godox AD600 para quem pensa em uma tocha com TTL é perfeito, porque além do seu TX ter uma sapata by pass ainda oferece a fantástica possibilidade de serem controlados pelo sistema IR da câmera/Sb's sem precisar de rádio, o que resolve a parada em muitas, mas muitas situações mesmo... Principalmente se for indoor, para outdoor, quebram um galho se você não estiver usando uma configuração com flashes muito afastados, nem lente muito comprida; se estiver tudo pertinho e você não esquecer de virar os sensores na direção da câmera também flui que é uma beleza.

Já para situações de pouca luz, e empregando pouca potência nos flashes do set não rola (aproveitando a luz de uma paisagem noturna por exemplo)... Sempre vaza uma luz residual do flash que está em cima da sapata e caga tudo, para isso aí só com os rádios.

Espero que possa ter contribuido de alguma forma.

Abs.,
Marcelo.

Ah, ia esquecendo de dizer, outra solução também seria comprar mais três tochas para substituir os Speedlights e usar um rádio só, ma$$$...
« Última modificação: 03 de Setembro de 2016, 23:01:53 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com