Autor Tópico: Nikon fecha a produção do seu sistema "1"  (Lida 3739 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Agosto de 2016, 12:33:44
Já havia rumores a respeito, mas parece que a Nikon terminou mesmo o seu sistema "1", com sensor de 1 polegada...  :(

Mais em http://www.43rumors.com/big-fail-nikon-shuts-nikon-1-system/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2016, 12:52:14
Não pegou mesmo. Usei uma vez e não achei que valesse a pena, caro e inferior a qualquer micro 4/3 que eu tenha tido em mãos.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2016, 13:39:25
Não quero parecer radical mas não compraria nada com sensor menor que o 4/3.
Talvez refaça essa afirmação no futuro quando a tecnologia evoluir e um sensor como o de 1" possa entregar mais qualidade.
O preço da linha 1 da Nikon também desencoraja.
Por enquanto nada menor que 4/3.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2016, 17:01:21
Já havia rumores a respeito, mas parece que a Nikon terminou mesmo o seu sistema "1", com sensor de 1 polegada...  :(

Mais em http://www.43rumors.com/big-fail-nikon-shuts-nikon-1-system/

Uma pena, mas realmente os preços que eles praticavam e algumas políticas incompatíveis com a proposta do produto (tipo a usabilidade que lembrava mais uma Coolpix que uma DSLR) simplesmente mataram a linha. E olha que a J5 veio até bacaninha, melhorando algumas falhas dos modelos anteriores. Infelizmente ficou sem mercado. Se eles tivesse investido no Micro Four Thirds (com compatibilidade de lentes entre várias marcas e tudo mais) ou mesmo feito um sistema com sensor DX e um preço condizente com o que o produto entrega talvez a realidade fosse outra.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2016, 17:14:59 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2016, 19:48:28
Uma pena, mas realmente os preços que eles praticavam e algumas políticas incompatíveis com a proposta do produto (tipo a usabilidade que lembrava mais uma Coolpix que uma DSLR) simplesmente mataram a linha. E olha que a J5 veio até bacaninha, melhorando algumas falhas dos modelos anteriores. Infelizmente ficou sem mercado. Se eles tivesse investido no Micro Four Thirds (com compatibilidade de lentes entre várias marcas e tudo mais) ou mesmo feito um sistema com sensor DX e um preço condizente com o que o produto entrega talvez a realidade fosse outra.


Resumindo, sendo Nikon, só DSLR mesmo. Não gosto nem das compactas. Nem a Coolpix A nem as DL me animaram.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2016, 19:51:25 por AFShalders »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2016, 21:36:54
Tem um pessoal gringo que gosta muito do sistema, especialmente qdo usado sob boas condições de luz: dizem que o autofoco, mesmo por contraste, é rapidíssimo e as lentes excelentes. Qto a tamanho de sensor, minha Sony RX100 de 1" fez fotos agora nas Olimpíadas indistinguíveis da m4/3 que estava junto, portanto não descarto logo de imediato as opiniões positivas...  :)


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Agosto de 2016, 21:46:34
Na boa, eu aplaudo a Nikon por ter tentado algo diferente do comum. Ja existe um monte de sistema mirrorless APS-C e 4/3, entao eles pelo menos tentaram oferecer algo diferente.

Mesma coisa o sistema Q da Pentax, uma mirrorless com lentes intercambiaveis e um sensor 1/1.7. Eh uma ideia doida, mas eh melhor do que fazer algo igual ao que ja tem aos montes no mercado.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 28 de Agosto de 2016, 23:43:33
Na boa, eu aplaudo a Nikon por ter tentado algo diferente do comum. Ja existe um monte de sistema mirrorless APS-C e 4/3, entao eles pelo menos tentaram oferecer algo diferente.

Mesma coisa o sistema Q da Pentax, uma mirrorless com lentes intercambiaveis e um sensor 1/1.7. Eh uma ideia doida, mas eh melhor do que fazer algo igual ao que ja tem aos montes no mercado.


Nossa o Q é um horror ! Uma ruideira imensa.


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #8 Online: 28 de Agosto de 2016, 23:49:51

Resumindo, sendo Nikon, só DSLR mesmo. Não gosto nem das compactas. Nem a Coolpix A nem as DL me animaram.
Canon também tem umas horríveis.
 Inegavelmente a Kodak foi histórica, como eu digo a empresa ou uma das empresas que fundou a fotografia e o forte dela é compactas e Canon ou Nikon o forte delas é SLR e DSLR nunca desejei ter uma Nikon 1 mas Nikon DSLR foi um sonho até começar a ter e gosto muito, não vou dizer que o sistema mirrorless é ruim mas quem dominou pelo jeito foi Olympus e Fuji. Quanto a Nikon abandonar o sistema acredito que isto é temporário, talvez uma nova série pode vir pois a Nikon tem condições de trabalhar com o sistema e pode vir uma Mirrorless FF.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2016, 00:15:18

Nossa o Q é um horror ! Uma ruideira imensa.

Comparado com sensores maiores ou do mesmo tamanho? Porque eu li que pra um sensor minusculo o desempenho dele eh bastante bom em relacao a similares. Claro que nao da pra comparar com um APS-C.

E existem outras vantagens de um sensor pequeno: profundidade de campo enorme, qualquer lente vira uma mega-super tele, conjunto geral de corpo e lente sao pequenos (e a Q eh realmente nanica).

Ja existem tantas cameras iguais, de vez em quando eh bom os fabricantes lancarem uns trocos doidos pra dar uma diferenciada. Pena que nem sempre da pra continuar produzindo se poucos estao comprando.


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2016, 11:09:47
Para mim um sistema de 1" só vale a pena sendo extremamente compacto, como a Sony RX-100 IV. É a câmera que você leva no bolso, sem compromisso, e que possibilita fazer fotos em qualquer momento e em qualquer lugar.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2016, 11:48:14
Para mim um sistema de 1" só vale a pena sendo extremamente compacto, como a Sony RX-100 IV. É a câmera que você leva no bolso, sem compromisso, e que possibilita fazer fotos em qualquer momento e em qualquer lugar.

Acho por ai tambem. O mesmo digo do Q da Pentax, para mim não faz o menor sentido uma câmera que não cabe no bolso com sensor de 1"para baixo


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2016, 12:22:39
... como a Sony RX-100 IV. É a câmera que você leva no bolso, ...que possibilita fazer fotos em qualquer momento e em qualquer lugar.

Mas não sob qq temperatura, infelizmente para quem mora ou vai para lugar quente como aqui no RJ. As RX100 apresentam uma sensibilidade a ambientes com mais de 30C (aproximadamente, em meu uso) que impedem a câmera de fazer qq coisa além de foto individual.

Aconteceu comigo na mk3 e agora na mk4, nas Olimpíadas: se estava quente (uns 32C) na arena, a câmera se recusava a fazer panorâmica e vídeo, interrompendo a operação. Só foto. A mensagem padrão de aquecimento só aparecia no caso de 4K além de 3 minutos (que não acontecia se o lugar estava quente...), ela simplesmente interrompia e informava falha na gravação. Aí entrava a Pana GX-85 ou o iPhone (!!!), que não reclamava...

Acho que é por isso que a Sony no Brasil não se entusiasma pela venda da câmera aqui...  ;)
« Última modificação: 29 de Agosto de 2016, 12:25:59 por efilho »


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2016, 16:40:39
[...]Acho que é por isso que a Sony no Brasil não se entusiasma pela venda da câmera aqui...  ;)

Eu já acho que é porque o brasileiro tem cultura da superzoom. É incrível como só se acha para vender câmeras brige por aí e a procura é um tanto alta também, muito por ignorância dos leigos, que acham que ter 50X de zoom ou mais é muita vantagem, fora os trocentos megapixels. As lojas também são muito culpadas por empurrar isso como se fosse "câmera semi-profissional". Eu mesmo já caí nessa armadilha uns anos atrás, quando eu não sabia praticamente nada sobre fotografia e sobre especificações técnicas das câmeras. Agora estamos começando uma certa febre de DSLR, onde a pessoa sem saber nadinha vai lá e compra uma Canon EOS Rebel qualquer (a mais barata possível, muito provavelmente a T3 ou a T5) e acha que a câmera vai fazer tudo sozinha.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2016, 16:45:15 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2016, 17:19:08
Tinha esquecido pq a Nikon 1 J5 tem fama de AF rapidíssimo: ele é híbrido, fase e contraste...

Os preços devem baixar muito agora... De qq forma o Ken Rockwell (figuraça...) definiu bem a série: "-Câmera pequena com desempenho de instantânea, mas com preço e complexidade de DSLR"  :shock:

Mais info em: http://www.photographyblog.com/reviews/nikon_1_j5_review/