Autor Tópico: Venda de equipamentos usados  (Lida 2471 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 30 de Agosto de 2016, 10:08:25
Eu vendi uma D5100 por R$1.000,00 muito bem conservada, usei uma regra simples: Preço de compra -30%.

Já vi gente pedindo R$ 1.800,00

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
« Última modificação: 30 de Agosto de 2016, 10:09:16 por cfcsosa »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #16 Online: 30 de Agosto de 2016, 10:15:21
Sim concordo, mas anda assim foi um equipamento usado por um, dois anos? É um equipamento usado
Isso, por isso é mais barato que um novo.
Vê só, estás feliz com os 700 que pagaste na tua 19mm... mas se compra usada, nos EUA, por menos da metade:
http://www.ebay.com/itm/Sigma-EX-19mm-f-2-8-DN-EX-Lens-For-For-Sony-/272357650004?hash=item3f69c7ee54:g:GDcAAOSwFc5Xv7TZ
Ou nova, por 80% do valor que pagaste.
http://www.ebay.com/itm/Sigma-19mm-f-2-8-DN-Art-Lens-Sony-E-Mount-Black-NEW-/391521833349?hash=item5b28851185:g:f84AAOSw7FRWYNLq

Então o cara vende para ti e vai buscar uma nova lá... Mas estás satisfeito pois pagaste menos do que pagarias aqui. O cara teve o lucro dele, achaste vidro bacana por preço legal, todo mundo feliz.
Abração!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Agosto de 2016, 10:24:46
Isso, por isso é mais barato que um novo.
Vê só, estás feliz com os 700 que pagaste na tua 19mm... mas se compra usada, nos EUA, por menos da metade:
http://www.ebay.com/itm/Sigma-EX-19mm-f-2-8-DN-EX-Lens-For-For-Sony-/272357650004?hash=item3f69c7ee54:g:GDcAAOSwFc5Xv7TZ
Ou nova, por 80% do valor que pagaste.
http://www.ebay.com/itm/Sigma-19mm-f-2-8-DN-Art-Lens-Sony-E-Mount-Black-NEW-/391521833349?hash=item5b28851185:g:f84AAOSw7FRWYNLq

Então o cara vende para ti e vai buscar uma nova lá... Mas estás satisfeito pois pagaste menos do que pagarias aqui. O cara teve o lucro dele, achaste vidro bacana por preço legal, todo mundo feliz.
Abração!

Bem, aí temos a questão do dólar flutuante e taxas. Na época de compra o valor não era bem esse aí em reais, mas isso não vem ao caso. Acontece que o que se vê por aqui praticado é geralmente: preços iguais ou maiores que os americanos novos para produtos usados com um ou dois anos de uso.

Mas não acho ruim não, como você mesmo disse, quer vender rápido ponha preço bom que vende.

Abraços!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #18 Online: 30 de Agosto de 2016, 11:22:39
Equipamentos "low cost" e usados vendem com relativa facilidade. Dificilmente uma Tamron 17-50mm f/2.8 ou uma câmera DSLR de entrada ficam meses parados nos classificados.
Diferente de equipamentos mais caros e com uso mais específico. Tem uma TS-e 24mm f/3.5L que fará aniversário de 1 ano no ML...

Quanto aos preços dos EUA, não dá pra comparar com a nossa realidade. Mesmo usados, dificilmente chegaremos a um valor "justo":

- quem importou pelos métodos legais, pagou taxa e vai considerar isso na venda.

- o vendedor que foi pra o exterior e trouxe equipamentos, vai colocar os custos da viagem e hospedagem  na venda

Fora questões de câmbio da época ou desvalorização da moeda (sim, a inflação deve ser considerada).


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 30 de Agosto de 2016, 11:55:14
O povo se baseia no preço em dólar para o seu usado. Como o dólar está alto, o preço do usado fica alto.

Ex.:
No nosso vizinho, do outro lado da ponte:

D7000 nova 3 anos atrás => $750 no kit com 18-105mm dólar a 2,30 => R$1.725,00 aproximadamente.

D7000 nova hoje => $710 no kit com 18-105mm dólar a 3,40 => R$2.414,00

Daí o cara anuncia no classificado a D7000 com dois ou três anos de uso, só o corpo, preço de hoje menos 30%, por 1.800. Praticamente o preço que ele pagou nela nova.

Quer lucrar o tempo de uso e uma lente...empaca mesmo!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #20 Online: 30 de Agosto de 2016, 12:52:14
O ritmo de venda de usado diminuiu um pouco sim, por causa do dólar, situação política e econômica, mas continuam vendendo bem. Se for um produto que circula bem não tem segredo, se não for então demora um pouco mais mesmo.

A questão de preço é um mimimi que conheço bem, é assim já tem muito tempo e não só com cameras, mas video games, celulares, notebooks, e por aí vai.
Quem reclama quer comprar barato pra se dar bem, quem vende quer vender no preço do mercado (um pouco abaixo do valor de novo no ML) pra não se dar mal na compra de outra coisa. Quem está certo? Ninguém
O vendedor vende por quanto quiser, se o comprador não quiser comprar pq acha caro outro vai, simples assim :ok:

Recentemente troquei todo meu equipamento canon por Fuji, vendi pelo valor que eu queria com paciência e comprei esperando bons preços de usados também com paciência, em apenas um mês. Tudo é uma escolha, se você pode se dar ao luxo de esperar terá preços bons, tanto em venda quanto em compra.
Até hoje nunca perdi dinheiro com venda, compro novo e revendo usado pelo preço que paguei, que geralmente é o preço de usado do mercado brasileiro, isso pois posso comprar em locais que tem um preço muito melhor que a média. Pq faço isso? Pq não sou trouxa, quem venderia algo mais barato que o preço do mercado sem necessidade, se tem quem compre? Ninguém.

O que muitos esquecem é que se você não mora em SP ou proximo da fronteira com o paraguai,  os valores de compra base são o do ML, que também ditam os valores do mercado de usados e são comandados pelo valor em dólar + importação + lucro. Se o dólar tivesse abaixo dos 3 reais os preços também seriam menores.
Agora se você está reclamando disso pq quer preço dos EUA tanto de usados quanto de novos, então compre uma passagem para lá e pague em dólar direto na loja ou tenha paciência para esperar aparecer alguém com pressa para vender :ok:



Só a troco de comparação, comprei uma Fuji 35mm 1.4 usada por 1500 reais. O preço normal dela usada é geralmente por volta de 1900 reais ou mais. Se eu fosse vender, seguindo o raciocínio de alguns, teria que cobrar uns 1400 ou menos, só rindo mesmo desse raciocínio. Eu não venderia ela por menos de 1900, com ctz. Mas se por um acaso o preço de mercado dela cair muito, é claro que teria que seguir o mesmo caminho.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #21 Online: 30 de Agosto de 2016, 14:12:36
Tinha um post parecido com esse assim que o dólar começou a subir... e a galera estava reajustando os preços pra cima!
Até comentei... "poxa, o cara coloca anúncio de venda de determinada lente, passa duas semanas por 1500 e não vende, aí ele sobe para 1700..." e realmente aconteceu em alguns anúncios aqui no fórum!
Uma resposta sensata a respeito, foi sobre o poder de compra... se sua lente está valendo 70% de uma nova, se a nova sobe, vc sobe junto... mesmo não conseguindo vender, e independente de quanto tenha pagado por ela! Agora o dólar cai, quem pagou os 1700 não quer revender por preço menor, justamente para não perder grana.
Eu comprei uma 30mm usada por 1400 aqui... umas 5 semanas depois tinha um cara vendendo por 2100! outros por 1990... poderia ter ganho dinheiro! Mas tbm tenho ciente que se o dólar cair muito, nem por 1400 não vendo mais ela.... só que muita gente não pensa assim e quer ganhar em cima!
Outro exemplo, um ex aluno meu... tem uma T5 que quer vender... pagou 2500 em uma loja aqui da cidade e uma 50mm II... quer 2 mil no kit, pois não tem nem 3k em clicks... se vc pesquisar um pouquinho, na  net tem a mesma T5 nova por 1550,00 + 500 na 50mm STM... por 50,00 vc compra tudo novo! As vezes o pessoal faz uma compra errada e não aceita vender depois pelo preço justo.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2016, 14:23:07
Outro exemplo, um ex aluno meu... tem uma T5 que quer vender... pagou 2500 em uma loja aqui da cidade e uma 50mm II... quer 2 mil no kit, pois não tem nem 3k em clicks... se vc pesquisar um pouquinho, na  net tem a mesma T5 nova por 1550,00 + 500 na 50mm STM... por 50,00 vc compra tudo novo! As vezes o pessoal faz uma compra errada e não aceita vender depois pelo preço justo.

Isso ai tem demais.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 30 de Agosto de 2016, 14:42:06
O mercado trabalha com demanda e oferta, preço médio, etc...e contando ainda que alguns vão pesquisar e outros não.
Se alguém pede em uma câmera usada 2000,00 e tem outros vendendo por 1500,00 com igual qualidade... ora compre o de 1500,00 e tudo bem  :D :D

O negócio é se informar e ficar atento... exemplo: A Portsstar está vendendo a 18-55 2.8 4 da Fuji por 1510,00 a vista, com nota, garantia de 1 ano. O pessoal está pedindo no ML, com anúncio gratuito como usado - 1800,00... Agora se alguém não pesquisou e foi lá e clicou em comprar no link do ML... ninguém cometeu crime, o vendedor pediu e alguém foi lá e comprou, simples assim !
« Última modificação: 30 de Agosto de 2016, 14:42:45 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #24 Online: 30 de Agosto de 2016, 15:05:39
Eu comprei uma 30mm usada por 1400 aqui... umas 5 semanas depois tinha um cara vendendo por 2100! outros por 1990... poderia ter ganho dinheiro! Mas tbm tenho ciente que se o dólar cair muito, nem por 1400 não vendo mais ela.... só que muita gente não pensa assim e quer ganhar em cima!

Esse "outro cara" por acaso sou eu, mas eu comprei a minha a 2300 com dólar no meio da disparada (num valor equivalente ao que está hoje). Vender a 1400 não seria "poder ganhar dinheiro", seria "jogar dinheiro no lixo", apesar da certeza de que venderia rápido.

2100 estava um valor ótimo pra quando comecei a vender ela, com dólar a mais de R$ 4 (Na paulista ela estava custando 2500). Agora depreciei um pouco por causa de uso, só isso  ;)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2016, 15:10:58 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #25 Online: 30 de Agosto de 2016, 15:20:51
Exatamente, se foi bom pra quem comprou por dólar baixo, vender.na alta (lembrando q o cidadão também iria repor pagando caro), é ruim para quem comprou com dólar alto ter q vender.barato, perder 2 vezes.
Mas isso faz parte do mercado e as coisaa sempre se ajustam.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 30 de Agosto de 2016, 15:34:49
Esse "outro cara" por acaso sou eu, mas eu comprei a minha a 2300 com dólar no meio da disparada (num valor equivalente ao que está hoje). Vender a 1400 não seria "poder ganhar dinheiro", seria "jogar dinheiro no lixo", apesar da certeza de que venderia rápido.

2100 estava um valor ótimo pra quando comecei a vender ela, com dólar a mais de R$ 4 (Na paulista ela estava custando 2500). Agora depreciei um pouco por causa de uso, só isso  ;)

É por ai

Eu estou com uma Fuji X-E1 novissima, na caixa por R$ 1800, comprei por quase 3 mil e no ML tem uns espertalhoes querendo comprar por mil pratas haha. Por esse preço deixo guardada ate virar reliquea.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2016, 15:40:34 por AFShalders »


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 30 de Agosto de 2016, 15:39:29
Eu ainda acho que agora é o momento de se comprar usado, aqui no Brasil.

@fernandomaues: acabei de ver que está com um anúncio de uma D7000. Usei esse modelo como exemplo por acaso, pois é um modelo que tenho acompanhado o preço. Não me referi ao seu anúncio em específico, ok? Por sinal, 7k, bem conservada, vale o preço! Está barata se comparada com exemplares mais rodados, pelo mesmo preço que rolam pelo mercado livre...


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #28 Online: 30 de Agosto de 2016, 15:55:10
Foi vendida. Estava nova, nova. O comprador vai ficar satisfeito e eu também  - o que é a definição de bom negócio.
O dinheiro da D7000 nem vem para mim porque a câmera era da minha irmã. Mas com a X-E1 que vendi aqui, a Tamron que está a venda e a A7 que já já entra na roda faço caixa para ficar de olho numa a6000 e uma A7s USADAS no ebay pois, como disseram, com paciência a gente tanto compra quanto vende melhor... Estão aí Fernando, Febreder e outros que conseguem sustentar o hobby sem perder dinheiro...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 30 de Agosto de 2016, 17:12:42
Nunca mais vi um anuncio do Fernando, ta tudo bem com ele? rsrsrsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs