Autor Tópico: Minha experiência com equipamentos Nikon  (Lida 26034 vezes)

Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2016, 00:18:11
Cara um dos melhores reviews que já li aqui no fórum!!! Já te falei outras vezes no particular e falo aqui Tb: faça seu canal no YouTube meu camarada! Parabéns pela iniciativa, pra mim isso aqui vira tópico fixo!

Ah, valeu, Posilvano! Fico satisfeito por ter curtido!
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


HazelGrace

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2016, 23:08:13
Eu me obriguei a realizar o login somente para comentar que foi/está sendo um dos melhores reviews em PT-BR que já tive a oportunidade de ler; você consegue abordar de forma objetiva e simples as características dos equipamentos analisados e ainda consegue dar sua opinião de uma forma em que se torna muito válida.
Quanto ao comentário do usuário acima, hei de concordar quando o mesmo expressa o apoio ao seu canal do YouTube, você já tem a minha inscrição.
Eu aguardo ansiosamente o review da 70-200 f4, é uma lente de muito interesse da minha parte.


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #17 Online: 04 de Setembro de 2016, 09:33:54
Eu me obriguei a realizar o login somente para comentar que foi/está sendo um dos melhores reviews em PT-BR que já tive a oportunidade de ler; você consegue abordar de forma objetiva e simples as características dos equipamentos analisados e ainda consegue dar sua opinião de uma forma em que se torna muito válida.
Quanto ao comentário do usuário acima, hei de concordar quando o mesmo expressa o apoio ao seu canal do YouTube, você já tem a minha inscrição.
Eu aguardo ansiosamente o review da 70-200 f4, é uma lente de muito interesse da minha parte.

Eu fico realmente muito feliz e lisonjeado com seu comentário e por você ter feito o cadastro só para me dar esse feedback. Quanto ao canal do YouTube, não descarto essa possibilidade para o futuro, mas ao mesmo tempo não tenho nenhum plano para isso. Eu não busco fama (eu usar perfil fake em fóruns é um excelente sinal disso) e preciso aprender um pouco sobre audiovisual para poder entregar um trabalho minimamente decente (detesto coisas mal feitas), fora que ao meu ver para eu chegar ao ponto de fazer um canal no YouTube eu precisaria de um pouco mais de bagagem e experiência. Mas pode deixar que se isso acontecer algum dia eu avisarei aqui no fórum, então ficarei muito feliz com sua inscrição. Com relação à AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR o review dela deve demorar ainda algumas semanas, pois eu tenho essa objetiva faz pouco tempo e não a usei o tanto que gostaria ao ponto de fazer um review sobre a mesma. Como ela é um equipamento maior e mais pesado o uso dela para mim é um pouco mais restrito, pois eu costumo preferir lentes prime por conta da leveza, do tamanho e da personalidade forte nas imagens. Mas pode deixar que o review será feito sim, pois estou correndo atrás de algum evento esportivo para experimentar de verdade essa telefoto. Contudo, para os curiosos e ansiosos de plantão, pela pouca experiência que tive com ela já posso adiantar que construção, nitidez, bokeh e principalmente desempenho de foco são excelentes. Mas vamos deixar o veredito para a hora certa, ok?
« Última modificação: 04 de Setembro de 2016, 09:37:18 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2016, 23:13:43
Thiago, parabéns pelo tópico e pela tranquilidade que expõe o uso de seu equipamento.
Calma, ponderação e bom senso. Além da incrível facilidade em tornar claro a sua experiência com o equipamento.
Sem mimimi, sem afetação. Direto e objetivo. O mais bacana, sem defesa de marca em detrimento de outra...
Mais um pouco e vou querer uma 5300... rs.
Parabéns! Bacana de ler.


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2016, 12:06:49
Thiago, parabéns pelo tópico e pela tranquilidade que expõe o uso de seu equipamento.
Calma, ponderação e bom senso. Além da incrível facilidade em tornar claro a sua experiência com o equipamento.
Sem mimimi, sem afetação. Direto e objetivo. O mais bacana, sem defesa de marca em detrimento de outra...
Mais um pouco e vou querer uma 5300... rs.
Parabéns! Bacana de ler.

Muito obrigado pelos elogios. A Nikon D5300 é uma excelente câmera de entrada. Se as limitações dela referentes à disparo contínuo ou mesmo à não possuir motor de foco interno não forem problemas para você, com certeza será uma baita aquisição, até mesmo por ela estar num patamar de preço honesto, algo difícil de se achar atualmente. Se puder investir um pouco mais talvez seja uma boa ideia pegar uma D7100, mas se não puder tenha certeza de que a D5300 já te entrega sim resultados em matéria de qualidade de imagem surpreendentes para uma DSLR cropada. Valeu!
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2016, 13:17:23
AF-S Nikkor 50mm F/1.8G

Simplesmente a objetiva que eu mais uso, a AF-S Nikkor 50mm F/1.8G é uma objetiva leve, pequena e com construção relativamente robusta, apesar de ter corpo de plástico (mas com mount de metal). O anel de foco dessa objetiva não se compara com uma objetiva top de linha, mas já é um tanto melhor que o da AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G: temos aqui uma janelinha de distância, ele é mais suave, não tem joguinho e apesar de ainda passar aquela sensação de atrito de plástico com plástico, esta característica é menos grosseira que na outra objetiva. Assim como a AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G esta objetiva não tem estabilização ótica de imagem (VR), mas possui o recurso "full time manual", onde mesmo quando a chavinha está setada no M/A temos tanto o foco automático como o manual ativos simultaneamente à nossa disposição (característica que tanto a lente do kit AF-S DX Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G VR II quanto a superzoom AF-S DX Nikkor 18-300mm F/3.5-6.3G ED VR não apresentam).

Falar de qualidade de imagem de uma objetiva feita para os sensores FX usando uma câmera com sensor DX é meio complicado, pois não terei condições de analisar o desempenho da mesma nas bordas usando em conjunto com câmeras de sensor maior. Então fica aqui o registro da minha experiência usando exclusivamente uma câmera DX. Como eu falei no parágrafo anterior, esta é simplesmente a minha objetiva mais usada. E tenho motivos para isso. Diferentemente das outras objetivas que já falei até então, esta 50mm entrega uma personalidade muito forte. O que temos aqui são arquivos especiais, algumas vezes já diretos da câmera em JPG, com cores vivas e quentes, vinheta bonita em grandes aberturas, desfoque suave e cremoso, tudo isso numa lente leve e pequena, gostosa de usar. Ao usar RAW os arquivos são extremamente flexíveis, dando muita margem para transformar a imagem num pós tratamento. Tanto fotos coloridas como em preto e branco ficam incríveis. A nitidez é ótima, mas não é excelente, e melhora ao se fechar o diafragma. As imagens, mesmo com diafragma um pouco fechado (F/5, por exemplo), saem com um aspecto diferente do que lentes zoom na mesma distância focal entregam. Lembrando ainda que nos 50mm a profundidade de campo é um pouco mais curta que nos 35mm, então conseguir fazer um bokeh legal aqui é mais fácil (fora que este desfoque é mais bonito). Distorção geométrica é quase nula nessa objetiva e é facilmente corrigida via software. O maior problema na qualidade de imagem dessa objetiva são as aberrações cromáticas, que são ligeiramente melhores que as presentes na AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G e talvez até mesmo na incrível AF-S Nikkor 85mm F/1.8G. Linhas de luz roxas em itens cromados ou mesmo linhas verdes em áreas de contraste podem aparecer nas imagens, mas não com a mesma frequência e intensidade que nas duas objetivas supracitadas. O uso dos 50mm, mesmo numa câmera com sensor DX (campo de visão equivalente aos 75mm no sensor FX), é bastante flexível, sendo ideal para retratos, mas funcionando bem para outros fins também. O uso dela fica um pouco mais restrito quando estamos em ambientes fechados ou lotados, onde o uso da AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G é mais confortável e flexível.

O desempenho do foco dessa objetiva está bem longe de ser brilhante. Apesar de ser um tanto superior ao que a AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G entrega, não raro alguma foto fica com foco errado, especialmente em disparo contínuo. Fechar um pouco o diafragma para ganhar profundidade de campo ameniza bastante essa deficiência. O foco é relativamente rápido, mas não se compara com uma lente voltada para ação. Não chega a ser ruim, apenas não é ótimo. Eu classificaria apenas como bom. Já li em reviews que as grandes diferenças dessa objetiva para a versão mais cara F/1.4G dela é exatamente nessa questão do foco automático e no fato de a versão mais cara ter 2/3 de stops de luz a mais (mas em compensação parece que a F/1.4G sofre mais com aberrações cromáticas). Entretanto, eu não tive oportunidade de testar essa objetiva para fazer uma comparação mais certeira. Mas fica o registro para possíveis compradores analisarem qual é a sua real necessidade. Precisa de foco mais confiável e os 2/3 de stops de luz a mais? Vá de F/1.4G. Essas duas características não são essenciais para você? Economize na F/1.8G, que custa 2,5 vezes menos e entrega praticamente a mesma qualidade de imagem.

À seguir fotos para exemplificar a qualidade de imagem que a AF-S Nikkor 50mm F/1.8G entrega:

Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
F/3.5 | 1/500s | ISO 500



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/250s | ISO 400



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/4.0 | 1/400s | ISO 500



Nikon D5100 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/200s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/320s | ISO 400



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/320s | ISO 800



Nikon D5100 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/1.8 | 1/250s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/4.5 | 1/500s | ISO 320



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/320s | ISO 800



Nikon D5100 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/1.8 | 1/320s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/1250s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/800s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/160s | ISO 640



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | Nikon Speedlight SB-700
50mm | F/3.5 | 1/200s | ISO 800



Concluindo, eu recomendo esta objetiva à todos os que desejam uma lente leve, pequena, com personalidade forte e que dá prazer de usar. Não raro ela surpreende com resultados acima da média e tudo isto numa objetiva que custa na casa dos duzentos dólares (acha-se no Brasil por menos de mil reais com certa facilidade). A única ressalva que deixo é para quem vai usar muito a objetiva em ambientes fechados ou mesmo para fotografar em meio à multidões, onde o enquadramento fica mais fechado, pois ela é ideal para retratos individuais ou com poucas pessoas. Adoro esta objetiva!
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Setembro de 2016, 13:45:26
Pitzgrilo, mais um bom review. O que me estranha é que TODAS as suas lentes relatadas até aqui você questiona o problema de foco, achei curioso. Será que não se trata de usar a ferramenta errada para o trabalho? Eu tenho basicamente as mesmas lentes que você, excetuando a 55-200 que eu tenho e você tem uma melhor e não perco fotos por erro de foco a menos que tenha sido provocado por mim. Confesso também que eu não tenho lentes de alta performance, mas como já disse não tenho problema com foco ao menos na 35mm, 50mm, 18-55mm e 55-200mm. Inicialmente na 55-200mm eu não gostava dos resultados, mas aprendi a usar a lente e os resultados vieram, hoje não posso me queixar.


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2016, 20:17:55
Pitzgrilo, mais um bom review. O que me estranha é que TODAS as suas lentes relatadas até aqui você questiona o problema de foco, achei curioso. Será que não se trata de usar a ferramenta errada para o trabalho? Eu tenho basicamente as mesmas lentes que você, excetuando a 55-200 que eu tenho e você tem uma melhor e não perco fotos por erro de foco a menos que tenha sido provocado por mim. Confesso também que eu não tenho lentes de alta performance, mas como já disse não tenho problema com foco ao menos na 35mm, 50mm, 18-55mm e 55-200mm. Inicialmente na 55-200mm eu não gostava dos resultados, mas aprendi a usar a lente e os resultados vieram, hoje não posso me queixar.

Talvez, mas pode ser também limitação da D5300. A questão é que eu fotografo muito cenas em movimento, então eu sou exigente com essa questão do foco, pois se ele falha um pouquinho no meu caso é fatal. Mas eu deixo sempre ressalvas sobre o foco não ser necessariamente ruim (tipo na famigerada AF-S DX Nikkor 18-300mm F/3.5-6.3G ED VR, onde eu reclamei de muita coisa, mas falei que o foco funciona corretamente). Fora que eu senti diferença quando usei a AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR, que até o presente momento é a lente que mais acertou foco comigo, mesmo sendo uma telefoto e eu não usando tripé. Com essa lente as fotos com foco errado foram quase todas erros assumidamente meus. Eu meio que meti o pau na AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G nesse sentido porque mesmo em cenas completamente paradas, onde pude fazer a foto com calma sem muita pressa o foco já saiu errado um tanto considerável de vezes e eu não acho que ela esteja desalinhada porque muitas vezes ela acerta também, o que me faz pensar que é limitação da mesma.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2016, 20:24:43
Talvez, mas pode ser também limitação da D5300. A questão é que eu fotografo muito cenas em movimento, então eu sou exigente com essa questão do foco, pois se ele falha um pouquinho no meu caso é fatal. Mas eu deixo sempre ressalvas sobre o foco não ser necessariamente ruim (tipo na famigerada AF-S DX Nikkor 18-300mm F/3.5-6.3G ED VR, onde eu reclamei de muita coisa, mas falei que o foco funciona corretamente). Fora que eu senti diferença quando usei a AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR, que até o presente momento é a lente que mais acertou foco comigo, mesmo sendo uma telefoto e eu não usando tripé. Com essa lente as fotos com foco errado foram quase todas erros assumidamente meus. Eu meio que meti o pau na AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G nesse sentido porque mesmo em cenas completamente paradas, onde pude fazer a foto com calma sem muita pressa o foco já saiu errado um tanto considerável de vezes e eu não acho que ela esteja desalinhada porque muitas vezes ela acerta também, o que me faz pensar que é limitação da mesma.

Bacana, mas esse seu relato só corrobora que a ferramenta certa ajuda, veja, você ao usar a 70-200 f/4 que é notadamente para este fim assume que ela te atende melhor, mesmo com a D5300.

Sei que cada experiência e exigências são distintas, mas a 35 é conhecida como uma excelente ferramenta pra corpos DX. Já minhas reclamações com relação às colorações roxas e verdes observadas por você sim são confirmadas por mim como algo desagradável na lente e inclusive motivo de troca.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2016, 20:25:24 por cfcsosa »


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #24 Online: 06 de Setembro de 2016, 00:24:30
Bacana, mas esse seu relato só corrobora que a ferramenta certa ajuda, veja, você ao usar a 70-200 f/4 que é notadamente para este fim assume que ela te atende melhor, mesmo com a D5300.

Sei que cada experiência e exigências são distintas, mas a 35 é conhecida como uma excelente ferramenta pra corpos DX. Já minhas reclamações com relação às colorações roxas e verdes observadas por você sim são confirmadas por mim como algo desagradável na lente e inclusive motivo de troca.

Sim, a 70-200mm já é um equipamento apropriado para fotografar ação. Se duvidar a D5300 está limitando o potencial dela. Quando eu puder testar com um corpo melhor terei oportunidade de dizer a diferença que senti. Pretendo fazer isso em breve.

Quanto à DX 35mm, atente ao fato de que eu gosto dela e que eu recomendo esta lente. Eu não me arrependo de ter feito dela minha primeira prime, tanto que a recomendei para este exato fim. Eu apenas quis deixar claro as características e limitações dela, pois elas existem. E poxa, é uma lente de duzentos dólares! O que ela faz por esse preço é louvável. Mas quem quiser/puder gastar mais e fizer questão de qualidade não é nela que tem que investir, pois enxergo a versão FX dessa lente como algo muito melhor, até mesmo porque eu já testei e eu tenho outras lentes da linha AF-S F/1.8G, então eu sinto diferença nos arquivos (não só por causa da distância focal, mas sim da qualidade ótica em si).
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #25 Online: 08 de Setembro de 2016, 11:35:18
AF-S Nikkor 85mm F/1.8G

Apesar de já ser um pouco maior e mais pesada que as "irmãs menores" AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G e AF-S Nikkor 50mm F/1.8G, esta objetiva ainda pode ser considerada algo pequeno e leve, especialmente levando em consideração o fato de ser uma 85mm F/1.8 para o formato FX. Seu corpo é de boa qualidade e relativamente robusto, apesar de ter predominante o plástico em sua construção externa. Os elementos internos não balançam de nenhuma forma, mesmo ao se chacoalhar a objetiva. O anel de foco manual é um tanto mais suave e preciso que o das "irmãs menores" e não tem qualquer espécie de joguinho na minha cópia, mesmo já tendo um ano e meio de uso. Ele não passa tanto aquela sensação de atrito de plástico com plástico que as "irmãs menores" passam e não parece ser algo que se desgastará facilmente com o uso (importante ressaltar que é raro eu usar foco manual). O mount é de metal e a objetiva possui janelinha de distância.

Como eu disse na análise da AF-S Nikkor 50mm F/1.8G, testar uma objetiva FX num corpo DX não é o cenário ideal, entretanto pode ser útil para quem utiliza esses corpos com sensor menor e deseja conhecer a experiência com essas objetivas nessa perspectiva. Falando de qualidade de imagem, não tem nem muito o que dizer além de que a AF-S Nikkor 85mm F/1.8G apresenta, de longe, o melhor desempenho que eu já tive oportunidade de presenciar. A nitidez é absurdamente alta mesmo com o diafragma completamente aberto (F/1.8) e ao se fechar um pouco ela ainda consegue ganhar nitidez. Estou falando de riqueza de detalhes em todo o canto do quadro em toda a área dentro de foco. A profundidade de campo nos 85mm é extremamente curta e pode dar um pouco mais dificuldade de se trabalhar. Qualquer tremidinha na mão pode significar um foco errado, sendo perceptível a ausência do VR aqui. Não é um "problema" da objetiva, mas sim uma característica dessa especificação que deve ser levada em consideração antes da compra, sendo inclusive um apelo para quem curte esse look. O bokeh é lindo, suave e cremoso, sendo extremamente agradável. O "look" das fotos é cheio de personalidade, com vinhetas bonitas e ótimas de se trabalhar no tratamento das imagens e as cores são vibrantes mesmo nos arquivos JPG diretos da câmera. Os arquivos RAW são extremamente flexíveis, inclusive é a melhor objetiva que já testei nesse quesito também, sendo que inclusive muitas vezes você nem sente tanta necessidade de se mexer nos arquivos, de tão bom que o resultado fica. É uma objetiva que já se destaca sozinha e entrega resultados extremamente diferenciados. Preto e branco fica fantástico com essa objetiva. O único problema ótico que enxergo nessa objetiva são as aberrações cromáticas, que são acentuadas especialmente em itens cromados. É muito comum detalhes espelhados ficarem com aquelas linhas de luz roxas nas fotos e nem sempre isso é fácil de se corrigir via software. Não enxerguei qualquer distorção geométrica com essa objetiva, sendo ideal para retratos, valorizando as facetas humanas.

O desempenho de foco dessa objetiva é muito bom, embora abaixo do de lentes especialmente criadas para registrar ação (como por exemplo a minha AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR). A única ressalva que faço aqui é referente à questão que citei da profundidade de campo curta no parágrafo anterior. Como eu não tenho muita força física e minhas mãos não são grandes, eu não tenho muita firmeza ao segurar a câmera. Fora que eu fotografo muito cenas dinâmicas, onde a profundidade de campo curta demais pode significar foco errado no primeiro movimento. Com isso, para o meu uso fechar o diafragma para ganhar profundidade de campo é quase sempre uma boa ideia. Em situações menos desafiadoras, onde eu posso me firmar melhor e pensar mais antes de fazer a foto, eu só senti dificuldade com foco em grandes aberturas com essa objetiva ao se fotografar assuntos muito distantes da câmera. Não sei se isso é limitação do sistema de foco da D5300 ou se é uma questão relacionada à objetiva, mas nesse ponto fechar o diafragma também tem sido uma boa ideia. A situação de uso mais tranquila relacionada à foco que eu venho observando é para se fotografar rostos ou mesmo retratos de meio corpo. Inclusive esse seria o grande destaque dessa objetiva num corpo DX: quer fazer closes lindos e com profundidade de campo extremamente curta? Esta é a objetiva para você. Para usos mais genéricos a AF-S Nikkor 35mm F/1.8G ED (que pretendo testar futuramente - mas vai demorar) e a AF-S Nikkor 50mm F/1.8G serão muito mais flexíveis e versáteis. Mas isso não significa que não dê para se fazer retratos de corpo inteiro com esta objetiva. É apenas uma observação, pois o campo de visão é extremamente apertado, já dando um aspecto de telefoto mesmo (até mesmo porque no crop os 85mm possuem um campo de visão similar ao que os 127,5mm dariam no full frame).

À seguir seguem os exemplos sobre a qualidade de imagem desta objetiva:

Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.0 | 1/400s | ISO 220



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.2 | 1/100s | ISO 400



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.5 | 1/320s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.8 | 1/250s | ISO 200



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.0 | 1/400s | ISO 720



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.2 | 1/500s | ISO 640



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.0 | 1/500s | ISO 500



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.5 | 1/320s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.5 | 1/400s | ISO 560



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.8 | 1/320s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.5 | 1/400s | ISO 640



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/1.8 | 1/160s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.5 | 1/640s | ISO 500



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.0 | 1/500s | ISO 500



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.5 | 1/200s | ISO 250



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.0 | 1/320s | ISO 800



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.2 | 1/125s | ISO 160



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/5.0 | 1/1000s | ISO 100



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.8 | 1/250s | ISO 200



Enfim, esta é simplesmente a objetiva que eu já testei que eu mais gosto. Eu uso mais a 50mm por uma questão de flexibilidade na distância focal, mas a minha favorita com certeza é esta maravilhosa 85mm, que simplesmente entrega performance ótica top de linha numa objetiva intermediária. Ela é provavelmente uma das melhores objetivas que a Nikon já fez até hoje e para quem precisa desta distância focal é uma compra e tanto. Recomendadíssima!
« Última modificação: 08 de Setembro de 2016, 11:46:43 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 08 de Setembro de 2016, 13:34:31
Belo review ... Bem detalhado e explicativo.
Estou para comprar a 85mm 1.8G para fazer retratos mais fechados, atualmente faço com uma 50mm 1.4G que é excelente, mas que não tem a mesma nitidez e personalidade como uma 85mm. Eu possuo a 35mm 1.8G também para DX, e ela é uma lente espetacular, pois faz de tudo um pouco e com qualidade, desde retratos, até paisagens, acho ela a lente mais versátil para sensor cropado.
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #27 Online: 08 de Setembro de 2016, 15:05:42
gostei especialmente das fotos da 50 e da 85 1.8.

nas demais, achei algumas fotos um pouco saturadas demais (pro meu gosto, evidentemente). gostaria de saber se isto é uma opção sua no tratamento ou esse perfil mais saturado é comum nos equipamentos nikon?
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #28 Online: 09 de Setembro de 2016, 12:39:24
Belo review ... Bem detalhado e explicativo.
Estou para comprar a 85mm 1.8G para fazer retratos mais fechados, atualmente faço com uma 50mm 1.4G que é excelente, mas que não tem a mesma nitidez e personalidade como uma 85mm. Eu possuo a 35mm 1.8G também para DX, e ela é uma lente espetacular, pois faz de tudo um pouco e com qualidade, desde retratos, até paisagens, acho ela a lente mais versátil para sensor cropado.

Muito obrigado! Tenho certeza de que você vai adorar a 85mm! Ela é fantástica!

gostei especialmente das fotos da 50 e da 85 1.8.

nas demais, achei algumas fotos um pouco saturadas demais (pro meu gosto, evidentemente). gostaria de saber se isto é uma opção sua no tratamento ou esse perfil mais saturado é comum nos equipamentos nikon?

Foi opção minha. As fotos que usei nos reviews foram tiradas de março de 2014 até hoje, então em algumas fotos estão características de edição que eu fui usando ao longo do tempo. Hoje eu saturo um pouco menos as cores, mas ainda gosto de cores vivas (embora sem exageros). Mas essa questão de gosto é engraçada, pois você achou as cores das minhas fotos muito saturadas, já um amigo meu me falou outro dia que achou as cores das minhas fotos lavadas. É por isso que eu acho que a gente tem que desenvolver o próprio estilo de acordo com o nosso gosto, pois cada pessoa fala uma coisa diferente. Mas não discordo de você totalmente, pois algumas fotos estão com um nível de saturação que eu não usaria hoje.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #29 Online: 09 de Setembro de 2016, 15:35:35
Muito obrigado! Tenho certeza de que você vai adorar a 85mm! Ela é fantástica!

Foi opção minha. As fotos que usei nos reviews foram tiradas de março de 2014 até hoje, então em algumas fotos estão características de edição que eu fui usando ao longo do tempo. Hoje eu saturo um pouco menos as cores, mas ainda gosto de cores vivas (embora sem exageros). Mas essa questão de gosto é engraçada, pois você achou as cores das minhas fotos muito saturadas, já um amigo meu me falou outro dia que achou as cores das minhas fotos lavadas. É por isso que eu acho que a gente tem que desenvolver o próprio estilo de acordo com o nosso gosto, pois cada pessoa fala uma coisa diferente. Mas não discordo de você totalmente, pois algumas fotos estão com um nível de saturação que eu não usaria hoje.

cara, entendi perfeitamente. gosto é gosto e não se discute, o nosso próprio vai mudando ao longo do tempo, como você mesmo disse. importante para mim foi saber que a saturação não tem necessariamente ligação com o equipamento. ja usei muito equipamento canon, hj uso mft. não tenho muita vontade de voltar pra dslr, mas um dia, se eu voltar, quero experimentar nikon.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot