AF-S Nikkor 50mm F/1.8GSimplesmente a objetiva que eu mais uso, a AF-S Nikkor 50mm F/1.8G é uma objetiva leve, pequena e com construção relativamente robusta, apesar de ter corpo de plástico (mas com mount de metal). O anel de foco dessa objetiva não se compara com uma objetiva top de linha, mas já é um tanto melhor que o da AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G: temos aqui uma janelinha de distância, ele é mais suave, não tem joguinho e apesar de ainda passar aquela sensação de atrito de plástico com plástico, esta característica é menos grosseira que na outra objetiva. Assim como a AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G esta objetiva não tem estabilização ótica de imagem (VR), mas possui o recurso "full time manual", onde mesmo quando a chavinha está setada no M/A temos tanto o foco automático como o manual ativos simultaneamente à nossa disposição (característica que tanto a lente do kit AF-S DX Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G VR II quanto a superzoom AF-S DX Nikkor 18-300mm F/3.5-6.3G ED VR não apresentam).
Falar de qualidade de imagem de uma objetiva feita para os sensores FX usando uma câmera com sensor DX é meio complicado, pois não terei condições de analisar o desempenho da mesma nas bordas usando em conjunto com câmeras de sensor maior. Então fica aqui o registro da minha experiência usando exclusivamente uma câmera DX. Como eu falei no parágrafo anterior, esta é simplesmente a minha objetiva mais usada. E tenho motivos para isso. Diferentemente das outras objetivas que já falei até então, esta 50mm entrega uma personalidade muito forte. O que temos aqui são arquivos especiais, algumas vezes já diretos da câmera em JPG, com cores vivas e quentes, vinheta bonita em grandes aberturas, desfoque suave e cremoso, tudo isso numa lente leve e pequena, gostosa de usar. Ao usar RAW os arquivos são extremamente flexíveis, dando muita margem para transformar a imagem num pós tratamento. Tanto fotos coloridas como em preto e branco ficam incríveis. A nitidez é ótima, mas não é excelente, e melhora ao se fechar o diafragma. As imagens, mesmo com diafragma um pouco fechado (F/5, por exemplo), saem com um aspecto diferente do que lentes zoom na mesma distância focal entregam. Lembrando ainda que nos 50mm a profundidade de campo é um pouco mais curta que nos 35mm, então conseguir fazer um bokeh legal aqui é mais fácil (fora que este desfoque é mais bonito). Distorção geométrica é quase nula nessa objetiva e é facilmente corrigida via software. O maior problema na qualidade de imagem dessa objetiva são as aberrações cromáticas, que são ligeiramente melhores que as presentes na AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G e talvez até mesmo na incrível AF-S Nikkor 85mm F/1.8G. Linhas de luz roxas em itens cromados ou mesmo linhas verdes em áreas de contraste podem aparecer nas imagens, mas não com a mesma frequência e intensidade que nas duas objetivas supracitadas. O uso dos 50mm, mesmo numa câmera com sensor DX (campo de visão equivalente aos 75mm no sensor FX), é bastante flexível, sendo ideal para retratos, mas funcionando bem para outros fins também. O uso dela fica um pouco mais restrito quando estamos em ambientes fechados ou lotados, onde o uso da AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G é mais confortável e flexível.
O desempenho do foco dessa objetiva está bem longe de ser brilhante. Apesar de ser um tanto superior ao que a AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G entrega, não raro alguma foto fica com foco errado, especialmente em disparo contínuo. Fechar um pouco o diafragma para ganhar profundidade de campo ameniza bastante essa deficiência. O foco é relativamente rápido, mas não se compara com uma lente voltada para ação. Não chega a ser ruim, apenas não é ótimo. Eu classificaria apenas como bom. Já li em reviews que as grandes diferenças dessa objetiva para a versão mais cara F/1.4G dela é exatamente nessa questão do foco automático e no fato de a versão mais cara ter 2/3 de stops de luz a mais (mas em compensação parece que a F/1.4G sofre mais com aberrações cromáticas). Entretanto, eu não tive oportunidade de testar essa objetiva para fazer uma comparação mais certeira. Mas fica o registro para possíveis compradores analisarem qual é a sua real necessidade. Precisa de foco mais confiável e os 2/3 de stops de luz a mais? Vá de F/1.4G. Essas duas características não são essenciais para você? Economize na F/1.8G, que custa 2,5 vezes menos e entrega praticamente a mesma qualidade de imagem.
À seguir fotos para exemplificar a qualidade de imagem que a AF-S Nikkor 50mm F/1.8G entrega:
Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
F/3.5 | 1/500s | ISO 500Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/250s | ISO 400Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/4.0 | 1/400s | ISO 500Nikon D5100 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/200s | ISO 100Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/320s | ISO 400Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/320s | ISO 800Nikon D5100 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/1.8 | 1/250s | ISO 100Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/4.5 | 1/500s | ISO 320Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/320s | ISO 800Nikon D5100 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/1.8 | 1/320s | ISO 100Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/1250s | ISO 100Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/800s | ISO 100Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/3.5 | 1/160s | ISO 640Nikon D5300 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | Nikon Speedlight SB-700
50mm | F/3.5 | 1/200s | ISO 800Concluindo, eu recomendo esta objetiva à todos os que desejam uma lente leve, pequena, com personalidade forte e que dá prazer de usar. Não raro ela surpreende com resultados acima da média e tudo isto numa objetiva que custa na casa dos duzentos dólares (acha-se no Brasil por menos de mil reais com certa facilidade). A única ressalva que deixo é para quem vai usar muito a objetiva em ambientes fechados ou mesmo para fotografar em meio à multidões, onde o enquadramento fica mais fechado, pois ela é ideal para retratos individuais ou com poucas pessoas. Adoro esta objetiva!