Nikon D7200Conforme prometido, falarei agora da Nikon D7200, uma das minhas últimas aquisições em matéria de fotografia. Demorei um pouco para resolver escrever este relato, pois gosto de testar bem o equipamento antes de falar dele. Pegar o equipamento e já sair falando sem usar exaustivamente pode levar a opiniões equivocadas. Antes de começar, gostaria de esclarecer que não utilizei alguns recursos, em especial o wifi da câmera, então não falarei disso por enquanto, mas se eu testar no futuro farei um post à parte neste mesmo tópico. Não adianta! Eu não utilizo esse tipo de firula, ainda mais que não tenho tripé e fotografo ação (onde foco "phase" e disparo contínuo são fundamentais para mim). Enfim... Agora chega de lero-lero e vamos ao que realmente importa, não é mesmo?
Satisfeito com o desempenho do sensor da D5300, mas insatisfeito com seu desempenho de foco e de disparo contínuo, escolhi a D7200 como novo equipamento pois fotografo ação. Seu moderno sistema de foco de 51 pontos, sendo 15 deles do tipo cruz (contra os 39 pontos, sendo 9 do tipo cruz na D5300), com suporte a foco de -3EV até 19EV (contra o suporte a -1EV até 19EV da D5300), fora seu maior buffer para disparo contínuo foram fatores decisivos para essa escolha. O meu sonho era a D500, mas infelizmente ela está fora do meu orçamento de hobista, ainda mais com essa economia turbulenta que temos atualmente aqui no Brasil.
O que eu posso falar do sistema de foco da D7200 é que ele funciona. Raramente perco o foco por culpa da câmera, diferentemente do que estava acontecendo com a D5300 (que me fazia questionar se o erro era meu ou do equipamento). Na maior parte das vezes em que erro o foco com a D7200 eu tenho consciência de que foi falha minha. Com isso eu sinto muito mais confiança para fotografar, mesmo em situações mais desafiadoras, pois eu sei que a câmera não vai me deixar na mão quando eu precisar dela. Mesmo em cenas mais escuras o foco da D7200 funciona muito bem e esta câmera inclusive tem suporte para focar em F/8, recurso útil para quem utiliza teleconversores em teleobjetivas, algo que as D3000 e D5000 não fazem. Outro destaque é o motor de foco no corpo da câmera, que dá suporte ao foco automático em lentes AF, pois as câmeras das séries D3000 e D5000 exigem o uso de lentes AF-S para tal. Infelizmente não tenho nenhuma lente AF para testar, apenas AF-S. Outro recurso bastante útil é o ajuste fino de foco, que devo falar mais detalhadamente num post futuro.
Quanto ao disparo contínuo o mesmo funciona bem, embora esteja bem longe do desempenho de câmeras como D500, D5, 7D Mark II e 1D X Mark II, só para citar alguns exemplos de câmeras rápidas. Mas é satisfatório na maior parte do tempo, especialmente ao se utilizar cartões de memória mais rápidos. Com a D5300 o buffer engasgava em RAW+JPG à partir da terceira ou quarta foto, enquanto na D7200 isso ocorre pela nona ou décima foto (inclusive isso, apesar de já ser satisfatório, me decepcionou um pouco, pois a Nikon propagandeou o suporte de até 18 fotos em RAW - ok que não era RAW + JPG, mas mesmo assim pelas minhas contas daria para chegar pelo menos a 12 fotos).
Eu não esperava grande evolução no desempenho do sensor em comparação com a D5300, mas me surpreendi positivamente com a D7200. O sensor da D7200 é um modelo da Toshiba (ok, a Sony comprou a divisão de sensores da Toshiba no final de 2015, mas a D7200 é do começo de 2015, então a marca continua sendo Toshiba), que dá um look um tanto diferente do que eu experimentei no sensor da D5300, que é fabricado pela Sony. Apesar de serem os mesmos 24MP num sensor CMOS DX/APS-C sem filtro low pass, o sensor da D7200 consegue uma nitidez um tanto à frente da já excelente apresentada pela D5300, fora uma latitude de exposição mais flexível. A D5300 já brilha ao se recuperar sombras, mas sofre um pouco nas áreas estouradas. A D7200 nas sombras possui performance parecida com a D5300, mas consegue recuperar mais detalhes em áreas estouradas. O forte ainda é mexer com as sombras, tanto que eu já adquiri o hábito de fazer fotos ligeiramente subexpostas para acertar na edição depois (pois odeio áreas estouradas nas fotos), pois sei que posso contar com os sensores da D5300 e principalmente da D7200 para isso. Senti uma certa diferença nas cores e no look das fotos também. Tenho a impressão de que a D5300 satura um pouco mais as cores que a D7200, mas em compensação a nitidez absurda da D7200 faz até com que fotos ligeiramente fora de foco pareçam focadas, algo que não ocorre com a D5300, onde qualquer errinho de foco fica bem visível. Quanto a ruídos percebo evolução, embora singela, na D7200. O grande destaque mesmo é realmente na edição, onde a recuperação de detalhes nas sombras adquirem menos ruídos que na D5300, fora que em ISO alto as cores só ficam estranhas em valores muito altos (de 6400 para frente), enquanto na D5300 as cores começam a ficar esquisitas no ISO 2500. Porém, no geral, eu curto muito o desempenho de ambos os sensores até ISO 2000, mas uso valores mais altos se eu sentir necessidade. Nos meus testes o valor mais alto que utilizei foi ISO 12800, mas ainda pretendo testar o ISO 25600 dessa câmera e irei falar sobre isso num post futuro. O que eu posso dizer é que o ISO 12800 da D7200 ainda é usável e quebra bem o galho, embora não seja algo para se usar direto, apenas para quando for realmente necessário.
Outro grande destaque é a construção e a ergonomia da câmera. Apesar de eu não ter mãos grandes e não achar a pegada da D5300 ruim, é inegável que a pegada da D7200 é muito melhor. Você sente que a câmera é mais robusta e que fica mais firme na mão, fora que o manuseio é muitíssimo melhor, com dois dials, mais botões de acesso e menor dependência de menus. Na D5300 perdi muita foto porque sempre tinha que ficar acessando menus desnecessariamente para mudar pontos de foco. Na D7200 basta dar um leve toque no disparador para a câmera "acordar" (sem acender desnecessariamente a tela de LCD, como as D3000 e D5000 fazem irritantemente) e eu poder escolher o meu ponto de foco. A posição do botão de ISO é péssima, mas como dá para configurar o botão REC (botão vermelho, perto do disparador) como ISO eu "consertei" essa falha e não tenho problemas com isso. Felizmente a D500 não exige esse tipo de gambiarra e espero que as câmeras futuras da Nikon a utilizem como inspiração nesse aspecto, inclusive a D7300, que deve sair em breve. O view finder também é excelente, muito melhor que o presente nos modelos de entrada e a telinha de LCD na parte de cima é uma mão na roda para acertarmos a exposição e outras configurações sem ligar a tela de LCD principal. A qualidade da tela de LCD principal da câmera é excelente, mas lamento não ter suporte ao touchscreen. Fotografar pelo live view nas câmeras da Nikon só é recomendável para situações mais controladas e com menos movimento, pois o foco é puramente por contraste, o que faz sentirmos falta de suporte a foco "phase" nesses momentos ou mesmo do dual pixel (tecnologia da Canon). A tela não é retrátil e isso pode ser um problema para alguns, mas francamente eu prefiro assim, pois é menos uma peça para quebrar e enche menos o saco. A duração de bateria é muito melhor que nas câmeras de entrada e o suporte a dois cartões de memória é muito útil, especialmente para quem vai trabalhar com a câmera. A câmera possui um flash pop-up que pode disparar flashes externos da Nikon (recurso inexistente nas câmeras D3000 e D5000 atuais). Ela possui suporte a wifi e NFC. Apesar de a câmera ter uma construção robusta e com suporte a weather sealing, infelizmente sua cobertura não é de liga de magnésio como ocorre nas D500 e 7D Mark II, por exemplo, ainda adotando o policarbonato como seu "ingrediente" principal. Inclusive eu já tomei chuva leve com a câmera umas três vezes (e com lente "non-weather sealing" ainda por cima) e meu kit sobreviveu sem grandes transtornos. Porém não recomendo sair com essa câmera debaixo de chuva torrencial. Para isso existem as (caras) D500, D5, 7D Mark II e 1D X Mark II da vida.
À seguir, algumas imagens para exemplificar a qualidade de imagem apresentada por esta câmera:
Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
100mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 400Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.8 | 1/500s | ISO 320Nikon D7200 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/800s | ISO 400Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
26mm | F/4.5 | 1/1000s | ISO 500Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.5 | 1/2000s | ISO 200Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
155mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 2500Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 640Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.2 | 1/640s | ISO 500Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
165mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 1000Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
140mm | F/5.6 | 1/1600s | ISO 320Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
105mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 400Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
70mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 2500Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G
35mm | F/2.2 | 1/60s | ISO 12800Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
140mm | F/5.6 | 1/1250s | ISO 1250Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
85mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 400Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
32mm | F/5.0 | 1/2000s | ISO 500Nikon D7200 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/1.8 | 1/2000s | ISO 200Nikon D7200 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/500s | ISO 800Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G
35mm | F/2.2 | 1/60s | ISO 12800Concluindo, a Nikon D7200 é uma excelente câmera e eu a recomendo. Foi um upgrade muito maior do que eu imaginava frente à D5300 e já atende muito bem aos meus propósitos, sendo uma câmera ideal para hobistas exigentes ou mesmo profissionais que precisam de algo que aguente o tranco e com bom desempenho de foco, disparo contínuo e sensor. Contudo, caso o foco do usuário não seja ação, eu recomendo economizar um tanto considerável e pegar a D7100, que tem um desempenho de ISO ligeiramente inferior, desempenho de foco muito parecido (só perde no -2EV frente ao -3EV da D7200) e buffer menor (ou seja, a D7100 só não é boa para ação, enquanto a D7200 já é). Em matéria de usabilidade as duas são praticamente idênticas e vejo muita gente elogiando o modelo anterior. Resumindo, quer uma DSLR intermediária que já atenda bem para fotografar ação? Vá de D7200. Quer uma câmera DSLR intermediária, mas não vai fotografar ação? Economize uns trocados e invista na já excelente D7100.