Autor Tópico: Minha experiência com equipamentos Nikon  (Lida 26046 vezes)

Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #45 Online: 17 de Outubro de 2016, 18:01:38
é meu caro, peso é algo sempre a se considerar na aquisição de equipamentos, pena que muitos não o fazem.

Eu nem cogitei as versões F/2.8 não só por preço, mas principalmente por peso e tamanho. Eu não tenho força física e não sou uma pessoa alta, então vou caçar equipamento grande e pesado para quê? Eu tenho consciência das minhas limitações. Se algum dia eu cismar de comprar uma bazuca vai ser a 80-400mm, mas para usar com tripé ou monopé. Entretanto, isso definitivamente não está nos meus planos e não encaixa no meu orçamento. Até loucura tem limite! Rsrsrs...

Opa, no aguardo!

Talvez ainda essa semana. Agora eu acho que já tenho condições de falar sobre esse equipamento. Mas já adianto que é uma lente excelente, como não podia deixar de ser pelo preço absurdo que custa.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 18:06:49 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Peters

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #46 Online: 18 de Outubro de 2016, 13:22:28
Parabéns pelo review, tópico de primeira qualidade.   :worship: :worship: :worship:


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #47 Online: 18 de Outubro de 2016, 22:00:46
Parabéns pelo review, tópico de primeira qualidade.   :worship: :worship: :worship:

Obrigado. Fico satisfeito por estar curtindo. Continue acompanhando, pois ainda vou falar da AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR e depois da Nikon D7200. O review da lente não deve demorar muito. O da câmera eu quero usar mais antes de falar, pois ainda há coisas relevantes a serem testadas, que não são frequentes no meu uso cotidiano (especialmente as firulas que o pessoal tanto adora, como Wifi, NFC, etc). Fora que quero fazer uns testes com ISO explodindo. Até agora usei só até 4000, então ainda acho que é cedo de falar sobre esse corpo.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, 22:01:10 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #48 Online: 19 de Outubro de 2016, 16:13:54
Já deveria estar fixo esse tópico!

Meus parabéns pelos reviews mais do que concisos e muito bem relatados.

Quanto a 18-140mm também tinha a mesma desconfiança que você, mas depois de ler seu tópico fiquei mais tranquilo.


Muito bom  :clap:


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #49 Online: 19 de Outubro de 2016, 17:45:52
Já deveria estar fixo esse tópico!

Meus parabéns pelos reviews mais do que concisos e muito bem relatados.

Quanto a 18-140mm também tinha a mesma desconfiança que você, mas depois de ler seu tópico fiquei mais tranquilo.


Muito bom  :clap:

Muito obrigado!
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #50 Online: 19 de Outubro de 2016, 19:44:37
AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR

Enfim minha primeira experiência com objetivas Gold Ring da Nikon. Com o intuito de fotografar esportes, onde uma objetiva de boa qualidade com construção robusta, desempenho ótico acima da média e foco rápido e preciso se fazem necessários para uma experiência plena, resolvi fazer meu maior investimento numa objetiva até o presente momento. Pesquisei muito preços e consegui com nota fiscal um preço abaixo da média, pois esta é uma objetiva polêmica nesse quesito preço e custo x benefício. Ela vem acompanhada da típica bolsinha preta da Nikon e de para-sol, algo que a Nikon faz inclusive em objetivas bem mais baratas (a Canon, por exemplo, costuma dar essa atenção mais para quem adquire série "L", o que acho uma pena), porém não vem acompanhada pelo suporte para tripés, que inclusive é bem caro e difícil de se achar para se comprar avulso.

Com uma construção majoritariamente feita em metal, absolutamente bem feita e robusta, esta definitivamente é uma objetiva que passa uma sensação "premium". Os anéis de zoom e de foco manual são os melhores que testei até o presente momento, sendo bastante suaves e precisos e esta já é uma objetiva que não expande ao se usar o zoom. Ela é grande e relativamente pesada, mas pelo menos mantém a mesma experiência tanto nos 70mm quanto nos 200mm. Ela possui janelinha de distância e nela você percebe que o anel de foco manual não possui qualquer espécie de joguinho, sendo extremamente preciso e gostoso de se usar. Em minhas pesquisas vi que esta objetiva não possui "weather sealing" declarado, o que acho terrível, mas eu tomei chuva com ela montada na D7200 (que é uma câmera selada) e ela aguentou numa boa (pois eu achava que ela tinha o "weather sealing"). Uma coisa que me deixou um pouquinho decepcionado foi o desempenho do VR. Ele funciona, mas infelizmente possui um delayzinho de menos de um segundo (mas que é bem perceptível especialmente nas distâncias maiores - nos 70mm eu não senti isso). Inclusive, de acordo com review do vlogdozack/blogdozack a AF-S VR Zoom-Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED também sofre desse problema no VR, embora de uma forma mais discrepante. O VR da AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR também faz barulho (parecido com o que também acontece na AF-S VR Zoom-Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED testada no vlogdozack/blogdozack), mas francamente isso não me incomodou no uso. Contudo, pode ser um problema ao se fotografar casamentos ou batizados, por exemplo. Um grande destaque dessa objetiva é o desempenho de foco automático. Ele é o mais rápido e preciso que testei até o presente momento e atende muito bem a quem fotografa ação, que foi meu objetivo de compra. Usando uma câmera mais robusta como a minha atual Nikon D7200 ela simplesmente faz o serviço sem decepcionar, então considero como um destaque nessa objetiva. Tenho certeza de que a AF-S Nikkor 70-200mm F/2.8G ED VR II seja ainda melhor que ela nesse sentido, mas francamente é outra classe de equipamento e a versão F/4 já cumpre muito bem o serviço nesse quesito. Com tudo isso em vista, em matéria de construção o que vemos na AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR é um misto de experiência top de linha (construção robusta, anéis de foco manual e de zoom excelentes e que funcionam perfeitamente, maior parte da construção em metal, acabamento caprichado, sensação de durabilidade e confiabilidade, desempenho de foco automático bem acima da média) e intermediária (VR barulhento e que possui um pequeno delay, perceptível nas distâncias focais mais longas; fora a ausência de "weather sealing", apesar da minha cópia ter sobrevivido a uma chuva leve). Importante lembrar que esta objetiva é compatível com os teleconversores da Nikon, mas em alguns modelos de teleconversores o foco automático fica limitado a câmeras que possuem suporte a foco automático em F/8 (geralmente câmeras da série D7000 e superiores suportam isso, ficando as D3000 e as D5000 de fora).

Com relação à qualidade de imagem, esta com certeza é a melhor lente zoom que já testei até o presente momento. Apesar de em situações de sol forte ela ter aquela terrível tendência a puxar tons de pele para tons fluorescentes como eu vi acontecer na tensa AF-S DX Nikkor 18-300mm F/3.5-6.3G ED VR testada anteriormente, aqui isto acontece de uma forma menos acentuada e nós temos em mãos arquivos RAW que conseguimos consertar na edição. Em qualquer outra situação de luz esse problema ótico não ocorre e ela entrega arquivos com uma nitidez incrível para uma lente zoom (das lentes que testei a nitidez dela só não é melhor que a da AF-S Nikkor 85mm F/1.8G), mesmo completamente aberta, e cores muito bonitas e agradáveis de se ver. Os arquivos RAW são flexíveis o suficiente para se conseguir resultados interessantes no Adobe Camera RAW ou no Lightroom e a vinheta dela é relativamente acentuada em abertura máxima mesmo usando câmera com sensor cropado. Porém, a vinheta é suave e não desagrada ao olhar. Não chega a ser tão bonita quanto a vinheta de uma lente prime, mas não é feia como as de lentes como AF-S DX Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G VR II e AF-S DX Nikkor 18-300mm F/3.5-6.3G ED VR. O bokeh é muito agradável e as aberrações esféricas não ficam com aspecto geométrico, ficando extremamente redondinhas e cremosas. Por outro lado, em alguns momentos eu senti que o bokeh dessa objetiva fica com um aspecto um pouco agressivo (não muito), algo que não chega a ser feio, mas que pode desagradar quem curte suavidade. Aberrações cromáticas raramente aparecem com esta objetiva e quando surgem é de forma bastante discreta e fácil de se corrigir via software. Os arquivos em preto e branco feitos com essa objetiva ficam muito bonitos e cheios de personalidade.

Usando esta objetiva eu cheguei a uma conclusão interessante: definitivamente abertura e transmissão de luz não são a mesma coisa! Eu sei que abertura é medida por "F/x" e transmissão de luz é medida por "T/x" e essa informação é muito relevante. O fato é: a AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR é mais escura em 200mm que em 70mm, mesmo tendo abertura constante. Ok, mesmo assim ela se destaca frente a modelos com abertura variável, onde a perda de luz é ainda maior, mas eu fiz várias fotos esse final de semana mudando a distância focal e mantendo a mesma configuração na câmera, na mesma cena e com a mesma situação de luz e em todas essas vezes eu me vi com arquivos um pouco mais escuros nos 200mm que nos 70mm, precisando compensar na edição. Não é nada gritante e eu não acho que isso seja motivo para deixar de comprar esta objetiva, mas fica aí o alerta para quem acha que abertura seja sinônimo de luminosidade. A abertura influencia e muito na luminosidade, mas esse assunto é um tanto mais complexo de se entender que apenas achar que uma mesma EXIF irá garantir a mesma exposição usando objetivas diferentes ou mesmo a mesma objetiva em distâncias focais diferentes.

Uma coisa que considero extremamente relevante ao se cogitar essa objetiva no kit é com relação a usabilidade. Diferentemente do que ocorre ao se comprar objetivas zoom de baixo custo ou mesmo lentes prime com abertura F/1.8 (ou mesmo algumas F/1.4, F/2 e F/2.8), que são objetivas pequenas e leves, fáceis de se carregar e que não pesam na mochila, aqui o possível comprador tem que ter a consciência de que a AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR não é a objetiva de todos os dias, para passear com a família. Aqui temos realmente uma ferramenta de trabalho que pode sim ser usada como hobby, que é o meu uso, mas que não vai caber em qualquer bolsinha e que exige sempre o uso das duas mãos ao se manusear. Contudo, ela também é um excelente meio-termo entre quem quer qualidade mas não quer apelar para as bazucas AF Nikkor 80-200mm F/2.8D ED ou AF-S Nikkor 70-200mm F/2.8G ED VR II (ou mesmo alguma outra 70-200mm F/2.8 de fabricantes alternativas, que costumam ser interessantes também), que são objetivas ainda maiores e um tanto mais pesadas. E esse foi o motivo de eu ter escolhido esse modelo, pois eu não sou uma pessoa alta e nem tenho preparo físico, logo equipamentos maiores e mais pesados são sim um problema sério para mim, ainda mais que não uso tripé nem monopé. É tudo no braço mesmo! Então enxergo esta objetiva como opção para esse perfil de usuário, pois muitos podem argumentar de forma extremamente relevante que o custo x benefício da AF Nikkor 80-200mm F/2.8D ED é muito mais interessante, pois ela custa quase a mesma coisa, mas tem um stop de luz a mais, embora abra mão do VR e de 10mm no range, além de ser mais antiga. Então a escolha de qual modelo pegar vai muito da necessidade e do perfil do usuário (peso e tamanho, sem abrir mão de bom desempenho: AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR; custo x benefício: AF Nikkor 80-200mm F/2.8D ED ou modelos de 70-200mm F/2.8 de fabricantes alternativas como Sigma, Tokina e Tamron, por exemplo; performance top de linha: AF-S Nikkor 70-200mm F/2.8G ED VR II e AF-S Nikkor 70-200mm F/2.8E FL ED VR).

Exemplificando o que falei acerca da qualidade de imagem seguem algumas imagens que produzi com esta objetiva:

Nikon D5300 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
70mm | F/4.0 | 1/1000s | ISO 1000



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
200mm | F/4.0 | 1/500s | ISO 3200



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
70mm | F/4.0 | 1/250s | ISO 1250



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
130mm | F/4.0 | 1/320s | ISO 1600



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
200mm | F/4.0 | 1/250s | ISO 1250



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
200mm | F/4.0 | 1/500s | ISO 3200



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
70mm | F/4.0 | 1/1000s | ISO 1000



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
86mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 2500



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
112mm | F/4.0 | 1/400s | ISO 400



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
90mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 2500



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
70mm | F/4.0 | 1/2000s | ISO 720



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
135mm | F/4.0 | 1/500s | ISO 2000



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
135mm | F/4.0 | 1/400s | ISO 320



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
200mm | F/4.0 | 1/500s | ISO 2000



Nikon D5300 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
92mm | F/4.0 | 1/400s | ISO 800



Concluindo, o que posso dizer é que esta é uma excelente objetiva, mas com o porém de custar mais caro do que deveria. Nesta análise eu fui mais exigente que o normal exatamente porque esta é uma objetiva que custa mais de mil dólares e que entrega uma experiência de uso mista entre intermediário e top de linha. Se vale a pena eu acho que depende muito do perfil do usuário. Quem quer uma telefoto zoom de grande abertura sem ter que apelar para as bazucas tem aqui talvez a melhor opção e foi por essa razão que eu optei por esse modelo, mesmo não sendo dos mais populares, mais conhecidos e mais recomendados pela comunidade. Uma dica que dou é pesquisar muito o preço, pois pagar 8800 reais na Nikon Store, mesmo com os cinco anos de garantia, francamente eu considero uma insanidade! Eu comprei com nota fiscal e um ano de garantia em loja confiável por 4900 reais, o que já é um preço a se pensar. Foi eu comprar a minha unidade que o preço subiu 900 reais imediatamente na mesma loja e mesmo assim o preço continua abaixo da média. Enfim, ela não é a campeã do custo x benefício, mas dependendo da pretensão do fotógrafo é a opção certa para se ter uma ferramenta excelente que entrega os arquivos que precisamos e com construção muito bem feita. Só lamento demais não vir com o suporte para tripés e por não ter suporte ao "weather sealing". O VR me deixou meio chateado também, mas é algo que dá para contornar e não chega a ser o fim do mundo. Enfim, apesar de todas essas ressalvas eu gostei muito dessa objetiva e ela melhorou e muito minha experiência com fotografia esportiva, que antes estava limitada à AF-S Nikkor 85mm F/1.8G, que definitivamente não funciona bem para esse uso específico.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 20:00:17 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #51 Online: 20 de Outubro de 2016, 00:51:33
show de bola meu camarada, mais um ótimo review pra conta!  :clap: :clap:
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #52 Online: 20 de Outubro de 2016, 08:49:35
 :clap: :clap:

Como sempre, muito bem feito.

Cara, que imagens!


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #53 Online: 20 de Outubro de 2016, 08:59:17
show de bola meu camarada, mais um ótimo review pra conta!  :clap: :clap:

:clap: :clap:

Como sempre, muito bem feito.

Cara, que imagens!

Muito obrigado a vocês! Fico satisfeito por terem gostado e espero que seja de alguma utilidade para quem precisar.
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #54 Online: 22 de Outubro de 2016, 00:05:05
Show.... Se der tempo eu ainda vou fazer um "split"no tópico para acomodar as diferentes opiniões de diferentes lentes em diferentes tópicos para melhorar a indexação, busca e disseminação de conhecimento aqui no fórum.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #55 Online: 22 de Outubro de 2016, 00:34:33
Show.... Se der tempo eu ainda vou fazer um "split"no tópico para acomodar as diferentes opiniões de diferentes lentes em diferentes tópicos para melhorar a indexação, busca e disseminação de conhecimento aqui no fórum.

Valeu! Isso com certeza seria muito interessante!
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #56 Online: 11 de Janeiro de 2017, 23:19:28
Nikon D7200

Conforme prometido, falarei agora da Nikon D7200, uma das minhas últimas aquisições em matéria de fotografia. Demorei um pouco para resolver escrever este relato, pois gosto de testar bem o equipamento antes de falar dele. Pegar o equipamento e já sair falando sem usar exaustivamente pode levar a opiniões equivocadas. Antes de começar, gostaria de esclarecer que não utilizei alguns recursos, em especial o wifi da câmera, então não falarei disso por enquanto, mas se eu testar no futuro farei um post à parte neste mesmo tópico. Não adianta! Eu não utilizo esse tipo de firula, ainda mais que não tenho tripé e fotografo ação (onde foco "phase" e disparo contínuo são fundamentais para mim). Enfim... Agora chega de lero-lero e vamos ao que realmente importa, não é mesmo?

Satisfeito com o desempenho do sensor da D5300, mas insatisfeito com seu desempenho de foco e de disparo contínuo, escolhi a D7200 como novo equipamento pois fotografo ação. Seu moderno sistema de foco de 51 pontos, sendo 15 deles do tipo cruz (contra os 39 pontos, sendo 9 do tipo cruz na D5300), com suporte a foco de -3EV até 19EV (contra o suporte a -1EV até 19EV da D5300), fora seu maior buffer para disparo contínuo foram fatores decisivos para essa escolha. O meu sonho era a D500, mas infelizmente ela está fora do meu orçamento de hobista, ainda mais com essa economia turbulenta que temos atualmente aqui no Brasil.

O que eu posso falar do sistema de foco da D7200 é que ele funciona. Raramente perco o foco por culpa da câmera, diferentemente do que estava acontecendo com a D5300 (que me fazia questionar se o erro era meu ou do equipamento). Na maior parte das vezes em que erro o foco com a D7200 eu tenho consciência de que foi falha minha. Com isso eu sinto muito mais confiança para fotografar, mesmo em situações mais desafiadoras, pois eu sei que a câmera não vai me deixar na mão quando eu precisar dela. Mesmo em cenas mais escuras o foco da D7200 funciona muito bem e esta câmera inclusive tem suporte para focar em F/8, recurso útil para quem utiliza teleconversores em teleobjetivas, algo que as D3000 e D5000 não fazem. Outro destaque é o motor de foco no corpo da câmera, que dá suporte ao foco automático em lentes AF, pois as câmeras das séries D3000 e D5000 exigem o uso de lentes AF-S para tal. Infelizmente não tenho nenhuma lente AF para testar, apenas AF-S. Outro recurso bastante útil é o ajuste fino de foco, que devo falar mais detalhadamente num post futuro.

Quanto ao disparo contínuo o mesmo funciona bem, embora esteja bem longe do desempenho de câmeras como D500, D5, 7D Mark II e 1D X Mark II, só para citar alguns exemplos de câmeras rápidas. Mas é satisfatório na maior parte do tempo, especialmente ao se utilizar cartões de memória mais rápidos. Com a D5300 o buffer engasgava em RAW+JPG à partir da terceira ou quarta foto, enquanto na D7200 isso ocorre pela nona ou décima foto (inclusive isso, apesar de já ser satisfatório, me decepcionou um pouco, pois a Nikon propagandeou o suporte de até 18 fotos em RAW - ok que não era RAW + JPG, mas mesmo assim pelas minhas contas daria para chegar pelo menos a 12 fotos).

Eu não esperava grande evolução no desempenho do sensor em comparação com a D5300, mas me surpreendi positivamente com a D7200. O sensor da D7200 é um modelo da Toshiba (ok, a Sony comprou a divisão de sensores da Toshiba no final de 2015, mas a D7200 é do começo de 2015, então a marca continua sendo Toshiba), que dá um look um tanto diferente do que eu experimentei no sensor da D5300, que é fabricado pela Sony. Apesar de serem os mesmos 24MP num sensor CMOS DX/APS-C sem filtro low pass, o sensor da D7200 consegue uma nitidez um tanto à frente da já excelente apresentada pela D5300, fora uma latitude de exposição mais flexível. A D5300 já brilha ao se recuperar sombras, mas sofre um pouco nas áreas estouradas. A D7200 nas sombras possui performance parecida com a D5300, mas consegue recuperar mais detalhes em áreas estouradas. O forte ainda é mexer com as sombras, tanto que eu já adquiri o hábito de fazer fotos ligeiramente subexpostas para acertar na edição depois (pois odeio áreas estouradas nas fotos), pois sei que posso contar com os sensores da D5300 e principalmente da D7200 para isso. Senti uma certa diferença nas cores e no look das fotos também. Tenho a impressão de que a D5300 satura um pouco mais as cores que a D7200, mas em compensação a nitidez absurda da D7200 faz até com que fotos ligeiramente fora de foco pareçam focadas, algo que não ocorre com a D5300, onde qualquer errinho de foco fica bem visível. Quanto a ruídos percebo evolução, embora singela, na D7200. O grande destaque mesmo é realmente na edição, onde a recuperação de detalhes nas sombras adquirem menos ruídos que na D5300, fora que em ISO alto as cores só ficam estranhas em valores muito altos (de 6400 para frente), enquanto na D5300 as cores começam a ficar esquisitas no ISO 2500. Porém, no geral, eu curto muito o desempenho de ambos os sensores até ISO 2000, mas uso valores mais altos se eu sentir necessidade. Nos meus testes o valor mais alto que utilizei foi ISO 12800, mas ainda pretendo testar o ISO 25600 dessa câmera e irei falar sobre isso num post futuro. O que eu posso dizer é que o ISO 12800 da D7200 ainda é usável e quebra bem o galho, embora não seja algo para se usar direto, apenas para quando for realmente necessário.

Outro grande destaque é a construção e a ergonomia da câmera. Apesar de eu não ter mãos grandes e não achar a pegada da D5300 ruim, é inegável que a pegada da D7200 é muito melhor. Você sente que a câmera é mais robusta e que fica mais firme na mão, fora que o manuseio é muitíssimo melhor, com dois dials, mais botões de acesso e menor dependência de menus. Na D5300 perdi muita foto porque sempre tinha que ficar acessando menus desnecessariamente para mudar pontos de foco. Na D7200 basta dar um leve toque no disparador para a câmera "acordar" (sem acender desnecessariamente a tela de LCD, como as D3000 e D5000 fazem irritantemente) e eu poder escolher o meu ponto de foco. A posição do botão de ISO é péssima, mas como dá para configurar o botão REC (botão vermelho, perto do disparador) como ISO eu "consertei" essa falha e não tenho problemas com isso. Felizmente a D500 não exige esse tipo de gambiarra e espero que as câmeras futuras da Nikon a utilizem como inspiração nesse aspecto, inclusive a D7300, que deve sair em breve. O view finder também é excelente, muito melhor que o presente nos modelos de entrada e a telinha de LCD na parte de cima é uma mão na roda para acertarmos a exposição e outras configurações sem ligar a tela de LCD principal. A qualidade da tela de LCD principal da câmera é excelente, mas lamento não ter suporte ao touchscreen. Fotografar pelo live view nas câmeras da Nikon só é recomendável para situações mais controladas e com menos movimento, pois o foco é puramente por contraste, o que faz sentirmos falta de suporte a foco "phase" nesses momentos ou mesmo do dual pixel (tecnologia da Canon). A tela não é retrátil e isso pode ser um problema para alguns, mas francamente eu prefiro assim, pois é menos uma peça para quebrar e enche menos o saco. A duração de bateria é muito melhor que nas câmeras de entrada e o suporte a dois cartões de memória é muito útil, especialmente para quem vai trabalhar com a câmera. A câmera possui um flash pop-up que pode disparar flashes externos da Nikon (recurso inexistente nas câmeras D3000 e D5000 atuais). Ela possui suporte a wifi e NFC. Apesar de a câmera ter uma construção robusta e com suporte a weather sealing, infelizmente sua cobertura não é de liga de magnésio como ocorre nas D500 e 7D Mark II, por exemplo, ainda adotando o policarbonato como seu "ingrediente" principal. Inclusive eu já tomei chuva leve com a câmera umas três vezes (e com lente "non-weather sealing" ainda por cima) e meu kit sobreviveu sem grandes transtornos. Porém não recomendo sair com essa câmera debaixo de chuva torrencial. Para isso existem as (caras) D500, D5, 7D Mark II e 1D X Mark II da vida.

À seguir, algumas imagens para exemplificar a qualidade de imagem apresentada por esta câmera:

Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
100mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 400



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/2.8 | 1/500s | ISO 320



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/800s | ISO 400



Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
26mm | F/4.5 | 1/1000s | ISO 500



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.5 | 1/2000s | ISO 200



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
155mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 2500



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 640



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G
85mm | F/3.2 | 1/640s | ISO 500



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
165mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 1000



Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
140mm | F/5.6 | 1/1600s | ISO 320



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
105mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 400



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
70mm | F/4.0 | 1/640s | ISO 2500



Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G
35mm | F/2.2 | 1/60s | ISO 12800



Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
140mm | F/5.6 | 1/1250s | ISO 1250



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR
85mm | F/4.0 | 1/4000s | ISO 400



Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 18-140mm F/3.5-5.6G ED VR
32mm | F/5.0 | 1/2000s | ISO 500



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/1.8 | 1/2000s | ISO 200



Nikon D7200 | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G
50mm | F/2.8 | 1/500s | ISO 800



Nikon D7200 | AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G
35mm | F/2.2 | 1/60s | ISO 12800



Concluindo, a Nikon D7200 é uma excelente câmera e eu a recomendo. Foi um upgrade muito maior do que eu imaginava frente à D5300 e já atende muito bem aos meus propósitos, sendo uma câmera ideal para hobistas exigentes ou mesmo profissionais que precisam de algo que aguente o tranco e com bom desempenho de foco, disparo contínuo e sensor. Contudo, caso o foco do usuário não seja ação, eu recomendo economizar um tanto considerável e pegar a D7100, que tem um desempenho de ISO ligeiramente inferior, desempenho de foco muito parecido (só perde no -2EV frente ao -3EV da D7200) e buffer menor (ou seja, a D7100 só não é boa para ação, enquanto a D7200 já é). Em matéria de usabilidade as duas são praticamente idênticas e vejo muita gente elogiando o modelo anterior. Resumindo, quer uma DSLR intermediária que já atenda bem para fotografar ação? Vá de D7200. Quer uma câmera DSLR intermediária, mas não vai fotografar ação? Economize uns trocados e invista na já excelente D7100.
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2017, 23:35:22 por Pistigrilo »
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #57 Online: 11 de Janeiro de 2017, 23:51:46
Show de review meu camarada, parabéns! Feliz em saber que minha 7200 me oferece muito mais que eu preciso!
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #58 Online: 12 de Janeiro de 2017, 00:01:39
Show de review meu camarada, parabéns! Feliz em saber que minha 7200 me oferece muito mais que eu preciso!

Pois é! Agora podemos descansar o bolso e cansar o dedo sem medo de ser feliz. Rsrsrs...
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #59 Online: 12 de Janeiro de 2017, 09:23:33
Pois é! Agora podemos descansar o bolso e cansar o dedo sem medo de ser feliz. Rsrsrs...


Muito Obrigado pelo seu review, eu ja tinha decidido q iria pegar a D7200 tem uns 4 meses, e nesse meio tempo já fiquei pensando muito em dar um salto maior para ir para FF pois achava que o ganho que iria ter não seria tão grande assim na qualidade da imagem frente da minha D3100. mas pelo visto será um novo mundo pra mim - visto que uso muito ISO alto com grandes aberturas então o sistema de foco será muito importante.

Pensei em pegar a D7100, mas como faço eventos, diversas vezes me pedem alguma foto logo para postar e com o WiFi isso iria me facilitar muito.