Autor Tópico: Qual a diferença entre série e sequência fotográfica? É isso existe na fotografia?  (Lida 6636 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Bom dia pessoal,

Ao postar umas fotos na galeria me deparei com um problema:

Como posso definir se um trabalho se enquadra como sequência ou série fotográfica? Às vezes definir isso pode passar (em um fórum ou site) a visão que se espera que o espectador tenha. Ou discordam de tudo que eu disse?

Comentem!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Como posso definir se um trabalho se enquadra como sequência ou série fotográfica?

Creio que sequencia seria algo realizado no mesmo dia ou situação, ao caso que série já seria diversas fotos que tenham um tema, raciocínio ou estejam dentro de um mesmo contexto, e não necessariamente teriam de ser na mesma situação.

Mas com certeza logo vai aparecer alguns experts para poder com seu conhecimento nos iluminar. :ok:


marciomendes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Creio que sequencia seria algo realizado no mesmo dia ou situação, ao caso que série já seria diversas fotos que tenham um tema, raciocínio ou estejam dentro de um mesmo contexto, e não necessariamente teriam de ser na mesma situação.

Mas com certeza logo vai aparecer alguns experts para poder com seu conhecimento nos iluminar. :ok:
x2

Dá para traçarmos uma analogia com séries do cinema. Sempre se espera a próxima temporada ou capítulo etc. Já sequência seria num curto espaço de tempo - ex.: sequência de fotos de um salto de um saltador (numa prova de atletismo)...


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Uma série é um conjunto de fotos que passa uma idéia ou um conceito
e pode ser de várias formas,

eu costumo fazer ensaios autorais, e vc pode ver no meu site como eu organizo as minhas imagens

então, um tipo de série é um conjunto onde tenha começo, meio e fim
como se vc estivesse contando uma história, não precisa estar todas na mesma linguagem, isso era algo que se
exigia há muito tempo, mas hoje em dia acho que não….mas não confunda linguagem com tratamento, vc pode ter fotos
que estão mais ligadas a forma e tbm a uma visão em primeira pessoa, mas ambas tem que ter a mesma linha de pós-produção.

um outro tipo de série, pode ser com fotos de um tema, tipo, Street, auto-retrato, etc.
vc pode coletas essas fotos ao longo de viagens, saídas fotográficas pela sua cidade, ou simplesmente andando pela rua de volta do trabalho,
mas se vc reparar que elas tem conceito e uma mesma unidade estética, podem virar uma série

na questão do tempo, isso não importa….vc pode produzir tudo num dia ou pode levar décadas, quem vai dizer que ela está pronta para ser publicada é o próprio autor.

esse tipo de produção autoral, na minha opinião é uma das formas mais complexas de se produzir imagens
pq demanda um estudo, um conceito, as imagens tem que conversar entre si, e o olhar do expectador tem que ser conduzido, para a sua idéia…..ou não…..

já uma sequência eu entendo que que são um conjunto de fotos que vc tira uma atras da outra….
ex, eu não faço uma só foto, eu tiro várias, espero inúmeras pessoas passarem no ponto que eu quero que elas estejam
dez, quinze, vinte pessoas, fico esperando, esperando, até ter alguém no mesmo lugar de novo…….
dessa sequência eu escolho a melhor e coloco junto da minha série, ou não…..pq se na seleção essa foto não se encaixar com as outras
ou corto ela fora…..


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Uma série é um conjunto de fotos que passa uma idéia ou um conceito
e pode ser de várias formas,

eu costumo fazer ensaios autorais, e vc pode ver no meu site como eu organizo as minhas imagens

então, um tipo de série é um conjunto onde tenha começo, meio e fim
como se vc estivesse contando uma história, não precisa estar todas na mesma linguagem, isso era algo que se
exigia há muito tempo, mas hoje em dia acho que não….mas não confunda linguagem com tratamento, vc pode ter fotos
que estão mais ligadas a forma e tbm a uma visão em primeira pessoa, mas ambas tem que ter a mesma linha de pós-produção.

um outro tipo de série, pode ser com fotos de um tema, tipo, Street, auto-retrato, etc.
vc pode coletas essas fotos ao longo de viagens, saídas fotográficas pela sua cidade, ou simplesmente andando pela rua de volta do trabalho,
mas se vc reparar que elas tem conceito e uma mesma unidade estética, podem virar uma série

na questão do tempo, isso não importa….vc pode produzir tudo num dia ou pode levar décadas, quem vai dizer que ela está pronta para ser publicada é o próprio autor.

esse tipo de produção autoral, na minha opinião é uma das formas mais complexas de se produzir imagens
pq demanda um estudo, um conceito, as imagens tem que conversar entre si, e o olhar do expectador tem que ser conduzido, para a sua idéia…..ou não…..

já uma sequência eu entendo que que são um conjunto de fotos que vc tira uma atras da outra….
ex, eu não faço uma só foto, eu tiro várias, espero inúmeras pessoas passarem no ponto que eu quero que elas estejam
dez, quinze, vinte pessoas, fico esperando, esperando, até ter alguém no mesmo lugar de novo…….
dessa sequência eu escolho a melhor e coloco junto da minha série, ou não…..pq se na seleção essa foto não se encaixar com as outras
ou corto ela fora…..

Eu fiz uma publicação onde coloquei várias fotografias ilustrando uma sequência de movimentos as quais deu um nome e chamei de série. No entendimento de alguns, aquilo não poderia ser uma série e tampouco consegui passar ao espectador o que eu queria. Para tal, talvez uma colagem como está abaixo pudesse fazer um maior sentido:





Mas o que acabei fazendo foi postar as fotos numa sequência e antes escrevendo o que eu queria. Minha publicação pode ser vista aqui:

The Crossfitters

https://r.tapatalk.com/shareLink?url=http%3A%2F%2Fforum%2Emundofotografico%2Ecom%2Ebr%2Findex%2Ephp%3Ftopic%3D122631&share_tid=122631&share_fid=66132&share_type=t

O que acha?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2016, 12:45:33 por cfcsosa »


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
eu vi,
e achei a critica do Lindsay muito boa,

vc conhece o trabalho do Duane Michals?
ele faz fotos sequência, pequenas histórias,
contadas em 3, 4 ou 6 fotos.....
e sempre apresentadas em conjunto, como se fossem uma imagem só.



ou fotografo que fez um trabalho semelhante foi Eadweard Muybridge
no fim do séc. XIX, ele era obcecado pelo movimento, das pessoas, dos animais......
ele fez um extenso estudo, ele trabalho dele é muito bom,
um conjunto de imagens que devem ser vistas como uma só.



outro trabalho tbm em sequencia é o do casal Becher
Bernd and Hilla Becher, tinham um trabalho voltado a forma da arquitetura alemã
um conjunto de fotos que tbm tem que ser visto como uma única imagem.....



apesar de terem essa ideia de imagem sequencia, a razão de cada trabalho é diferente uma da outra, e os conceitos tbm
Duane Michals, passa mais um conceito de história,
Muybridge é a captura do tempo e do movimento em si,
e o casal Becher é a forma pela forma




« Última modificação: 31 de Agosto de 2016, 13:50:17 por pkawazoe »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
eu vi,
e achei a critica do Lindsay muito boa,

vc conhece o trabalho do Duane Michals?
ele faz fotos sequência, pequenas histórias,
contadas em 3, 4 ou 6 fotos.....
e sempre apresentadas em conjunto, como se fossem uma imagem só.



ou fotografo que fez um trabalho semelhante foi Eadweard Muybridge
no fim do séc. XIX, ele era obcecado pelo movimento, das pessoas, dos animais......
ele fez um extenso estudo, ele trabalho dele é muito bom,
um conjunto de imagens que devem ser vistas como uma só.



outro trabalho tbm em sequencia é o do casal Becher
Bernd and Hilla Becher, tinham um trabalho voltado a forma da arquitetura alemã
um conjunto de fotos que tbm tem que ser visto como uma única imagem.....



apesar de terem essa ideia de imagem sequencia, a razão de cada trabalho é diferente uma da outra, e os conceitos tbm
Duane Michals, passa mais um conceito de história,
Muybridge é a captura do tempo e do movimento em si,
e o casal Becher é a forma pela forma

Sim, achei correta e elogiosa a crítica dele e você o que acha?


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
tudo depende do conceito que vc quer passar…
eu acho interessante da maneira que vc montou,
e a sequencia faz do tempo mais fluido….
e as linhas criam uma visão estética que dá certa unidade ao conjunto,

nas fotos do post Crossfit, dá a impressão que vc quer fazer fotos de pessoas fazendo exercício no evento,
já aqui o tempo e a forma são mais evidentes e dão força ao significado da foto.

vários conjuntos desses, seria uma série….
« Última modificação: 03 de Setembro de 2016, 06:55:26 por pkawazoe »


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore


esse é bem legal mesmo. As demais focam exclusivamente no momento pra criar uma sequência mas essa leva em consideração composição mais bem trabalhada.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
tudo depende do conceito que vc quer passar…
eu acho interessante da maneira que vc montou,
e a sequencia faz do tempo mais fluido….
e as linhas criam uma visão estética que dá certa unidade ao conjunto,

nas fotos do post Crossfit, dá a impressão que vc quer fazer fotos de pessoas fazendo exercício no evento,
já aqui o tempo e a forma são mais evidentes e dão força ao significado da foto.

vários conjuntos desses, seria uma série….

Muito obrigado! Já aprendi algo mais aqui, a linguagem é muito importante!

Abraços!