Autor Tópico: [Dúvida] Se chegar no limite da abertura e velocidade, o que fazer?  (Lida 1751 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 17 de Agosto de 2020, 20:53:57
Cheferson,

O DxO está em outro patamar em diversos aspectos: recuperação de exposição, redução de ruido e recuperação de nitidez baseada em módulos óticos.

O unico programa que talvez seja superior ao DxO no tocante a redução de ruido é o RawTherapee, mas isso é um capítulo (longo) a parte.

A licença dele é barata até 129 dólares, comparado ao Adobe Lightroom..... vou testar o Trial essa semana, obrigado pela dica.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Agosto de 2020, 20:55:41
Cheferson,

O DxO está em outro patamar em diversos aspectos: recuperação de exposição, redução de ruido e recuperação de nitidez baseada em módulos óticos.

O unico programa que talvez seja superior ao DxO no tocante a redução de ruido é o RawTherapee, mas isso é um capítulo (longo) a parte.
Como já ouvi falar bastante que o Raw Therapee é difícil de se domar, melhor testar mesmo o DXO Photolab. Como eu disse, basta um clique no botão "Prime" e a mágica está pronta. Depois é só ter um pouco de paciência e esperar a exportação.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 17 de Agosto de 2020, 20:59:45
Nogueira,

O problema do RT é que ele não é para apertadores de botões, é para quem entende os processos por tras da coisa. Ele permite aplicar a redução seletivamente por cor, luminancia, curvas, etc.. e tem vários algoritmos.

Não é de estranhar que a turma dos controles magicos e presets odeiem esse programa. Simplesmente não entendem como usar.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Agosto de 2020, 23:08:59
Nogueira,

O problema do RT é que ele não é para apertadores de botões, é para quem entende os processos por tras da coisa. Ele permite aplicar a redução seletivamente por cor, luminancia, curvas, etc.. e tem vários algoritmos.

Não é de estranhar que a turma dos controles magicos e presets odeiem esse programa. Simplesmente não entendem como usar.
Nesse sentido vou continuar sendo um apertador de botões... Como sou hobbista e já tendo dispendido esse ano um bom tempo aprendendo o Capture One e Affinit e DXO PL recentemente vou evitar aprender RT por enquanto.

Mas, como sou curioso, mais cedo ou mais tarde acabo baixando para dar uma olhada.

Porém, só esclarecendo, não fiz defesa da preguiça quando mencionei a eficácia do redutor de ruído Prime do DXO PL. Só destaquei que é impressionante como com um só clique você deixa o Lightroom e outros programas no chinelo no que diz respeito ao tratamento de ruído. É excelente e automático.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
« Última modificação: 17 de Agosto de 2020, 23:10:45 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #19 Online: 17 de Agosto de 2020, 23:16:50
Nogueira,

O problema do RT é que ele não é para apertadores de botões, é para quem entende os processos por tras da coisa. Ele permite aplicar a redução seletivamente por cor, luminancia, curvas, etc.. e tem vários algoritmos.

Não é de estranhar que a turma dos controles magicos e presets odeiem esse programa. Simplesmente não entendem como usar.

Tem outro lado dessa moeda, a questão é o tempo. As vezes, em fluxos de trabalho , lidamos com prazos apertados. Eu, por exemplo, fiz e faço fotografia esportiva, o evento era de manhã e até as 18:00 horas do mesmo dia, tinha que colocar no ar +- 2.500 fotos . Tirava tudo em JPG, com iso baixo, e tals. Melhorava as fotos com o Xnconvert (programinha excelente pra editar fotos em diversos formatos, incluindo o Raw) , apenas ajustes pontuais e com um JPG novo, subia as fotos pra plataforma. O que quero dizer é que nem sempre , num fluxo profissional de trabalho, dá pra usar softwares que se perde muito tempo. Isso não é desculpa pra estudar, porém , tudo depende do que você faz , do seu fluxo de trabalho, e do quanto você precisa fazer as coisas "na mão".

Eu, por exemplo, vou estudar o DXO e o Darktable mais a fundo. Já vi edições muito legais no Darktable, por exemplo. Mas quero dizer que nem sempre é preguiça, as vezes é, as vezes é questão de tempo mesmo. Eu gosto de tirar as fotos quase prontas da câmera, e fazer as edições mais básicas; meu lema é ficar o menos possível de tempo editando as fotos, pois meu tempo é precioso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 18 de Agosto de 2020, 00:32:53
Até uso o RT mas em casos muito especificos e se o tempo investido realmente puder render uma imagem que seja muito legal mesmo.

Pro praticidade e pelos bons resultados eu uso basicamente três programas

- Se for Fuji, Capture One for Fujifilm. Comprei com 60% de desconto, licença perpétua
- Se não for Fuji, DxO não tem nem conversa
- Como EDITOR, o Affinity

O Luminar eu aposentei, o Silkypix é ótimo mas LEEEEERRRRDOOOOOO, e o LR eu detesto. Acho que já usei de tudo e hoje estou de boa com os que falei.

No Mac ainda tem a vantagem de ter um conversor rápido excelente, o RawPower.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Agosto de 2020, 04:43:39
De vez em quando eu tinha vontade de usar o rt, aprender Linux e deu.

Hoje em dia, o windows melhorou.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2020, 04:43:57 por Leonardo Tonin »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 18 de Agosto de 2020, 05:09:33
Até uso o RT mas em casos muito especificos e se o tempo investido realmente puder render uma imagem que seja muito legal mesmo.

Pro praticidade e pelos bons resultados eu uso basicamente três programas

- Se for Fuji, Capture One for Fujifilm. Comprei com 60% de desconto, licença perpétua
- Se não for Fuji, DxO não tem nem conversa
- Como EDITOR, o Affinity

O Luminar eu aposentei, o Silkypix é ótimo mas LEEEEERRRRDOOOOOO, e o LR eu detesto. Acho que já usei de tudo e hoje estou de boa com os que falei.

No Mac ainda tem a vantagem de ter um conversor rápido excelente, o RawPower.

Uso só o Lightroom e recentemente o Darktable, mas vou testar o DXO , vi muita gente além de ti falando bem dele. Sobre o XNConverter o programa é simples, mas te garanto dá pra fazer muita coisa boa com ele, e grátis. Pra quem edita muita coisa em lote, é um programa show, me ajudou demais. Fotografar esporte em RAW na maioria das vezes é loucura, o JPG ajuda muito a otimizar tamanho e tempo. Para coisas mais tranquilas como ensaios, eventos, etc, o RAW é melhor indicado.