Autor Tópico: Tempo de Backup  (Lida 3937 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 02 de Setembro de 2016, 00:32:25
Eai galera, tudo certo? Ando meio sumido dos fóruns...

Seguinte, só por curiosidade, como vocês mantem os backups de voces? Servers, nuvem, computadores externos, hds?

Eu vou falar um pouco da forma que faço e gostaria de saber a forma de vocês:

Saindo do job, passo todos os arquivos brutos em NEF/raw para meu macbook pro que uso pra editar, nele, tenho uma pasta no desktop chamada "Backups para finalizar", de la, passo também para dois HD's externos de 1tb, mantendo os arquivos brutos então em 3 backups separados. Finalizado o job, apago os arquivos brutos do computador e os mantenho nos HD's.

Em meus contratos, deixo claro que manterei o trabalho em backup por 2 anos, o trabalho, não os arquivos brutos, lógicamente não apago os trabalhos finalizados após dois anos, os mantenho e não apaguei nenhum até hoje, porém não posso garantir que manterei de forma vitalicia todos os trabalhos que fiz até hoje (imagine daqui a 40 anos um casal vir pedir pelas fotos e me processar caso eu não as tenha por qualquer motivo que seja...).

A minha maior dúvida é a seguinte, quanto tempo vocês mantem os arquivos BRUTOS? Eu particularmente não vejo necessidade de mantê-los pra sempre, além de ocupar MUITO espaço em backup, pelo menos comigo até hoje nenhum cliente voltou querendo comprar mais fotos do ensaio ou do evento (entrego pacotes fechados, não libero amostras e eu que seleciono as fotos).

A uns seis meses atras, apaguei os backups brutos de uns trabalhos que fiz a uns 3 anos atras, ensaios e eventos bem antigos, mantive os finalizados mas apaguei os RAWS.

Bom, e vocês, como fazem?
@jacobfotografiacriativa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2016, 08:51:54
Back up na nuvem e em hd externo.

Apago os raws de ano em ano.

Entrego os digitais em alta e coloco no contrato que o cliente é responsável pela guarda do digitais após a entrega.
Ainda não apaguei nenhum trabalho em 3 anos de fotografia.
Só tive um caso de solicitação de copia apos a entrega.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2016, 09:45:08
Nao sou profissional, mas apenas para marcar e acompanhar o tópico, gostaria de saber:
André, um exemplo: você faz um ensaio com 1000 fotos, aí ao baixar os cartões da câmera você observa que tem por exemplo 300 fotos que ou estão em sequência, ou não ficaram boas, ou você resolve descartar de cara. Pergunto: Quando você fala BRUTO, está se referindo a guardar essas 300 também ou você faz uma limpa e deixa somente as 700 que serão objeto de um tratamento posterior?
 :ok:


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2016, 10:47:44
Como já tive problemas no passado, hoje faço o seguinte:

Dois HD's de 3 TB do desktop para BKP.
BKP em outros dois discos Externos.
BKP dos arquivos mais importantes em nuvem.

Tenho guardado todos os arquivos CR2/RAW e os editados em TIFF.
JPG somente final para cliente e/ou para postado para WEB, isso se não aceitar PNG.

A cada ano faço uma limpa em arquivos de clientes e deixo somente RAW e TIFF das melhores fotos que servem de Portfolio.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2016, 10:49:11 por Rodrigo Pereira »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2016, 11:04:22
Eu não apago nada, nunca. :)

Tenho um SSD que roda sistema no meu computador, e um HDD onde ficam documenttos e os últimos arquivos em que estou trabalhando. Os documentos subo na nuvem também.

Uso um programa chamado CCC - Carbon Copy Cloner (https://bombich.com/) para fazer uma cópia do sistema uma vez por semana, e um "Recovery HD" que me permite bootar para instalar um novo sistema se a cópia do sistema der algum problema. Deixo um aviso no programa para atualizar meu HD externo pelo menos uma vez por semana. Se eu for fazer algum trabalho com tethering ou alguma viagem, levo comigo esse HD. Queria fazer a cópia do sistema no SSD portátil, mas ainda acho o valor um pouco salgado pra mim.

As fotos são armazenadas em HDs externos de 1 TB, fazendo redundância também através do CCC em outro HD externo de 1 TB. As cópias dos HDs sem mais espaço ficam na casa da minha mãe, e a outra que ainda está com espaço fica guardada em local diferente em casa.

Os arquivos de vídeo são armazenados em HDs de 2 TB da mesma forma que os HDs das fotos.

Ainda tenho um HDs de 2 TB com o Time Machine que tento conectar pelo menos uma vez por dia no meu computador.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2016, 11:10:39 por bruno_sfc »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2016, 11:52:46
Eu mantenho uma copia em DVD de cada trabalho finalizado e entregue para os clientes. Neste caso ficam ali só os JPGs.

Tenho um HD exclusivo de bkp dentro do computador desktop com os trabalhos arquivados dos últimos meses. Neste HD tbm vou fazendo BKPs dos trabalhos em andamento, fica mais fácil e rápido fazer isso com um HD interno exclusivo para BKP dentro do computador. Esses bkps ficam no computador cerca de um ano (ficam os RAW + JPGs com a edição).

Depois de um tempo transfiro os arquivos mais antigos para HDs externos, normalmente guardo somente os JPGs, mas existem alguns RAW importantes que mantenho, como imagens para portfólio ou alguma outra situação que eu considere importante. Mantenho esses HDs externos desconectados do computador, raramente pego eles, só qd preciso recuperar alguma informação.





Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2016, 12:01:37
Saindo do job, passo todos os arquivos brutos em NEF/raw para meu macbook pro que uso pra editar, nele, tenho uma pasta no desktop chamada "Backups para finalizar", de la, passo também para dois HD's externos de 1tb, mantendo os arquivos brutos então em 3 backups separados. Finalizado o job, apago os arquivos brutos do computador e os mantenho nos HD's.

Eu faço parecido. Tenho uma cópia dos RAWs no computador e em 2 HDs externos de cada trabalho. Finalizado o trabalho e entregue aos cliente, copio os JPEGs pros HDs externos e apago do computador. Então mantenho 2 cópias de cada trabalho, RAW + JPEG finalizado. Isso falando de casamentos. De infantil e corporativo, depois de finalizado, eu mantenho só os JPEGs. Isso porque às vezes quero rever alguma foto para portfólio, daí gosto de usar os RAWs pra isso.

Até hoje nunca apaguei nenhum trabalho finalizado (JPEG). De todos casamentos que já fiz na vida, ainda tenho guardado nos HDs os RAWs e os JPEGs. Eu coloco em contrato que vou guardar por pelo menos 6 meses, mas tenho RAWs ali de 5 anos ainda, rsrs. Começa a faltar espaço nos HDs, troco por maiores. Antes eu trabalhava com 2 de 500GB, depois passei pra 2 de 1TB, agora estou com 2 de 2TB e já precisando trocar novamente.

 :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2016, 12:18:47
A minha maior dúvida é a seguinte, quanto tempo vocês mantem os arquivos BRUTOS?

Eu mantenho 100% das fotos que ja fiz, não apago nunca... todos os RAW do trabalho, PSD e JPG finais... quando estou concluindo o trabalho eu deixo uma copia no computador e duas em HDs externos, depois de finalizada deixo o arquivo final (jpg normalmente) no meu servidor, online, e o restante (todos os RAW , PSD e JPG finais) salvo em 2 HD espelhados...

Não vejo por que apagar considerando hj a facilidade que temos de HDs com grande capacidade e ocupando um espaço físico insignificante... tenho duas de 5TB que faço esse arquivo final espelhado, que cada job ocupe 15GB em média, caberiam 333 trabalhos, um custo de R$ 4 reais por trabalho pra pagar as HDs... e daqui uns anos posso substituir por HDs menores e com armazenamento maior, por um baixo custo...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2016, 12:29:06
Alguém aqui usa o Amazon Glacier?
https://aws.amazon.com/pt/glacier/
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #9 Online: 02 de Setembro de 2016, 12:58:09
Muito útil esse tópico. Tanto pra quem planeja começar ou iniciou recentemente o fluxo de trabalho quanto para os mais experientes. As vezes ao conhecermos um aplicativo que não se usava pode agilizar muito esse processo.

Falando em aplicativos, será que a maioria aqui usa softwares de backup? Ou preferem o velho "clicar e arrastar" jogando as pastas para HDs externos, depois ou durante a extração?
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2016, 13:09:38
Alguém aqui usa o Amazon Glacier?
https://aws.amazon.com/pt/glacier/

Eu conhecia o serviço AWS da Amazon, mas não especificamente este tal de Glacier. É bom? Como funciona? E quando preciso dos arquivos de volta, só fazendo o download mesmo? Eu lembro que tinha um serviço que enviava em HD pra você copiar (por causa da velocidade e tamanho dos arquivos), mas não lembro se isso se aplicava apenas para os EUA.

Falando em aplicativos, será que a maioria aqui usa softwares de backup? Ou preferem o velho "clicar e arrastar" jogando as pastas para HDs externos, depois ou durante a extração?

Eu testei alguns, mas como citei acima, o CCC foi o que mais gostei! :ok:

Além, claro, do Time Machine. Mas não considero o Time Machine como um backup, ele atua mais como uma "máquina do tempo" mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 02 de Setembro de 2016, 13:13:13
Eu uso do meu serviço na nuvem, crashplan.
Mas o software é free e pode ser usado para backup entre hd´s e outros computadores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 02 de Setembro de 2016, 13:32:01
Ninguém usa NAS ??

Existem uns hardwares relativamente baratos com espelhamento, acesso via browser, etc.. Não sei dizer se prestam, mas pode ser uma solução interessante para quem quer um ambiente de cópia centralizado, com espelhamento, etc...

Eu fiz um NAS utilizando um computador que tinha parado por aqui. Instalei o FreeNas e um disco de 3Tb. O ideal é instalar no mínimo dois discos para implantar espelhamento, mas inicialmente não fiz.

Uso este equipamento para backup de tudo, fotos, documentos, sistemas, backup de banco de dados. A noite são disparados job's que sincronizam todas os meus computadores com o NAS e semanalmente faço cópias para HD's externos. Para alguns arquivos a exclusão não é sincronizada, ou seja, se eu apagar do computador de trabalho, ele continua presente no NAS.

Assim tenho, para os arquivos que eu apago, cópia no NAS e nos HD's externos, totalizando 3 cópias. Para os que eu não apago, além destas ainda tenho o original no computador de trabalho.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2016, 13:55:07
Ninguém usa NAS ??

Existem uns hardwares relativamente baratos com espelhamento, acesso via browser, etc.. Não sei dizer se prestam, mas pode ser uma solução interessante para quem quer um ambiente de cópia centralizado, com espelhamento, etc...

Eu fiz um NAS utilizando um computador que tinha parado por aqui. Instalei o FreeNas e um disco de 3Tb. O ideal é instalar no mínimo dois discos para implantar espelhamento, mas inicialmente não fiz.

Uso este equipamento para backup de tudo, fotos, documentos, sistemas, backup de banco de dados. A noite são disparados job's que sincronizam todas os meus computadores com o NAS e semanalmente faço cópias para HD's externos. Para alguns arquivos a exclusão não é sincronizada, ou seja, se eu apagar do computador de trabalho, ele continua presente no NAS.

Assim tenho, para os arquivos que eu apago, cópia no NAS e nos HD's externos, totalizando 3 cópias. Para os que eu não apago, além destas ainda tenho o original no computador de trabalho.

Eu já considerei, mas pra mim seria um investimento alto se fosse pegar um confiável. De qualquer forma, sem ser RAID eu não arriscaria, sou muito cagão com os meus arquivos. Se for pra manter cópia assim, pra mim já serve o CCC que sincroniza automático toda hora que eu plugo os dois HDs. :D


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2016, 13:57:20
Ninguém usa NAS ??

Hoje há vários Storages com hardware próprio e com devidos acessos remotos, só que $$$$$  :assobi: