Autor Tópico: Compacta de verdade com modo manual e raw, qual?  (Lida 16782 vezes)

claudio cruz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #45 Online: 02 de Outubro de 2016, 12:08:58
Estou acompanhando vcs e gostando da aula.

Não sou profissional da área, mas tenho bastante tempo no ramo como hobysta. Desde o tempo da analógicas. Já tive várias analógicass, como Olimpus OM1, Pentax Ashai 1000, etc.

Hoje, tenho uma Canon 60d e um jogo de 3 lentes que me atendem muito bem nas minhas viagens com minha esposa.

Só que quando temos que sair para um restaurante ou um Teatro, é inviável levar um "trambolho" que chega a ocupar uma cadeira extra.

Por isso tenho uma Canon sx270 que fotografa em Raw. É até uma boa companheira, mas tem muito ruído em iso alto, foco muito lento e comandos manuais "meia boca". Por isso quero mudar de compacta.

Os pontos fortes são: boa qualidade nas fotos diurnas e supercompacta.

Devido ao custo benefício, estou estudando as Canon s120 e G16 (esta, estou achando grande para uma compacta).

Mas observei que vocesx sequer as citaram nos comentários.

Fiquei pensando: será que não prestam? Não valem a pena?

Alguem poderia me auxiliar nessa escolha?

Prefiro uma nova, pois tenho receio de comprar alguma que esteja com defeito ou lente arranhada.

A grana é meio curta. Abaixo de $2mil.

Achei as sony s100 III e IV carissimas para uma compacta (com todo respeito).

Obrigado.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 02 de Outubro de 2016, 22:23:06
Estou lendo a biografia do Cartier Bresson

Livro? Se for me diz a editora  :)
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #47 Online: 03 de Outubro de 2016, 06:22:35
Livro? Se for me diz a editora  :)

https://www.amazon.com.br/Cartier-Bresson-Olhar-Do-Século-Coleção/dp/852542532X/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1475486524&sr=8-1&keywords=olhar+do+seculo

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 03 de Outubro de 2016, 22:37:12
https://www.amazon.com.br/Cartier-Bresson-Olhar-Do-Século-Coleção/dp/852542532X/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1475486524&sr=8-1&keywords=olhar+do+seculo

 :ok:

 :clap: :clap:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 04 de Outubro de 2016, 01:13:04
Mas a RX1 é full frame né, acho que também não tinha como utilizar bem o sensor com uma lente que não fosse um pouco maior.

Ser FF nao quer dizer muito, pois a Leica M9 tambem eh FF e tem lentes bem menores:



Ok, as lentes Leica sao mecanicas e nao precisam ter toda a motorizacao de foco, mas qual o proposito de criar um cropo pequeno se as objetivas vao ser enormes?

Acho que o problema da Sony eh o tamanho do mount, que tem um diametro maior que o mount de algumas DSRLs. O diametro de boca do mount Sony mirrorless eh maior que o da Nikon DSLR!

No final eles acabam com um corpo compacto, mas com umas lentes que matam a portabilidade do conjunto:





Acho que o melhor sistema para portabilidade (corpo+lentes) eh o micro 4/3. A proporcao do sensor 4/3 eh mais quadrada, o que significa que o cone de luz da lente, e por consequencia a objetiva como um todo, nao precisa ter um diametro muito grande. As lentes micro 4/3 tem toda a papagaiada moderna de AF e eh de tamanho igual as Leicas.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 04 de Outubro de 2016, 09:21:30
Ser FF nao quer dizer muito, pois a Leica M9 tambem eh FF e tem lentes bem menores:



Ok, as lentes Leica sao mecanicas e nao precisam ter toda a motorizacao de foco, mas qual o proposito de criar um cropo pequeno se as objetivas vao ser enormes?

Acho que o problema da Sony eh o tamanho do mount, que tem um diametro maior que o mount de algumas DSRLs. O diametro de boca do mount Sony mirrorless eh maior que o da Nikon DSLR!

No final eles acabam com um corpo compacto, mas com umas lentes que matam a portabilidade do conjunto:





Acho que o melhor sistema para portabilidade (corpo+lentes) eh o micro 4/3. A proporcao do sensor 4/3 eh mais quadrada, o que significa que o cone de luz da lente, e por consequencia a objetiva como um todo, nao precisa ter um diametro muito grande. As lentes micro 4/3 tem toda a papagaiada moderna de AF e eh de tamanho igual as Leicas.

Vou discordar, a sony tem a 16-50, a 16 e a 20 (essa última full frame) que são bem compactas. sei porque tenho uma e ela cabe no bolso interno de um Blazer ou Casaco.

A NEX F3 que já tive é outra que com uma dessas opções de lentes é bastante portátil.


marciomendes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #51 Online: 05 de Outubro de 2016, 08:21:40
Olá, apesar de a discussão ter ido pra outro lado, e eu entrar no meio da conversa, comprei há algumas semanas uma Canon G16. Cabe no bolso, temtodos os ajustes manuais e faz foto em RAW. Era exatamente o que estava querendo. Achei a qualidade muito bacana para uma compacta. Fiquei surpreso mesmo! O flash embutido, apesar de pequeno, é impressionante. E ainda pode-se colocar os flash speedlite Canon, pois ela vem com a sapata padrão das DSLR.

Eu recomendo...

 :ok: :ok: :ok:


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #52 Online: 05 de Outubro de 2016, 08:39:08
Compacta MESMO, a ponto de caber no bolso de uma calça jeans e ter qualidade de imagem muito boa é difícil. O menor mesmo seria as Sony RX100. Depois dela, acho que nada mais cabe no bolso com lente zoom. Com panqueca, talvez as Micro 4/3 ou as APS-C Sony, como a NEX-C3 (que se encontra por 500 pilas) com uma 16mm 2.8.
Já para caber num bolso de casaco, cargo ou bolsa pequena há mais opções.
Abs!


Freak4Speed

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #53 Online: 08 de Outubro de 2016, 18:24:11
Compacta MESMO, a ponto de caber no bolso de uma calça jeans e ter qualidade de imagem muito boa é difícil. O menor mesmo seria as Sony RX100. Depois dela, acho que nada mais cabe no bolso com lente zoom. Com panqueca, talvez as Micro 4/3 ou as APS-C Sony, como a NEX-C3 (que se encontra por 500 pilas) com uma 16mm 2.8.
Já para caber num bolso de casaco, cargo ou bolsa pequena há mais opções.
Abs!
Bolso da calça jeans acho que só a RX100 mesmo


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 08 de Outubro de 2016, 22:25:46
A Ricoh GR e a Fuji X70 são menores que a Sony RX100, e possuem sensor maior (APS-C):










Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 08 de Outubro de 2016, 22:28:27
Ah, claro, isso sem lente zoom.

Mas lente zoom é o demônio. Quem tem perna não precisa de zoom.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #56 Online: 09 de Outubro de 2016, 06:58:53
Opa!

Que interessante, Ricoh GR realmente levando vantagem na RX100 pela espessura  :fight:

https://www.youtube.com/embed/FyEqP_zjP3U

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #57 Online: 24 de Outubro de 2017, 13:55:58
Tanto a Fuji XF1 quanto a XQ1 são bem raras por aqui, acho que nem vale muito a pena contar com elas, só se achar por sorte mesmo.

Tem outras opções, mas a turma mete muito a mão no mercado de usados

- Panasonic LX3, excelente e é bem barata lá fora usada. Aqui doido pede 800-900 reais no ML
- Panasonic LX5, Não faz muita diferença, só basicamente a lente que é um pouco mais longa. Igualmente supervalorizada nos usados por aqui.
- Panasonic LX7 (maiorzinha), sensacional, mas nunca abaixo de R$ 1300, usada.

No mercado de usados precisa pedir descontos. Esses valores ainda são irreais. Com 1.300 pego uma Canon T3i usada em bom estado com a lente do kit, carregador, bateria, cabos e ainda ganho a bolsa de presente rs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #58 Online: 24 de Outubro de 2017, 16:07:16
No mercado de usados precisa pedir descontos. Esses valores ainda são irreais. Com 1.300 pego uma Canon T3i usada em bom estado com a lente do kit, carregador, bateria, cabos e ainda ganho a bolsa de presente rs


Verdade, mas o ponto do tópico é em torno de compactas "de verdade".


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #59 Online: 24 de Outubro de 2017, 16:14:44
Fora que o tópico não tinha respostas desde outubro de 2016. Ou seja, valores diferentes em mais de um ano de idade do tópico...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C