Autor Tópico: Melhor lente para f16  (Lida 2297 vezes)

AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2016, 23:36:44
Como o colega disse, f16/22, etc, geram difração por conta do sensor. Em se tratando de equipamento, o que pode ajudar, em determinados casos, são lente tilt/shift ou ainda, partir pra médio formato, onde a difração continuará a existir, mas vai ser proporcionalmente menor ao tamanho da imagem gerada. E, na mesma lógica, se sua câmera é crop, uma full-frame ajuda.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2016, 23:53:41
Como o colega disse, f16/22, etc, geram difração por conta do sensor. Em se tratando de equipamento, o que pode ajudar, em determinados casos, são lente tilt/shift ou ainda, partir pra médio formato, onde a difração continuará a existir, mas vai ser proporcionalmente menor ao tamanho da imagem gerada. E, na mesma lógica, se sua câmera é crop, uma full-frame ajuda.

Por que os foristas estão falando que a difração é característica do sensor?!  :no:

"Em física clássica, o fenômeno da difração é descrito como uma aparente flexão das ondas em volta de
pequenos obstáculos e também como o espalhamento, ou alargamento, das ondas após atravessar orifícios
ou fendas. Esse alargamento ocorre conforme o princípio de Huygens."  :clap:

É e lente que "abre" e "fecha" ou o sensor?  :doh:
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2016, 07:45:01
Não é tão cruel assim não. Gosto da Pentax Takumar 50mm F4 Macro em rosca M42.
Acho melhor do que uma 100mm, que tem o DOF menor ainda.
o problema de usar uma 50mm para fotos de produtos é que ela gera uma leve distorção (quando usada em uma FF), o que para still é inaceitável. Tudo bem que dá pra corrigir a distorção das linhas na pós, mas ainda assim a perspectiva muda em relação a uma lente um pouco mais comprida. O ideal é uma lente entre 80mm e 135mm, por isso acredito que uma 90mm seria o ideal, pois não tem muita distorção e também não é tão longa para gerar muito desfoque.


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #18 Online: 06 de Setembro de 2016, 07:48:27
Como o colega disse, f16/22, etc, geram difração por conta do sensor. Em se tratando de equipamento, o que pode ajudar, em determinados casos, são lente tilt/shift ou ainda, partir pra médio formato, onde a difração continuará a existir, mas vai ser proporcionalmente menor ao tamanho da imagem gerada. E, na mesma lógica, se sua câmera é crop, uma full-frame ajuda.
Ainda preciso estudar a difração, pois desconheço o efeito que isso  gera. Creio que uma MF não seria o ideal para o meu caso, que  busco profundidade de campo, pois ela gera ainda mais desfoque do que a FF, assim como a FF gera mais defoque do que a APSC... Mas claro que uma MF gerará uma imagem muito melhor, sem sombra de dúvidas, porém o custo de um equipamento assim não é pra mim no momento.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2016, 07:49:28 por Émerson Fraga »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 06 de Setembro de 2016, 09:09:07
Por que os foristas estão falando que a difração é característica do sensor?!  :no:

"Em física clássica, o fenômeno da difração é descrito como uma aparente flexão das ondas em volta de
pequenos obstáculos e também como o espalhamento, ou alargamento, das ondas após atravessar orifícios
ou fendas. Esse alargamento ocorre conforme o princípio de Huygens."  :clap:

É e lente que "abre" e "fecha" ou o sensor?  :doh:

Você está olhando apenas parte do problema, o tamanho do sensor conta sim.
Tem a física toda dos discos de Airy.

Em resumo temos 2 gargalos de difração, a abertura/lente e o tamanho do sensor.
Ai precisa ver quem entra em ação primeiro em cada combinação lente/sensor.
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/diffraction-photography.htm
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Émerson Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 40
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Freelancer
Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2016, 11:11:10
A queda de nitidez em f16 pode não ser só a lente mas também efeito de difração, aí é característica física do sensor.

Se é em still com tripé e ambiente controlado talvez stack de 2 ou 3 fotos já seja suficiente. O photoshop não é tão ruim pra isso é deve dar pra automatizar com ações.

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk
as poucas vezes que usei o photoshop para stacking foi para empilhar umas 15 a 20 imagens e o resultado foi bem ruim, principalmente onde tem que trabalhar com mais detalhes, como pelos...
O zerene stacker executa isso muuuito melhor, visto que é projetado especificamente para isso!
Mas enfim, não vejo o empilhamento como uma solução para mim. É uma ótima ideia para alguns casos, mas não o meu no momento!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2016, 12:02:48
Bom, nosso amigo que perguntou deve estar querendo fazer algo que já foi feito. Vale a pena perguntar como já foi feito? Acho f/16 uma abertura muito pequena, e acho que isso só é necessário se ele estiver fotografando muito de perto. Minha sugestão é usar uma lente um pouco mais longa e fotografar de uma distância também maior. A não ser que, além do foco em tudo seja essencial uma perspectiva de quem está muito próximo (não creio).