Autor Tópico: Canon 5Ds, 5Dsr ou 5D Mark IV, para eventos? qual seria melhor?  (Lida 6140 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2016, 15:20:02
Gente, precisa entender uma coisa, câmeras com a 5D ou a 6D não tem um sistema de foco para filmagem, tem que ser no manual mesmo. Ficar confiando no sistema de foco dessas câmeras não adianta, não funciona, não tem habilidade para isso.

Me parece que a 5D IV vem com capacidade para resolver essa situação, com o sistema de foco que já deve vir em versão aprimorada. Mas junta grana, porque não custar barato não.
Conhecimento importa mais que equipamento.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2016, 16:04:47
E aí...

Vi as fotos do ensaio que mandasse... e realmente, como comentado aqui, não vejo necessidade de troca de câmera.. se a falta de pontos de foto não te incomoda! Pergunta? Qual seu set de lentes? Uma lente nova, quem sabe te ajudará mais que trocar a câmera, como tbm já comentado!
Eu comecei usando a 6D e mais tarde peguei a 5D, que diziam ser melhor para fotografar com lentes 1.2... 1.4! Mas a imagem das duas são muito próximas... o que muda mesmo é o sistema de foto e a questão da quantidade de pontos, que depois de focado, vc não precisa reenquadra, coisa que acontece mais com a 6D.

Eu, no seu caso, partiria mesmo para WS para aumentar seu potencial e conhecimento! Não comprar uma câmera que bem mais cara para tentar melhorar algo que nem vc sabe explicar direito! Lentes, como não sei o que vc tem, mudaria mais a questão de profundidade de campo ou ângulo de visão, fotos mais fechadas, que notei que vc não faz muito, pelo menos esse ensaio que mandasse. questão de estilo e gosto pessoal.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


E. Pagliari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
  • Sexo: Masculino
  • Portfolio - http://www.eduardopagliari.com/
    • Eduardo Pagliari
Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2016, 16:13:29
E aí...

Vi as fotos do ensaio que mandasse... e realmente, como comentado aqui, não vejo necessidade de troca de câmera.. se a falta de pontos de foto não te incomoda! Pergunta? Qual seu set de lentes? Uma lente nova, quem sabe te ajudará mais que trocar a câmera, como tbm já comentado!
Eu comecei usando a 6D e mais tarde peguei a 5D, que diziam ser melhor para fotografar com lentes 1.2... 1.4! Mas a imagem das duas são muito próximas... o que muda mesmo é o sistema de foto e a questão da quantidade de pontos, que depois de focado, vc não precisa reenquadra, coisa que acontece mais com a 6D.

Eu, no seu caso, partiria mesmo para WS para aumentar seu potencial e conhecimento! Não comprar uma câmera que bem mais cara para tentar melhorar algo que nem vc sabe explicar direito! Lentes, como não sei o que vc tem, mudaria mais a questão de profundidade de campo ou ângulo de visão, fotos mais fechadas, que notei que vc não faz muito, pelo menos esse ensaio que mandasse. questão de estilo e gosto pessoal.

Eu tenho, uma Canon 35mm L f/1.4 I, Canon 85mm L f/1.2, Canon 135mm L f/2, Canon 50mm f/1.8. A 85 recebi esse mes *-*
Uma lente que eu gostaria de comprar seria a 50 L e alguma grande angular
Com relação ao foco da 6D me incomoda um pouco sim, principalmente quando estou em um evento e preciso pegar algo rápido com um enquadramento legal...
E desculpa... o que seria WS? kkk


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2016, 18:12:13
Eu diria q vc já está no mundo das máquinas tops da Canon.
Agora, vc tem q experimentar as Nikon, amigo.

Vlw
« Última modificação: 05 de Setembro de 2016, 18:14:50 por Germano »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2016, 18:22:19
WS = Workshop. Foi a mesma dica que dei acima.

Bom, esqueça as lentes. Vc já tem todas e até de sobra para fazer eventos.  :D

Neste caso, como quer uma câmera nova, a 5D mkIII dá conta do recado. A 5D mkIV deve ser melhor ainda.

A 5DS e a 5DSr não são substitutas da 5D mkIII. Dá pra cobrir eventos com elas, mas se dão melhor em estúdios, principalmente quando o fotógrafo precisa de uma câmera com desempenho de uma de médio formato, mas não pode ou não quer ter uma, dai opta por essas DSLR de 50mp.



mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #20 Online: 05 de Setembro de 2016, 22:27:12
Eu tenho, uma Canon 35mm L f/1.4 I, Canon 85mm L f/1.2, Canon 135mm L f/2, Canon 50mm f/1.8. A 85 recebi esse mes *-*
Uma lente que eu gostaria de comprar seria a 50 L e alguma grande angular
Com relação ao foco da 6D me incomoda um pouco sim, principalmente quando estou em um evento e preciso pegar algo rápido com um enquadramento legal...
E desculpa... o que seria WS? kkk

Porra.. set de primeira para 8 meses de trabalho... HAIUHAUIAHIUA
Realmente, trocar essa 50mm aí seria negócio... até pela Art... ficaríamos com um set parecido!
Cara... acho que seu próximo passo seria uma câmera melhor mesmo... mas não que vc tenha necessidade! Poderia investir em estudos que numa dessas vc tira mais proveito do que tem!
E essa questão de foco rápido, a 5D não melhor tanto não! O melhor é a quantidade de pontos, mas se vc for mudar o ponto, demora mais que reenquadrar!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #21 Online: 06 de Setembro de 2016, 14:14:24
Porra.. set de primeira para 8 meses de trabalho... HAIUHAUIAHIUA
Realmente, trocar essa 50mm aí seria negócio... até pela Art... ficaríamos com um set parecido!
Cara... acho que seu próximo passo seria uma câmera melhor mesmo... mas não que vc tenha necessidade! Poderia investir em estudos que numa dessas vc tira mais proveito do que tem!
E essa questão de foco rápido, a 5D não melhor tanto não! O melhor é a quantidade de pontos, mas se vc for mudar o ponto, demora mais que reenquadrar!

Foi isso o que eu imaginei, para eventos em que você precisa ser rápido, é muito complicado ficar selecionando pontos de foco sem precisar recompor, agora se for um ensaio em que você pode trabalhar melhor a foto, realmente, tais pontos de focos laterais e mais sensíveis da 5d3 ou 5d4 são mais interessantes do que simplesmente o central da 6d. E nesse caso, das 5d, seria muito útil para lentes muito rápidas como a 50L e 85L, pois não precisaria recompor e o foco ficaria mais preciso.

Agora no "calor" do evento, a não ser que tenha muita prática, acho bem complicado ficar selecionando pontos de foco.

Alguém que trabalha dessa maneira naquela situação poderia nos dar o relato?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 06 de Setembro de 2016, 14:19:32
Foi isso o que eu imaginei, para eventos em que você precisa ser rápido, é muito complicado ficar selecionando pontos de foco sem precisar recompor, agora se for um ensaio em que você pode trabalhar melhor a foto, realmente, tais pontos de focos laterais e mais sensíveis da 5d3 ou 5d4 são mais interessantes do que simplesmente o central da 6d. E nesse caso, das 5d, seria muito útil para lentes muito rápidas como a 50L e 85L, pois não precisaria recompor e o foco ficaria mais preciso.

Agora no "calor" do evento, a não ser que tenha muita prática, acho bem complicado ficar selecionando pontos de foco.

Alguém que trabalha dessa maneira naquela situação poderia nos dar o relato?

Com o joystick da 5d é bem mais pratico que na 6D e nas XXD.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafael1904

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.076
Resposta #23 Online: 06 de Setembro de 2016, 14:23:17
Com o joystick da 5d é bem mais pratico que na 6D e nas XXD.

Sim, mas por exemplo, se eu estou no foco direito mais sensível e quero pular para o foco esquerdo mais sensível (q não são os mais extremos), eu posso selecionar por zona, certo? E ainda teria que fazer um pequeno ajuste (da área do foco, para tipo não ficar entre cada foco), certo?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 06 de Setembro de 2016, 14:32:44
Sim, mas por exemplo, se eu estou no foco direito mais sensível e quero pular para o foco esquerdo mais sensível (q não são os mais extremos), eu posso selecionar por zona, certo? E ainda teria que fazer um pequeno ajuste (da área do foco, para tipo não ficar entre cada foco), certo?

Ai só os universitários para responder rsrsrsr
Tenho a 5d original e não tem foco por zona, e são poucos pontos, geralmente caio direto no ponto que quero.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Setembro de 2016, 15:19:21
Não se preocupem.... a 5D Mark V deverá vir com eye-control...

 :assobi:


Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 06 de Setembro de 2016, 15:40:30
Não se preocupem.... a 5D Mark V deverá vir com eye-control...

 :assobi:

A ultima que teve isso era de filme né?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #27 Online: 06 de Setembro de 2016, 15:46:44
Agora no "calor" do evento, a não ser que tenha muita prática, acho bem complicado ficar selecionando pontos de foco.

Alguém que trabalha dessa maneira naquela situação poderia nos dar o relato?

Ou uso um ponto mais para a direita do quadro e mais alto quando a câmera está na horizontal e mais para o canto ainda e centralizado quando na vertical... tanto a 6D quanto a 5D pode-se usar pontos distintos pré configurados para ambas as posições... mas raramente mudo eles, mais para uma foto específica, depois voltando onde estou acostumado, assim sempre sei onde está o foco.
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Setembro de 2016, 16:44:09
A ultima que teve isso era de filme né?
Sim, depois que o cara pegava o jeito de usar funcionava bem, câmeras da virada do século: EOS 3, Elan 7, EOS 30, etc...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #29 Online: 07 de Setembro de 2016, 04:31:47
o bom da mk3 eh que vc pode usar os dial pra mudar rapido para o local desejado.Fora q da p configurar pra qd mudar d horizontal para vertical automaticamente..qd estiver usando algum ponto lateral e quiser voltar para o meio,basta apertar o joystick q o ponto retorna ao centro..bem pratico,eu nw sabia e me matava usando o joystick pra fazer mudança rapida kkkk
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II