Autor Tópico: Helo Lawanda  (Lida 918 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Online: 09 de Setembro de 2016, 09:37:58
Pessoal, o rosto dela é liso assim mesmo, pra não dizer que não mexi, tirei umas pequenas espinhas que estavam em baixo do queixo no lado direito. Com o detalhe de que a mãe é maquiadora. :assobi:

1


2


3


4


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2016, 12:21:48
senti falta de poses mais naturais e caras mais expressivas

se vc não tivesse avisado eu teria perguntado mesmo que vc tratou a pele do rosto dela. Imagino que quase todos aqui que trabalham com retrato dão uma maquiada na modelo antes de tirar fotos (seja ela mesma, mãe ou profissional) e não costumo sentir essa estranheza com relação à pele quando vejo esses trabalhos :ponder:

não sei se é por causa da ferramenta "clarity" (se foi usada) ou é por causa do contraste causado pelo cabelo super "sharp" com a pele super "smooth"

mas isso é só na primeira foto. Nas demais parece mais natural
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 12:22:40 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2016, 13:51:02
não sei se é por causa da ferramenta "clarity" (se foi usada) ou é por causa do contraste causado pelo cabelo super "sharp" com a pele super "smooth"

mas isso é só na primeira foto. Nas demais parece mais natural

Eu não tinha reparado a nitidez do cabelo dela, não usei o "clarity", não gosto de usar essa ferramenta em retrato, acho que fica muito pesado. Eu dei uma "puxada" de nitidez no LR, mas nada absurdo, de 25 subi pra 60.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2016, 13:57:08
Qualidade óptica não tem nem oq contestar.  :clap:

O que me incomodou fora as poses pouco naturais foi realmente o tratamento de pele com blur. :(
Experimente na próxima vez a técnica de separação de frequências sem exageros de blur.
Eu já gosto de editar a pele de outra forma e com o uso do patch, fica mais natural e conserva os poros.

Abs!  :ok:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2016, 14:42:34
Experimente na próxima vez a técnica de separação de frequências sem exageros de blur.

Foi a técnica que usei  :)

A menina tem a pele de pêssego mesmo, e estava bem maquiada, o único lugar que mexi bem foi em baixo no lado direito, que como eu disse havia ali umas bolinhas (acho que não é espinha) mas do resto foi uma separação de frequência bem light. dei uma mexida na sobrancelha tb, mas foi apenas para preencher, mas nem no olho que eu eu costumo clarear eu mexi.
Eu tenho a impressão, olhando com mais calma, que ao mexer na cor deu uma sensação de "suavidade" na pele, sei lá, nunca vi isso.

Olha a comparação, imagem editada, e sem edição.



Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2016, 14:49:05
A cor e a textura dá original me agradou mais.
Tiraria levemente o esverdeado e removeria as espinhas com o patch.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2016, 14:58:38
Apesar de concordar com a falta de naturalidade da modelo, as fotos ficaram tecnicamente muito boas!!!  :clap: :clap: :clap:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2016, 15:47:09
Foi a técnica que usei  :)

A menina tem a pele de pêssego mesmo, e estava bem maquiada, o único lugar que mexi bem foi em baixo no lado direito, que como eu disse havia ali umas bolinhas (acho que não é espinha) mas do resto foi uma separação de frequência bem light. dei uma mexida na sobrancelha tb, mas foi apenas para preencher, mas nem no olho que eu eu costumo clarear eu mexi.
Eu tenho a impressão, olhando com mais calma, que ao mexer na cor deu uma sensação de "suavidade" na pele, sei lá, nunca vi isso.

Olha a comparação, imagem editada, e sem edição.



a foto original tem uma pele ligeiramente melhor

acho que foi alguma edição aí mesmo. Pelo que entendi vc usou "blur"  :ponder: Nem que seja uma gotinha muda muito. Pele é delicado demais mesmo

Eu mesmo me limito a usar o clone stamp, patch e healing. Sempre me baseando pelo "material original". Qualquer outra ferramenta, mesmo que minimamente usado, causa um impacto relevante.




« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 15:47:40 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2016, 14:22:09
Dá impressão que vc usou o suavizar na sobrancelha, e parece que escureceu ela um pouquinho além... Do restante eu gostei mais :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Fernandojps

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 765
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo fazendo arte!
Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2016, 15:19:24
A parte técnica o pessoal falou,mas para uma menina as expressões ficaram carregadas demais, muito séria, faltou um sorriso maroto, descontraído que combinaria bem com ela!! As fotos no geral gostei.
abs