Autor Tópico: Bug's Life  (Lida 1091 vezes)

Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Online: 05 de Setembro de 2016, 23:53:31
« Última modificação: 06 de Setembro de 2016, 11:22:27 por Rodrigo Pereira »


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2016, 11:19:12
Ninguém gostou do bichinho? Coitado!  :assobi:  :hysterical:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2016, 12:56:36
Pra ser sincero, achei sem foco e com o céu muito saturado.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2016, 13:38:22
Pra ser sincero, achei sem foco e com o céu muito saturado.

Como não tenho uma lente apropriada (só gambiarra), nao ajuda.
E fazer Stacking com o bicho vivo é impossível.

 :no: :no: :no:


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2016, 13:59:50
Pois é Rodrigo, macro de bichos vivos é muito complicado. O maior problema mesmo é a DF curtíssima, por isso a necessidade de stacking, mas pode nao ser tão impossivel assim como pensamos. Isso pq algumas cameras da Olympus, com obturador eletrônico, permitem stacking focus  como a E-M1, E-M5 mkII, E-M10 mk II.. Vc elege uma zona de foco e a camera tira um numero determinado de fotos, pelo q me lembro até 999 (mas nao tenho certeza). O resultado é surpreendentemente bom.. O legal é que dá para clicar dezenas de fotos em fraçao de segundo com o obturador eletrônico, assim viabilizando fazer macros de bichos vivos com stacking, o que seria impossível com um trilho de foco. Basta ter um tripé parrudo e acionar a camera com controle remoto ou pelo  app android ou iOS.
Obviamente esse tipo de trabalho é para profissas e perfecionistas, que nao tem  preocupação em economizar clicks da camera  (eu tenho kkk...)
Sou da linha de fazer macro sem tripé, camera na mão  e flash ttl+difusor no outra. Falta-me ainda o flash e boa vontade, mas certamente é uma área que me interessa muito..
Exemplo do focus stacking da Oly: http://cameras.olympus.com/stack/en/
« Última modificação: 06 de Setembro de 2016, 14:04:17 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2016, 14:09:05
Pois é Rodrigo, macro de bichos vivos é muito complicado. O maior problema mesmo é a DF curtíssima, por isso a necessidade de stacking, mas pode nao ser tão impossivel assim como pensamos. Isso pq algumas cameras da Olympus, com obturador eletrônico, permitem stacking focus  como a E-M1, E-M5 mkII, E-M10 mk II.. Vc elege uma zona de foco e a camera tira um numero determinado de fotos, pelo q me lembro até 999 (mas nao tenho certeza). O resultado é surpreendentemente bom.. O legal é que dá para clicar dezenas de fotos em fraçao de segundo com o obturador eletrônico, assim viabilizando fazer macros de bichos vivos com stacking, o que seria impossível com um trilho de foco. Basta ter um tripé parrudo e acionar a camera com controle remoto ou pelo  app android ou iOS.
Obviamente esse tipo de trabalho é para profissas e perfecionistas, que nao tem  preocupação em economizar clicks da camera  (eu tenho kkk...)
Sou da linha de fazer macro sem tripé, camera na mão  e flash ttl+difusor no outra. Falta-me ainda o flash e boa vontade, mas certamente é uma área que me interessa muito..
Exemplo do focus stacking da Oly: http://cameras.olympus.com/stack/en/

Nossa, fantástico esse esquema de obturador eletronico Angelone.
Como queria q minha canon tivesse isso.

Sou da linha de fazer macro sem tripé, camera na mão  e flash ttl+difusor no outra.

Sigo essa mesma linha  :D


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2016, 19:15:21
Pra ser sincero, achei sem foco e com o céu muito saturado.

Oi Bretas! O foco tá ali sim, bem na área da cabeça... o que acho que pegou são as areas em desfoque em torno, não é?
Difícil isso, Rodrigo! Só fazia com flores... imóveis e não são insetos  :eek:

Ah! Outra coisa que poderia tentar em algumas situações é usar uma câmera compacta... tem uma boa macro, conseguindo se aproximar bem e com uma DOF maior...  :ponder:


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2016, 23:21:44
Oi Bretas! O foco tá ali sim, bem na área da cabeça... o que acho que pegou são as areas em desfoque em torno, não é?
Difícil isso, Rodrigo! Só fazia com flores... imóveis e não são insetos  :eek:

Ah! Outra coisa que poderia tentar em algumas situações é usar uma câmera compacta... tem uma boa macro, conseguindo se aproximar bem e com uma DOF maior...  :ponder:


Então o foco foi lá mesmo, o lugar mais correto, mesmo com essa profundidade de campo minima.
Eu não tenho compacta.
Oq eu tenho de mais compacta eh uma XTi q carrego comigo por ser menor.