Autor Tópico: Ajuda na 1ª digital  (Lida 3943 vezes)

Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Online: 07 de Dezembro de 2006, 19:51:34
Olá pessoal

Estou querendo comprar a minha 1ª digital e estou em dúvida entre a Fuji S9100 e a Lumix FZ50. Pelo que sei são muito parecidas, mas vcs tem muito mais conhecimento que eu, poderiam opinar?

Muito obrigado

Gustavo :thmbup:  


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2006, 12:03:00
:blue:  :bye1:  :bye2:  :thmbup:  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2006, 12:41:32
Eu compraria a FZ50.

Pronto, já opinei. Agora, por favor, não me pergunte por que, pois aí ficaríamos aqui em um debate sobre sua primeira câmera infindável.  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2006, 15:29:08
FZ50 também.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2006, 15:35:08
Pega as duas na mão e compra a que vc gostar mais, a diferença n~çao vai ser t~]ao grande pra nenhuma das duas mesmo.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


lindomar

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
    • http://lindomarjunior.multiply.com
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2006, 15:56:53
Eu iria de S9100, para falar a verdade, acho ainda que a S6500 é mais negócio se você não precisar de algum recurso específico da S9100.

Entre em algum site como www.dpreview.com ou www.imaging-resource.com e compare fotos, veja o que você acha.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2006, 16:01:00 por lindomar »
Lindomar Oliveira
http://www.flickr.com/photos/lindomar
Brasília - DF
Canon Rebel XTi + 18-55mm + 50mm f1.8
Canon A80


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2006, 16:20:20
O dito por você tem fundamento, Lidomar. Mas depende da pessoa. A primeira câmera é sempre problemática, porque a pessoa não conhece o universo de problemas típicos da câmera digital. Ajuda, e muito, se ela já tem experiência em filme, pois aí pode ler as especificações e compreender as fdiferenças principais dos modos de disparo, etc. mas o quanto será importante para ela trocar resolução por zoom, ou um SuperCCD por um CCD comum, isso só com o tempo, e não há resposta óbvia. Alguns preferem de um jeito, outros de outro.

Por isso evito discutir isso. A pessoa pergunta, tem uma resposta. Se quiser saber mais, deve perguntar sobre uma coisa específica.

Mas sem a experiência tudo fica relativo, e confiar no gosto alheio é problemático.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2006, 19:43:34
A FZ0 tem melhores lentes, melhor range, melhor abertura, estabilizador, sapata TTL. Mais alguma pergunta?
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2006, 23:09:40
Olá Pessoal,

Agradeço todas as respostas, principalmente ao Ivan que pelo jeito fez um grande esforço para responder, já que pelo jeito sabe muito e perguntas do tipo "que câmera comprar" o incomodam, visto o tom amistoso da resposta.
Talvez devesse ter um forum para experts e outro para novatos como eu que apenas ficam a mirar o Olimpo de alguns fotógrafos.
Quando me increví no Forum pensei ser um espaço aberto para trocar informações, e aprender, afinal pode-se aprender também com a experiência e o erro alheio.
Sr. Ivan, seria melhor que permanecesse no seu alto nível, e não perdesse tempo respondendo as questões de nós curiosos, que tentam aprender um pouco da maravilhosa arte humana da fotografia.
De qualquer modo agradeço sua opinião, tenho uma pequena experiência com SLR, tenho uma Canon 300 (filme) com 35-105. Ganhei estes dias e mandei para limpesa uma Pentax Spotmatic com 50 e 135 que não vejo a hora de usar.
A minha escolha já está feita e pretendo continuar frequentando o Forum, por ser um espaço democrárico e livre, e que também tem frequentadores com boa vontade com os iniciantes os quais agradeço a atenção, porque afinal a maioria também já foi iniciante.
Muito obrigado.
Gustavo


blofoiô

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2006, 01:50:03
Estou pretendendo casar pela primeira vez,
vocês me indicam uma morena ou uma loira ?    :risada2:

Deixando a brincadeira de lado, as duas cameras citadas são muito boas e vão
atender  plenamente a grande maioria das pessoas que não querem partir
para DSRL.

As diferenças que existem na maioria são mínimas, ora prevalecendo a fuji
ora a pana, mas não podemos dizer qual é a mulher opss :doh:  camera é melhor para você, apenas você sabe o que é mais importante para você.

E se você não souber o que é mais importante para você é um bom sinal, pois muito provavelmente nenhuma das duas cameras irá lhe decepcionar.  

Respondendo a sua pergunta, se fosse para mim eu iria de panasonic, pelos motivos que são só meu e por isso não devem influenciar a sua escolha.  

Não esquente com o Ivan não, ele é muito gente boa e certamente não teve intenção de lhe aperrear.  :giveup:  


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2006, 08:03:48
Você perguntou, eu respondi. Por que a queixa? Por que não peguei no colo nem cantei canção de ninar?

Você deve imaginar que você não  é o primeiro nem o último que se cadastra aqui, posta um primeiro tópico perguntando qual cãmera deve comprar... Você deve imaginar, também, que a grande, enorme maioria posta um tópico, depois discute a sugestão recebida, depois some e nunca mais aparece nem contribui com nada aos assuntos aqui corridos.

Não, não tenho boa vontade com isso. Tenho a maior boa vontade com todo tipo de abordagem, e acho que por vezes uma abordfagem aparentemente inicial frutifica em questões interessantes, mas essa eterna discussão sobre que cãmera comprar, isso não acrescenta nada.



 


rafaelscl

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2006, 09:20:02
Citar
...mas essa eterna discussão sobre que cãmera comprar, isso não acrescenta nada.
Opa,

A galera tem mania de crucificar os novos que entram pedindo socorro!!!

Se um tópico não acrescenta nada, não abra... Passe batido... Ignore... Faça vista grossa...

Eu faço isso!!

Agora, se acrescenta ou não, depende de quem pergunta, pois para uma pessoa tirar fotos bacanas primeiramente ela deve adquirir uma camera!!!

Fato isso...

Exemplo bacana: Bruno Gomes quando ficou na dúvida de mudar pra Nikon, mesmo sendo um cara já com experiência e tal, tirava muitas dúvidas, eu e meu irmão enviávamos exemplos, conversávamos com ele e tal...

FAZ PARTE!

Acho errado abrir um tópico, taxá-lo como inútil, e sentar o sarrafo no cara... Sei lá... Apenas minha opinião!
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2006, 09:20:42 por rafaelscl »
***************************************************
Rafael
Rio de Janeiro - RJ


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #12 Online: 18 de Dezembro de 2006, 09:37:26
Concordo rafael.
Acho que cada um foca no que quiser.
Ou então coloca logo lá nas regras do forum que esse tipo de pergunta tá proibida.  :nonono:
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2006, 09:37:44 por Eduardo Proença »
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 18 de Dezembro de 2006, 11:01:31
Então. Tá.
Tá legal, sou eu quem está errado, e vocês certos.

É muito legal ser bonzinho, mas se este fórum tivesse somente esse tipo de pergunta, o que seria fácil de acontecer devido ao fato delas repetirem-se a toda hora (e vocês não a respondem também, limitam-se a incentivar o perguntador), nenhum de vocês o frequentaria.

Enfim, não quero tolhê-los. Estão ambos à vontade para esclarecer as dúvidas do Gustavo.



 


rafaelscl

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2006, 11:21:15
Não vem ao caso tirar ou não a dúvida por dois motivos:

1 - Não conheço as cameras e não sou viciado em ler especificações de todas as cameras lançadas, só falo de algo quando tenho experiência...

2 - Acredito que foram dadas respostas boas, como o que o Lindomar escreveu...

Agora, eu sempre me prontifico a ajudar quem pede, não bancando o superexperiente de ego inflado que não tem paciência para perguntas que eu mesmo estava fazendo há dois ou tres anos atrás...

Como no caso da LX01 que me prontifiquei a mandar fotos, RAW e falei um pouco sobre ela para desmistificar alguns pontos a cerca da camera que eu tive por um bom tempo. Mas, dado a receptividade... Escrevi na maior das boas vontades e observa-se um tom altamente seco nas respostas...

Enfim, não vou ficar falando  mais, mas acredito que alguns usuários, não faz muito tempo eram iniciantes e faziam perguntas semelhantes, hoje com um pouco mais de tempo e por serem mais conhecidos e tidos como veteranos aqui possuem egos inflados...

Nesse ponto eu admiro o Leo Terra, nunca vi o cara mandar uma resposta seca que fosse... E o cara tem bagagem pra isso...

É isso...

Era só um toque que eu queria dar pois esse tipo de postura inclusive inibe o calouro de postar novamente, evitando assim o forum de renovar, reoxigenar suas páginas!

Imaginem alguém sentando a bordoada no Nuno logo que ele apareceu?!?! Perderíamos imagens MARAVILHOSAS, de alguém que pode falar e no entando está sempre disposto ajudar, como no caso das Curves e na explicação de alguns filtros.

HUMILDADE GALERA! HUMILDADE!!!!

Abraços
***************************************************
Rafael
Rio de Janeiro - RJ