Autor Tópico: ILFORD PAN F PLUS 50  (Lida 3223 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Setembro de 2016, 19:20:58
Boa noite!

Alguém já usou o filme PAN F PLUS 50? Alguma consideração sobre seu uso? Li que ele não funciona bem com flash e que deve ser revelado logo após usado.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2016, 19:21:20 por bruno_sfc »


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2016, 20:39:12
Comprei um para experimentar, mas ainda está guardado na geladeira.

Realmente dizem não apenas para revelar sem demora, mas também para usar todo o rolo rapidamente porque tem baixa capacidade de retenção da imagem latente.
E também dizem que o filme perde resolução quando super-exposto, dai evitar luzes "duras" como as de flash 🤔

Que bom que você tocou neste assunto, não tinha ideia das peculiaridades desse filme :eek:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2016, 20:43:50
Comprei um para experimentar, mas ainda está guardado na geladeira.

Realmente dizem não apenas para revelar sem demora, mas também para usar todo o rolo rapidamente porque tem baixa capacidade de retenção da imagem latente.
E também dizem que o filme perde resolução quando super-exposto, dai evitar luzes "duras" como as de flash 🤔

Que bom que você tocou neste assunto, não tinha ideia das peculiaridades desse filme :eek:

Estou com um há um mês na minha câmera, e umas 10 fotos feitas com flash! :doh:

Vou fotografar o resto no fim de semana. Na segunda levo pra revelar, e assim que pegar, digitalizo os negativos pra compartilhar por aqui! ;)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2016, 21:36:59
Não tem nada de mais. A latitude dele é um pouco menor mas nada de absurdo.
Nunca tive problema de qualquer tipo com ele.
A Ilford recomenda revelar em até 90 dias depois da exposição.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2016, 21:38:44 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2016, 21:36:08
Pessoal! Mandei revelar o filme no centro com o Sr. Tuguo Ogawa e digitalizei os negativos com o V370. Os resultados foram um pouco inconstantes e ainda não estou satisfeito com a digitalização. Acho que existe uma curva de aprendizado aí, ou talvez este modelo de scanner não seja o mais ideal pra mim. Estou pesquisando e fazendo inúmeros testes ainda.

A foto abaixo feita com flash "esperou" mais tempo pra ser revelada. Será que este é o motivo dela ter ficado tão granulada assim?



A foto abaixo foi com luz natural, "esperou" 2 dias para ser revelada. Ela ficou mais próxima das minhas expectativas. Digitalizei em 4800 dpi (máximo do modelo do meu scanner), mas fiz o resample automático para 1560 pelo Photoshop exportei como 1280px. Ela originalmente em 4800 no monitor fica sem nitidez nenhuma.

« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 21:37:17 por bruno_sfc »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2016, 22:12:56
Nada a ver. O Pan 50 é um filme com grão muito baixo, similar ao Delta 100.
Grão nesse tipo de filme pode ser: Temperatura do revelador muito alta, concentracão errada ou mesmo o tipo de revelador.
Normalmente o Pan 50 é revelado com o Ilfrord ID-11 ou melhor ainda, com Perceptol. Se usar Microphen, aí aparece mais grão.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2016, 22:32:52
Nada a ver. O Pan 50 é um filme com grão muito baixo, similar ao Delta 100.
Grão nesse tipo de filme pode ser: Temperatura do revelador muito alta, concentracão errada ou mesmo o tipo de revelador.
Normalmente o Pan 50 é revelado com o Ilfrord ID-11 ou melhor ainda, com Perceptol. Se usar Microphen, aí aparece mais grão.

Mas o que poderia explicar uma foto ter o grão mais acentuado e outra não, sendo que foram reveladas usando o mesmo químico (as duas são do mesmo filme)?


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2016, 23:35:42
A primeira parece estar sub-exposta, o grão pode ser ruído na digitalização :ponder:
Como ficaram os negativos das 2 fotos, estão com mesma densidade?

Os tons da 2a ficaram bastante agradáveis de se ver.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 23:37:41 por ckuwajima »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2016, 09:03:45
A primeira parece estar sub-exposta, o grão pode ser ruído na digitalização :ponder:
Como ficaram os negativos das 2 fotos, estão com mesma densidade?

Os tons da 2a ficaram bastante agradáveis de se ver.

Pois é, colega! Acho que você tem razão! Fui rever o negativo para fazer um novo teste, e a primeira, além de estar subexposta, usei uma configuração do software do scanner que "auto corrige" a exposição. Segue abaixo ela com a nova digitalização.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2016, 11:41:20
Mas o que poderia explicar uma foto ter o grão mais acentuado e outra não, sendo que foram reveladas usando o mesmo químico (as duas são do mesmo filme)?

Aí é caso de subexposição. Qual programa você está usando para escanear ?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2016, 12:07:30
Aí é caso de subexposição. Qual programa você está usando para escanear ?

Sim, com certeza foi isso! Como o outro colega falou! ;)

Ontem eu cheguei e já fui afobado digitalizar os negativos. Hoje com mais calma vi que em alguns não ajustei direito os parâmetros e o software aplicou uma auto correção de contraste e exposição neles.

Hoje também com calma fui ver os negativos e fazer um novo teste, e notei que ele realmente está subexposto. Vou me programar nas próximas semanas para fazer novos testes em estúdio, mas antes estou dando uma pesquisada da melhor maneira de digitalizar meus negativos em casa. Estou usando o EPSON Scan. Baixei o SilverFast 8 trial, mas estou perdido nele. O Vuescan eu fiz um teste mas também não gostei muito. Existe realmente muita diferença de como o software interpreta o negativo, como nos programas RAW?


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2016, 12:10:53
Estou seguindo mais ou menos os passos deste link: http://www.kennethleegallery.com/html/scanning/index.php

Os resultados melhoraram muito, mas ainda não entendi o trecho abaixo.

Citar
Finally, we can adjust the Gamma setting back to normal, namely 1.0. This should give us a "linear" scan with no disproportionate contrast curve applied but in actual practice we should use whatever Gamma value makes the image look best. Note that monitors are normally set to a Gamma of 2.2 or 1.8. Perhaps Epson considers these as normal values: this is not a well-documented feature.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2016, 12:15:12


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2016, 12:22:54
Estou seguindo mais ou menos os passos deste link: http://www.kennethleegallery.com/html/scanning/index.php

Os resultados melhoraram muito, mas ainda não entendi o trecho abaixo.
Ele está dizendo para escanear "flat", sem afetar o contraste. Pelo que entendo, Gamma 1 é deixar a curva de tons linear.