Autor Tópico: Micro ajuste foco T3i  (Lida 8305 vezes)

lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Online: 09 de Setembro de 2016, 14:07:24
Alguém sabe dizer se é possível corrigir o foco (Front/Back) na T3i?

Faço fotos de eventos e aniversários, uso uma 18-135mm e 50mm f1.8 (ambas Canon) e ultimamente tenho notado que o foco das imagens não estão perfeitamente nítidos, não sei se estou ficando mais exigente ou nunca tinha percebido isso, mas está me incomodando.

Hoje vou adquirir uma 24mm 2.8 STM, acredito que a nitidez seja melhor, mas se a CAM estiver com a regulagem bixada, não vai me ajudar.

Abraços!!!
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2016, 15:49:39
Com as rebel só mandando pra Canon calibrar, de preferência com as lentes junto.

E ainda precisa de um pouco de sorte, às vezes eles te retornam a câmera do jeito que vc mandou e falam que está tudo certo (não sei como é a Canon no Brasil, mas minhas expetativas não são das melhores).
« Última modificação: 09 de Setembro de 2016, 15:51:35 por Intrepid »


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2016, 16:14:49
Mas quanto a nitidez das lentes 18-135mm e 50mm 1.8 II, são realmente nítidas, ou pecam em fotos de movimento?

Eu particularmente não tenho uma mão exatamente firme (não chega a ser parkinson, mas é um treme-treme danado  :shock:), por isso costumo usar velocidade do obturador 1/60 pra mais e uso flash em primeira cortina.

Mas minha dúvida mesmo é, será que é nitidez da lente, ajuste de foco ou fotógrafo salame? Para ajudar assim que chegar em casa eu faço algumas imagens e posto aqui.

Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2016, 19:27:19
Mas quanto a nitidez das lentes 18-135mm e 50mm 1.8 II, são realmente nítidas, ou pecam em fotos de movimento?

Eu particularmente não tenho uma mão exatamente firme (não chega a ser parkinson, mas é um treme-treme danado  :shock:), por isso costumo usar velocidade do obturador 1/60 pra mais e uso flash em primeira cortina.

Mas minha dúvida mesmo é, será que é nitidez da lente, ajuste de foco ou fotógrafo salame? Para ajudar assim que chegar em casa eu faço algumas imagens e posto aqui.

Essas lentes são nítidas fechadas, de 2 f-stops pra cima, sendo assim a 18-135 tem seu filé lá por F8, e a 50tinha, meu amigo, a Canon relaxou demais nessa lente, fecha pra F4 que começa a ficar boa, e torce pra ela acertar o foco.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2016, 23:28:58
Mas quanto a nitidez das lentes 18-135mm e 50mm 1.8 II, são realmente nítidas, ou pecam em fotos de movimento?

Qdo eu vou fotografar meu filho de 3 anos coloco em, pelo menos, 1/800.

Vlw


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2016, 17:32:57

Qdo eu vou fotografar meu filho de 3 anos coloco em, pelo menos, 1/800.

Vlw

Valeu Germano, vou seguir esse conselho e ver no que dá!!!


Citar
Qdo eu vou fotografar meu filho de 3 anos coloco em, pelo menos, 1/800.

Neste caso tenho certeza que não é o caso de velocidade do obturador, percebi isso em fotos sem movimento.

Vou investir na Lente 24mm 2.8 STM, o que acha dessa lente? Vi alguns reviews e imagens, gostei bastante, mas como a maioria das fotos eram sem movimento, então não sei como ela se comportaria em situações como essas.

http://www.cameramais.com.br/venda-antecipada-lente-canon-ef-s-24mm-f-2-8-stm.html
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2016, 10:51:51
No Brasil não faz regulagens na lente, não tem maquinário para isso, só nos EUA o local mais perto.

Cameras serie rebel não tem opção de microajuste, então nem  nas autorizadas tem conserto se for premiado com uma unidade que necessita ajuste.

Ideal é, nunca comprar uma REBEL se for detalhista em nitidez, eu sou um desses rsrs, pois trabalho com fotografias de aves. Não que a camera seja ruim, e sim a carencia do microajuste que faz MUITA FALTA.

Antes uma 7D, 50D, 70D, 80D usadas, do que uma REBEL zerinha, já que são os mesmos preços.

Fica a dica.

Fotógrafo e birdwatching


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2016, 11:13:34
 É só abandonar as lentes da Canon e partir para as Sigma com suporte ao dock. Se uma quantidade significante fizesse isso a Canon jamais caparia este recurso. É o tipo de coisa que não custaria nada ter na camera, ela simplesmente remove para induzir seus compradores a trocar por modelos superiores.


lcmartinez.j

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Martinez
    • Luiz Martinez Fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2016, 09:23:03
No Brasil não faz regulagens na lente, não tem maquinário para isso, só nos EUA o local mais perto.

Cameras serie rebel não tem opção de microajuste, então nem  nas autorizadas tem conserto se for premiado com uma unidade que necessita ajuste.

Ideal é, nunca comprar uma REBEL se for detalhista em nitidez, eu sou um desses rsrs, pois trabalho com fotografias de aves. Não que a camera seja ruim, e sim a carencia do microajuste que faz MUITA FALTA.

Antes uma 7D, 50D, 70D, 80D usadas, do que uma REBEL zerinha, já que são os mesmos preços.

Fica a dica.

Li bastante sobre isso e percebi que as Rebels são ótimas, mas pecam nos recursos. A proxima aquisição de corpo será uma FF, então por enquanto não vou me preocupar com isso.

Mas a pergunta ainda não foi respondida. Canon 24mm 2.8 STM, alguem que usa e possa dar um parecer, os reviews me impressionaram, mas normalmente são fotos de objetos estáticos, queria saber se em uma festa infantil ela vai se sair bem?
Canon T3i || Canon 70D || 50mm f1.8II || Sigma 17-70mm f/2.8-4 Os Hsm || YN 565-EXII || Godox TT685c

http://www.facebook.com/LuizMartinezFotografia/


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2018, 08:53:53
No Brasil não faz regulagens na lente, não tem maquinário para isso, só nos EUA o local mais perto.

Essa informação não procede. Talvez devido à data em que ela foi postada, não sei. Mas recentemente (09/11/2018) estive ali na região da República em São Paulo, nos montes de assistências que tem ali na 7 de Abril com problema de ajuste de foco em uma 24mm STM e o discurso era unânime: "Somente a autorizada tem o equipamento para fazer o alinhamento dos elementos óticos, leve na Namba". Mesmo as maiores, como a Optisom, faziam o serviço. Relataram que o equipamento custa mais de 100 mil reais e que não compensava.

Fui até a Namba, e verificaram a lente na hora e que realmente tinha problema de alinhamento dos elementos óticos (o foco fica sempre atrás, alem de desalinhado no mesmo plano). Mas, o custo lamentavelmente não compensava arrumar. A lente custa 680,00 nova e o conserto fica 420,00.
Resultado, vai virar brinquedo do meu filho de 5 anos com a velha T1i.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2018, 10:01:19
Essas lentes são nítidas fechadas, de 2 f-stops pra cima, sendo assim a 18-135 tem seu filé lá por F8, e a 50tinha, meu amigo, a Canon relaxou demais nessa lente, fecha pra F4 que começa a ficar boa, e torce pra ela acertar o foco.

uso direto a 50MM 1.8 II e pra mim foco sempre foi eficiente; não é dos mais rápidos e em baixa luz falha, mas não é algo de outro mundo rs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2018, 09:56:21
uso direto a 50MM 1.8 II e pra mim foco sempre foi eficiente; não é dos mais rápidos e em baixa luz falha, mas não é algo de outro mundo rs
Já usei ela várias vezes... em baixa luz ou contra luz ela sofre bastante mesmo pra focar. Se for com abertura muito grande, na máxima ou próximo é ainda pior. Percebi isso depois que vendi a minha e peguei a 1.8 STM, que apesar de não ser "the must have" se sai bem melhor que a 1.8 II. A galera do video é que parece gostar bastante da 1.8 II devido ao seu foco manual bem suave.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2018, 21:23:06
Já usei ela várias vezes... em baixa luz ou contra luz ela sofre bastante mesmo pra focar. Se for com abertura muito grande, na máxima ou próximo é ainda pior. Percebi isso depois que vendi a minha e peguei a 1.8 STM, que apesar de não ser "the must have" se sai bem melhor que a 1.8 II. A galera do video é que parece gostar bastante da 1.8 II devido ao seu foco manual bem suave.

Sempre uso ela em 2.8 a F4. Não sou exigente em questão de nitidez, acho até absurdo pessoal ficar ampliando zoom em 100% pra ver defeito kkkkkk . Mas o foco da 50 antiga da Canon não é mil maravilhas. Eu até gosto do foco automático dela,mas não curto o botão de autofoco-manual porque é duro e o anel de foco o giro é muito rápido. Mas gosto bastante da qualidade ótica dela. A STM é um pouco melhor na qualidade ótica e muito melhor no autofoco e no anel de foco também. Eu gosto mais do foco da STM 1.8 do que da Canon 50 1.4.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2018, 08:30:46
Eu gosto mais do foco da STM 1.8 do que da Canon 50 1.4.

Não vi grandes diferenças no foco das duas... eu tinha a STM e peguei uma 1.4 usada (em estado de zero) de um colega que ia embora pra Portugal e me vendeu a preço de banana... No entanto senti diferença no "pega pra capar" de um evento muito corrido, onde sinto que perco bem menos fotos por foco não cravado na 1.4 do que na STM. Fiz ótimas fotos com a STM e realmente é uma ótima lente pelo preço de venda dela. A 1.4 sofre pelo tempo de projeto dela, ja bem antigo (se não me engano de 1997). Se dessem uma atualizada nela acho que ficaria imbatível. Mesmo com a idade, pra mim, ainda é uma lente ótima.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2018, 11:37:55
Sempre uso ela em 2.8 a F4. Não sou exigente em questão de nitidez, acho até absurdo pessoal ficar ampliando zoom em 100% pra ver defeito kkkkkk . Mas o foco da 50 antiga da Canon não é mil maravilhas. Eu até gosto do foco automático dela,mas não curto o botão de autofoco-manual porque é duro e o anel de foco o giro é muito rápido. Mas gosto bastante da qualidade ótica dela. A STM é um pouco melhor na qualidade ótica e muito melhor no autofoco e no anel de foco também. Eu gosto mais do foco da STM 1.8 do que da Canon 50 1.4.

De fato, muitos levam em conta primordialmente a nitidez da lente, e as vezes esquece do custo benefício. Em algumas circunstâncias, entretanto, a nitidez será fundamental, como fazer retratos. Para que você tenha uma pele com textura bem visível, conservada, é importante nitidez. Para fotografias macro nem se fala.
Mas aí vai do trabalho de cada um. Quando vou pesquisar uma lente, sempre vejo nos reviews se a nitidez é simplesmente satisfatória e já passo para o custo benefício.

Respondendo a pergunta sobre a 24mm stm, nunca tive. Mas pensei em comprar ela junto com a 50mm stm também. A soma das duas seria em torno de 1200 reais. Resolvi comprar uma tamron 17-50 que abrange mais distância focal e tem qualidade muito boa também (foi mais por conta da versatilidade). Mas sem dúvida, a qualidade ótica está muito atrás da 24mm stm. A 24mm stm é a lente que você compra sem medo de ser feliz. É um baita ótimo custo benefício. Praticamente não tem pontos negativos.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2018, 11:38:26 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC