Autor Tópico: Poder de recuperação dos arquivos da D750 + Flat Profile  (Lida 7778 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #30 Online: 14 de Setembro de 2016, 08:11:44
E a ultima, que descobri de uns três meses pra cá, é a precisão do WB que aumenta substancialmente quando a fotografia está subexposta... as cores ficam sempre mais bonitas no RAW direto da câmera quando faço isso(aqueles que gostam das cores da Canon, experimentem esse "macete" na Nikon, esqueçam a imagem no LCD e esperem pra ver o RAW no PC).

Pois é Bossa, eu também descobri isso a duras penas, todo mundo aqui sabe da minha insatisfação com as cores da Nikon quando migrei. Vim da Canon com o costume de sempre expor um pouco mais para direita, e ao fazer isso na Nikon fica exatamente como você disse, "Cores Lavadas", principalmente se a fonte de luz for um flash.
E a imagem no LCD, minha nossa, na D7000 tenho até vergonha de mostrar quando alguém pede pra ver, medonho.

Hoje trabalho sempre com uma leve sub exposição e flash sempre com -1 quando estou em TTL, cores e contraste excelentes.


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Setembro de 2016, 10:39:30
Eu não falei especificamente da 6D, mas a partir dela. Mesmo a 6D , alinhada a bons programas, já traz um resultado satisfatório na maioria do meu uso.

No caso, "recuperar" as sombras pra mim não é colocar luz onde não tem, nem consertar uma subexposição. Isso o tal do "ISO Variant" faz. Quando uma foto é na média subexposta no ISO, qualquer software simula esse mesmo ISO (muitas vezes até melhor dq o da câmera). Eu falo aqui de sombra mesmo.

Aqui tem um exemplo de "recuperação" de shadow e highlights com a 6D, com sol intenso. Usei o máximo desse recurso no Capture One apenas pra exemplificar. O ajuste que me agradaria mais nesse caso seria o meio termo. Notem, que não mexi na exposição. É tão ruim assim como vcs disseram?




Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #32 Online: 14 de Setembro de 2016, 15:23:49
Vou experimentar brevemente essas suas observações.
Realmente a teoria faz bastante sentido. 


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #33 Online: 14 de Setembro de 2016, 17:58:58
Leandro, desculpe. Vou reformular. Não é que seja horrível; é que comparando com os sensores da sony a diferença é muito grande. Aqui vai um exemplo meu de dois arquivos. Como não tenho mais a 6d, não deu para tirar a mesma foto com ambas. A metodologia foi pegar um ponto com valore de luminância equivalentes e subir +5 EV (o que é um absurdo. Se vc se mantiver até +3EV, a canon segura bem). A foto de cima é com uma 6D, a de baixo com uma d750.





Eu não falei especificamente da 6D, mas a partir dela. Mesmo a 6D , alinhada a bons programas, já traz um resultado satisfatório na maioria do meu uso.

No caso, "recuperar" as sombras pra mim não é colocar luz onde não tem, nem consertar uma subexposição. Isso o tal do "ISO Variant" faz. Quando uma foto é na média subexposta no ISO, qualquer software simula esse mesmo ISO (muitas vezes até melhor dq o da câmera). Eu falo aqui de sombra mesmo.

Aqui tem um exemplo de "recuperação" de shadow e highlights com a 6D, com sol intenso. Usei o máximo desse recurso no Capture One apenas pra exemplificar. O ajuste que me agradaria mais nesse caso seria o meio termo. Notem, que não mexi na exposição. É tão ruim assim como vcs disseram?

Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #34 Online: 14 de Setembro de 2016, 19:02:27
As ultimas Canon(1DX II e 5DMKIV) melhoraram nesse sentido, embora ainda não estejam no nível das Sony/Nikon/fuji... mas a 6D, 5DIII e as 5DS são bem ruins comparando com os concorrentes.
No dpreview tem um comparativo legal.

D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 15 de Setembro de 2016, 10:20:47
Meu comentário não foi com a intenção de criar um duelo Canon/Nikon. Longe disso.

A 6D foi uma câmera que me acompanhou nos últimos anos, tive mais de uma, usei muito a exposição pra esquerda, funcionou muito bem pro que considero "recuperar" sombras e quis deixar minha satisfação.  :worship:

Notem que no meu exemplo eu não alterei a Exposição, apenas alterei Shadows e Highlights no CaptureOne e visivelmente teve uma melhora prática na foto, sem se quer alterar a exposição  :ok: Nos exemplos do Daniel e Gustavo vocês alteraram a Exposição (+5v e +6v), que é quase o mesmo que alterar o ISO na câmera. Ou seja, é mais um teste de desempenho do software em questão com "ISO Variant" e ruído, do que um teste de "recuperação" de sombras. De qq maneira a Nikon realmente ta arrebentando nesse quesito! Já usei a D810 e não tem o que falar dessa câmera.

Antes mesmo desse tópico eu já estava inclinado a migrar pra Nikon pra testar outros recursos, especialmente as lentes Nikon. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=122743.0
Com mais prática vou poder opinar melhor num comparativo.

Abs



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #36 Online: 15 de Setembro de 2016, 12:24:04
Meu comentário não foi com a intenção de criar um duelo Canon/Nikon. Longe disso.

A 6D foi uma câmera que me acompanhou nos últimos anos, tive mais de uma, usei muito a exposição pra esquerda, funcionou muito bem pro que considero "recuperar" sombras e quis deixar minha satisfação.  :worship:

Notem que no meu exemplo eu não alterei a Exposição, apenas alterei Shadows e Highlights no CaptureOne e visivelmente teve uma melhora prática na foto, sem se quer alterar a exposição  :ok: Nos exemplos do Daniel e Gustavo vocês alteraram a Exposição (+5v e +6v), que é quase o mesmo que alterar o ISO na câmera. Ou seja, é mais um teste de desempenho do software em questão com "ISO Variant" e ruído, do que um teste de "recuperação" de sombras. De qq maneira a Nikon realmente ta arrebentando nesse quesito! Já usei a D810 e não tem o que falar dessa câmera.

Antes mesmo desse tópico eu já estava inclinado a migrar pra Nikon pra testar outros recursos, especialmente as lentes Nikon. http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=122743.0
Com mais prática vou poder opinar melhor num comparativo.

Abs
Relaxe.... Sabemos que a intenção foi a das melhores.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2016, 22:41:16
Um exemplo de uso do incrível DR da D600, que muitos não sabem mas, usa o mesmo sensor da D750.



Altas luzes e sombras na mesma fotografia.


(uma fotografia da mesma série com melhor resolução)

Parte do céu onde estava o sol foi perdida, mas já foi um milagre o que consegui em uma exposição apenas... a qualidade de imagem se manteve em ótimos níveis, detalhes preservados sem ruído aparente.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2016, 23:53:50
pra vc ver como é engraçado certas coisas. Eu teria deixado esse céu branco mesmo. Mudando pouca coisa só pra não ficar tão estourado

pelo menos a câmera dá possibilidade pra pessoa puxar até onde ela quiser. Ótima recuperação :o

Queria ver esses testes com a fuji. Até o momento não me deixou na mão nas recuperações.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #39 Online: 20 de Setembro de 2016, 12:33:38
Bosa, você tem certeza que a D750 tem o mesmo sensor da D600?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #40 Online: 20 de Setembro de 2016, 13:16:22
Bosa, você tem certeza que a D750 tem o mesmo sensor da D600?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Provavelmente é o da D600 com melhorias, a diferença entre eles é mínima: https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D750-versus-Nikon-D600___975_834

A D600 é aquela fullframe com qualidade de imagem fantástica que ninguém quer por isso você compra usada por apenas 3.200 reais. (Tem gente pedindo isso em d7000)


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #41 Online: 20 de Setembro de 2016, 17:27:28
pra vc ver como é engraçado certas coisas. Eu teria deixado esse céu branco mesmo. Mudando pouca coisa só pra não ficar tão estourado

pelo menos a câmera dá possibilidade pra pessoa puxar até onde ela quiser. Ótima recuperação :o

Queria ver esses testes com a fuji. Até o momento não me deixou na mão nas recuperações.

Foi o que eu fiz na fotografia que usei na divulgação das imagens:


Esta do exemplo da recuperação eu coloquei como extra mais no final da série, como um por do sol mais quente... me rendeu uma graninha com escolha de fotos extras. :)

Thales, a tempos atrás foi divulgada uma lista dos sensores usados nas câmeras Nikon e a empresa que os fabricou.
A D600 e D750 apresentaram um sensor com a mesmíssima quantidade de pixels, fabricados pela Sony(nem todos os sensores Nikon são Sony, existem alguns da Toshiba, Aptina, e da própria Nikon, como por exemplo o da DF e D3S) e os dois tiveram resultados virtualmente idêntico nos testes de laboratório... não houve evolução alguma. Embora a Nikon apresente como um novo sensor, la fora todos dizem que os dois corpos carregam o mesmo e que a diferença está unica e exclusivamente no processador que tem um algoritmo um pouco mais avançado na redução de ruído.

Provavelmente é o da D600 com melhorias, a diferença entre eles é mínima: https://www.dxomark.com/Cameras/Compare/Side-by-side/Nikon-D750-versus-Nikon-D600___975_834

A D600 é aquela fullframe com qualidade de imagem fantástica que ninguém quer por isso você compra usada por apenas 3.200 reais. (Tem gente pedindo isso em d7000)

Tenho um colega que a alguns anos comprou uma dupla de D600... não deu um ano, com a história da sujeira e a febre das D750 ele trocou as duas. No início do "namoro" tudo eram flores.. a D750 era a rainha etc etc... hoje o mesmo cara está de volta com duas D600 após vender as D750.
Depois de tudo o que ele passou, a ideia final é de que D750 é um luxo desnecessário... que ele faz as mesmas imagens com a D600, não percebe diferença significativa entre as duas e o valor de uma D750 pagou as duas atuais D600 que pegou usada na internet a preço de banana. :D
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2016, 21:01:38
Acho que o diferencial da d750 em relação à D600 é o sistema de foco e uma performance de ISO um pouco melhor. E tem a pegada da 750 que dizem ser muito boa.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Danielvb

  • Trade Count: (16)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 356
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #43 Online: 20 de Setembro de 2016, 21:23:06
Mais ou menos, Bosa. A d600 tem um problema que a d810 também tem em ISO alto. Ele muda as cores das sombras para um roxo a partir de iso 6400. A d750 não tem isso. É bem chatinho de corrigir no post.

Tenho um colega que a alguns anos comprou uma dupla de D600... não deu um ano, com a história da sujeira e a febre das D750 ele trocou as duas. No início do "namoro" tudo eram flores.. a D750 era a rainha etc etc... hoje o mesmo cara está de volta com duas D600 após vender as D750.
Depois de tudo o que ele passou, a ideia final é de que D750 é um luxo desnecessário... que ele faz as mesmas imagens com a D600, não percebe diferença significativa entre as duas e o valor de uma D750 pagou as duas atuais D600 que pegou usada na internet a preço de banana. :D
Daniel Vilanova Batalha
www.flickr.com/danielvb


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #44 Online: 20 de Setembro de 2016, 22:01:37
Mais ou menos, Bosa. A d600 tem um problema que a d810 também tem em ISO alto. Ele muda as cores das sombras para um roxo a partir de iso 6400. A d750 não tem isso. É bem chatinho de corrigir no post.
Sim, é o que a Canon passou a fazer na 6D e 5MKIII... não é o sensor em si que faz isso, mas sim o processamento. Onde o antigo tentava clarear e encontrar detalhes onde não existia luz, o novo simplesmente entende que é preto e mantém assim.
A forma que uso pra fazer isso é reduzindo as sombras e e elevando intensidade de pretos no lightrrom em conjunto com redutor de ruído de cor... não tenho problemas com aquele ruído purpura nas minhas imagens em RAW tratando no lightroom... na câmera ela aparenta estar bem roxa mesmo mas no RAW, abrindo no PC para tratamento ele não aparece. Já teve casos de eu ter que usar 12800 e a imagem saiu sem aquele tom purpura... embora seja muito raro eu ter que usar esse valor(eu prefiro iluminar ou escolher outro local).
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr