Autor Tópico: Detalhes da nova câmera do Iphone 7 Plus  (Lida 12889 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 12 de Setembro de 2016, 08:15:29
Desde o lançamento do Iphone 4S, em 2011, Apple tem se tornado famosa por oferecer câmeras de alta qualidade em seus smartphones. Mas em termos de qualidade fotográfica o Iphone 7 Plus promete ser realmente arrebatador. Pela primeira vez um smartphone resolve um dos maiores problemas das câmeras incorporadas nestes dispositivos (a ausência de um zoom de qualidade) e de quebra trás uma série de bons recursos.

Mas qual era o grande desafio do Zoom em um celular?
Basicamente, fazer um conjunto ótico capaz de aplicar Zoom, fino o suficiente para ser incorporado nos melhores celulares. As lentes Zoom de boa qualidade são compostas por vários elementos óticos complexos, o que dificulta expressivamente esta tarefa, tornando-a praticamente impossível. O recurso que restava às fabricantes era incorporar o Zoom digital como alternativa, mas este recurso carrega pesadas restrições, como pode ser visto no tópico "Fique por dentro do Zoom ótico e do Zoom digital".

A solução encontrada pela Apple não poderia ser mais criativa e elegante. Usar duas câmeras com distâncias focais diferentes e combinar os resultados das mesmas em um sistema híbrido, trabalhado por software. Uma singular mistura de Zoom digital com Zoom ótico. Com isso ela promete um Zoom ótico de 2x (efetivamente garantido pelas duas câmeras) associado a um Zoom digital de qualidade superior, garantido pela combinação dos resultados das duas câmeras. Esta combinação de lentes também permitiu à Apple oferecer recursos interessantes de combinações de fotos que resolvem um outro problema clássico de celulares e compactas, os fundos desfocados. O software do time de Cupertino faz verdadeiros milagres para que as fotos possam apresentar fundos com um belo Bokeh, antes impossível com sensores tão pequenos.

Foto feita com o Iphone 7 Plus

O conjunto ainda vem acompanhado de um sistema de foco 60% mais rápido que o anterior e um sistema de flash composto por 4 LEDs de tonalidade natural, que proporcionam cerca de 50% a mais de luminosidade e tons muito agradáveis para as fotografias. Os 2 sensores de 12MP são equipados com um conjunto ótico de excelente qualidade, com abertura f/1.8 para a câmera grande angular e f/2.8 para a de maior distância focal, ambos dotados de estabilizador óptico, o que confere uma excelente performance em condições de pouca luminosidade.

Apesar do conceito ser realmente muito bom, ainda é muito cedo para dizer que a abordagem da Apple veio para matar as SLR, como alguns têm dito. Para dizer a verdade eu duvido que isto venha a ocorrer, visto que os recursos dos celulares são bastante limitados em relação às SLR e as lentes e pequenos sensores usados nos mesmos, tornam sofrível a resolução real das fotos que estes são capazes de fazer. Mas não há como negar que estes recursos trazem mais um duro golpe ao universo das compactas que se tornam cada vez menos atrativas diante das possibilidades dos smartphones de última geração.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 13:00:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2016, 13:01:11
Apesar do conceito ser realmente muito bom, ainda é muito cedo para dizer que a abordagem da Apple veio para matar as SLR, como alguns têm dito. Para dizer a verdade eu duvido que isto venha a ocorrer, visto que os recursos dos celulares são bastante limitados em relação às SLR e as lentes e pequenos sensores usados nos mesmos torna sofrível a resolução real das fotos que estes são capazes de fazer. Mas não há como negar que estes recursos trazem mais um duro golpe ao universo das compactas que se tornam cada vez menos atrativas diante das possibilidades dos smartphones de última geração.

Eu fiquei bastante curioso para ver o resultado reais das fotos, vi alguns no site e gostei mas não fiquei tão impressionado.
Acredito que não será um substituto as SLR para trabalhos, mas para quem é amador/entusiasta talvez seja interessante. Mas se pensar no preço desiste por ser bem caro.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2016, 13:06:05
Gente, não tem como superar as slr's.
É um telefone que bate foto.
Vlw


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2016, 13:18:56
Também acho que é muito mais marketing nesse caso... a qualidade não deve chegar nem perto de câmeras dslr e nem das compactas top de linha como a rx100...
 Minha expectativa é que a câmera do novo iPhone seja um pouco melhor que a do Galaxy S7, que apesar de ser excelente não substitui uma câmera profissional.

Detalhes: a dual camera so estará disponível no IP 7 plus.. e já existe no LG g5, portanto tb não é novidade no mercado... e o efeito de desfoque só vira mais tarde com uma atualização do software.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2016, 13:52:24
e o efeito de desfoque só vira mais tarde com uma atualização do software.

Acho que o efeito do desfoque sera igual ao que tem nos Galaxy, efeito digital. Porque pelo tamanho do sensor acho que fica bem díficil ter um desfoque com abertura 1.8 a uma distancia de uns 2 metros.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2016, 14:06:36
Nem sabia desse efeito de desfoque digital no Galaxy  :ponder:

Mas talvez o da Apple seja superior, por ter as duas câmeras, mas isso só poderá ser comprovado quando disponibilizarem o recurso.

Exato, o sensor e muito pequeno, mesmo em abertura f1.8 é difícil obter desfoque... a concorrência já usa essa abertura e até f1.7 alguns modelos e msm assim o dof é grande.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #6 Online: 12 de Setembro de 2016, 14:09:54
Nem sabia desse efeito de desfoque digital no Galaxy  :ponder:

Mas talvez o da Apple seja superior, por ter as duas câmeras, mas isso só poderá ser comprovado quando disponibilizarem o recurso.

Exato, o sensor e muito pequeno, mesmo em abertura f1.8 é difícil obter desfoque... a concorrência já usa essa abertura e até f1.7 alguns modelos e msm assim o dof é grande.

Desde o Galaxy S5 já tem a opção.Eles chama de foco seletivo.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #7 Online: 12 de Setembro de 2016, 14:36:26
Eu acho q uma câmera vai identificar e focar no assunto. Mas como o sensor é pequeno, tudo vai acabar entrando em foco. Já a segunda câmera vai desfocar completamente a cena, inclusive o assunto. O software fará a superposição de somente o assunto da primeira foto na segunda foto.
Se for isso mesmo não vai haver aquele desfoque gradual.

Vlw
« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, 14:37:10 por Germano »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2016, 15:28:49
Desde o Galaxy S5 já tem a opção.Eles chama de foco seletivo.

Agora que falaste me refrescou a memória, usei esse recurso quando tinha um Galaxy note 4, mas no s6 ainda não usei.. vou ver se acho uma foto com esse recurso e posto aqui.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2016, 16:00:35
Achei uma que devo ter utilizado o recurso... foto da patroa, feito com um Galaxy Note 4.. Inclusive vou fuçar no S6 para achar este recurso.



mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #10 Online: 12 de Setembro de 2016, 16:08:22
Achei uma que devo ter utilizado o recurso... foto da patroa, feito com um Galaxy Note 4.. Inclusive vou fuçar no S6 para achar este recurso.


Esse mesmo.. é um efeito blur total no fundo. Usei poucas vezes e não gostei muito.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2016, 16:12:13
Parece q a câmera errou na leitura do assunto visto q a porta ficou em foco tb.
Com duas câmeras, essa leitura deve ficar mais eficaz.

Vlw


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 12 de Setembro de 2016, 16:13:36
Também reparei isso, Germano. Acredito que utilizando as duas câmeras o Iphone se saia melhor nesse quesito.


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2016, 16:15:59
Também reparei isso, Germano. Acredito que utilizando as duas câmeras o Iphone se saia melhor nesse quesito.

Eu acho ainda que eles não conseguiram resolver esse problema, pq será lançado depois.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2016, 17:01:18
Olha, esse efeito aí da foto dá pra fazer no iPhone 6 de boa, acho que até no 5S dá.