Autor Tópico: As regras existem para sabermos como quebrá-las?  (Lida 1952 vezes)

Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:27:13
vou dar uma lida

esse é um tipo de tópico q se encaixa bem lá encima na área "arte fotográfica"  :ok:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:34:59
acho que não é exatamente quebrar

regra é um termo não muito adequado. Na verdade deveriam ser chamadas de guia. Nem sempre a foto precisa se adequar a essas "regras". Fotografia não tem regras engessadas. Não existe um dogma.

Estamos falando de criatividade. Vai total na contramão ser tão engessado assim. Não existe "quebrar" se não existe "regra".

se basta seguir essas regras a fotografia se torna mecânica. Ela é uma boa base (ainda mais pra amadores ou iniciantes. Claro que também é válido pra avançados e profissionais.) mas não é tudo.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 16:38:22 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2016, 17:05:31
eu sempre penso como o pessoal da fotografia tem dificuldade de pensar organicamente.
as vezes vejo fotos maravilhosas aqui, mas com algum "defeito técnico" ainda que mínimo e a maioria dos comentários vão de encontro a este defeito.


"ótima paisagem, pena que o horizonte está torto."
"foto maravilhosa, mas o sujeito esta centralizado, ficaria melhor se usasse a regra dos terços."
"foto quase perfeita, mas aquele cara lá no fundo chama muito atenção, teria excluido ele na pós."
"nossa, muito nítida essa, só acho que o bokeh não ficou legal"
"incrível essa foto, mas o foco não está cavrado no olho."


a fotografia aqui, parece sempre pensada a partir de um ou outro detalhe. acho que deveríamos nos esforçar pra pensar a fotografia de maneiras mais integral, orgânica.
pensar a foto não em seus detalhes apenas, mas principalmente como uma obra. e toda obra tem defeitos, mas muitas vezes são os defeitos que fazem essa obra ser original.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2016, 17:18:07
eu sempre penso como o pessoal da fotografia tem dificuldade de pensar organicamente.
as vezes vejo fotos maravilhosas aqui, mas com algum "defeito técnico" ainda que mínimo e a maioria dos comentários vão de encontro a este defeito.

só falou verdades

chega a ser doentio
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2016, 17:39:48
eu sempre penso como o pessoal da fotografia tem dificuldade de pensar organicamente...
Sem citar os fotógrafos iniciantes que como eu vão perguntar ou colocar alguma coisa e são crucificados por não ter qualificação pra isso, de fato, porém, as vezes falta ate paciencia na galera..
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2016, 23:50:09
eu sempre penso como o pessoal da fotografia tem dificuldade de pensar organicamente.
as vezes vejo fotos maravilhosas aqui, mas com algum "defeito técnico" ainda que mínimo e a maioria dos comentários vão de encontro a este defeito.


"ótima paisagem, pena que o horizonte está torto."
"foto maravilhosa, mas o sujeito esta centralizado, ficaria melhor se usasse a regra dos terços."
"foto quase perfeita, mas aquele cara lá no fundo chama muito atenção, teria excluido ele na pós."
"nossa, muito nítida essa, só acho que o bokeh não ficou legal"
"incrível essa foto, mas o foco não está cavrado no olho."


a fotografia aqui, parece sempre pensada a partir de um ou outro detalhe. acho que deveríamos nos esforçar pra pensar a fotografia de maneiras mais integral, orgânica.
pensar a foto não em seus detalhes apenas, mas principalmente como uma obra. e toda obra tem defeitos, mas muitas vezes são os defeitos que fazem essa obra ser original.

passando por um tópico acabei de lembrar de uma outra clássica

"me incomodou um dedinho cortado".
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2016, 04:43:37
Sem citar os fotógrafos iniciantes que como eu vão perguntar ou colocar alguma coisa e são crucificados por não ter qualificação pra isso, de fato, porém, as vezes falta ate paciencia na galera..

O problema dos fotógrafos iniciantes é que muitas vezes eles não aceitam as "regras" e acabam produzindo um monte de fotos ruins, e ainda por cima se revoltam quando alguém critica.

É como desenho. Qualquer um pode comprar uns lápis e sair rabiscando o que vier à cabeça sem nem tentar aprender nada primeiro, mas na esmagadora maioria dos casos os desenhos vão ser uns lixos.

Acredito que primeiro se deve aprender as regras, para depois decidir se vai segui-las ou não em determinadas fotos. Sair fotografando sem critério nenhum e com arrogância não leva à nada.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2016, 11:16:42
O problema dos fotógrafos iniciantes é que muitas vezes eles não aceitam as "regras" e acabam produzindo um monte de fotos ruins, e ainda por cima se revoltam quando alguém critica.

É como desenho. Qualquer um pode comprar uns lápis e sair rabiscando o que vier à cabeça sem nem tentar aprender nada primeiro, mas na esmagadora maioria dos casos os desenhos vão ser uns lixos.

Acredito que primeiro se deve aprender as regras, para depois decidir se vai segui-las ou não em determinadas fotos. Sair fotografando sem critério nenhum e com arrogância não leva à nada.
Achei agressivo seu comentário, nada pessoal, mas são comentários como esse que diminuem o aprendizado e o estímulo (na opinião de quem tá do lado de cá). As vezes os professores não imaginam que do outro lado as vezes tem um cara imaturo que está desempregado e por gostar de fotografia, quer fazer disso um ofício pra sustentar a família.

Hoje em dia um iniciante bate uma foto e posta no Facebook e ganha mais de 1/3 dos amigos em curtidas, e isso confunde a cabeça de quem está começando na fotografia, não é só na fotografia, em todos os segmentos vão ter pessoas que acham que sabem mais que as outras ou que estão prontas, existirao até aqueles que agem por desespero.
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:08:00
Achei agressivo seu comentário, nada pessoal, mas são comentários como esse que diminuem o aprendizado e o estímulo (na opinião de quem tá do lado de cá). As vezes os professores não imaginam que do outro lado as vezes tem um cara imaturo que está desempregado e por gostar de fotografia, quer fazer disso um ofício pra sustentar a família.

Hoje em dia um iniciante bate uma foto e posta no Facebook e ganha mais de 1/3 dos amigos em curtidas, e isso confunde a cabeça de quem está começando na fotografia, não é só na fotografia, em todos os segmentos vão ter pessoas que acham que sabem mais que as outras ou que estão prontas, existirao até aqueles que agem por desespero.

É bem simples: Leia o que as pessoas comentam e retire o conteúdo de tudo para fazer uma reflexão, não leve a ferro e fogo, mas tbm não ignore. Esse é o valor da coisa. Assim aprendemos.

O certo, o errado, o belo, o feito, o mal feito, o bem feito....tudo é muito subjetivo, vc pode fazer uma porcaria mas achar que aquilo é bom pra vc, e ai ponto final. Ou pode fazer algo que nem gostou tanto e os outros amarem, a questão é: Vc faz o seu trabalho ( seja amador ou profissional ) pra quem? O que vc quer com isso?

Eu vejo uma série de fotos minhas que na época que fiz eu achava o máximo, mas hj eu vejo que não era tudo isso, que as críticas tinham fundamento, assim como eu vejo tbm imagens que gostei e mesmo sendo criticado ainda defendo que são boas, ao menos para mim.

A questão é vc ter bagagem, conhecimento, através inclusive do conhecimento da opinião dos outros, para poder vc mesmo concluir se aquilo que vc fez ou está fazendo é realmente aquilo que vc queria, com o máximo de qualidade na questão da transmissão da mensagem. 


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:23:53
O problema dos fotógrafos iniciantes é que muitas vezes eles não aceitam as "regras" e acabam produzindo um monte de fotos ruins, e ainda por cima se revoltam quando alguém critica.

Eu achei muito coerente este comentário, é exatamente assim que funciona com uma boa parte da galera que está começando, eles postam e pedem comentários, mas na verdade querem dizer "ELOGIOS", e se você faz alguma observação crítica, mesmo que com fundamentos, eles ficam todo dodói, por que eles sabem fotografar.