Autor Tópico: Nitidez das lentes  (Lida 4560 vezes)

hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 18 de Setembro de 2016, 20:11:18
Ola galera estou em duvida entre qual tem a melhor imagem(nitidez) da 55-250mm e a 50mm 1.8 qual tem mais nitidez? no caso para paisagens e viagens obrigado

São lentes totalmente diferentes, embora possam ser usadas para mesmos propósitos. Retrato por exemplo.
Para paisagem e viagens a 50mm vai lhe ser mais útil. Mas há um detalhe: Você vai usar em que câmera?
Uma 50mm em uma cropada e em uma Full Frame funciona diferente em termos de  ângulo de visão.

Se for em cropada, para viagens, uma 35mm 1.8 vai ser bem mais útil que uma 55-250(e que uma 50mm).
E custa praticamente o mesmo que uma 50mm 1.8.
Eu sou da opinião que a lente mais útil em uma cropada (mais utilizável) é a 28mm, mas ela é uma lente FX e portanto mais cara. Mas vale a pena e pode ser usada no futuro no caso de migrar para câmeras de sensor Full Frame.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 18 de Setembro de 2016, 20:13:23
São lentes totalmente diferentes, embora possam ser usadas para mesmos propósitos. Retrato por exemplo.
Para paisagem e viagens a 50mm vai lhe ser mais útil. Mas há um detalhe: Você vai usar em que câmera?
Uma 50mm em uma cropada e em uma Full Frame funciona diferente em termos de  ângulo de visão.

Se for em cropada, para viagens, uma 35mm 1.8 vai ser bem mais útil que uma 55-250(e que uma 50mm).
E custa praticamente o mesmo que uma 50mm 1.8.
Eu sou da opinião que a lente mais útil em uma cropada (mais utilizável) é a 28mm, mas ela é uma lente FX e portanto mais cara. Mas vale a pena e pode ser usada no futuro no caso de migrar para câmeras de sensor Full Frame.

Não tem 35mm f/1.8 na canon e a 35mm f/2 é cara comparada com as lentes citadas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2016, 21:01:09
Não tem 35mm f/1.8 na canon e a 35mm f/2 é cara comparada com as lentes citadas.

Ah!Valeu Vangelism. Não vi nada no perfil do autor do post.
Depois que você falou entendi que dava para saber pelo range (55-250 não tem na Nikon).

Isso reforça a necessidade do autor sempre informar sua câmera, que acho, deve ser Canon e cropada.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:32:32
Eu vi um vídeo do tony northrup, em que ele demonstra que se o foco é a qualidade da imagem, não vale a pena em muitos casos usar lente de FF em cropada, porque no conjunto camera crop + lente específica pra câmera crop consegue aproveitar melhor um do outro, e deu exemplos inclusive com dados do 3domark em que a câmera crop com a lente de FF tinha menos qualidade que a mesma máquina com a lente feita pra crop...
Então ele diz no final, use lente pra crop e quando for trocar o corpo pra FF, vende tudo e compra o certo...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2016, 21:46:22
Pegando o embalo do tópico, a 24mm seria uma boa opção pra tirar retratos num ambiente com pouco espaço como dentro de um barco?
Eu acho que a 50 n ia dar mto certo...

Se alguem tiver mais dicas de lentes, nesse custo beneficio das duas seria bom!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2016, 21:59:52
Pegando o embalo do tópico, a 24mm seria uma boa opção pra tirar retratos num ambiente com pouco espaço como dentro de um barco?
Eu acho que a 50 n ia dar mto certo...

Se alguem tiver mais dicas de lentes, nesse custo beneficio das duas seria bom!

Crop? vai ficar apertado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


claudion3to

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • Eduardo Albuquerque Fotografia
Resposta #21 Online: 22 de Setembro de 2016, 10:01:46
Crop? vai ficar apertado.
Isso mesmo, se for crop vai te dar um pouco mais de abertura q uma 50mm te daria. Pense o seguinte: lente q dá para usar em cropada e FF, na cropada nunca terá o range nominal da lente. Ele só terá seu range real na FF. Nas cropadas canon multiplica por 1.6 e na Nikon por 1.5
Nem a famosa 50mm numa cropada é esse range, equivale a uma 80mm num corpo FF. Resumindo: vc acha q está fotgrafando em 50mm mas na verdade está a 80mm por causa do fator crop. E na maioria das lentes FF q são usadas em cropadas, a maior nitidez será no centro da imagem e nas bordas perderá um pouco dela podendo até vinhetar um pouco mas nada q n dê para corrigir na pós- produção. Posso falar isso pela minha 24-105 e 70-200 q uso na minha T3i. Mudei agora a pouco para a 6D e percebi essa diferença.

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

Se n houver vento, reme.


claudion3to

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • Eduardo Albuquerque Fotografia
Resposta #22 Online: 22 de Setembro de 2016, 10:03:43
Desculpa vangelismm, acabei citando o seu post ao invés do banzai 😂😂😂
Essa minha resposta vai para o banzai

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

Se n houver vento, reme.