Autor Tópico: Nitidez das lentes  (Lida 4525 vezes)

Henrique Lino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 12 de Setembro de 2016, 21:21:39
Ola galera estou em duvida entre qual tem a melhor imagem(nitidez) da 55-250mm e a 50mm 1.8 qual tem mais nitidez? no caso para paisagens e viagens obrigado


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2016, 21:38:58
As duas tem muito boa nitidez, hoje já não tenho mais a 50tinha e tenho uma 55-250mm stm, para paisagens as duas ficarão fechadas, tanto em cropada como em ff. :ok:


Henrique Lino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2016, 07:08:58
Pensei que a qualidade da 50mm era melhor porque ela é fica , então a 55-250 é mais versátil?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2016, 07:16:39
Em f/8, menor abertura para paisagem, a 50mm é quase imbatível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2016, 07:16:57
Em f/8, maior abertura para paisagem, a 50mm é quase imbatível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2016, 07:38:49
Pensei que a qualidade da 50mm era melhor porque ela é fica , então a 55-250 é mais versátil?
Não disse isso, só que as duas tem muito boa nitidez, geralmente lentes fixas tem menos elementos que as zoom, melhorando sua qualidade ótica, bem usadas as duas te entregarão nitidez de qualidade, a 50tinha tem a vantagem de ser uma lente muito clara, enquanto a 55-250mm é relativamente escura. Mas a nitidez não depende somente de ser fixa ou zoom, mas também da melhor abertura, da firmeza da mãos do fotógrafo, estabilizador, movimento do assunto, etc...

Exemplo: veja uma foto feita pela minha ajudante com uma 55-250mm stm em um evento a noite (visite a página do flickr e amplie a imagem):

IMG_0098
by Erick Marques, no Flickr


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2016, 11:16:36
Olá Henrique, tudo bem?
Como já exposto acima ambas em 50mm possuem ótima nitidez e realmente a 50mm em f8 é absurda em nitidez...

Acho apenas que no seu caso a "nitidez" é o menor fator para decidir entre elas, ambas tem nitidez suficiente... com a 50mm fixa mais nítida...

São lentes muito diferentes e a escolha entre as duas não será ou não deveria ser utilizando o critério nitidez:

1= 55-250 - zoom, bom alcance para detalhes em paisagens, escura.

2- 50 1.8: lente clara, menor, compacta e mais leve, maior capacidade em baixa luminosidade, evidentemente fixa e menos versátil em distância focal.

Aí é com você, dependendo do que fotografa, seu estilo, distância focal preferida, etc...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2016, 12:55:22
são duas lentes com propósitos tão diferentes que acho que não faz sentido comparar.

para um iniciante, seria legal ter as duas.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:32:47
Se vc quer nitidez mesmo, aí tem umas referências como a nova nikkor 85mm, sigma ART de 35mm ou 50mm...
Pra viagem depende também do seu gosto... Quando viajo, costumo levar minha d3100 com a 18-55 pela versatilidade do zoom e por ser menor e mais leve.
Depende de pra onde vai viajar também... Se for pra Disney, dificilmente vc vai precisar dar zoom em algo longe, a maioria será retrato e o que vc não conseguir cortar no enquadramento, faz um cropzinho maroto! (Considerando uma 50mm) Estou ponderando levar nas próximas minha d610 com 50tinha mesmo...
Agora se for cachoeira, praia, mato em geral, paisagens, uma grande angular boa é melhor... De 35mm ou menor...
O ideal é vc fotografar com cada uma das lentes se conseguir emprestada pra ver qual sua preferência... Saber qual assunto você mais gosta de fotografar.
Uma lente boa que é zoom que tem gente que usa em casamento é uma 24-70, não lembro se é tamron ou sigma, mas deve ser cara bagarai é clara o suficiente pra qualquer tipo de trabalho


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


GutoOliveira

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
Resposta #9 Online: 14 de Setembro de 2016, 14:34:04
Só desculpa aí de sugerir a 85 nikkor kkkkk mas pra canon todas as outras que eu citei existem :)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


claudion3to

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • Eduardo Albuquerque Fotografia
Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2016, 17:33:56
N tenho experiência com 55-250 mas a minha 50tinha em f/8 é monstruosa. Acho q na sua ocasião seria melhor uma grande angular. A 35mm além de ser fixa e clara, é boa tanto para retratos qnto para paisagens. É multi-uso e com certeza mais em conta do que as outras. Ou vc poderia trocar essa 55-250 por uma 18-200 f/3.5 - 5.6. O problema só q ela é escura, presumo que essa 55-250 também seja, e vc pegaria uma faixa melhor de grande angular ate uma tele. Ela é conhecida por essa versatilidade principalmente e é bastante requisitada qndo vc quer levar uma lente só para viagem. Seria uma alternativa para vc. Espero ter ajudado. Abraço

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

Se n houver vento, reme.


Henrique Lino

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2016, 19:56:56
N tenho experiência com 55-250 mas a minha 50tinha em f/8 é monstruosa. Acho q na sua ocasião seria melhor uma grande angular. A 35mm além de ser fixa e clara, é boa tanto para retratos qnto para paisagens. É multi-uso e com certeza mais em conta do que as outras. Ou vc poderia trocar essa 55-250 por uma 18-200 f/3.5 - 5.6. O problema só q ela é escura, presumo que essa 55-250 também seja, e vc pegaria uma faixa melhor de grande angular ate uma tele. Ela é conhecida por essa versatilidade principalmente e é bastante requisitada qndo vc quer levar uma lente só para viagem. Seria uma alternativa para vc. Espero ter ajudado. Abraço

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk
mas para fotos de dia a clareza da lente afeta?


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2016, 16:36:46
mas para fotos de dia a clareza da lente afeta?

ta faltando conceito de fotografia. lógico que a clareza da lente afeta em qualquer situação. só que de dia, será mais fácil para você usar o diafragma mais fechado, o que gera maior nitidez e profundidade de campo.
mas ha lentes claras, que devido a ótima construção óptica, são muito nítidas mesmo nas maiores aberturas. nas lentes que vc tem citado, a maior nitidez está ente f/5.6 e f/8
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2016, 19:25:17
Tenho um retrato que eu fiz com a minha primeira câmera (t3i) com uma 50mm em f/2.5, que em termos de nitidez não fica devendo em nada pra minha atual 5d mark III com uma 70-200 II. O problema é que essa nitidez precisa de uma precisão de foco que a t3i (e/ou a lente) costumava errar.

Vc não especificou a versão das lentes, mas dê uma verificada nesse site os comparativos:
http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=777&Camera=736&Sample=0&FLI=0&API=0&LensComp=989&CameraComp=453&SampleComp=0&FLIComp=0&APIComp=3

Pelo que eu vi no teste, em aberturas iguais, a 50mm é de longe mais nítida. Essas lentes superzoom baratas são meio bunda em qualidade, eu tinha uma 75-300 III que era um lixo, principalmente acima de 200mm.


claudion3to

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • Eduardo Albuquerque Fotografia
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2016, 07:40:19
mas para fotos de dia a clareza da lente afeta?
De dia vc n terá problemas. Mas como o amigo falou tá faltando um pouco de conceitos de fotografia. A lente escura é mais barata, mais leves e tem faixas de zoom bem maiores, como no caso da 75-300. A 18-200 q falei, ele tem sua abertura máxima, f/3.5, em 18mm. Qndo vc der o zoom acima de 50mm se n me engano, a abertura máxima dela já passa a ser f/5.6. Ou seja, para vc tirar fotos c um fundo desfocado bem a acentuado vai ter q ter jogo de cintura c a profundidade de campo. Qnto mais longe o fundo estiver do assunto, mais disfocado fica a foto. Vale uma ressalva q em 18mm ela tem sua abertura em f/3.5 que dá um desfoque maior do q em f/5.6, mas em 18mm qnto mais se aproxima do assunto mais vc distorce. Para paisagens e pessoas creio q n terá problemas de dia, mas para usar a noite, dependendo da sua câmera, terá que aumentar o ISO e aumentará o ruído na foto. Na minha T3i por exemplo, à noite n posso passar do ISO 800 pra ter um resultado satisfatório. Mas usava muito no ISO 400 com um flash. Aí sim da para tirar boas fotos à noite. A 18-200 ou até a 18-135 são muito boas, com peso mediano e boa construção. A diferença entre elas é pouca, valendo mais pegar a 18-200. Acho q ela será melhor e mais versátil que essa 55-250 q vc tem, afinal, 50mm de diferença entre elas é meio passo à frente. Dá uma pesquisada aqui no fórum em reviews que vc encontrá mais sobre ela. Abraço 

Enviado de meu SM-A500M usando Tapatalk

Se n houver vento, reme.