Autor Tópico: fotos APS-C, transformada em FULL FRAME....será...  (Lida 2248 vezes)

zeus55

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Online: 12 de Setembro de 2016, 21:51:52
Olá amigos, :ok:
Parece estranho, mas eu ví um colega tirando fotos várias vezes do assunto, nas laterais superiores esquerda e direita no meio, depois repetiu no meio e o mesmo na parte inferior do assunto. Parecendo como se fosse um quadrante.
Isso ele fez o evento todo, reunia pessoas e repetia o procedimento acima citado.
Então eu perguntei a ele porque deste tanto de fotos....para cada assunto.... :no:
Ele me disse que a câmera dele era APS-C, aí por isso ele tirava fotos como se fosse um quadrante, capturava tudo o que podia, levava para o software e montava, assim a foto seria igual ou parecida como se fosse uma FULL FRAME, sensor capturando todo o assunto em volta.
Eu fui na Internet e sim existe um software que captura as fotos e monta direitinho como se fosse um sensor full frame.
Será que  vale a pena tanto trabalho... haja gigabytes de cartão.... :ponder:


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.085
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:03:58
Seria mais facil ele comprar uma lente com angulo de visao equivalente ao que ele quer em Full Frame, se a ideia eh replicar o enquadramento do sensor maior.

Acho que o ele quer realmente fazer eh montar uma foto com maior resolucao para imprimir em tamanho maior, nao? Ainda assim eu me pergunto se ficaria perfeito, pois imagino que as pessoas devem se movimentar entre uma foto e outra, mesmo que por muito pouco.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:06:42
Método de Brenizer, dá uma pesquisada.

Visa simular o ângulo de visão mais aberto, mas também a menor profundidade de campo e o nível de detalhes. Eu nunca fiz, mas vejo resultados bem bacanas.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:58:54
Isso. Método de Brenizer. Da pra fazer fotos como se estivesse usando sensores bem maiores, inclusive fotos bem abertas e com DOFs bem curtos.


Pistigrilo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 372
  • Sexo: Masculino
    • 500px
Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2016, 23:46:34
Eu nunca tinha ouvido falar nessa técnica, mas faz sentido. Só que isso deve dar um trabalho gigantesco e só funcionar para cenas estáticas, na minha opinião. Bem pouco prático!
Nikon D7200 | Canon PowerShot G7X Mark II

AF-S DX Nikkor 35mm F/1.8G | AF-S Nikkor 50mm F/1.8G | AF-S Nikkor 85mm F/1.8G | AF-S Nikkor 24-70mm F/2.8G ED | AF-S Nikkor 70-200mm F/4G ED VR | Nikon Speedlight SB-700

500px: https://500px.com/pistigriloxp | flickr: https://www.flickr.com/photos/pistigriloxp


BIG_DOG

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2016, 23:55:34
Se for o mesmo o esquema do Brenizer, pra quem não conhece, vejam ele mesmo explicando e demonstrando:


Canon 5D, a clássica! + 50mm 1.8 + 85mm 1.8
https://www.instagram.com/marco_alima/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2016, 09:28:30
Exatamente o mesmo princípio usado para panorâmicas, ou para as gigafotos.
Agora esse lance de usar uma tele para várias fotos e junta-las no software é uma baita jogada pensando em DOF curto.

Será que algumas fotos como as do Elena Shumilova tbm são feitas assim?

https://500px.com/photo/163497791/salinka-her-dogs-by-elena-shumilova?ctx_page=1&from=user&user_id=1171535

Ah: Com certeza vai ter gente dizendo que isso não é fotografia... :ponder:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.227
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2016, 12:01:54
 :snack:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:51:21
Eu uso muito essa técnica mas não me recordava o nome, realmente da alguns resultados bem legais se bem administrada. Isso que não uso com uma tele. (pessoal recomenda 85mm pra cima com 1.8 de abertura). Faço com uma 50mm em Dx. Mas em festa daí complica bastante... Sei que já consegui resultados bons, mas tratar tantas fotos e todo trabalho  :no:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:12:38
Uso em 16mm DX, por isso a m*rda de juntar tudo depois... >:(


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:43:46
Uso em 16mm DX, por isso a m*rda de juntar tudo depois... >:(

Cara!
Fazer Merge de foto Wide é sóda!
Tem que fazer muita correção manualmente para ficar bom.
Mas fica legal também.  :D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.975
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:11:09
O erro é ficar parado e mover a câmera de um lado para o outro.
Tem que tentar deixar a lente parada num eixo imaginário e se mover envolta desse eixo. Tem acessório de tripé pra isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:50:56
Cara!
Fazer Merge de foto Wide é sóda!
Tem que fazer muita correção manualmente para ficar bom.
Mas fica legal também.  :D

Já me acostumei, já sei como devo fazer as fotos para que o computador não se perca e crie monstros.
E não faço ajuste manual não, se vc fizer fotos que se encaixem bem uma dentro da outra vai embora, o que pega são as distorções, mas o Ps tem várias ferramentas para a junção em Photomerge.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:56:33
Já me acostumei, já sei como devo fazer as fotos para que o computador não se perca e crie monstros.
E não faço ajuste manual não, se vc fizer fotos que se encaixem bem uma dentro da outra vai embora, o que pega são as distorções, mas o Ps tem várias ferramentas para a junção em Photomerge.

Fiz uma Pano esses dias que o PS não igualou bem as transições de céu, tive que me virar pra ficar bom.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.227
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2016, 17:25:21
Imagina a trabalheira pra fazer isso num evento?  :shock:
Aí uma pessoa se mexe, a outra olha pro lado e sai um monte de aberrações pra corrigir depois. :aua: