Autor Tópico: Teste Macro | Filtro Close-UP 10x vs Lente invertida |  (Lida 3799 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Online: 12 de Setembro de 2016, 23:01:28
Boa Noite pessoal, final de semana de boas resolvi aplicar um teste que deveria ter aplicado antes... Teste das capacidades de macro da minha Nikon D3100 com a Nikkor 70-300mm f 4.5-5.6G

Para referencia flor com cerca de 4mm.

Com a 50mm invertida aberta em 1.8

1/60 seg f8.0 ISO 800




Com Filtro Close-UP 10 vezes

1/60 seg f5.6 ISO 800





É nítido o Blur causado pelo filtro entre vários outros aspectos negativos, mas aguardo vossas opiniões  :snack:


Ps.: Sem pós, apenas em uma aumentei levemente a exposição... A 3º
« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, 23:05:16 por augustobt »


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2016, 00:16:56
mais vidro, menos qualidade   :ponder:  :snack:

Uso razoavelmente bastante a lente invertida para supermacro. Quanto menor a distância focal maior é o aumento. 18mm é algo gigantesco invertida.

Não sei como é nas Nikon mas na Canon, pra colocar uma abertura menor no diafragma eu coloco a lente normal e configuro a abertura no modo de video e tiro a lente com a câmera ligada. A lente fica com o diafragma travada no valor que escolhi. Tem gente que vai dizer que da problema, mas não da nada ;) . Pessoal troca lente com camera ligada nos casamentos da vida.

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


danielmaforte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2016, 01:31:39
Bacana! Já fiz isso usando uma Helios 58mm que me deu um resultado que gostei bastante, uma suavidade na foto muito bacana, além do desfoque lindo.

Sent from mTalk
-Digital: Canon 5Dc (50mm Stm)

-Analógicas: Pentax Kx, Pentax k1000, Nikon F2, Nikormat Ftn, Yashica Mat 124G, Praktica 1949, Canon 300v.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2016, 09:28:20
Obrigado pessoal  :ok: :D


Quanto menor a distância focal maior é o aumento. 18mm é algo gigantesco invertida.

Não sabia desse detalhe! Talvez soubesse empiracamente , mas não tinha me tocado, vou tentar, pena que minha 18-55 não é nada aberta mas quem sabe renda boas fotos, valeu Edu


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:15:13
Obrigado pessoal  :ok: :D


Não sabia desse detalhe! Talvez soubesse empiricamente , mas não tinha me tocado, vou tentar, pena que minha 18-55 não é nada aberta mas quem sabe renda boas fotos, valeu Edu


Não tem problema, em macro devemos usar o diafragma bem fechado mesmo. É normal usar f22 por exemplo. O problema de lente invertida é que você fica com pouca luz para fazer o foco, ja que a lente está sempre fechada. Eu uso uma lanterna pra auxiliar no foco.

abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:37:45

Não tem problema, em macro devemos usar o diafragma bem fechado mesmo. É normal usar f22 por exemplo. O problema de lente invertida é que você fica com pouca luz para fazer o foco, ja que a lente está sempre fechada. Eu uso uma lanterna pra auxiliar no foco.

abs


interessante, sempre tive comigo que o importante era a lente que não estava invertida estar fechada para nitidez. usando a 50mm invertida parecia que eu não obtinha uma Profundidade de campo significativa fechando ela, só perdia luz... :doh:
  Mas muito bom saber, mais um vez obrigado. Realizarei alguns testes!


ps.: Estava dando uma olhada no seu trabalho, parabéns lindas fotos!  :clap: :clap: :worship: :worship:
Um ramo que tenho muito interesse  :wub:

« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 13:43:06 por augustobt »


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:43:04

interessante, sempre tive comigo que o importante era a lente que não estava invertida estar fechada para nitidez. usando a 50mm invertida parecia que eu não obtinha uma Profundidade de campo significativa fechando ela, só perdia luz... :doh:
  Mas muito bom saber, mais um vez obrigado. Realizarei alguns testes!

Se vc colocar a 50mm invertida por cima de outro lente e esta estiver com diafragma travado em f8 pro exemplo, causara uma mega vinheta, mas se trabalhar com uma tele objetiva amenizará essa vinheta e terá uma profundidade maior, porém como está muito escuro precisará de um flash fora da sapata para compensar.  :ok:

Ainda assim, o melhor resultado é via stacking...

Abs  :D
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 13:43:50 por Rodrigo Pereira »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:49:40
Se vc colocar a 50mm invertida por cima de outro lente e esta estiver com diafragma travado em f8 pro exemplo, causara uma mega vinheta, mas se trabalhar com uma tele objetiva amenizará essa vinheta e terá uma profundidade maior, porém como está muito escuro precisará de um flash fora da sapata para compensar.  :ok:

Ainda assim, o melhor resultado é via stacking...

Abs  :D

Com stacking mais fácil trabalhar com a lente sem estar tão fechada provavelmente. Também farei algumas tentativas com o flash externo.. Obrigado por todas as dicas.  8-)

E como disse antes, parabéns pelo incrível trabalho! :D


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:53:31
Com stacking mais fácil trabalhar com a lente sem estar tão fechada provavelmente. Também farei algumas tentativas com o flash externo.. Obrigado por todas as dicas.  8-)

E como disse antes, parabéns pelo incrível trabalho! :D

Obrigado Augusto, ainda estou me animando pra fazer um tutorial de macro.  :ok:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:11:05
Obrigado Augusto, ainda estou me animando pra fazer um tutorial de macro.  :ok:

Espero que se anime logo  :assobi:


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:39:53
Rapaz, o Rodrigo pode te dar uma luz nisso...

Rodrigo, lembra que você falou que o complicado seria caçar insetos? Cai nesse melodrama!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:49:00
Rapaz, o Rodrigo pode te dar uma luz nisso...

Rodrigo, lembra que você falou que o complicado seria caçar insetos? Cai nesse melodrama!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Já completou a Pokédex?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:55:39
Já completou a Pokédex?  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Me peguei no quintal tentando matar barata sem sair aquela aguinha branca! HAUHAuhUAhUHAuHAuHA.... :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:09:02
Me peguei no quintal tentando matar barata sem sair aquela aguinha branca! HAUHAuhUAhUHAuHAuHA.... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

OAHiuAHoiahoiAHiuaHIOUAHIOUAHaoiuHAIUohOIAhIOUAiUAHiuoHAiuAHuoi
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:12:40
Eu ainda estou " caçando" passarinhos  :hysterical:

Único inseto que cacei até hoje foi essa mosca, que vou te contar parecia uma modelo de tanto tempo que ficou parada. permietiu eu chegar bem próximo com a lente e nem se mexeu, fiquei impressionado. E não precisei matar haha



Ignorem a Marca d'Água