Autor Tópico: Filtro ND  (Lida 9794 vezes)

marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 13 de Setembro de 2016, 13:08:26
Boa tarde galera, tudo bem?
Gostaria que me ajudassem na questão do Filtro ND...
Então, sou iniciante, mas pesquisei bastante coisa com amigos e duas coisas ficaram bem claras pra mim: 1) o filtro Lee é o melhor de todos; 2) ND variável "não presta"
Como não tenho condições (nem de ir até o exterior comprar, muito menos grana para tal) de adquirir o filtro Lee e não sendo recomendável o filtro variável, qual o modelo, tipo, sei lá a marca que vocês me sugerem, obviamente, disponível no mercado brasileiro, para comprar?????
Quero para fotos de cachoeiras, pra dar aquele efeito "véu de noiva" durante o dia.
Desde já, agradeço a atenção de todos!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2016, 13:30:36
JVc.


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:10:23
Vc pode comprar no eBay e pedir para entregar aqui. Pouco atrás, comprei um ND 10, veio da Polonia e chegou em casa sem ser tachado. O que eu comprei foi um Hoya, paguei R$ 200,00
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2016, 14:26:12
Boa tarde galera, tudo bem?
Gostaria que me ajudassem na questão do Filtro ND...
Então, sou iniciante, mas pesquisei bastante coisa com amigos e duas coisas ficaram bem claras pra mim: 1) o filtro Lee é o melhor de todos; 2) ND variável "não presta"
Como não tenho condições (nem de ir até o exterior comprar, muito menos grana para tal) de adquirir o filtro Lee e não sendo recomendável o filtro variável, qual o modelo, tipo, sei lá a marca que vocês me sugerem, obviamente, disponível no mercado brasileiro, para comprar?????
Quero para fotos de cachoeiras, pra dar aquele efeito "véu de noiva" durante o dia.
Desde já, agradeço a atenção de todos!

Vc é livre para fazer as suas escolhas e tomar decisões, mas só como sugestão quero acrescentar que para o tipo de foto que vc quer fazer o filtro ND não é imprescindível, a não ser que vc fotografe quedas d`água em locais mais abertos e com a luz do sol tocando a mesma.

Esse tipo de paisagem fica, muitas vezes, melhor em dias nublados/escuros/chuvosos, situação que permite a vc fazer exposições de mais de um segundo, suficiente para o efeito desejado.
Nesse caso o que vc poderia ter é um filtro polarizador, para que o mesmo neutralize os reflexos dos molhados.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:23:57
Os colegas acima ja falaram das marcas mais usuais no BR, e alternativas.

Mas não é verdade que Lee são os melhores, talvez a marca Lee seja a mais comentada mundo afora, porem em muitos casos Lee vem tomando pau de outros fabricantes (de Formatt Hitech por exemplo).

Esse efeito véu de noiva na luz do sol tem algumas considerações, tem o véuzinho de noiva e o super véu de noiva. A diferença entre os dois véus é exatamente a diferença da quantidade de stops, por exemplo, um filtro de 9 stops vai proporcionar um véu muito mais borrado que o de um filtro de 2 stops. O filtro de 9 stops custa bem mais caro, então depende de quanta grana vc tem.

Cuidado com os filtros muito baratos, como os chineses que são de acrílico, além da qualidade de imagem ser péssima, eles riscam com muita facilidade e vc tem que jogar no lixo. Os filtros de resina e os de vidro que são os melhores.

Dependendo do fabricante tem uma nomenclatura que indica a redução de stops que cada filtro ND proporciona. Alguns fabricantes usam a nomenclatura da densidade óptica e outros do fator de redução, veja abaixo uma tabela de equivalência:


Conhecimento importa mais que equipamento.


marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:37:47
Hoya e KEnko deves encontrar com alguma facilidade no país. B+W é menos comum, mas volta e meia aparece em algum lugar.

Alguns exemplos:
http://angelfoto.com.br/filtro-nd16-prond-hoya-67mm.html
http://angelfoto.com.br/filtro-nd32-prond-hoya-72mm.html
http://angelfoto.com.br/filtro-nd4-prond-hoya-72mm.html
http://angelfoto.com.br/filtro-nd4-kenko-pro1-digital-72mm.html

Perfeito! Esse eu achei, realmente e apenas, nesse site.
A dúvida é se essa marca e modelo são bons né...
Muito obrigado pela ajuda!


marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:41:46
Vc pode comprar no eBay e pedir para entregar aqui. Pouco atrás, comprei um ND 10, veio da Polonia e chegou em casa sem ser tachado. O que eu comprei foi um Hoya, paguei R$ 200,00

Ó, existe uma esperança então, né?!?!?!? hehehehe
Nunca comprei NADA fora, nem no famoso Aliexpress... Acho que a questão de ser taxado, infelizmente, é na sorte. Uma pena.
Mas eu aceito dicas.
Outra coisa, tem alguma página, Face, Instagram, Flickr, etc.. com fotos utilizando esse filtro para mostrar????
Abração!


marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:45:10
Vc é livre para fazer as suas escolhas e tomar decisões, mas só como sugestão quero acrescentar que para o tipo de foto que vc quer fazer o filtro ND não é imprescindível, a não ser que vc fotografe quedas d`água em locais mais abertos e com a luz do sol tocando a mesma.

Esse tipo de paisagem fica, muitas vezes, melhor em dias nublados/escuros/chuvosos, situação que permite a vc fazer exposições de mais de um segundo, suficiente para o efeito desejado.
Nesse caso o que vc poderia ter é um filtro polarizador, para que o mesmo neutralize os reflexos dos molhados.

Pois então, Raphael....
Estou aprendendo e não conheço outra forma, realmente. Mas vou pesquisar à respeito, com certeza!
Agradeço a dica!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:53:33
Marca boa de filtros ND:
Formatt-Hitech
B+W
Lee filters
Singh-Ray
Cokin (NUANCES)

Outras marcas que são razoaveis:
Hoya
Kenko
Tiffen
tem colegas europeus que gostam de HAIDA e Nisi




Conhecimento importa mais que equipamento.


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:56:28
Ó, existe uma esperança então, né?!?!?!? hehehehe
Nunca comprei NADA fora, nem no famoso Aliexpress... Acho que a questão de ser taxado, infelizmente, é na sorte. Uma pena.
Mas eu aceito dicas.
Outra coisa, tem alguma página, Face, Instagram, Flickr, etc.. com fotos utilizando esse filtro para mostrar????
Abração!


O processo de compra no eBay é bem tranquilo. O que pega mesmo é o risco de ser taxado aqui mas mesmo assim ainda fica mais barato do que comprar aqui.

para ver fotos, basta ir no flickr e digitar "ND 10" no campo de busca.
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2016, 15:56:55
Os colegas acima ja falaram das marcas mais usuais no BR, e alternativas.

Mas não é verdade que Lee são os melhores, talvez a marca Lee seja a mais comentada mundo afora, porem em muitos casos Lee vem tomando pau de outros fabricantes (de Formatt Hitech por exemplo).

Esse efeito véu de noiva na luz do sol tem algumas considerações, tem o véuzinho de noiva e o super véu de noiva. A diferença entre os dois véus é exatamente a diferença da quantidade de stops, por exemplo, um filtro de 9 stops vai proporcionar um véu muito mais borrado que o de um filtro de 2 stops. O filtro de 9 stops custa bem mais caro, então depende de quanta grana vc tem.

Cuidado com os filtros muito baratos, como os chineses que são de acrílico, além da qualidade de imagem ser péssima, eles riscam com muita facilidade e vc tem que jogar no lixo. Os filtros de resina e os de vidro que são os melhores.

Dependendo do fabricante tem uma nomenclatura que indica a redução de stops que cada filtro ND proporciona. Alguns fabricantes usam a nomenclatura da densidade óptica e outros do fator de redução, veja abaixo uma tabela de equivalência:



Olha só, uma "quase aula", que legal!
Então, não posso comentar nada à respeito de marcas, pois sou iniciante e mal sei fotometrar, focar e tal.
Quanto ao valor disponível, sei da variedade gigante de preços existentes, por isso preciso de dicas pra não entrar em frias. Ou seja, não adianta investir R$ 300, r$ 400 e o filtro não me dar o resultado esperado, né?!?!
No site que o amigo ali de cima colocou, existe um modelo da Hoya (PRO ND 32) que custa R$ 279,00. Será que vale à pena? Foi o único site que encontrei um filtro "mais ou menos confiável" com uma quantidade de stops maior.
Talvez até vale à pena comprar no Ebay, mas aí terei o risco de ser taxado também. Complicado.
O ideal seria, alguém indicando algum já testado e aprovado, né.
Muito obrigado pela aula e ajuda!!!


marcelohulz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:12:41

O processo de compra no eBay é bem tranquilo. O que pega mesmo é o risco de ser taxado aqui mas mesmo assim ainda fica mais barato do que comprar aqui.

para ver fotos, basta ir no flickr e digitar "ND 10" no campo de busca.

Entendi...
Pode me passar o link do produto no site do ebay, então????
Agradeço!


ngbrito

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fuji XE2S + 35mm 1.4 + 18mm 2.0
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:20:19
O produto que eu comprei não tem mais. Mas, eu comprei desse vendedor:

http://www.ebay.com/sch/photo4b-eu/m.html?_nkw=&_armrs=1&_ipg=&_from=
You Better not look down \ If you want to keep on flying \ Put the hammer down
Keep it full speed ahead \ Better not look back \ Or you might just wind up crying
You can keep it moving \ If you don't look down


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2016, 17:10:16
Olha só, uma "quase aula", que legal!
Então, não posso comentar nada à respeito de marcas, pois sou iniciante e mal sei fotometrar, focar e tal.
Quanto ao valor disponível, sei da variedade gigante de preços existentes, por isso preciso de dicas pra não entrar em frias. Ou seja, não adianta investir R$ 300, r$ 400 e o filtro não me dar o resultado esperado, né?!?!
No site que o amigo ali de cima colocou, existe um modelo da Hoya (PRO ND 32) que custa R$ 279,00. Será que vale à pena? Foi o único site que encontrei um filtro "mais ou menos confiável" com uma quantidade de stops maior.
Talvez até vale à pena comprar no Ebay, mas aí terei o risco de ser taxado também. Complicado.
O ideal seria, alguém indicando algum já testado e aprovado, né.
Muito obrigado pela aula e ajuda!!!
Eu tenho todos esses filtros ai, e acho ND 32 (5 stops) pouco para fotos na luz do dia, é bem pouco, pra fotografar durante o dia tem que ser ai acima de 8 ou 9 stops, senão o rastro da agua não fica bacana. Um segredo é não trabalhar com aberturas pequenas demais porque a qualidade de imagem cai muito, trabalhar acima de f11 ou f13 a imagem fica com a qualidade péssima, o ideal é ficar em f8 mesmo.

Ai vc vai fazer uma viagem bacana daquelas que vc nunca mais vai voltar naquele lugar, e na excursão a passagem pela cachoeira é por volta da hora do almoço, então ferrou se vc só tiver um filtro ND fraquinho vai perder a foto.

Além disso um ND mais forte que vai ser muito mais versátil, vc vai conseguir pegar tbm o rastro das nuvens etc e tal, vai fazer fotos de montanhas, do mar, fotos tipo fine art, de arquitetura, de viadutos, com ele já vai estar bem servido, se gostar da brincadeira já fica ai na bolsa com um filtro definitivo.

Então na cachoeira (ou mesmo no céu) pra vc ter alguma chance de pegar um rastro bacana experimente um filtro ND acima de 9 stops, a Hoya tem bons filtros, ela fabrica um modelo que se chama NDx400 (9 stops esse é um filtro fixo mesmo, não é variável) e outro NDx1000 (10 stops). Outro dia eu vi no mercado livre esses filtros, da uma olhada lá, se não achar me fala que eu ajudo a procurar.

Compra um filtro de 77mm, e usa anel de redução, assim vc pode usa-lo com qualquer lente, se comprar um diâmetro pequeno vai ficar limitado, inclusive o diâmetro de 77mm depois é bem mais fácil de vender.

Ultimamente Ebay está tachando mesmo, principalmente as compras de maior valor, eles sabem que o produto custa mais caro e cobram o imposto mesmo. Além disso demora meses, e ainda corre o risco de não chegar.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 17:17:37 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2016, 18:15:47
Estou começando um projeto de longas exposições (3min - 10min) em luz do dia, e tive extrema dificuldade de achar qualquer filtro ND acima de 08stops aqui no Brasil. Por sorte um amigo gringo esta vindo pro BR semana que vem e vai me trazer o filtro, apesar disso, o valor do filtro e caro ate mesmo la fora ($170,00).
Caso você não precise da tanta qualidade, ou ate mesmo pra fazer um teste, utilize um vidro pra mascara de solda. Voce encontra com varios niveis de sombra (12 = 16stops +/-) em praticamente qualquer loja de material de construção. Se for PB fica muito facil, colorida voce vai perder um bom tempo acertando o WB pois o vidro eh totalmente verde a coloração.
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D