Autor Tópico: Como montar seu primeiro estúdio fotográfico  (Lida 2744 vezes)

Thaisa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 13 de Setembro de 2016, 21:45:17
Olá gente! Estou com um pequeno escritório de 20 metros quadrados, incluindo o espaço do banheiro para atender meus clientes e tentar fazer um estudio. Ainda não comprei equipamentos, pois não tenho certeza se consigo desenvolver meu trabalho nesse espaço tão pequeno. Tenho um espaço de 3m de comprimento e 2 de largura para usar paras as fotos de estudio sendo que tenho que incluir os equipamentos no espaço. A pergunta é: Quais equipamentos poderia comprar e adaptar para esse pequeno espaço para as fotos de estúdio?


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 13 de Setembro de 2016, 23:27:07
vc pode trabalhar estilo strobist. Pode te poupar um espaço relativamente bom. É extremamente portátil e leve tbm
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2016, 08:59:48
Coloca algumas fotos do local, fica mais fácil de dar ideias. :ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2016, 09:32:12
Olá gente! Estou com um pequeno escritório de 20 metros quadrados, incluindo o espaço do banheiro para atender meus clientes e tentar fazer um estudio. Ainda não comprei equipamentos, pois não tenho certeza se consigo desenvolver meu trabalho nesse espaço tão pequeno. Tenho um espaço de 3m de comprimento e 2 de largura para usar paras as fotos de estudio sendo que tenho que incluir os equipamentos no espaço. A pergunta é: Quais equipamentos poderia comprar e adaptar para esse pequeno espaço para as fotos de estúdio?

O espaço é pequeno demais. Tanto a largura quanto o comprimento são limitadores. Não quer dizer que não vá conseguir fazer nada, mas não pense em muitas possibilidades, tais como fotos de corpo inteiro e iluminações mais elaboradas.

Pra foto de corpo inteiro nessa distância só com grande angular, que vai te distorcer o retratado e ainda exibir provavelmente o teto e as paredes e os modificadores que usar. Quanto ao espaço para iluminação tenha em mente que os modificadores maiores (sombrinhas, softbox etc.) praticamente sozinhos ocupam 1 m². Onde ficaria a margem para distância do retratado? E a parede oposta estaria muito próxima, rebatendo muita luz. Talvez sequer caberia um bloqueador nessas dimensões.

Você não especificou que tipo de foto vai fazer, mas nesse espaço, se muito vai conseguir fazer headshots ou fotografia still de produtos pequenos.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2016, 12:06:10
Depende muito do que vc vai fazer. Para fotos individuais nao eh mal. Eu mesmo tenho meu estudio em um quarto de aproximadamente 20 quadrados metros e nao tenho problemas. E olha que eu uso softbox e guardachuva de 2metros ambos.

E nesse mesmo quarto fica a cama onde durmo, armario para roupas, e tambem eh onde eu faco a impressao das minhas fotos.

E acredite, tem gente com estudio menor ainda. E nao eh um metido a artista igual a mim e sim profissional que paga as contas com isso.

Algo que eh muito importante eh altura do teto. Quanto mais alto melhor.

Ja se vc for fotografar familias de mais de 3 ou 4 pessoas, eh melhor procurar um espaco maior.

Com 50mm vc faz corpo inteiro tranquilo, mas 85mm fica dificil.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 12:10:46 por C R O I X »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2016, 12:46:49
Depende muito do que vc vai fazer. Para fotos individuais nao eh mal. Eu mesmo tenho meu estudio em um quarto de aproximadamente 20 quadrados metros e nao tenho problemas. E olha que eu uso softbox e guardachuva de 2metros ambos.

E nesse mesmo quarto fica a cama onde durmo, armario para roupas, e tambem eh onde eu faco a impressao das minhas fotos.

E acredite, tem gente com estudio menor ainda. E nao eh um metido a artista igual a mim e sim profissional que paga as contas com isso.

Algo que eh muito importante eh altura do teto. Quanto mais alto melhor.

Ja se vc for fotografar familias de mais de 3 ou 4 pessoas, eh melhor procurar um espaco maior.

Com 50mm vc faz corpo inteiro tranquilo, mas 85mm fica dificil.

Croix, ela mencionou que o local que ela alugou é que, ao todo, tem 20 m². A área que ela quer destinar ao estúdio seria ainda menor, com 2m de largura com 3m de profundidade. Com apenas 3m acho meio improvável conseguir corpo inteiro com uma 50mm, seja em crop ou full-frame.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2016, 13:18:18
Sobre o espaço (mesmo n sendo a dúvida colocada por ela), da pra se fotografar em um espaço desses, mas na minha opinião n da pra se trabalhar... por exemplo, daria pra bolar alguns esquemas de retratos, fechados o no máximo meio corpo, ja corpo inteiro vc fica meio limitado, por que alem de vc ter que usar no mínimo uma 20mm pra registrar a foto de corpo inteiro (imaginado que use uma câmera cropada) vc vai ficar bem limitado para posicionar os acessórios (isso indiferente de usar tochas ou speedlite, montadas elas ocupam o mesmo espaço, oq vai interferir mais no espaço é o tipo e tamanho do modificador de luz que vc vai usar) ja que as fotos vão ser mais abertas... mesmo para fotos de produtos ficaria bem limitado...  mesmo um pé direito alto não quer dizer nada, n adianta ter uma sala 2x3m e um pé direito de 5m... pra vc visualizar como seria eu fiz uma foto com as tapadeiras limitando a largura de 2mts:



Então quanto a questão dos equipamentos, ja que essa é a sua dúvida, se vc tiver um pé direito de até 3,5m pode comprar tripés no modelo "Piso teto", assim vc não teria o problema das pernas dos tripés ocupando todo aquele espaço, ai pode comprar suportes tanto para o flash ficar proximo ao tripé quanto braços extensores...  e se for usar um fundo infinito pode tentar rolo de papel com suportes parafusados na parede.... acho que na questão de aproveitamento de espaço seria isso, quanto aos modificadores quanto maior menos espaço vc vai ter pra fotografar, mas ai isso tb influencia na sua luz, então é mais uma decisão pessoal mesmo  :ok:
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 13:39:49 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2016, 01:47:50
O espaço é pequeno demais. Tanto a largura quanto o comprimento são limitadores. Não quer dizer que não vá conseguir fazer nada, mas não pense em muitas possibilidades, tais como fotos de corpo inteiro e iluminações mais elaboradas.

Pra foto de corpo inteiro nessa distância só com grande angular, que vai te distorcer o retratado e ainda exibir provavelmente o teto e as paredes e os modificadores que usar. Quanto ao espaço para iluminação tenha em mente que os modificadores maiores (sombrinhas, softbox etc.) praticamente sozinhos ocupam 1 m². Onde ficaria a margem para distância do retratado? E a parede oposta estaria muito próxima, rebatendo muita luz. Talvez sequer caberia um bloqueador nessas dimensões.

Você não especificou que tipo de foto vai fazer, mas nesse espaço, se muito vai conseguir fazer headshots ou fotografia still de produtos pequenos.
a construção inteira eh pequena rsrs 20mquadrados...
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2016, 09:19:36
Croix, ela mencionou que o local que ela alugou é que, ao todo, tem 20 m². A área que ela quer destinar ao estúdio seria ainda menor, com 2m de largura com 3m de profundidade. Com apenas 3m acho meio improvável conseguir corpo inteiro com uma 50mm, seja em crop ou full-frame.
Oh ok.
Ainda da para headshots e meio corpo. Muitos fotografos retratistad fazem somente isso.