Autor Tópico: Ensaio - A espera  (Lida 1182 vezes)

augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Online: 15 de Setembro de 2016, 10:16:32
Bom dia, boa tarde, boa noite!
Seguem algumas fotos de um ensaio de casal de amigos meus, ficaria muito grato com criticas e comentários que possam agregar.
Meu primeiro ensaio de casais a espera do filho.


A Espera by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr


A Espera by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr


A espera by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr


A Espera by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr





erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2016, 11:37:29
Parabéns pelas fotos augustobt, gostei bastante da 1 e 3, mas vou falar de uma situação que já passei e hoje tento evitar, na sua primeira foto o sol deu uma luz de recorte legal no cabelo da gestante, ótimo, mas já na segunda ficou "malhado" o rosto do futuro papai, as vezes um ajudante segurando o difusor (do rebatedor circular) ou um passinho em alguma direção, acabam com essa interferência do sol, outro ponto do passinho é na sua última foto, eu gostei, mas se desse um passinho para direita talvez ficasse um pouco melhor o ângulo de visão do rosto da gestante, sem perder a composição que fez (na minha opinião).  :ok:


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2016, 12:58:56
Parabéns pelas fotos augustobt, gostei bastante da 1 e 3, mas vou falar de uma situação que já passei e hoje tento evitar, na sua primeira foto o sol deu uma luz de recorte legal no cabelo da gestante, ótimo, mas já na segunda ficou "malhado" o rosto do futuro papai, as vezes um ajudante segurando o difusor (do rebatedor circular) ou um passinho em alguma direção, acabam com essa interferência do sol, outro ponto do passinho é na sua última foto, eu gostei, mas se desse um passinho para direita talvez ficasse um pouco melhor o ângulo de visão do rosto da gestante, sem perder a composição que fez (na minha opinião).  :ok:

Erick tens completa razão nas dicas que me desse, tive um pouco de dificuldade em dar esse passinho na ultima pois tinha uma coluna ao meu lado, mas realmente poderia ter feito algo pra um angulo que favorece mais o rosto dela. E quanto a luzes transpassando pela arvore realmente tentei alguns ângulos diferentes mas como ele estava embaixo de uma arvore sem muitas folhagens acabei não conseguindo me desvencilhar de todos, teria que ter usado um recurso como difusor ou rebatedor como falaste, obrigado pelas dicas!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2016, 13:48:59
Desculpa ser franco, mas acho que tem duas coisas que precisam ser melhor trabalhadas, pq não ficaram boas em nenhum das fotos: Composição e enquadramento. Vou dizer o que achei em cada foto.

1) Gerou um corte mto esquisito no pai. Praticamente só tem a cabeça e as mãos dele saindo na foto. Me incomodou.

2) Enquadramento caixote, com cortes mto rentes aos pais e sem espaço negativo suficiente para a foto respirar.

3) Idem acima, mas com um agravante, vc cortou a foto tão fechada que tirou elementos importantes para contar o que está acontecendo na cena. Tive dificuldade de entender o que se passa na foto.

4) Ainda achei que vc podia ter aberto mais seu enquadramento, mas o maior pecado dessa foto é a composição. Esse poste bem atrás do pai matou a foto. A expressão dele tb não ficou mto boa.

Desculpa ter sido duro, mas quis ser sincero.

Abraços e continue clicando.



augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2016, 14:30:04
Desculpa ser franco, mas acho que tem duas coisas que precisam ser melhor trabalhadas, pq não ficaram boas em nenhum das fotos: Composição e enquadramento. Vou dizer o que achei em cada foto.

1) Gerou um corte mto esquisito no pai. Praticamente só tem a cabeça e as mãos dele saindo na foto. Me incomodou.

2) Enquadramento caixote, com cortes mto rentes aos pais e sem espaço negativo suficiente para a foto respirar.

3) Idem acima, mas com um agravante, vc cortou a foto tão fechada que tirou elementos importantes para contar o que está acontecendo na cena. Tive dificuldade de entender o que se passa na foto.

4) Ainda achei que vc podia ter aberto mais seu enquadramento, mas o maior pecado dessa foto é a composição. Esse poste bem atrás do pai matou a foto. A expressão dele tb não ficou mto boa.

Desculpa ter sido duro, mas quis ser sincero.

Abraços e continue clicando.

Rafa, por favor não ser desculpe por ser honesto!
Pode ter certeza que prefiro muito mais ouvir palavras que ajudem a construir do que aquela tapinha nas costas com um “Está legal até”. 

São coisas que acabei não raparei, depois de você falar ficaram mais claras pra mim.

1-   Depois que falaste reparei mais no corte no pai, não tinha me incomodado, mas agora vejo que talvez um pouco mais do corpo e braço dele seriam melhores, apesar de que não conseguiria essa foto de mais aberta, estava em uma ladeira e se eu me afastasse mais ficaria abaixo deles levando a não ficar na altura, e também abrir mais a foto tinha duas colunas ao lado deles que iriam aparecer e estragar a composição. O jeito seria achar outro local mesmo.
2-   A intenção desta foi focar no momento dela, eu estar distante esperando se arruarem e foi um close surpresa, mas mais realmente ficou sem espaço para respirar.
3-   Essa infelizmente eu estava sem mais espaço  para onde ir, foi tirado 50mm e a 18-55 não traria o DOF que eu queria.
4-   O “poste”  é uma coluna antiga em uma praça bem conhecida aqui, mas realmente a ausência dele na foto ia ser positiva.

Enfim, os erros foram meus, não pelo equipamento ou lugar. Obrigado pela analise critica e sincera.

Espero que outros detalhes como iluminação e edição tenham sido mais agradáveis.

Tenho muito a melhor e a sua opinião vai adicionar e me fazer refletir mais antes de clicar. E mais estudo sobre composições e etc. Alias, segue mais uma, se puder avaliar também fique a vontade.

A espera by Augusto Bressan Trevisol, no Flickr


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2016, 15:08:12
O que mais me incomodou foi a mão do pai na 3.a foto, parece que ele esta indo pegar no peito dela.
O Olhar do pai na 4 foto também não ajudou muito, se estivesse sorrindo seria mais interessante.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2016, 16:00:12
O que mais me incomodou foi a mão do pai na 3.a foto, parece que ele esta indo pegar no peito dela.
O Olhar do pai na 4 foto também não ajudou muito, se estivesse sorrindo seria mais interessante.


:shock: Eu levando na inocência que ele estava ajeitando ela...  :ponder:
mas né, tomar cuidado com a possibilidade desse tipo de interpretação.
Quanto a 4 concordo. E no mais Bruzzi?


mbruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2016, 16:07:47
Quanto a 4 concordo. E no mais Bruzzi?

Eu gostei da 1.a foto, não me incomoda o corte do Pai, achei que ficou bem bacana.
E ultima foto, a mão da mãe poderia estar um pouco mais na parte da baixo da barriga, para dar um pouco mais de leveza, não esta tão natural a pose - apenas um pequeno detalhe.

Mas ficou bem legal o resultado viu.


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2016, 16:21:26

E ultima foto, a mão da mãe poderia estar um pouco mais na parte da baixo da barriga, para dar um pouco mais de leveza, não esta tão natural a pose - apenas um pequeno detalhe.

É como estava meio " enferrujado" esses detalhes passaram, mas é estudar treinar treinar e estudar ainda mais para erra o minimo possível.

Eu gostei da 1.a foto, não me incomoda o corte do Pai, achei que ficou bem bacana.

Mas ficou bem legal o resultado viu.
Valeu Bruzzi  8-)


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2016, 20:42:55
tirando o enquadramento apertado da segunda foto, nenhum corte me incomodou de forma alguma. A primeira até gostei. É a foto que tem menos problemas, aliás.

Sou suspeito pra falar sobre esse tipo de trabalho. Tento ficar procurando coerência na imagem. Coisas bobas como "Pq a grávida ficaria de barriga de fora no meio da praça?". Se eu tivesse que fazer um ensaio desses a barriga nua só seria vista se tivesse de biquini em alguma praia, piscina, lago, cachoeira, etc.

Mas isso é uma bitolagem minha. Não um problema, só pra esclarecer.

O que pecou no geral foram os momentos. Na segunda foto a pose do cara está sem naturalidade. Ele ficou perdido ali com os braços e mãos paralisadas. Nessa mesma foto vc puxou a pele pro azul que fez parecer que acabaram de sair do Alasca. O tratamento foi irregular. Perceba que na primeira imagem a pele tem um tom mais quente. Viva.

A terceira não era um bom momento fotográfico. Pareceu que ele tava arrumando ela antes de vc clicar. Pareceu mais uma foto dos bastidores que ensaio.

A quarta foto não tem muita força tanto na composição quanto nas expressões faciais
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2016, 21:04:27
tirando o enquadramento apertado da segunda foto, nenhum corte me incomodou de forma alguma. A primeira até gostei. É a foto que tem menos problemas, aliás.

Sou suspeito pra falar sobre esse tipo de trabalho. Tento ficar procurando coerência na imagem. Coisas bobas como "Pq a grávida ficaria de barriga de fora no meio da praça?". Se eu tivesse que fazer um ensaio desses a barriga nua só seria vista se tivesse de biquini em alguma praia, piscina, lago, cachoeira, etc.

Mas isso é uma bitolagem minha. Não um problema, só pra esclarecer.

O que pecou no geral foram os momentos. Na segunda foto a pose do cara está sem naturalidade. Ele ficou perdido ali com os braços e mãos paralisadas. Nessa mesma foto vc puxou a pele pro azul que fez parecer que acabaram de sair do Alasca. O tratamento foi irregular. Perceba que na primeira imagem a pele tem um tom mais quente. Viva.

A terceira não era um bom momento fotográfico. Pareceu que ele tava arrumando ela antes de vc clicar. Pareceu mais uma foto dos bastidores que ensaio.

A quarta foto não tem muita força tanto na composição quanto nas expressões faciais

Lee tudo bem?
Obrigado pelo tempo despendido na analise, vejo que cada um acaba tendo algum ou alguns pontos a citar o que me ajuda a melhorar nos próximos.

No ambito geral vejo que a maior falha foi quanto ao Casal estar a vontade, principalmente o pai. Tenho que treinar mais a parte de como lidar com pessoas que não se dão tão bem com a câmera, deixar tranquilas e relaxadas. Para que as fotos saiam o mais naturais possíveis, apesar como você disse difícil ver uma gravida com a barriga de fora por aí, mas coisas da fotografia.
legal ver também como para alguns o corte incomodou e para outros foi indiferente, realmente algumas coisas acabam sendo questão de gosto.

Só um adendo a terceira realmente apesar de não citado era pra ser como um "making off" mesmo.

E também tenho que atentar para nas edições deixar todas as fotos em um "padrão", tenho algumas aqui ainda e pela sua dica vou acabar modificando, pois puxam para tons fora dos editados até agora.

Valeu pelas dicas e criticas.  :ok: