Autor Tópico: Trancamento do tópico sobre a manifestação FORA TEMER  (Lida 2097 vezes)

fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Online: 15 de Setembro de 2016, 09:35:18
Bom srs.,

Primeiro, acho ótimo que o tópico lá foi trancado. Agradeço. Sério.

Concordei até com o Yoji sobre a supressão de tópicos sobre política, pois as desavenças são inevitáveis e isso se leva para o resto do fórum. Tenho também feito muito esforço para me manter alheio a tópicos assim - mas às vezes a mão coça e não consigo... mea culpa, confesso. É que, como diz o Bráulio Tavares, "O que eu escrevo jamais abalará impérios; e fim. Abala somente o poder desses impérios dentro de mim."

No próprio tópico chamei atenção para discutirmos as fotos do colega e não as motivações políticas dos manifestantes ou fotógrafos pois, estava claro, ia dar no que deu.

De qualquer forma, o tópico seguiu, com pouca ação da moderação (houve, de fato, um trancamento e uma mudança de área) em passagens muito ofensivas e/ou pessoais que em nada contribuíam para o tema ou o fórum. Exemplos? Desde a discussão pessoal entre anngelone e efilho até postagens como essas:

« Resposta #29 Online: 07 de Setembro de 2016, 02:19:45 »
Citação de: efilho em 07 de Setembro de 2016, 00:51:04
Você deve se debulhar em lágrimas ao abrir qualquer jornal com fotos desses agitadores. 

Eu falo por mim. Não sou o que as pessoas chamam de esquerda pois não tenho empatia alguma pelo Lula nem pela Dilma (o que não me faz pró temer, aécio, bolsonaro e outras tralhas, pra esclarecer). Dito isso... Achei bem desnecessário o comentário que fez na página anterior e neste citado. Curioso que vc é quase sempre calado nesta área. Mal fala de fotografia, pra ser sincero. É um cara que prefere falar sobre specs e máquina do que a fotografia em si (que não tem nada de errado nisso mas que inevitavelmente nos explica muita coisa). E quando resolve falar sobre as fotos me dá uma bola fora dessas?
Não é a primeira vez que fica soltando comentários fora de hora aqui e ali, como quando me deu alfinetada quando reclamei sobre os valores absurdos cobrados por uma determinada marca. Como se eu tivesse passando por alguma dificuldade financeira ao reclamar dos preços...   Preferi não me expor (dizer o que posso e o que tenho) pra você não passar vergonha.
Agora vamos voltar ao que interessa... que não parece ser muito a sua praia: Fotografia.

e assim, os esquerdopatas vão ao delirio” (aviason, Resposta #62 Online: 10 de Setembro de 2016, 20:33:26 ). Vejam-se as imagens postadas em #65 Online: 10 de Setembro de 2016, 21:04:11, pura ofensa e provocação quando o tópico não estava indo nessa linha.

E os direitodebeismentais também ” (Marcelo, Resposta #64 Online: 10 de Setembro de 2016, 20:48:22)

“E o mimimi continua...com textos enormes que ninguém tem paciência pra ler e aquela velha e conhecida vontade incontida de parecer um intelectual.”

E DEZENAS de outras espetadas e ofensas diretas... E o tópico seguindo.

Aí, vem o Pictus e tranca o tópico porque eu respondi isso?

Esse discurso de que quem tenta discutir a complexidade das coisas em textos inevitavelmente mais longos quer "parecer intelectual", esse desprezo ao pensamento que não seja um meme raso que confirme uma ira tapada é tão tipico do pensamento pueril e binário. Pronto, fui direto.

Ainda indicando que essa seria seria, ESPECIFICAMENTE, a postagem responsável pelo trancamento. Mesmo? Se ainda fosse pelo "conjunto da obra".
A declaração mais ofensiva do tópico foi a de que quem desqualifica a fala do outro, chamando de "mimimi", desqualifica o outro, dizendo que quer "parecer intelectual", faz discurso pueril e binário? Isso é realmente o ápice da ofensa? Isso, no contexto, pode ao menos ser considerado ofensa?

Ô, moderação, pera lá... A maneira como a questão foi conduzida foi muito "pueril", muito "binária".


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2016, 09:40:05
Por mim qualquer topico politico ou religioso deveria ser banido do fórum. Nunca serviram para nada e no final sempre acabam desandando. Literalmente todos. Se querem discutir politica que criem um fórum mundo politico e deixem este aqui para a sua finalidade inicial.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2016, 09:40:51
Por mim qualquer topico politico ou religioso deveria ser banido do fórum. Nunca serviram para nada e no final sempre acabam desandando. Literalmente todos. Se querem discutir politica que criem um fórum mundo politico e deixem este aqui para a sua finalidade inicial.
:ok: :clap: :ok: :clap:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2016, 10:03:55
Por mim qualquer topico politico ou religioso deveria ser banido do fórum. Nunca serviram para nada e no final sempre acabam desandando. Literalmente todos. Se querem discutir politica que criem um fórum mundo politico e deixem este aqui para a sua finalidade inicial.

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2016, 10:46:51
sério que o angelo di candia está de volta ao fórum e fazendo o de sempre?  :no:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2016, 11:19:27
Depois de anos frequentando fóruns de fotografia, vejo que os tópicos de questões político ideológicas jamais serviram para algo construtivo, tornam-se facilmente em um ringue, uma arena onde alguns escolhem mutuamente digladiar e ofender. Sempre haverá uma polarização.

Pra mim a moderação deveria colocar uma regra impedindo esse tipo de discussão, porque não agrega nada para a fotografia, pelo contrario acaba destruindo relações que poderiam ser "amicitias" e construtivas.

« Última modificação: 15 de Setembro de 2016, 11:20:05 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2016, 11:28:12
Caros,

Lembrando a todos das regras desta área:

"Espaço destinado ao contato com a equipe de moderação, à colocação de dúvidas sobre a operação do fórum e à obtenção de suporte SOBRE O USO DO FÓRUM."

Não vamos criar o "Fora-Temer #2" aqui.  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2016, 11:42:48
Não vamos criar o "Fora-Temer #2" aqui.  :ok:

A idéia é sugerir o banimento desse tipo de tópico.


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2016, 11:44:28
A idéia é sugerir o banimento desse tipo de tópico.

Encaminhei o assunto para a área interna.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2016, 12:41:39
A idéia é sugerir o banimento desse tipo de tópico.

Se o problema são as ofensas pessoais, deve-se retirar, os posts ou os trechos de posts com ofensas apenas. Repreendendo os ofensores para que isso não se repita.

Deve-se, no momento político que passamos, incentivar o debate saudável de ideias, não reprimí-lo.

Logo teremos nas regras do fórum uma lista: "Tópicos de que não falamos" e qualquer tópico, ou mesmo fotografia que remeta, mesmo que vagamente a estes temas, será excluído. Caracteriza censura. É isso que queremos?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2016, 13:22:22
Fernandomaues,

Já ouviu a expressão "A gota d'água que fez transbordar o copo" ?
Tudo tem limite e o desenrolar do tópico demonstrou claramente a impossibilidade de prosseguimento.

E chega de mimimimimimimimi!



angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2016, 13:40:09
Particularmente  sou favorável a liberdade de expressao em espaços dedicados como no Papo Furado, onde são tratados os mais diversos assuntos que, muitas vezes, nao tem nada a ver com fotografia. A diferença é que conflitos sao inerentes com temas relacionados à preferencias ideológicas e religiosas, que tem muito a ver com a formaçao familiar e "cultural", crenças e, as vezes, mas nao muitas, com racionalidade. Mas a questao do porquê dos conflitos,  nao é decorrente dos temas em  si, mas do nivel de civilidade dos participantes (educaçao, respeito mutuo, padrão ético..). Analisando um tópico extenso como o FORA TEMER,  que em pouco mais de 1 semana gerou umas  2.500 visitaçoes e dezenas de posts, é mais do que inegável o interesse dos usuários em opinar, em participar de debates e expressar suas opiniões.  Ninguém acredita, talvez a exceção de alguns militantes da "guerra santa" contra o "mal" (discipulos de extremistas como o O.Carvalho), que posts desse tipo vão mudar a postura das pessoas, assim como nao mudamos de time lendo noticiário contra, de religião ou de ideologia. Mas, por outro lado exercitam seus discursos, aprendem a considerar idéias opostas, repensam suas idéias quando confrontadas (valido para quem acredita q estamos aprendendo sempre) estimula a reflexao, a pesquisar para se fundamentar, etc... Em termos práticos gera maior movimentaçao no forum e tudo no que isso implica, também interesse por fotojornalismo (meu caso) e outros ganhos.
Mas como resolver os conflitos recorrentes? Simples, basta moderar os posts, punir reincidentes e até bani-los de insistirem em ofensas e ataques pessoais, as causas reais  de conflitos entre os participantes. Agora pergunto: houve esse tipo de atençao por parte da moderação?  A resposta é dada no primeiro post desse tópico em que são mencionados os trechos que envolviam ofensas pessoais, diretas ou claramente subentendidas (e eu como alvo principal). No geral todas as discussões se mantiveram em bom nível, mas dois ou três participantes, ja mencionados,  conseguiram facilmente tumultuar o tópico gerando desconforto e baixando o nível com ataques pessoais.  Absolutamente nada foi feito contra esses usuários e seus posts ofensivos, seja moderaçao direta ou repreensão. Entretanto, assim que alguém responde as ofensas, mesmo q de maneira educada, essa é tomada como exemplo para punição, no caso trancamento do tópico. No mínimo, curioso isso. Mas como tudo tem um porque, cabe ao conjunto de moderadores, junto com o administrador do forum, analisarem tudo isso e a questão da imparcialidade de quem tem autoridade para punir. Eu tb sou  admin de forum nacional (de gps) e moderador de internacional, onde  conseguimos manter o respeito mutuo sempre, punindo ou banindo os infratores, sem chegar a extremos  do tipo trancamento de tópico,  que  pune a maioria que discutia tudo civilizadamente e premia 2 ou 3  mal educados que semearam desavenças.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2016, 13:44:22 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #12 Online: 15 de Setembro de 2016, 13:50:03
E o mimimimimimi continua…

Tópico trancado!