Autor Tópico: Adaptador de vidro para scanners de mesa  (Lida 3396 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 16 de Setembro de 2016, 00:01:41
Mas não fique triste, vou te contar um segredinho: Saca aqueles vidros anti reflexivos que costumam colocar em quadros ? Um que é levemente fosco ? Serve direitinho.

Então, na verdade, esse vídeo "só serve" para deixar o negativo mais "plano", já que os scanner de mesa não possui sistema de foco? Parece que o 850 tem um ajuste que você faz direto no holder, mas pelo que eu entendi é tipo uma "gambiarra" da ESPON. :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 16 de Setembro de 2016, 00:31:50
Então, na verdade, esse vídeo "só serve" para deixar o negativo mais "plano", já que os scanner de mesa não possui sistema de foco? Parece que o 850 tem um ajuste que você faz direto no holder, mas pelo que eu entendi é tipo uma "gambiarra" da ESPON. :D

Exatamente. Manter o filme plano nos Epson é um desafio. Os suportes são o que há de pior.


robertostrabelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 162
  • Sexo: Masculino
  • Papógrafo Profissional
Resposta #17 Online: 16 de Setembro de 2016, 06:22:50
Pelo que andei lendo, flatbed não tem precisão de foco, tem que testar até encontrar o ponto. Coisa de menos de meio milímetro.
Outro detalhe é o número de passadas, as vezes mais que uma deixa a imagem borrada por causa de micro vibração do carrinho do leitor.

No caso do meu scanner, HP 4890, uma passada só mesmo. E por azar, o ponto de foco ideal fica abaixo da altura do vidro :aua:

Vou ver se encontro esse vidro antireflexivo!

"A liberdade, Sancho, não é um pedaço de pão."


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Setembro de 2016, 12:41:33
Exatamente. Manter o filme plano nos Epson é um desafio. Os suportes são o que há de pior.

Achei um Minolta!!! Estou muito feliz, hahaha! É uma diferença enorme mesmo, caramba!

Eu só arrumo pra cabeça, parece que estou aprendendo fotografia desde o começo com analógico! :D

Olha uma comparação rápida que fiz agora: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=122978.0