Autor Tópico: [VIDEO] Técnicas e efeitos de iluminação (you tube)  (Lida 3144 vezes)

VirusD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 30 de Agosto de 2016, 17:13:01
Pessoal eu estou trabalhando com filmagens a pouco tempo em videos musicais de you tube. Possuo uma gama de equipamentos bacanas de iluminação como fresnel, set light, back light, soft light, entre outros tipos de iluminação e equipamentos de vídeo.

Porém algo vem me intrigando, eu estou com uma duvida de como vários you tubers (principalmente americanos) conseguem tirar um efeito neblina(névoa) no ambiente através da iluminação, alem do efeito feixe de luz (como se o refletor emitisse um feixe de luz). Quando faço filmagens parecidas com equipamentos parecidos, a sala somente fica bem iluminada, mas não consigo tirar esses dois efeitos, que é o efeito de névoa e o efeito de feixe de luz, já tentei diversas vezes.

Não sei se eles conseguem fazer esse tipo de visual através de edição ou técnica, já faz alguns dias que estou tentando saber como conseguem tirar em seus videos esse tipo de imagem, que é incrível.

Segue alguns exemplos para vocês terem ideia. Esses três videos são de um you tuber famoso americano, Kurt Schneider. E eles demonstram um pouco do que estou falando, e do que quero obter em meus videos.

https://youtu.be/jtas4gZxE_w

https://youtu.be/ekuAKqo51ps

https://youtu.be/ARO82lUakMw

Alguém tem alguma ideia de como posso alcançar esse efeito em minhas filmagens? Qual programa, qual técnica de edição. ou qual técnica de iluminação/filmagem posso vir a usar para conseguir esses efeitos em meus videos?

Agradeço desde já, obrigado.


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2016, 08:04:55
Quando você diz "tirar esse efeito", quer dizer o quê? Realizar o efeito?
Pq pra mim "tirar o efeito" soa como não fazer com que ele aconteça (o feixe de luz e a névoa).

Se for o caso de vc querer que o feixe de luz e a névoa apareçam, acredito que uma máquina de fumaça resolva seus problemas....
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


VirusD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2016, 12:14:46
sandir.leonardo, desculpa pelo duplo sentido, força do hábito. Sim, é tirar no sentido de alcançar, realizar o efeito.

Realmente, faz muito sentido sua resposta. Eu estava até pensando que essa poderia ser uma das possibilidades, a máquina de fumaça. Agora, o que mais é estranho é que não parece que. nos videos que eu publique, eles usam a maquina de fumaça no ambiente, acho que caso eles estivessem usando ela, ficaria mais evidente no ambiente. E talvez a máquina de fumaça consiga tirar o efeito névoa e o efeito feixe de luz, porem de uma maneira diferente, mas pode ser uma aposta testar isso.

Obrigado pela ajuda.  :)


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2016, 15:55:40
Cara acho que a técnica é a mesma usada para esse efeito em fotografia, lembrei de cara dela ao ler esse tópico, mas nunca testei porque não faço filmes, então faz um teste de filmagem aplicando a técnica do link abaixo, se der certo ou não posta aqui o resultado, até mesmo para dizer se funciona ou não aos outros colegas que por ventura tiverem a mesma dúvida.

http://www.lomogracinha.com.br/tecnicas/como-fazer-efeito-de-nevoa-em-suas-fotos/

O acabamento da filmagem vai depender também de sua habilidad com edição de vídeo e utilização de algum plugin para reforçar o efeito ou corrigir, sei lá, tenta ai! :ok:
Fábio Pedro.


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2016, 11:05:15
Essa "névoa" (bem evidente, principalmente no 3o vídeo) não está com cara de ser pós produção. Quando se usa máquina de fumaça pra esse efeito, você tem que espalhar bem a fumaça, pra não ficar evidente a silhueta da fumaça... normalmente o pessoal usa um abanador pra preencher o ambiente com a fumaça expelida... depois de um tempo as partículas que estavam em suspensão acabam "caindo" e precisa soltar mais um pouco.

No curso que faço (Produção de Áudio e Vídeo) fizemos a gravação de um vídeo experimental usando essa técnica e deu certo...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


VirusD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2016, 11:59:52
Fabio Pedro, testei o que você me disse, e sim, é MUITO interessante a técnica que compartilhou aqui, porém creio eu que não seja a mesma que é utilizada nos vídeos que eu citei acima por 2 motivos:

- O plástico do link não é estável, por isso seria bem utilizados somente para fotografia, já que a câmera em filmagens fica em constante movimento. Fiquei sabendo que existe um filtro (aqueles que poem na frente da lente) que cria o mesmo efeito mas não achei para comprar.

- Os resultados que obtive foram muito interessantes, porém diferentes do que eu almejava, mas com certeza vou levar essa nova técnicas para alguns trabalhos de fotografia.

Mas mesmo assim, muito obrigado, muito bacana isso.  :clap:


sandir.leonardo, após alguns dias de pesquisas, sim, descobri que a máquina de fumaça é importantíssima para conseguir esses efeitos de névoa e feixe de luz, até mesmo já fiz a compra da minha máquina. Porém descobri que tem um outro acessório potencializador desse efeito, que é simplesmente magnifico, tanto pelos seus resultados, quanto pela a facilidade de sua aplicação. Talvez para vocês já até seja algo conhecido, mas pra mim foi uma novidade nova e incrível.

Eu falo a respeito do "Atmosphere Aerosol" (nome da marca), que é um spray que é jogado nos pontos de luz no qual se cria uma efeito de feixe de luz extremamente definido e interessante. Entretanto, esse produto somente é encontrado nos EUA, e a empresa que fabrica esses sprays disse em seu site que somente está a venda nos EUA.

Agora, pergunto a vocês, sera que consigo achar algum outro spray criador de feixe de luz, alternativo, ou brasileiro, porque sinceramente não achei absolutamente nada. E estava querendo muito comprar alguns para testar, e queria saber se há alguma coisa no mercado brasileiro parecido com isso.

A seguir um exemplo do efeito criado por esse spray.



Att,VirusD.  :)


Alex Pinho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
  • Sexo: Masculino
  • Repórter Cinematográfico e Fotógrafo
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2016, 19:42:39
Existem técnicas para se fazer esse tipo de efeito em vídeo e em filme digital como as "Fog Machines" ou "Filtro Fog" diretamente na Câmera. O que diferencia normalmente as duas opções é que na "Fog Machine" vc tem como atenuar ou aumentar o Fog e usando o "Filtro Fog" ele vai ser estático em todas as cenas dando efeito de "névoa" inclusive no centro de atenção da cena tendo com isso o máximo cuidado com o foco. Na falta de recursos você pode usar pó de café para realizar esse efeito. Espero ter ajudado.
Repórter Cinematográfico e Fotógrafo .