Autor Tópico: Noite estrelada  (Lida 1262 vezes)

Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Online: 15 de Setembro de 2016, 16:34:06
Fala, galera... ainda falando sobre Itatiaia, essa foto foi feita no abrigo onde fiquei.
Espero que curtem e critiquem.

Obrigado por ver.

Parque Nacional de Itatiaia by Erich Fournier, no Flickr


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2016, 16:38:37
 :worship: :worship:

Excelente Eric!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2016, 16:41:51
Erichfr, eu gostei da composição, gostei das cores com esse degradê dos amarelos contrastando com o azul do céu, gostei do tratamento, só ao meu ver tudo parece desfocado.
No caso da vegetação é normal isso acontecer por conta de algum vento, e aí a longa exposição da uma diluída no que está em movimento, mas as estrelas...(?) :(

Não quero desmerecer o seu trabalho que está bonito.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2016, 16:54:28
:worship: :worship:

Excelente Eric!

Valeu, Rodrigo!

Erichfr, eu gostei da composição, gostei das cores com esse degradê dos amarelos contrastando com o azul do céu, gostei do tratamento, só ao meu ver tudo parece desfocado.
No caso da vegetação é normal isso acontecer por conta de algum vento, e aí a longa exposição da uma diluída no que está em movimento, mas as estrelas...(?) :(

Não quero desmerecer o seu trabalho que está bonito.

Opa! Valeu, Rafael! Você é o cara certo pra criticar!

Então cara... essa é minha segunda foto de estrelas... é muito difícil focar, muito mesmo. As extremidades estão desfocadas creio que por causa da lente (18-55), as estrelas estão desfocadas porque eu não consegui cravar o foco, eu fiz o que pude. Me ajuda aewww  :clap:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2016, 17:14:53
Então cara... essa é minha segunda foto de estrelas... é muito difícil focar, muito mesmo. As extremidades estão desfocadas creio que por causa da lente (18-55), as estrelas estão desfocadas porque eu não consegui cravar o foco, eu fiz o que pude. Me ajuda aewww  :clap:

Vc fez o foco manual pela tela LCD? É a única maneira de conseguir um foco cravado.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2016, 17:35:24
Vc fez o foco manual pela tela LCD? É a única maneira de conseguir um foco cravado.

Foco manual sim, pelo lcd não... eu enfiei o olho no ocular, mirei na estrela mais luminosa que vi e tentei focar a partir dela... só que não conseguia ver direito.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2016, 08:50:57
Foco manual sim, pelo lcd não... eu enfiei o olho no ocular, mirei na estrela mais luminosa que vi e tentei focar a partir dela... só que não conseguia ver direito.

Pois é, não da pra garantir um foco preciso assim.

Pela tela do live view vc consegue dar um zoom em alguma estrela e vai girando o anel parando no ponto aonde a mesma se apresente mais nítida, é meio chato, demorado, mas faz parte.

Já tentei marcar o ponto de foco durante o dia para determinada composição, mas as estrelas ficam desfocadas no infinito ou perto do infinito, ao menos na minha lente, então para as estrelas bem focadas tem que ser na hora mesmo.

Conheço alguns fotógrafos que tem em seu trabalho principal a fotografia noturna, e mencionam que usam a técnica hiperfocal ( não necessariamente que a regulagem está em infinito ), mas vendo as fotos deles eu considero que as estrelas estão fora de foco, as vezes bastante...


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2016, 09:19:54
Pois é, não da pra garantir um foco preciso assim.

Pela tela do live view vc consegue dar um zoom em alguma estrela e vai girando o anel parando no ponto aonde a mesma se apresente mais nítida, é meio chato, demorado, mas faz parte.

Já tentei marcar o ponto de foco durante o dia para determinada composição, mas as estrelas ficam desfocadas no infinito ou perto do infinito, ao menos na minha lente, então para as estrelas bem focadas tem que ser na hora mesmo.

Conheço alguns fotógrafos que tem em seu trabalho principal a fotografia noturna, e mencionam que usam a técnica hiperfocal ( não necessariamente que a regulagem está em infinito ), mas vendo as fotos deles eu considero que as estrelas estão fora de foco, as vezes bastante...

Bom dia, Rafael.
Valeu pela dica, com certeza na próxima vou tentar pelo live view sim!!!!
Já tentei focar com uma lanterna também, mas não consegui, esse lance de focar estrelas é complicado mesmo. Nesse dia eu fiz umas 10 fotos nesse local e a que eu achei mais perto do foco foi essa.
Na próxima vou tentar com a 10-20, nela tem como regular o foco infinito, já a 18-55 teoricamente é mais difícil por não ter aquele marcador. 


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2016, 09:23:18
Bom dia, Rafael.
Valeu pela dica, com certeza na próxima vou tentar pelo live view sim!!!!
Já tentei focar com uma lanterna também, mas não consegui, esse lance de focar estrelas é complicado mesmo. Nesse dia eu fiz umas 10 fotos nesse local e a que eu achei mais perto do foco foi essa.
Na próxima vou tentar com a 10-20, nela tem como regular o foco infinito, já a 18-55 teoricamente é mais difícil por não ter aquele marcador.

Legal! A 10-20 vai capturar um angulo maior e isso é ótimo para esse tipo de foto.

Agora quanto a marcação do infinito, cuidado! Como eu mencionei, a minha lente por ex se vc seguir a marcação vc erra feio o foco nas estrelas.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2016, 10:13:24
Legal! A 10-20 vai capturar um angulo maior e isso é ótimo para esse tipo de foto.

Agora quanto a marcação do infinito, cuidado! Como eu mencionei, a minha lente por ex se vc seguir a marcação vc erra feio o foco nas estrelas.

Sim sim! Na 18-55 quando eu coloco ela totalmente em 18, no talo, ela não foca de jeito nenhum, nunca, eu sei porque de dia isso acontece, não só com estrelas, com tudo. Mas quando eu tiro um fio de cabelo de 18mm cravado, o foco vem. Acredito que com a 10-20 aconteça a mesma coisa. Seria muito bom pra ser verdade se ao jogar no marcador do foco infinito da lente o foco cravasse... aí não ia ter graça hahahahahahahaha
« Última modificação: 16 de Setembro de 2016, 10:16:53 por Erichfr »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2016, 10:15:44
Na 18-55 quando eu coloco ela totalmente em 18, no talo, ela não foca de jeito nenhum, nunca, eu sei porque de dia isso acontece, não só com estrelas, com tudo. Mas quando eu tiro um fio de cabeço do 18 cravado o foco vem.

Cara, mas isso deve ser um problema da lente, não?
O normal deveria ser o autofoco funcionar em qualquer DF.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2016, 10:19:04
Cara, mas isso deve ser um problema da lente, não?
O normal deveria ser o autofoco funcionar em qualquer DF.

Eu ainda não usei a 10-20, tô me baseando pelo que acontece com a 18-55. Vou tentar testa-la no final de semana e posto aqui. Se tiver essa precisão blz, se não eu me viro... tirar leite de pedra é comigo mesmo! rsrs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2016, 10:23:11
Eu ainda não usei a 10-20, tô me baseando pelo que acontece com a 18-55. Vou tentar testa-la no final de semana e posto aqui. Se tiver essa precisão blz, se não eu me viro... tirar leite de pedra é comigo mesmo! rsrs

Bom, a minha 16-85 tem um foco preciso e rápido, as vezes até de noite, se tiver alguma luz que se destaque, como de uma cidade, da lua, etc.

Mas para as estrelas só manual mesmo.


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2016, 10:26:39
Bom, a minha 16-85 tem um foco preciso e rápido, as vezes até de noite, se tiver alguma luz que se destaque, como de uma cidade, da lua, etc.

Mas para as estrelas só manual mesmo.

Eu fotografo praticamente tudo em MF.
Eu peguei essa 10-20 ontem. Tô ansioso pra usa-la...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2016, 10:27:32 por Erichfr »