Autor Tópico: Ajuda para escolher equipamento  (Lida 2312 vezes)

marcelloferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 15 de Setembro de 2016, 18:33:03
Boa noite,

Pessoal,

estou querendo entra no ramo de fotografia e atender aos nichos de ensaio (internos e externos) de casais, gestantes, crianças e pequenos eventos (festas de aniversário).
Gostaria da opinião de vocês a respeito de quais maquinas e lentes me atenderiam para realizar esses trabalhos?

OBS. O país está em crise e o orçamento não deve sem muito alto.

Desde já agradeço a ajuda de todos.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2016, 20:19:26
sabe tirar fotos pelo menos?

seria bom tbm falar do teto... gasto máximo. Só não me dou o trabalho porque dos 5 novatos que perguntam aqui uns 2 voltam pra ler as respostas
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


marcelloferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2016, 05:22:47
bom dia,

lee,

estou pensando em algo perto de R$4.500,00.

esse projeto não é para ser uma coisa feita sem pensar, primeiro quero comprar um equipamento razoável e começar a estudar e praticar, pretendo começar a trabalhar apos uns 8 meses de pratica para não ser clicador, mas queria comprar um equipamento que não precise troca-lo para começar a trabalhar, não precisa ser uma 5d mas que também não seja tao ruim.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2016, 10:57:24
Com 5mil acho que dá pra recorrer ao mercado de usados tanto pra máquina quanto pra lente

como é festa, criança, etc vc tem que ter um conjunto que tenha autofoco muito bom (rápida na detecção do objeto e precisa) e elas costumam ser meio caras. Vc tbm pode olhar marcas como sigma e tamrom. Costumam ser boas e custam muito menos que as lentes da máquina. Pontos de foco é outro item importante.

Uma 7D (primeira geração) sensor cropado ta custando uns 2800 reais uma usada. Em outro tópico algumas pessoas recomendaram a 17-50mm 2.8 sigma e achei legal (no mercado livre custa 1700 reais e 2500 reais na submarino).

Se pegar as duas no mercado livre 7D usada e lente nova dá exatamente 4500.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-784901518-cmera-dslr-canon-7d-somente-o-corpo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705115506-lente-sigma-17-50mm-f28-total-ex-dc-os-hsm-autofoco-canon-_JM?source=gps

na verdade está custando 2890. 90 reais a mais... continua ok  :ok:

vc até acha uma 70D com preços similares mas na maioria dos casos é mais cara

Mais tarde alguém pode te recomendar uma nikon como alternativa. É uma marca que não conheço muito. Falo da Canon pq tenho mais intimidade
« Última modificação: 16 de Setembro de 2016, 11:03:32 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2016, 01:51:04
Na Nikon você encontra d7100 usada por 2.500 pelo que olhei rapidinho no ML.

A Nikon tem um sensor bem melhor, 2 slots de cartões SD, menor peso (que a 7d) e uma usabilidade muito boa.

A 7D tem um ótimo autofoco, um viewfinder enorme, mas só 1 slot pra cartões CF.

A 7D apesar de não concorrer com a d7XXX por estar num nível acima, é uma câmera mais robusta pra aguentar pauleira de eventos. Não importando isso, melhor pegar uma d7100 mesmo que já da conta.

Outra coisa, guarde dinheiro para um flash: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=31.0

(Aproveitando, to com uma 7D usada a venda por 2.5k  :assobi:)


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2016, 03:25:22


Na Nikon você encontra d7100 usada por 2.500 pelo que olhei rapidinho no ML.

Nos classificados do fórum tem uma D7100 filé... ;)


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2016, 11:56:36
Na Nikon você encontra d7100 usada por 2.500 pelo que olhei rapidinho no ML.

A Nikon tem um sensor bem melhor, 2 slots de cartões SD, menor peso (que a 7d) e uma usabilidade muito boa.

A 7D tem um ótimo autofoco, um viewfinder enorme, mas só 1 slot pra cartões CF.

A 7D apesar de não concorrer com a d7XXX por estar num nível acima, é uma câmera mais robusta pra aguentar pauleira de eventos. Não importando isso, melhor pegar uma d7100 mesmo que já da conta.

Outra coisa, guarde dinheiro para um flash: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=31.0

(Aproveitando, to com uma 7D usada a venda por 2.5k  :assobi:)

Dual slot só é útil de verdade pra video. Duvido muito que vc zere um cartão vazio em um único evento. Ainda mais quando o cartão tem 32 ou 64gb  :ponder:

A vantagem pra filmmaker é muito superior. Pra fotógrafo é "meh..."

« Última modificação: 17 de Setembro de 2016, 12:04:24 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Setembro de 2016, 12:39:50
Dual slot só é útil de verdade pra video. Duvido muito que vc zere um cartão vazio em um único evento. Ainda mais quando o cartão tem 32 ou 64gb  :ponder:

A vantagem pra filmmaker é muito superior. Pra fotógrafo é "meh..."

Mas o problema não é encher o cartão lee, e sim o fato de ter um backup, principalmente quando você é o único fotógrafo do evento, para quem trabalha com eventos é muito arriscado, quando eu usava Canon, eu sempre usava 3 cartões, uma no making, outro na cerimônia e outro na festa, pois se desse um pau em algum eu perdia apenas uma parte das imagens. Hoje coloco 2 cartões de 32g em cada câmera e vou tranquilo do começo ao fim., sempre usando em espelho, e nunca um como continuação do outro.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 17 de Setembro de 2016, 12:51:15
Os colegas já indicaram ótimas câmeras e lentes para você iniciar. Só acrescentaria pelo menos um flash externo ao seu kit, para já ir aprendendo a usá-lo. Pode ser um Yongnuo que tenha TTL, deve estar na faixa de R$600,00 um.


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Setembro de 2016, 13:09:55
Mas o problema não é encher o cartão lee, e sim o fato de ter um backup, principalmente quando você é o único fotógrafo do evento, para quem trabalha com eventos é muito arriscado, quando eu usava Canon, eu sempre usava 3 cartões, uma no making, outro na cerimônia e outro na festa, pois se desse um pau em algum eu perdia apenas uma parte das imagens. Hoje coloco 2 cartões de 32g em cada câmera e vou tranquilo do começo ao fim., sempre usando em espelho, e nunca um como continuação do outro.
:clap: bela dica
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Setembro de 2016, 17:44:05
Os colegas já indicaram ótimas câmeras e lentes para você iniciar. Só acrescentaria pelo menos um flash externo ao seu kit, para já ir aprendendo a usá-lo. Pode ser um Yongnuo que tenha TTL, deve estar na faixa de R$600,00 um.

Pense em um kit para aprendizado e pequenos trabalhos posteriores (você mencionou após uns 8 meses).
Uma câmera (corpo) selada, um bom conjunto de lentes (pode começar com a 17-50 2.8 tamron é uma 35mm 1.8) e um flash speedlight.

Aos poucos vai precisar ir incrementando com bateria extra,  cartões adicionais,  depois equipamento backup.

E continue sempre aprendendo!
D200


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 17 de Setembro de 2016, 18:51:56
Uma câmera (corpo) selada,

Por que?
(não é ironia não, fiquei mesmo curioso)

  :ponder:
« Última modificação: 17 de Setembro de 2016, 18:52:24 por Roberto Dellano »


Pabllo Tacyanno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Setembro de 2016, 19:59:27
Fiquei curioso tbm, mesmo sabendo que a maioria das mais novas vem com corpo selado, o que torna isso uma coisa meio padrão.
Além do mais as lentes seladas são caras..
Nikon D7200, Nikkor 85mm 1.8g + Sigma ART 18-35 1.8.
Flashes, leds e lâmpadas dentro de papelões...


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 17 de Setembro de 2016, 20:05:33
Até hoje não entendo porque fotógrafos sociais citam corpo selado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


marcelloferreira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2016, 10:51:22
Pessoal,
Falando em equipamento usado.... até quantos clicks podemos dizer que o equipamento ainda esta bom ? Quanto dura um equipamento em se falando de click?