Autor Tópico: 1158 segundos  (Lida 1827 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:05:00
Nem vou repetir os colegas foristas.  :clap: :clap: :clap:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #16 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:10:42
Raphael, como sempre belíssima foto, parabéns. O que mais me encantou foi a combinação da longa exposição e o efeito de arrasto nas estrelas com uma bela composição, a árvore em primeiro plano, as montanhas... tudo muito bem executado.

Abraços

Obrigado! Devo dizer que não foi uma tarefa fácil.

Esse tipo de imagem tende a ter um resultado melhor se planejamos ela ainda durante o dia.

Logo que percebi essa vista, que ficava uns 10 metros de onde armamos o acampamento, pensei em usar essa composição para uma foto assim, com trilhos de estrelas, mas no momento de montar o equipamento estava bem escuro, ventava bastante e inclusive eu tive de permanecer de pé ao lado da camera para servir de proteção para a mesma, e assim diminuir o risco de a foto sair tremida.

Acho que foram os 19 minutos mais longos da minha vida  :hysterical:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #17 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:11:47
Achei essa incrível, Raphael!!  :worship: :worship: :worship:

Muito obrigado!  :ok:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:26:15

Ainda sobre a imagem por padrão eu deixo o black frame desligado, o que prejudica um pouco o resultado devido aos diversos pixels coloridos que surgem pelo ruído térmico, mas eu não perderia mais 19 minutos por isso.


Ôpa, não conheço esse termo: Black frame. Significado?
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 05 de Setembro de 2016, 10:36:22
Ôpa, não conheço esse termo: Black frame. Significado?

Black Frame, ou a função da camera chamada 'redução de ruído de longa exposição' é um dos poucos ajustes feitos pela câmera que afeta o arquivo RAW.

Em qualquer exposição que vc faça ( 30 segundos, 5 minutos, 1 hora ) ao fechar o obturador a camera reprocessa o arquivo com uma foto totalmente preta afim de substituir os pixels afetados com o ruído tércmico, geralmente brancos/azuis/vermelhos, vide detalhe da imagem.



Esse ruído não é possível de ser removido na pós, até onde eu sei, por isso a importância do black frame.

O ponto negativo é que para fazer essa correção o processo de substituição dos pixels afetados leva o mesmo tempo da exposição feita originalmente, ou seja: Se vc fizer uma hora de exposição, levará mais uma hora para que a foto seja finalizada.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Setembro de 2016, 09:10:32
Black Frame, ou a função da camera chamada 'redução de ruído de longa exposição' é um dos poucos ajustes feitos pela câmera que afeta o arquivo RAW.

Em qualquer exposição que vc faça ( 30 segundos, 5 minutos, 1 hora ) ao fechar o obturador a camera reprocessa o arquivo com uma foto totalmente preta afim de substituir os pixels afetados com o ruído tércmico, geralmente brancos/azuis/vermelhos, vide detalhe da imagem.



Esse ruído não é possível de ser removido na pós, até onde eu sei, por isso a importância do black frame.

O ponto negativo é que para fazer essa correção o processo de substituição dos pixels afetados leva o mesmo tempo da exposição feita originalmente, ou seja: Se vc fizer uma hora de exposição, levará mais uma hora para que a foto seja finalizada.


Beleza Raphael, já sabia do recurso mas não com esse termo. Eu uso na minha nikon.

Agora surgiu outra questão:  :D
Essa duplicação de tempo ao setar a câmera na redução de ruído ocorre depois do disparo, no processamento? Durante o disparo?
Eu não faço tanta longa assim e na maior parte das vezes com menos de 30seg, não percebo diferença.
Há aumento real na exposição?
Geralmente uso o sistema de fotometria da câmera para calcular a exposição com um iso mais alto e depois volto ao iso mais baixo, fotografo e faço correções com outra(s) exposições.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2016, 10:03:25

Beleza Raphael, já sabia do recurso mas não com esse termo. Eu uso na minha nikon.

Agora surgiu outra questão:  :D
Essa duplicação de tempo ao setar a câmera na redução de ruído ocorre depois do disparo, no processamento? Durante o disparo?
Eu não faço tanta longa assim e na maior parte das vezes com menos de 30seg, não percebo diferença.
Há aumento real na exposição?
Geralmente uso o sistema de fotometria da câmera para calcular a exposição com um iso mais alto e depois volto ao iso mais baixo, fotografo e faço correções com outra(s) exposições.

Ela faz a "exposição" do black frame depois que acaba a exposição normal. Uma foto de 30s por exemplo, e cortina vai ficar aberta fotografando de fato por 30s, e depois disso a câmera fecha a cortina e fica mais 30s com o sensor captando a "imagem" preta. Na Sony nesse tempo o LCD e VF ficam escuros com a mensagem "processando" escrita.

Raphael, conta a parte técnica aí.. lente, ISO, abertura.. Nunca fiz imagens tão longas. As vezes que tentei fazer esses startrails sempre usei exposições subsequentes de 30s com empilhamento das imagens por software depois. Nesse caso o uso do blackframe fica impossível direto na camera, visto que eu perderia a continuidade dos rastros com a criação dos blackframes entre cada imagem. Interessante nesse caso que alguns softwares que fazem a junção das fotos possibilitam a inserção manual desse blackframe, assumindo que tu faça manualmente uma fotografia com a lente tampada por exemplo, para inserir no software, e então o próprio software subtrai o ruído.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 08 de Setembro de 2016, 11:06:49
Excelente!!!  :clap: :clap: :clap:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #23 Online: 08 de Setembro de 2016, 13:48:33
Raphael, conta a parte técnica aí.. lente, ISO, abertura.. Nunca fiz imagens tão longas. As vezes que tentei fazer esses startrails sempre usei exposições subsequentes de 30s com empilhamento das imagens por software depois. Nesse caso o uso do blackframe fica impossível direto na camera, visto que eu perderia a continuidade dos rastros com a criação dos blackframes entre cada imagem. Interessante nesse caso que alguns softwares que fazem a junção das fotos possibilitam a inserção manual desse blackframe, assumindo que tu faça manualmente uma fotografia com a lente tampada por exemplo, para inserir no software, e então o próprio software subtrai o ruído.

Distância focal: 16mm ( em APS-C )
f3.5 ( o máximo que minha lente abre )
19 minutos no modo "time", quando o obturador se abre uma vez acionado o botão e fecha ou ao acionarmos novamente, ou automaticamente após 30 minutos de exposição.
ISO 100

Usei ISO 100 prq queria uma longa exposição e tbm prq sabia que conforme o tempo passasse mais iria ficar claro, o contrário de quando está escurecendo, que dai é outro raciocínio.

Quanto a técnica de utilizar o empilhamento com várias fotos de 30 segundos, conforme vc comentou, eu não uso, nunca usei e nem mesmo sei se o software faz a redução tal qual a camera faz, mas sinceramente acho desnecessário o black frame para uma exposição como essa.

Todas as minhas exposições de 30 segundos, mesmo com ISO 6.400 eu não utilizo esse recurso.
 
E tbm é totalmente diferênte o ruído térmico surgido em uma exposição de 10, 15, 20 minutos ou horas.
Nesse caso realmente o certo seria ter usado o black frame, mas o amanhecer é o momento mais importante para mim, e não podia perde-lo com a "geração de um arquivo".

Valeu!


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 08 de Setembro de 2016, 14:09:41
Distância focal: 16mm ( em APS-C )
f3.5 ( o máximo que minha lente abre )
19 minutos no modo "time", quando o obturador se abre uma vez acionado o botão e fecha ou ao acionarmos novamente, ou automaticamente após 30 minutos de exposição.
ISO 100

 :ok: :ok: :ok: :ok:
Obrigado pela explicação!
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Setembro de 2016, 09:48:30


...mas sinceramente acho desnecessário o black frame para uma exposição como essa.

Todas as minhas exposições de 30 segundos, mesmo com ISO 6.400 eu não utilizo esse recurso.
 
E tbm é totalmente diferênte o ruído térmico surgido em uma exposição de 10, 15, 20 minutos ou horas.
Nesse caso realmente o certo seria ter usado o black frame, mas o amanhecer é o momento mais importante para mim, e não podia perde-lo com a "geração de um arquivo".


Ótima explicação.
Sempre usei o redutor de ruído de "longa duração" mesmo em fotos de 30, 45seg "achando" que essas exposições eram longas... (comparando com 1/4000 são)  :D
Interessante saber o motivo técnico do uso do black frame.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Erichfr

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.429
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar até morrer!
Resposta #26 Online: 16 de Setembro de 2016, 10:35:39
Demais!