Autor Tópico: Comparação de digitalização P&B 35mm  (Lida 2573 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Setembro de 2016, 12:36:47
Pessoal, boa tarde!

Resumo da história pra ser mais prático: queria fazer um trabalho pessoal com 35mm P&B, fotografei um rolo pra teste e chegando em casa na hora da digitalização fiquei muito insatisfeito com o resultado. Pesquisando um pouco, descobri que o scanner de mesa tem uma grande limitação na digitalização 35mm, e que os dedicados entregariam uma qualidade muito superior. Achei no OLX um Minolta Scan Dual III detonado (mesmo!), mas fiz a loucura de comprar pra testar. Esses scanners são tão antigos que nem têm suporte mais, sendo possível utilizá-los apenas em sistemas e programas obsoletos. Foi aí que lembrei o VueScan e resolvi instalar para fazer um teste. Pra minha surpresa (e alívio), o scanner funcionou — no começo achei que não estava funcionando, parece que a gente evoluiu muito no que se refere a usabilidade de produtos. :D

Resumindo de novo: abaixo seguem os testes que fiz da mesma foto (crops 100% sem USM), com uma digitalização linear. O teste foi feito com o scanner de mesa EPSON V370 usando EPSON Scan. O teste feito com o scanner dedicado foi feito com o Minolta Scan Dual III usando o VueScan. Eu estava quase migrando para o médio formato, mas agora pela praticidade vou ficar (por equanto) em 35mm e vender meu EPSON V370 pra comprar uma licença do VueScan. :clap:

Minolta Scan Dual III, com ajustes de contraste em Curves e Levels:



Minolta Scan Dual III, sem ajustes:



EPSON V370, com ajustes de contraste em Curves e Levels:



EPSON V370, sem ajustes:



Detalhe: digitalizei no Minolta com 2820 dpi, e no EPSON com 4800 dpi. Redmensionei o EPSON em px para ficar do mesmo tamanho do arquivo do scanner Minolta e fazer a comparação.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2016, 12:39:18 por bruno_sfc »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2016, 13:01:05
Exatamente. Não tem como comparar. Um KM velho que dói mata a pau um Epson novo ...

Esses KM tem foco ajustável e autofoco, são outro nivel. Trate com carinho.

Tem Silverfast para o seu KM mas eu nao recomendo, os fdp amarram a licença por modelo de scanner.
O driver original do KM roda no Win 7, talvez rode no 8 ou no 10.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2016, 13:29:17
Exatamente. Não tem como comparar. Um KM velho que dói mata a pau um Epson novo ...

Esses KM tem foco ajustável e autofoco, são outro nivel. Trate com carinho.

Tem Silverfast para o seu KM mas eu nao recomendo, os fdp amarram a licença por modelo de scanner.
O driver original do KM roda no Win 7, talvez rode no 8 ou no 10.

Entendi! Vou ficar no VueScan mesmo! Mas vou te dizer, o Minolta tá tão acabado que nem achei que fosse ligar! Se pintar um em condições melhores por aí vou tentar comprar!

Obrigado novamente pelas respostas e esclarecimentos em outros tópicos. :ok:


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2016, 14:19:08
Muito bom. Eu também tinha chegado a essa conclusão e estava mirando em uma Minolta Elite 5400 II. Entretanto a compra de uma Mamiya C330 me fez mudar os planos.
Há poucas alternativas econômicas de scanner dedicado para 35mm e médio formato, e se quiser foco ajustável, estamos falando das Nikon 8000/9000 e da rara Minolta Multi Pro.
Enquanto não resolvo isso, vou de scanner de mesa que é bom o suficiente para MF e fazer as minhas provas de contato.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2016, 14:25:40
Muito bom. Eu também tinha chegado a essa conclusão e estava mirando em uma Minolta Elite 5400 II. Entretanto a compra de uma Mamiya C330 me fez mudar os planos.
Há poucas alternativas econômicas de scanner dedicado para 35mm e médio formato, e se quiser foco ajustável, estamos falando das Nikon 8000/9000 e da rara Minolta Multi Pro.
Enquanto não resolvo isso, vou de scanner de mesa que é bom o suficiente para MF e fazer as minhas provas de contato.

Por curiosidade, você iria comprar esses modelos pelo Ebay?

Médio formato parece que os modelos EPSON de mesa entregam um resultado satisfatório. :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2016, 14:29:05
Muito bom. Eu também tinha chegado a essa conclusão e estava mirando em uma Minolta Elite 5400 II. Entretanto a compra de uma Mamiya C330 me fez mudar os planos.
Há poucas alternativas econômicas de scanner dedicado para 35mm e médio formato, e se quiser foco ajustável, estamos falando das Nikon 8000/9000 e da rara Minolta Multi Pro.
Enquanto não resolvo isso, vou de scanner de mesa que é bom o suficiente para MF e fazer as minhas provas de contato.


Para MF um de mesa tipo o V700 serve. A menos que faça trabalhos comerciais e cobre bem, não vale a pena um scanner pra MF. Mesmo os antigos ainda custam muito caro e correm o risco de sumirem na viagem para o Brasil. Ou na melhor das hipoteses podem te taxar em um absurdo.


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2016, 14:34:36
Por curiosidade, você iria comprar esses modelos pelo Ebay?

Médio formato parece que os modelos EPSON de mesa entregam um resultado satisfatório. :ok:

Sim, eBay é um dos canais que tenho monitorado. Até agora os únicos problemas que tive é uma certa demora nos fretes mais em conta e ser taxado algumas vezes.

Escaneou novamente o negativo da foto sub-exposta? Estou curioso em saber se os grãos/defeitos que apareceram no escaneamento feito com a Epson são do negativo mesmo, ou se foi causado pelo scanner  :ponder:


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2016, 14:36:38
Sim, eBay é um dos canais que tenho monitorado. Até agora os únicos problemas que tive é uma certa demora nos fretes mais em conta e ser taxado algumas vezes.

Escaneou novamente o negativo da foto sub-exposta? Estou curioso em saber se os grãos/defeitos que apareceram no escaneamento feito com a Epson são do negativo mesmo, ou se foi causado pelo scanner  :ponder:

Ahhh, imaginei! Quando tiver mais condições, vou dar uma olhada por lá pra ver se pego um Minolta em melhores condições. Ou vou continuar sondando pelos sites de vendas nacionais mesmo.

Boa boa! Vou ver se faço isso mais tarde, senão só semana que vem mesmo! :)


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2016, 14:42:33

Para MF um de mesa tipo o V700 serve. A menos que faça trabalhos comerciais e cobre bem, não vale a pena um scanner pra MF. Mesmo os antigos ainda custam muito caro e correm o risco de sumirem na viagem para o Brasil. Ou na melhor das hipoteses podem te taxar em um absurdo.

Exato :ok:
A taxação é inevitável, já estou incluindo no orçamento. Quanto ao risco de não chegar, só faria a compra com garantias de money-back e de entrega da eBay.
E levando em conta esses 2 fatores, também considero a hipótese de viagem.
...mas tudo isso ainda é sonho. Por enquanto vou com o de mesa mesmo, pois os tempos estão bicudos!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2016, 18:13:57
Segue mais um teste. Estou muito satisfeito! :clap:

Esse último teste eu segui quase as mesmas configurações anteriores (digitalização linear, sem ajustes aplicados), mas testei o multi-sampling em 8 (o scanner permite 8, mas o VueScan permite 16, se não me engano). Demorou 20min, hahaha! Haja paciência para digitalizar um filme inteiro! :D

Ah, depois da digitalização apliquei contraste a meu gosto também.



Quem tiver curiosidade, segue o link com a imagem sem redimensionar, exportado em web qualidade 80. Agora sim o filme me conquistou! A textura é maravilhosa! :wub:

https://postimg.org/image/ytkr8y8kv/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2016, 19:59:17
Dificilmente uso o multi-sampling acima de 4. Na maioria das vezes 1 ou 2 mesmo.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2016, 20:27:06
Dificilmente uso o multi-sampling acima de 4. Na maioria das vezes 1 ou 2 mesmo.

Bom saber. Vou fazer outros testes quando tiver mais tempo. Fiz apenas esses hoje porquê tava meio ansioso aqui pra fazer a comparação.

Vou pesquisar um pouco sobre isso também depois. Mas você acha que o multi-sampling faz diferença sim no resultado final?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2016, 23:15:53
depende muito de como a imagem está. É útil quando há muito ruido nas sombras.