Autor Tópico: Aos profissionais: reunião antes de assinar contrato  (Lida 6094 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 17 de Setembro de 2016, 22:19:13
Então, galera, eu sei a importância dessas reuniões e eu sempre faço. Sem compromisso mesmo. Até fico mais "tranquilo" que os colegas aqui do fórum também pensem o mesmo. Mas o que me deixou intrigado é que não foi um ou outro fotógrafo que recusou fazer reunião, o casal disse que foram pelo menos 3. E outra, já ouvi isso de outros casais também... Então são vários fotógrafos por aí que não fazem essas reuniões sem compromisso...

Não por acaso, esses casais acabam fechando comigo. Esse último casal em específico, disse que isso foi um diferencial. Ou seja, esse povo todo que se recusa a encontrar o casal está perdendo clientes sem nem saber o motivo...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 17 de Setembro de 2016, 23:36:34
Então, galera, eu sei a importância dessas reuniões e eu sempre faço. Sem compromisso mesmo. Até fico mais "tranquilo" que os colegas aqui do fórum também pensem o mesmo. Mas o que me deixou intrigado é que não foi um ou outro fotógrafo que recusou fazer reunião, o casal disse que foram pelo menos 3. E outra, já ouvi isso de outros casais também... Então são vários fotógrafos por aí que não fazem essas reuniões sem compromisso...

Não por acaso, esses casais acabam fechando comigo. Esse último casal em específico, disse que isso foi um diferencial. Ou seja, esse povo todo que se recusa a encontrar o casal está perdendo clientes sem nem saber o motivo...

Seguiremos sendo diferencial!!!, :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Agora , nao imagino como fecham contrato, mandam orç x mail +endereço de site+contrato por mail e BauBau!!!!
O cliente nem sabe a cara que vai ter o prestador de serviço contratado????, se o escritorio existe, se e emprestado ou proprio????
abs.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Setembro de 2016, 23:08:30
Claro que entendi amigo, jamais pensaria isso de você (ser arrogante).

 :ok:

Opa, valeu!  :ok: :ok:
Concordo com o Mike, no mínimo um a partir de no corpo do e-mail.


Essa é uma idéia boa!

Se couber no bolso da pessoa, ela vai atrás.

Então, galera, eu sei a importância dessas reuniões e eu sempre faço. Sem compromisso mesmo. Até fico mais "tranquilo" que os colegas aqui do fórum também pensem o mesmo. Mas o que me deixou intrigado é que não foi um ou outro fotógrafo que recusou fazer reunião, o casal disse que foram pelo menos 3. E outra, já ouvi isso de outros casais também... Então são vários fotógrafos por aí que não fazem essas reuniões sem compromisso...


Teté, assustador isso, hein. Isso mostra meio que na prática, a "minha tese", rsrsrsrs. De que a pessoa quer comprar "o fotógrafo", e não a fotografia. Porque a fotografia, visão, estilo, etc, o cliente vê no site.
Essas reuniões são realmente um diferencial de bom atendimento, de atenção com a pessoa. Cliente quer ser mimado, paparicado, rsrsrs... Então, se o fotógrafo paga um capuccino num lugar legal, já ganha uns pontinhos, rsrsrs...

Não por acaso, esses casais acabam fechando comigo. Esse último casal em específico, disse que isso foi um diferencial. Ou seja, esse povo todo que se recusa a encontrar o casal está perdendo clientes sem nem saber o motivo...

Cara, complicado isso. Pessoal tá perdendo de vender por bobeira, né...



André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #18 Online: 19 de Setembro de 2016, 02:46:54
eu NUNCA passo orçamento de nada sem reuniao prévia, nem ensaio, nem festa infantil, 15 anos, muuuito menos casamento! Acho essencial, não passo orçamento online, exceto quando o cliente não é da cidade, e se for de uma cidade proxima, nao passo também, ligo e convenço a vir na reunião. No ultimo mês que estou sem escritorio (estamos construindo um novo), tenho inclusive ido a outras cidades atender clientes em shoppings ou na casa deles.

Minha convicção é a seguinte: Se eu passo um orçamento online, o UNICO ponto de comparaçao que o cliente tem de mim para com os outros é meu preço e as fotos que ele viu em meu site ou fanpage, que eu não sei quais foram e se foram suficientes pra ele querer me contratar. Toda questao de carisma da equipe, de zelo, de cuidado, de entusiasmo para com o trabalho, de estilo, de amizade, tudo isso vai pro cacete se o cliente nao conhece eu e minha sócia...

E digo mais, ja passei orçamento online, pra clientes de outras cidades que nao podiam vir, ou que insistiram absurdamente... nenhum deles nem me respondeu depois, muito menos contratar.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2016, 02:50:45 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #19 Online: 19 de Setembro de 2016, 02:48:54
e digo mais, a culpa dessas reclamações de fotografos sendo tratados como lixo em evento, sendo recusado jantar e o caramba a quatro, é exclusivamente culpa deles. Como o casal terá empatia com um prestador de serviço que não sabe nem como é a cara? Quando voce se dispoem a perder 1 hora, 2 horas antes, conversando SOBRE o casamento, sobre o casal, sobre as idéias, sobre o SONHO deles... cara, a nao ser que o casal seja extremamente fdp, ele não vai deixar você desconfortavel
@jacobfotografiacriativa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 19 de Setembro de 2016, 08:28:18
Eu não me importo em "perder" 01 ou 02 horas com os clientes.

Existem clientes que não estão atras do menor preço mas não podem se dar o luxo de escolher o primeiro fornecedor que gostaram.
Vão pegar preço com 2, 3 fornecedores até para se situar.
Agora imagine uma noiva ter que se reunir pessoalmente com 3 profissionais de cada serviço que ela vai contratar, só para descobrir se esse profissional cabê ou não no seu orçamento.

Como cliente e consumidor acho isso uma tremenda falta de bom senso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #21 Online: 19 de Setembro de 2016, 08:41:48
A questão do orçamento antes ou depois da reunião é polêmica, mas justamente por isso que o vangelis falou eu costumo passar  o orçamento antes. Até hoje tive um único casal que marcou a reunião comigo antes de pedir orçamento. Fui na reunião, conversamos muito, eles gostaram de mim e do meu trabalho e no final da reunião passei os valores. Nessa hora eles perceberam que estava fora do orçamento deles, acabaram não fechando comigo.

Voltando ao assunto da reunião, essa semana estou negociando com uma noiva que atualmente mora na França mas vai se casar no Brasil. Ela fez questão de conversar comigo pelo menos uma vez via Skype para nos conhecermos. Nem mostrei álbum, nem mostrei nada, apenas conversarmos.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 19 de Setembro de 2016, 09:58:40
eu NUNCA passo orçamento de nada sem reuniao prévia, nem ensaio, nem festa infantil, 15 anos, muuuito menos casamento! Acho essencial, não passo orçamento online, exceto quando o cliente não é da cidade, e se for de uma cidade proxima, nao passo também, ligo e convenço a vir na reunião. No ultimo mês que estou sem escritorio (estamos construindo um novo), tenho inclusive ido a outras cidades atender clientes em shoppings ou na casa deles.

Minha convicção é a seguinte: Se eu passo um orçamento online, o UNICO ponto de comparaçao que o cliente tem de mim para com os outros é meu preço e as fotos que ele viu em meu site ou fanpage, que eu não sei quais foram e se foram suficientes pra ele querer me contratar. Toda questao de carisma da equipe, de zelo, de cuidado, de entusiasmo para com o trabalho, de estilo, de amizade, tudo isso vai pro cacete se o cliente nao conhece eu e minha sócia...

E digo mais, ja passei orçamento online, pra clientes de outras cidades que nao podiam vir, ou que insistiram absurdamente... nenhum deles nem me respondeu depois, muito menos contratar.
Eu nunca gostei de pasar orc x mail, mas centenas de pedidos de "preço" , por mail, ao receber convite para reuniao, somem, e olha que todos sao indicados.Eu aprendi a trabalhar vendo as reunioes que preparava o dono do primeiro estudio que trabalhei(minha escola)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 19 de Setembro de 2016, 10:02:03
e digo mais, a culpa dessas reclamações de fotografos sendo tratados como lixo em evento, sendo recusado jantar e o caramba a quatro, é exclusivamente culpa deles. Como o casal terá empatia com um prestador de serviço que não sabe nem como é a cara? Quando voce se dispoem a perder 1 hora, 2 horas antes, conversando SOBRE o casamento, sobre o casal, sobre as idéias, sobre o SONHO deles... cara, a nao ser que o casal seja extremamente fdp, ele não vai deixar você desconfortavel

O fotografo reclamento e a vagabunda mais barata, :hysterical: :hysterical:
vai com qquer um por uma cerveja, :hysterical:
Se posicione de forma correta educada, se de seu lugar,
nunca tive nenhum problema nem em saloes de hotel 5 estrelas,
nem em buffecinhos de copinho de "prastico"!.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 19 de Setembro de 2016, 10:09:18
A questão do orçamento antes ou depois da reunião é polêmica, mas justamente por isso que o vangelis falou eu costumo passar  o orçamento antes. Até hoje tive um único casal que marcou a reunião comigo antes de pedir orçamento. Fui na reunião, conversamos muito, eles gostaram de mim e do meu trabalho e no final da reunião passei os valores. Nessa hora eles perceberam que estava fora do orçamento deles, acabaram não fechando comigo.

Voltando ao assunto da reunião, essa semana estou negociando com uma noiva que atualmente mora na França mas vai se casar no Brasil. Ela fez questão de conversar comigo pelo menos uma vez via Skype para nos conhecermos. Nem mostrei álbum, nem mostrei nada, apenas conversarmos.

O contato com o cliente antes do fechamento e o mais natural e correto do planeta,
as pessoas devem se comunicar, socializar,dividir ideias, a vida do ser humano civilizado e assim.
Geralmente em festa mais simples,onde as pessoas nao sabem diferenciar uma foto de telefone com uma Verdadeira fotografia.
Ai so e "Preso"!!, como se estivesemos "vendendo lata de breja"!!, cada nicho de mercado e de um jeito.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 19 de Setembro de 2016, 14:00:29
O contato com o cliente antes do fechamento e o mais natural e correto do planeta,
as pessoas devem se comunicar, socializar,dividir ideias, a vida do ser humano civilizado e assim.

Sim, é o que eu acho. E o que todo mundo aqui no tópico acha. Mas aparentemente, fora do fórum tem um monte de colegas que acham dispensável essa reunião. E assim vão perdendo clientes pra gente, rsrs...  :D


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 19 de Setembro de 2016, 16:17:47
Sim, é o que eu acho. E o que todo mundo aqui no tópico acha. Mas aparentemente, fora do fórum tem um monte de colegas que acham dispensável essa reunião. E assim vão perdendo clientes pra gente, rsrs...  :D

 Eu tambem me surpreendi , com isso
mas, cada um faz o que sabe fazer.
Eu cheguei a conhecer "artistas", das reunioes
preparavam o escritorio para o "abate" das noivas.
E o noivo "hipnotizado" so assinava os cheques. :hysterical: :hysterical:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #28 Online: 19 de Setembro de 2016, 17:21:05
Eu não me importo em "perder" 01 ou 02 horas com os clientes.

Existem clientes que não estão atras do menor preço mas não podem se dar o luxo de escolher o primeiro fornecedor que gostaram.
Vão pegar preço com 2, 3 fornecedores até para se situar.
Agora imagine uma noiva ter que se reunir pessoalmente com 3 profissionais de cada serviço que ela vai contratar, só para descobrir se esse profissional cabê ou não no seu orçamento.

Como cliente e consumidor acho isso uma tremenda falta de bom senso.

Raramente o cliente nao marca reunião. Quando se trata de casamento o cliente QUER ser mimado. Ai vai do seu público alvo, um erro de fotografos é achar que podem pegar todos os tipos de casamentos e noivos, o meu público é definido no cliente que quer casar, que nao esta casando por pressao familiar, que está tranquilo financeiramente e que se preocupa com o próprio casamento. Normalmente clientes mais velhos, que ja estao juntos a mais de cinco anos. Claro que acabo pegando outros tipos de noivos, mas esse é meu foco. Nenhum noivo que quer preços baratos fechou comigo, todos foram em outros profissionais. Ai vai um dado da minha empresa: 40% dos clientes que entram em contato comigo marcam reunião, destes 40%, em torno de 50 a 60% fecha o trabalho. Todos os outros 60% dao alguma desculpa para não ir a reunião, seja pessoal, profissional, distância, mando orçamento online, destes 60%, nenhum fechou contrato desde o inicio deste ano quando passei a contabilizar estes dados.

Acabei de sair de uma reuniao de casamento, andei 30km pra chegar aos clientes, elas pegaram orça com uns 5 fotografos além de mim, ficamos duas horas conversando e tenho convicção de que irão fechar comigo só pela conversa que tivemos, todos os outros não marcaram reunião.
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo