Autor Tópico: Aos profissionais: reunião antes de assinar contrato  (Lida 6029 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:12:26
40% dos clientes que entram em contato comigo marcam reunião, destes 40%, em torno de 50 a 60% fecha o trabalho. Todos os outros 60% dao alguma desculpa para não ir a reunião, seja pessoal, profissional, distância, mando orçamento online, destes 60%, nenhum fechou contrato desde o inicio deste ano quando passei a contabilizar estes dados.

Não tenho esses dados para minha empresa, mas uma coisa eu tenho certeza: 100% dos clientes que fecharam comigo pediram orçamento antes, rsrs... Isso porque, como disse antes, até hoje só um casal não pediu orçamento antes, e eles não fecharam comigo depois da reunião.  :D
Dos clientes que marcam reunião comigo, a grande maioria fecha contrato, acredito que uns 70 a 80%.

Aliás, o perfil dos meus cliente é bem parecido com o seu, são geralmente casais que já estão juntos a um bom tempo, a maioria já mora junto, alguns já têm até filhos.  ;)


todos os outros não marcaram reunião.

Tá vendo, tem muito fotógrafo que não quer marcar reunião. Não consigo entender isso, de verdade. Já cheguei a ir pra outra cidade (Campinas) numa reunião com noivos (ainda bem que esse fecharam comigo, rsrs).


ficamos duas horas conversando e tenho convicção de que irão fechar comigo só pela conversa que tivemos

Mês passado eu tive uma reunião com uma noiva que foi desse tipo, ficamos umas 2h conversando, conversa muito bacana, inclusive sobre vários assuntos sem ser casamento. Semana seguinte, me encontrei com o noivo dela (que não conseguiu ir na reunião anterior), também papo muito legal, descontraído, só um pouco mais curto, cerca de 1h. Tinha plena certeza de que fechariam comigo, mas não fecharam...  :(


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #31 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:24:38
Não tenho esses dados para minha empresa, mas uma coisa eu tenho certeza: 100% dos clientes que fecharam comigo pediram orçamento antes, rsrs... Isso porque, como disse antes, até hoje só um casal não pediu orçamento antes, e eles não fecharam comigo depois da reunião.  :D
Por aqui sempre pedem orçamento, eu envio sempre, se o casal vai usar como base para negociar com outro fotógrafo, é uma pena, mas acontece. Tem o ponto positivo que não toma o meu tempo negociando um evento que está fora do orçamento dos noivos.  :)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 19 de Setembro de 2016, 18:40:12
Raramente o cliente nao marca reunião. Quando se trata de casamento o cliente QUER ser mimado. Ai vai do seu público alvo, um erro de fotografos é achar que podem pegar todos os tipos de casamentos e noivos, o meu público é definido no cliente que quer casar, que nao esta casando por pressao familiar, que está tranquilo financeiramente e que se preocupa com o próprio casamento. Normalmente clientes mais velhos, que ja estao juntos a mais de cinco anos. Claro que acabo pegando outros tipos de noivos, mas esse é meu foco. Nenhum noivo que quer preços baratos fechou comigo, todos foram em outros profissionais. Ai vai um dado da minha empresa: 40% dos clientes que entram em contato comigo marcam reunião, destes 40%, em torno de 50 a 60% fecha o trabalho. Todos os outros 60% dao alguma desculpa para não ir a reunião, seja pessoal, profissional, distância, mando orçamento online, destes 60%, nenhum fechou contrato desde o inicio deste ano quando passei a contabilizar estes dados.

Acabei de sair de uma reuniao de casamento, andei 30km pra chegar aos clientes, elas pegaram orça com uns 5 fotografos além de mim, ficamos duas horas conversando e tenho convicção de que irão fechar comigo só pela conversa que tivemos, todos os outros não marcaram reunião.

 :clap: :clap:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #33 Online: 19 de Setembro de 2016, 19:40:07
Eu particularmente prefiro arriscar, ja fiz reuniões com casais que fugia do orçamento deles, ja fiz com casais que nao eram meu perfil... porém, tenho certeza que alguns casais que fechei nao teria fechado se tivesse passado orçamento antes. Pois é certeza, aqui o mercado de fotografia de casamento é forte e concorrido, por qualidade tem vários, por preço também. Então jogo por fora ao inves de ficar me degladiando nos orçamentos. Mas cada um, cada um...

No mais, nesse mes que esta sendo mais díficil, de forma geral nao vejo problemas, eu tinha escritorio fisico e terei daqui uns meses, nao faz diferença eu convencer o casal a vir na minha sala.

Outra tecnica pro casal nao fugir com desculpas da reunião, peça o telefone e ligue para eles marcando, tentar marcar por e-mail ou facebook toma muito tempo e pode tomar um perdido. Além do que, eu tenho um preceito próprio forte: Nao faça reuniões que possam ser resolvidas por mensagem ou telefone, como assim? Se sua reuniao é apenas pra passar valores, meu amigo, passa por e-mail mesmo que voce poupa o tempo de todo mundo. O cliente tem que sair da reunião com a impressao de que valeu a pena falar com você, nem que seja para aliviar as tensões deles como noivos :)
@jacobfotografiacriativa


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #34 Online: 19 de Setembro de 2016, 19:42:50
Não tenho esses dados para minha empresa, mas uma coisa eu tenho certeza: 100% dos clientes que fecharam comigo pediram orçamento antes, rsrs...

Teté, estou impressionado com esse dado! Aqui na minha cidade, tenho conversado com os amigos fotógrafos sobre essa lance de enviar orçamento por e-mail (ou qualquer outro meio antecipado) e todos estão abandonando essa prática, o retorno é quase 0.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #35 Online: 19 de Setembro de 2016, 21:11:58
pedir orçamento antes todos pedem... o ponto é você conseguir transformar esse pedido de orçamento em uma reunião e na vontade do cliente fechar com você, e quando se manda o orçamento direto, a única coisa que faz o cliente querer fechar com você é se seu preço for convidativo a ele, porque fotografia de forma geral é muito relativo
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #36 Online: 19 de Setembro de 2016, 21:13:55
aqui todo mundo manda orçamento online, eu to amando, tomara que continuem mandando hauahuahu
@jacobfotografiacriativa


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 19 de Setembro de 2016, 22:05:49
quando se manda o orçamento direto, a única coisa que faz o cliente querer fechar com você é se seu preço for convidativo a ele, porque fotografia de forma geral é muito relativo

É com essa premissa que eu não concordo 100%. Claro que tem a realidade de cada mercado local, mas pelo menos aqui com os meus tipos de clientes, não é bem assim que funciona. Receber orçamento antes não necessariamente quer dizer que a pessoa vai escolher peço preço.

Não sou nem de longe dos fotógrafos mais caros de São Paulo, mas estou bem longe de ser um fotógrafo barato. Muita gente com quem eu fecho, meu preço não faz nem cócegas no orçamento do casal, mas tem alguns casamentos onde eu sei que fui o prestador de serviços mais caro do evento.

Com quem eu costumo conversar, as pessoas primeiro fazem uma seleção de fotógrafos de quem eles gostam do trabalho e aí pedem orçamento para todos para refinar a busca. Os muito caros e os muito baratos são cortados, mas do que sobram, eles escolhem o que mais agrada, independente do preço. É como eu também faria se fosse casar.

Como ter certeza que esses 60% que não marcaram reunião não iriam fechar contigo se você tivesse passado orçamento por e-mail? Não dá pra saber isso.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 19 de Setembro de 2016, 22:49:41
Só gostaria de ver vcs pedindo orçamento para um outro fornecedor e ele dizer que só com reunião presencial.
Duvido que iriam ficar satisfeito.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 19 de Setembro de 2016, 23:08:54
André, acho interessante sua forma de pensar, mas tem um detalhe: Você mora em Sombrio, SC. Tem 26 mil habitantes. Eu moro em Maringá, com 400 mil. Teté mora em SP, com 11 milhões.

Isso influencia muito na disposição do casal, em ir até seu estudio para conhecer seu trabalho. Você diz que andou 30 km para ir até um cliente. Pra atravessar SP de leste a oeste, são aproximadamente 70km.

Imagina a cena: Teté mora na região da USP. Um cliente de Itaquera pede um orçamento pra ele, e ele responde: "Só pessoalmente." De Itaquera até Butantã, são 52km, mais do que você andou pra visitar o seu cliente. É isso que pesa. Ainda que cada uma das partes andasse metade do caminho, seriam mais de 25 km pra cada um andar, conhecer, e o cara olhar pro Humberto e dizer: "Desculpa, mas não posso pagar tudo isso."

Pelo amor de Deus, não me entenda mal, não quero zuar ou desmerecer, mas uma coisa é o mercado de Sombrio e região. Outra é o mercado de São Paulo e ABC. Não estou julgando sua forma como errada, até porque se você tá fechando, é porque não tá errada!

Acho que o que o Teté questionou, é que há fotógrafos que SE RECUSAM a fazer a reunião sem compromisso! Isso sim é inadmissível. Ridículo, pra ser franco.

Claro que tem a realidade de cada mercado local, mas pelo menos aqui com os meus tipos de clientes, não é bem assim que funciona. Receber orçamento antes não necessariamente quer dizer que a pessoa vai escolher peço preço.

Exatamente esse o ponto! Teté resumiu muitíssimo bem! Se o fotógrafo trabalha apenas com clientes que não precisam se preocupar com dinheiro, ótimo! Isso é maravilhoso! Mas comigo, pelo menos, não é assim.

Muita gente com quem eu fecho, meu preço não faz nem cócegas no orçamento do casal, mas tem alguns casamentos onde eu sei que fui o prestador de serviços mais caro do evento.

Já aconteceu comigo também. Olhava o estacionamento do salão de festas, o único carro "menos de 80~100 mil" era o meu, rsrsrsrs..

E já aconteceu de a mãe do noivo me pedir pra tirar meu paletó, porque estava mais bem vestido que o noivo. E o cara tinha pedido orçamento por email, fechou o serviço mais simples, mas gostou do meu atendimento quando eu o convidei para ir ao estudio.

Com quem eu costumo conversar, as pessoas primeiro fazem uma seleção de fotógrafos de quem eles gostam do trabalho e aí pedem orçamento para todos para refinar a busca. Os muito caros e os muito baratos são cortados, mas do que sobram, eles escolhem o que mais agrada, independente do preço. É como eu também faria se fosse casar.

Exatamente por isso que eu mando o orçamento por email. Se eu for muito caro ou muito barato para o cliente, nós dois vamos seguir nossas vidas, e boa.
Se o meu preço estiver dentro das possibilidades do casal, aí sim, marcamos uma reunião, eu tento me vender, e fechar o contrato.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #40 Online: 19 de Setembro de 2016, 23:22:35
Eu nem conto os km, Mike.
Pior é o tempo, 50km numa capital pode ser um inferno, ao passo que 50km numa br é um passeio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #41 Online: 20 de Setembro de 2016, 10:42:05
Só gostaria de ver vcs pedindo orçamento para um outro fornecedor e ele dizer que só com reunião presencial.
Duvido que iriam ficar satisfeito.

Todas as tatuagens que fiz foram assim até hoje (e nao foi uma nem duas...), a obra do meu escritório novo só foi passado orçamento após o arquiteto visitar e definir o que queriamos pro projeto... e se eu parar pra lembrar, terá dezenas de outras situações que tive que me deslocar de casa até o local pra ver um orçamento. Tem coisa que simplesmente não se passa por e-mail. Eu posso passar se o casal pedir, mas é bem vago, ja que meus orçamentos de casamento variam entre 3 mil e 12 mil reais, se o cliente quer uma explicação detalhada de cada um, pessoalmente.
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #42 Online: 20 de Setembro de 2016, 10:45:29
E sim, claro, estou falando da realidade do meu cliente, da minha região. Tanto que ja passei orçamentos para clientes de florianópolis, porto alegre, SP e logicamente enviei por e-mail, redigi tudo certinho, deixei o mais explicado e mastigado possível e enviei ao cliente, mas não fechei. Quanto ao ter certeza do fechamento, falo isso pois a persuasão do pitch de venda do nosso trabalho se da pessoalmente mesmo, por e-mail ela não existe e fica cabível apenas ao portfólio e a valores.


Numa cidade pequena como a minha, que o cliente morando aqui irá demorar no máximo 5 minutos pra chegar ao meu escritório, se ele se negar a comparecer, bom, ele não iria fechar de qualquer forma...
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #43 Online: 20 de Setembro de 2016, 10:49:38
Claro que deve-se haver maleabilidade, tem que sentir o cliente, sentir a venda. Tem cliente que ta atras de preço, tem cliente que QUER te conhecer. O meu casal de ontem estava interessado em conhecer os fornecedores, mas só eu e mais um falamos em marcar reunião, todos os outros responderam o e-mail e pronto, o cliente muito raramente vai te pedir pra marcar reunião, só que meu amigo, se ele pede orçamento pra 5 fotografos, 2 falam em apresentar pessoalmente e apresentam BEM, 3 mandam por e-mail, quem você acha que vai pesar mais na balança se todos tiverem orçamentos semelhantes e trabalhos ao agrado do cliente? Os dois que ele ja conhece. Nós fomos a cidade deles e eles inclusive no meio da reunião falaram que poderiam ter ido até Sombrio sem problemas. É disso que me refiro, tem cliente que quer vinculo com o profissional, tem cliente que nao se importa com isso (esse tem que ser criado) e tem cliente que nao quer, esse ultimo, nao quero pra mim.

E eu nem me refiro a valores, ja fiz casamento que eu custei pelo menos 40% do orçamento total do casamento e ja fiz casamento que o aluguel dos lustres foi mais caro que meu serviço também... inclusive no último fui mais bem tratado, por ter passado tudo pessoalmente e ter feito umas 5 reunioes com os clientes antes, enquanto que o primeiro foi totalmente formal e em cima da hora (me contrataram 3 meses antes, eu tinha data e fui, mal conhecia os noivos, foi péssimo)
« Última modificação: 20 de Setembro de 2016, 10:54:52 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 20 de Setembro de 2016, 11:23:43
Ultimamente tem cliente que que chega por indicação de alguém mas que não conheço, entra em contato pelo WhatsApp, e pede urgentemente só duas coisas, o link do site com as fotos e o preço, e querem tudo isso na hora, que eu responda de imediato pelo WhatsApp. É como se fotografia fosse um supermercado ou loja de conveniência no meio da estrada... teve um que até ficou bravo porque eu perguntei a data local horário da cerimônia...
Conhecimento importa mais que equipamento.